-->

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ceará acerta empréstimo de atacante Hyuri, do Atlético-MG



O atacante Hyuri, de 26 anos, é o novo reforço do Ceará para a Série A do Campeonato Brasileiro. Sem espaço no time no Atético-MG, o jogador chega por empréstimo até o final do ano. O Galo vai arcar com parte dos salários de Hyuri. 

O atacante não atuava desde a derrota para o Vila Nova, em janeiro, pelo Campeonato Mineiro. Com a camisa do clube mineiro, Hyuri fez três gols em 36 partidas. Além do Atlético-MG, passou por Audax-SP, Botafogo e pelo futebol chinês, onde atuou pelo Chongqing Lifan e Guizhou Renhe, atual Beijing Renhe.

FICHA TÉCNICA
Hyuri Henrique de Oliveira Costa
Idade: 26
Posição: atacante
Clubes profissionais:

2011-2013: Audax Rio (64 jogos, 19 gols)
2013: Botafogo (18 jogos, 3 gols)
2014-2015: Guizhou Renhe (53 jogos, 16 gols)
2016: Atlético Mineiro (38 jogos, 4 gols)
2017: Chongqing Lifan (2 jogos, 1 gol)

Red; DN


NO BOM JARDIM Criança de 6 anos morre atingida por bala durante confronto entre criminosos e policiais


Devido ao homicídio, moradores do Bom Jardim realizaram uma manifestação ateando fogo em pneus

Uma criança de seis anos de idade morreu, na tarde desta quarta-feira (25), após ser baleada durante um confronto entre criminosos e policiais no bairro Bom Jardim. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a menina chegou a ser conduzida para uma unidade de saúde na Parangaba, mas não resistiu aos ferimentos.

Durante as diligências, uma mulher de 55 anos de idade e um policial militar também foram alvejados. O militar recebeu alta médica, e a mulher segue em atendimento no hospital.

Devido à morte da criança, moradores do Bom Jardim atearam fogo em pneus no início da noite desta quarta-feira e pediram por Justiça. A manifestação aconteceu na Rua Bom Jesus. 

A Pasta  informou que duas mulheres foram presas e o procedimento foi levado para a sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As suspeitas foram autuadas por tentativa de homicídio e homicídio.


Red; DN


Açude do Barracão já acumula mais de 7 milhões de metros cúbicos de água



O Açude Santo Antônio de Russas, localizado na comunidade do Barracão continua recebendo um considerável aporte de água e aumentando diariamente seu volume acumulado.

O reservatório que iniciou o mês de abril, com apenas 0,95%  de água, no final do mesmo mês, nem de longe lembra o açude seco que preocupava moradores da região. 

Atualmente o açude atingiu 30% de sua capacidade e já supera os 7 milhões de metros cúbicos de água acumulada. Para ser mais preciso, segundo o site da Funceme que monitora o nível dos reservatórios, o Açude Santo Antônio de Russas já possui exatamente 7.110.000 metros cúbicos.

A tendência é que o reservatório continue aumentando sua captação de água e moradores alimentam  esperança de que ate o final de maio possa atingir no mínimo os 50% de sua capacidade, garantindo água para aquela região durante todo o ano.  
Fonte; Imprensa do vale


Governo Federal quer libertar até 50 mil presos, começando pelo Ceará





O Ministério Extraordinário da Segurança Pública fará mutirão em parceria com as Defensorias Públicas dos Estados e da União. O objetivo é diminuir a superlotação nos presídios. Assim, presos provisórios por crimes não hediondos ou equiparados podem ser soltos por progressão de pena. A ação, divulgada nesta terça-feira, 24, deve começar pelo Ceará, em junho, onde dois terços da população carcerária é formada por presos provisórios. 

Até 50 mil detentos devem ter processos analisados, cerca de 7% da população carcerária do País. A proposta foi apresentada pelo Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e aprovada pelo ministro Raul Jungmann. 

Presos provisórios há mais de seis meses por crimes não hediondos e equiparados terão casos analisados. Defensores vão peticionar a liberdade. Os defensores pedirão progressão de pena dos condenados que têm direito ao benefício. 

"É melhor colocá-los no semi-aberto, com tornozeleiras ou penas alternativas do que jogar esses jovens na mão do crime organizado, de onde eles jamais sairão", aponta Jungmann.

Defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo destacou que a população carcerária do Ceará tem média de 66% de presos provisórios, enquanto no Brasil a média é de 40%. Os números são do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). O sistema prisional cearense tem ainda a segunda taxa mais elevada de superlotação, com 309%.

"É uma ação de interesse da sociedade. Grupo de 45 defensores públicos de várias partes do País vão compor o mutirão, junto a defensores locais. Ao todo, equipe de 65 profissionais devem analisar os casos desses detentos (condenados que tenham direito a progressão de regime e presos provisórios há mais de 180 dias por crimes não hediondos ou equiparados)", explicou Mariana, reforçando que o intuito é reduzir a população carcerária.

No País 
Depois do Ceará, Goiás e Pará devem receber o mutirão, em agosto e setembro, segundo o cronograma apresentado pelos defensores. A iniciativa deve seguir até dezembro. 

“Nesses três estados faremos um esforço muito grande para contribuir para a melhora do sistema prisional”, disse o vice-presidente do Condege, André Castro. Segundo ele, o calendário deverá ser estendido para outros estados, conforme avaliação técnica que será realizada pela defensoria pública em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

“Hoje, temos uma superpopulação carcerária, que transforma os nossos presídios em arenas de conflitos, que terminam em massacres. É preciso também que aqueles que já cumpriram a pena e poderiam estar fora venham a sair. Fazendo isso estamos reduzindo o deficit de vagas no sistema prisional e outros que tenham cometido crimes considerados hediondos poderão entrar”, defendeu Jungmann.

Nos últimos dois anos, o programa Defensoria sem Fronteiras do Condege fez mutirões nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Rio Grande do Norte. Em todos eles, após o mutirão, houve redução do número de presos. 

Relatórios
Jungmann pediu aos governadores de todos os estados um relatório sobre a situação dos presídios e da violência em cada estado. As unidades da federação que não repassarem os dados vão ficar sem receber recursos da União

“Não vamos passar dinheiro sem haver um compromisso dos estados. É o que chamamos de contrato de gestão. Queremos melhorias, redução dos índices de violência, de homicídios, melhores formação de profissionais”, diz o ministro.  

Com Agência Brasil

Ministros do STF admitem possibilidade de soltura e candidatura de Lula



Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) admitem a possibilidade de soltura e de um eventual registro da candidatura do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato há 17 dias em Curitiba.

A declaração aconteceu nesta terça-feira, 24, em evento sobre "fake news" promovido pela revista Veja no Teatro Santander, em São Paulo. Entre os convidados estavam o ministro do Supremo e presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Luiz Fux, e o ministro do Supremo Gilmar Mendes.

Mendes chegou a admitir a possibilidade da decisão do plenário virtual da segunda instância do STF resultar na liberdade de Lula, mas disse que essa decisão já estaria "prejudicada"."Eu acredito que já esteja prejudicado, porque o Tribunal (TRF-4) negou o recurso, mas pode, claro", afirmou o ministro.

 Ainda sobre o ex-presidente, o ministro comentou a hipótese de que ao invés de dois crimes (lavagem de dinheiro e corrupção passiva), Lula possa ser condenado apenas por corrupção - e à lavagem de dinheiro considerada uma ação feita no contexto da corrupção passiva. "É preciso discutir se os dois crimes a que ele foi condenado são realmente dois crimes", afirmou. Se, eventualmente, o entendimento for de que houve apenas um crime, a pena do ex-presidente poderá ser reduzida.

 Embora Luiz Fux tenha afirmado que uma das tarefas do TSE é preservar a lei da ficha limpa, ele não descartou a hipótese do presidente Lula ter sua candidatura à Presidência da República registrada. "A lei prevê que o acesso ao Judiciário é uma cláusula pétrea. Evidente que se o Supremo Tribunal Federal deferir uma liminar, e o TSE vem abaixo dele, manda quem pode obedece quem tem juízo", disse. "Se o Supremo emitir uma ordem eu terei que, necessariamente, cumprir", finalizou.

Agência Estado

Delegado é afastado do cargo após operação contra corrupção do MPCE



Investigação de esquema criminoso envolve, além do titular da delegacia, um advogado e um detento

   O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) um operação de combate a um suposto esquema criminoso envolvendo o titular do 34° Distrito de Polícia Civil (DP), Romério Moreira de Almeida, um advogado e um detento. Segundo as investigações, o delegado é suspeito corrupção passiva e foi inicialmente afastado de suas funções por 60 dias.

Batizada 'Renault 34', em alusão ao número do DP investigado, a operação está sendo tocada pelo Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) do MPCE, em parceria com Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado (CGD). Ao longo desta manhã, agentes também cumprem mandados de busca e apreensão na casa do delegado Romério Moreira de Almeida, em virtude da determinação do juiz da 8ª Vara Criminal de Fortaleza, Henrique Granja.

Além do titular do 34º DP, a operação também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa e no escritório do advogado Hélio Nogueira Bernadino, e na cela onde se encontra o detento Anderson Rodrigues da Costa, preso na Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal, conhecida como Carrapicho, em Caucaia. Ambos são suspeitos de corrupção ativa no mesmo caso.
Atendimento interrompido

Por conta da operação desta quarta-feira, o atendimento à população foi interrompido temporariamente no 34º DP, já que a CGD também realiza uma correição no Distrito Policial, com o objetivo de verificar indícios de crimes.

O delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima, compareceu ao 34° DP para acompanhar os procedimentos, mas não falou com a imprensa. Já a defesa do delegado Romério Almeida informou que estava se inteirando sobre o caso e iria se posicionar em breve.

Presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Francisco Lucas Oliveira também compareceu ao 34º DP para acompanhar a operação do MPCE. Segundo ele a ação desta quarta-feira "surpreendeu" por não ser de rotina. "Vamos aguardar para saber em que patamar estão as provas dessas denúncias contra o delegado afastado", afirmou. 

Red; DN



Chuvas devem voltar com mais intensidade nos próximos dias, aponta Funceme


Chuvas voltarão com mais intensidade nos próximos dias, aponta Funceme

Segundo a fundação, a tendência para o fim do mês de abril é de incremento no volume de precipitações em todo Estado

Apesar da diminuição no número de municípios cearenses com incidência de chuvas nos últimos dias, a tendência para o fim do mês de abril é de incremento no volume de chuvas em todo Estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a melhora nas condições oceânicas e meteorológicas deve fazer com que a chuva volte a cair em todas as regiões do Ceará no próximos dias.

No período entre as 7h de terça-feira (24) e 7h desta quarta-feira (25), a Funceme registrou precipitação em apenas 25 municípios cearenses, uma das menores incidências do mês de abril. Mas segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, "são normais essas diminuições na incidência de municípios e no volume de chuva, o ruim é quando esses períodos são prolongados".

Raul Fritz afirma que a incidência de chuva deve se tornar mais regular nos próximos dias, com a tendência de maiores volumes sendo registrados entre o Centro e o Sul do Estado.

Nesta quarta-feira, a maior chuva foi registrada no município de Camocim, no Litoral Norte, com 45.0 mm. 

Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), teve o segundo maior volume das últimas 24h, com 28 mm. A Capital não registrou precipitação no período.

Previsão para os próximos dias

e acordo com a Funceme, a previsão para esta quarta-feira (25) é de céu parcialmente nublado a claro na faixa litorânea do Estado. No centro-sul, a expectativa é de nebulosidade variável com eventos de chuva. Nas demais regiões cearenses, há possibilidade de chuva. Já na quinta-feira (26), a previsão é de eventos de chuva em todas as regiões do Ceará. 

Red; DN


ARACATI-CE MORTE POR AFOGAMENTO


Ontem dia 24/04/2018, volta das 17 h 30 min, o Corpo de Bombeiro Militar, solicitou o apoio da Policia Militar para averiguação de um afogamento na Comunidade de Tanque Salgado, zona rural de Aracati, nas proximidades da BR 304, Km 53; de imediato foi descolado a patrulha 02 . A equipe do Corpo de Bombeiros  realizaram as buscas no rio daquela comunidade com o intuído de encontrar a vítima; ELIZER PINHEIRO GARCIA 67 anos, Casado, natural de Aracati, residente na Rua Salgado Filho, Bairro Várzea da Matriz. Segundo informações do senhor Roberto, que estava pescando com a vítima, o mesmo teria ficado preso debaixo d’agua quando retirava um objeto de pesca conhecido como “galão”. Sem localizar a vitima, e com informações que o mesmo teria ficado preso debaixo d'água, às buscas para localização do corpo foram suspensas durante a noite, que deveram ser retomadas durante a manhã do seguinte dia.

Blog;

LIMOEIRO DO NORTE/CE FURTO DE MOTOCICLETA


Dia 23/04/2018 (segunda feira), por volta das 20 h 40 min, foi furtada a motocicleta YAMAHA LANDER de cor preta, ano 2007, placa HYD 6602, de propriedade de LINCON RODRIGUES COSTA, casado, empresário, residente na Rua Cônego Climério Chaves, centro de Limoeiro do Norte-CE, valendo salientar que o delito se deu no endereço acima referenciado e que, segundo a vítima, um dos moradores do condomínio tinha esquecido o portão da entrada aberto, que facilitou para o acusado praticar o ato delituoso, furtando além da motocicleta, também um capacete e saiu do local tomando rumo ignorado. Vale salientar que a ocorrência só foi comunicada hoje 24/04/2018, por volta das 09 h 30 min, pois própria vítima, quando o efetivo de serviço, equipe 2701 começou empreender diligências para localizar o veiculo e prender o acusado.

Blog;

LIMOEIRO DO NORTE/CE LESÃO CORPORAL À BALA, SEGUIDO DE MORTE.


Ontem dia 24/04/2018 (terça-feira), por volta das 12 h 40 min, foi vítima de homicídio à bala, FRANCISCO THIAGO DE SOUSA PAIVA 30 anos, residente Joaquim Jacó de Freitas, no bairro Luiz Alves de Freitas, periferia de Limoeiro do Norte/CE, mecânico, casado, natural de Limoeiro do Norte/CE. Um elemento em uma Bros de cor vermelha e preta e placa não anotada, chegou na residência citada e o chamou efetuando vários disparos com arma de fogo não identificada até o momento. Tendo à vítima sendo socorrida por populares para o hospital Regional, Porém, não resistiu vindo a óbito. Equipe 2701  com o da equipe da Chapada do Apodi,foram ao local, colheu todas as informações e saíram em diligências com o intuito de prender o meliante até o momento não teve êxito.

Blog; 

PF prende ex-deputado e faz busca no Congresso


Image-0-Artigo-2392108-1

Márcio Junqueira, do PROS de Roraima, foi detido; operação achou R$ 200 mil em imóvel do presidente do PP
  
 Brasília. Numa nova frente da Operação Lava-Jato, a Polícia Federal prendeu ontem o ex-deputado Márcio Junqueira (PROS-RR) e fez buscas nos gabinetes e endereços residenciais do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e do deputado Dudu da Fonte (PP-PE). Em endereços do senador, presidente nacional do PP, foram apreendidos R$ 200 mil em espécie. O senador, o deputado e o ex-deputado são acusados de obstruir as investigações, tentando comprar o silêncio de uma testemunha. Junqueira é suspeito de tentar corromper e ameaçar este colaborador da Justiça, que prestaria depoimento contra Ciro Nogueira e Dudu da Fonte em investigação sobre o envolvimento deles no esquema de corrupção na Petrobras.

> Geddel e Lúcio podem virar réus no dia 8 de maio

As buscas e a prisão foram pedidas pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e autorizadas pelo ministro Edson Fachin, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). "O objetivo das medidas cautelares é reunir mais provas de que os dois políticos tentavam comprar o silêncio de um ex-assessor que tem colaborado com as investigações", disse nota divulgada pela assessoria da procuradora-geral da República. Segundo o texto, Junqueira seria responsável por "pagamento de despesas pessoais, ameaças e até proposta para a mudança do teor de depoimento que incriminaria os alvos da operação".

Propina

Ciro Nogueira e Dudu da Fonte vêm sendo investigados como destinatários de pagamento de propina desde o começo da Operação Lava-Jato. O nome do senador aparece nas delações do doleiro Alberto Yousseff, do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, do empresário Ricardo Pessoa e de executivos da Odebrecht e da JBS, entre outros importantes delatores. Ciro e Dudu até já foram denunciados ao STF por organização criminosa no inquérito conhecido como "Quadrilhão do PP".

A denúncia foi feita ainda pelo ex-procurador Rodrigo Janot. Em março, a atual procuradora-geral, Raquel Dodge, referendou as acusações. O Ministério Público afirma que os integrantes do partido indicavam para cargos no governo federal pessoas comprometidas em arrecadar propina para o grupo. O PP de Ciro Nogueira dividia com o PMDB a responsabilidade pela indicação de Paulo Roberto na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, um dos maiores focos da corrupção na estatal. O partido é uma das agremiações com o maior número de parlamentares investigados na operação.

Bruxelas

Policiais federais chegaram aos gabinetes de Ciro e Dudu por volta das 6h da manhã. A segurança do Senado isolou o corredor que dá acesso ao gabinete do senador. Ciro está em Bruxelas, na Bélgica, em missão oficial. Após mais de seis horas no gabinete, os policiais deixaram o local com um malote grande.

A PF também fez buscas nos apartamentos funcionais e endereços dos investigados em Teresina, Recife e Boa Vista. Ao todo foram cumpridos oito mandados de busca.

Márcio Junqueira foi preso em caráter preventivo. Prisões preventivas indicam que o investigado deverá responder ao inquérito e até mesmo o processo preso. Indicam também que os indícios recolhidos pelos investigadores são considerados consistentes pelo juiz, neste caso o ministro Edson Fachin.

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse, ontem, que não teve acesso aos autos e que, por isso, não faria comentários sobre o conteúdo das acusações.

Red; DN

14 mil alunos sem aulas por causa das estradas


Image-0-Artigo-2392037-1

Quixeramobim. As chuvas de abril foram suficientes para afetar os 14 mil alunos da rede pública do Ensino Fundamental deste Município do Sertão Central. Choveu 82,7% acima da sua média histórica. O excesso provocou atoleiros e abriu crateras em várias estradas na zona rural. As mais afetadas foram as localidades de Belém, Berilândia, Fogareiro e São Joaquim.

Preocupada com a segurança das crianças, na faixa etária dos cinco aos 12 anos, a Secretaria Municipal de Educação decidiu interromper as aulas. Havia risco de acidente em alguma das 94 rotas, 25 delas da zona rural para a área urbana. Há cerca de duas semanas, quando as precipitações ficaram mais intensas, um ônibus escolar derrapou durante a passagem sobre a parede de um açude. Por pouco não tombou na água, podendo causar a morte dos alunos.

Ao tomar conhecimento do perigo, o titular da Pasta, Fernando Ronny Oliveira, resolveu suspender as aulas imediatamente. A decisão foi tomada para os pais não insistirem em levar os filhos às escolas de qualquer maneira. Até coletes salva-vidas tinham solicitado para realizarem a travessia das crianças nos rios. "Prefiro receber críticas a deixar nossos alunos correrem perigo de morte", ressaltou, referindo-se a denúncias que o levaram a justificar-se perante Câmara Municipal e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

As aulas foram suspensas nas 114 escolas da rede municipal até o Dia do Trabalhador, 1º de maio. A partir do dia seguinte, o ano letivo deverá volt ar ao normal, caso não volte a chover com intensidade. As aulas perdidas nestas duas semanas serão recuperadas no segundo semestre. O término do ano letivo estava previsto para 8 de dezembro. Neste ano, as férias de fim de ano serão adiadas para 21 de dezembro.

As mães, mesmo de estudantes que não precisam do transporte escolar, como Maria José Felício, moradora de Uruquê, consideram a atitude correta. "Toda mãe quer a segurança do seu filho. Podendo evitar, é melhor, afinal, aula se recupera, uma vida perdida, não", comentou, na expectativa de que as chuvas continuem, mas sem exageros, pois é agricultora.

A paralisação temporária dos ônibus escolares afetou também os estudantes do Ensino Médio. Um número pequeno deles, cerca de 8%, precisou encontrar alternativas para não faltar às aulas nas duas unidades de ensino públicas do Estado, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Coronel Humberto Bezerra e a Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Alves da Silveira. Quem mora nas áreas afetadas está dormindo na casa de amigos e parentes.

Em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, são 2.800 alunos sem aula pelo mesmo motivo.

Red; DN



GERENTE COMERCIAL
VENDEDOR PRACISTA

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 08:00 às 14:00

Blog; Erivando Lima