-->

terça-feira, 24 de abril de 2018

Governador anuncia mais 1.400 PMs nas ruas a partir de 13 de junho


A data para a formatura da terceira turma da Polícia Militar do Ceará já está definida. De acordo com o governador Camilo Santana, durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook, nesta terça-feira (24), os agentes que estavam em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE) serão graduados no próximo dia 13 de junho. “São mais de 1.400 policiais para reforçar a segurança pública no Ceará. Somente neste governo, cerca de nove mil agentes a mais foram distribuídos nas mais diversas áreas da segurança cearense”, destacou o governador.

Em outubro último, mais 1.350 agentes reforçaram a segurança no Estado (primeira turma). Em dezembro, 1.305 novos policiais militares (segunda turma) foram formados. O efetivo corresponde ao concurso lançado pelo governador Camilo Santana em junho de 2016 – que convocou, no mínimo, 4.200 PMs.

Durante a transmissão, o chefe do Executivo disse, também, que uma viagem a Brasília está marcada para esta quarta-feira, 25. Na ocasião, o governador vai discutir com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, sobre as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Uma conversa com o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, também está na agenda de Camilo Santana para articular sobre uma maior agilidade nas obras da Transposição do São Francisco e do Cinturão das Águas (Cac). Ainda em Brasília, Camilo Santana tem reunião com a Caixa Econômica Federal para tratar de patrocínio da instituição financeira para o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza.

Vacinação contra H1N1

O governador Camilo Santana também autorizou a antecipação da campanha nacional contra gripe H1N1, marcada para essa segunda-feira (24). No Ceará, a vacinação está em atividade desde a última sexta-feira (20). “O Ceará já recebeu do Ministério da Saúde 855 mil doses para vacinar pessoas dos grupos prioritários, como idosos acima de 60 anos, crianças a partir de 6 meses até 5 anos, trabalhadores da área da saúde, professores, povos indígenas, além de gestantes e lactantes com 45 dias após o parto. Nos três primeiros dias de vacinação, 185 mil pessoas se vacinaram em Fortaleza. Em todo o Estado, devem se vacinar mais de 2 milhões de pessoas dos grupos prioritários”, calculou.

No bate-papo, Camilo Santana também convidou a população para o Dia D de Vacinação, marcado para o próximo dia 12 de maio (sábado).

Blog Erivando Lima / Roberto Moreira


Homicídio a bala em Russas CE

 Agora a pouco

Hoje dia 24/04/2018, volta de 20 h , no Sítio Ipepacunha, zona rural de Russas-CE, foi vítima de homicídio à bala JOHNATHAN GOMES LEÃO, 24 anos, natural de Russas-CE, amasiado, carregador de grade de Cerâmica, quando o mesmo se encontrava em sua residência, quando ouviu uma pessoa chamar pelo seu nome, que ao abrir a porta foi alvejado com três disparos de arma de fogo, que o atingiu no tórax e pescoço,  o suspeito saiu correndo a pé em direção a um matagal. Os PPMM  na VTR FTA e, na VTR  POG da Equipe RAIO, compareceram ao local, e após informações se encontram em diligencias, enquanto  os PPMM da VTR POG se encontram no local de crime aguardando a Pericia e Rabecão. Vale salientar que a vítima respondia pelos Art’s 33 e 
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos de sol e atividades ao ar livre
Blog Erivando Lima


STF retira de Moro menções a Lula na delação da Odebrecht



A maioria dos ministros da Segunda Turma decidiram enviar trechos da delação da Odebrecht à Justiça Federal de São Paulo, por entenderem que os fatos relatados não dizem respeito a crimes relativos a Petrobras

   A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, nesta terça-feira (24), um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para retirar do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, trechos da delação da Odebrecht que narram fatos relativos a investigações em torno do petista. Por decisão de três dos cinco ministros da turma, os documentos serão encaminhados à Justiça Federal de São Paulo.

De acordo com o Ministério Público, essas colaborações relatam a ocorrência de reformas no sítio em Atibaia (SP), aquisição de imóveis para uso pessoal, instalação do Instituto Lula e pagamentos de palestras, condutas que poderiam funcionar como retribuição a favorecimento da companhia.

Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes concordaram com os argumentos dos advogados de Lula, de que os fatos relatados não dizem respeito a crimes relativos a Petrobras.

Ao abrir divergência do ministro relator do caso, Edson Fachin, que já havia votado para manter as colaborações com Moro, Toffoli afirmou que as narrativas dos delatores também mencionam ilícitos na obra do Porto de Mariel, em Cuba. "A investigação se encontra em fase embrionária, e não vislumbro relação com a Petrobras", disse Toffoli.

Vencidos, os ministros Celso de Mello e Edson Fachin ressaltaram a decisão da própria Turma, que já havia entendido, em julgamento anterior, que as cópias cabiam a Moro, argumento também destacado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

"A Turma julgadora não só analisou o argumento da defesa como, também, entendeu que há relação de conexão entre os fatos narrados pelos colaboradores com os crimes que estão sendo julgados pela 13ª Vara Federal de Curitiba", destaca a PGR em parecer enviado ao Supremo em fevereiro.

Em seu voto, o decano Celso de Mello destacou que os fatos narrados nas colaborações têm relação com ações penais em que Lula é réu e já estão em curso no Paraná. Além do caso do triplex do Guarujá, no qual Lula já foi condenado em primeiro e segundo grau, o decano citou as ações em torno do prédio do Instituto Lula e do sítio de Atibaia.

No caso sítio, Lula é investigado por supostamente receber das empreiteiras OAS, Odebrecht e Schahin vantagens indevidas de R$ 1,1 milhão por meio de reformas no Sítio Santa Bárbara, que frequentou diversas vezes, em Atibaia. Na outra ação, o ex-presidente responde por suposta propina de R$ 12,5 milhões da Odebrecht, que seria referente a um terreno em São Paulo onde, segundo delatores, seria sediado o Instituto Lula.

Essas declarações dos executivos da Odebrecht foram encaminhadas para Curitiba por decisão de Fachin em abril do ano passado. A defesa de Lula já havia tentando, através de outro recurso, tirar os depoimentos de Moro, mas a Segunda Turma negou esse pedido. No entanto, na sessão desta terça-feira, ao julgar um novo recurso (embargos de declaração), a defesa do ex-presidente conseguiu uma vitória.

Abreu e Lima

Na mesma sessão, os ministros, por maioria, também decidiram tirar do juízo da 13° Vara as colaborações de executivos da Odebrecht que narraram crimes praticados no âmbito da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. As cópias dos termos de colaboração serão enviadas a uma das varas criminais do Recife (PE).

Nesses depoimentos, os colaboradores relataram a formação de ajuste de mercado em obras associadas à Refinaria Abreu e Lima. Os depoimentos foram enviados para Curitiba por determinação de Fachin, em abril do ano passado.

Contra essa decisão, a defesa do empresário Aldo Guedes Álvaro entrou com um recurso, então negado pela Segunda Turma. Na sessão desta terça-feira, o novo recurso (embargos de declaração) foi também rejeitado, mas a maioria dos ministros decidiu enviar as cópias dos termos de colaboração para Pernambuco através de uma decisão "de ofício".

Red; DN

Polícia captura os dois suspeitos de matar diretor do Fortaleza



Um deles é um adolescente de 16 anos, e foi encontrado em Morada Nova
   Os dois suspeitos de participarem do latrocínio (roubo seguido de morte) do empresário e diretor do Fortaleza Esporte Clube, Roberto Mamede Studart Soares, foram capturados na madrugada desta terça-feira (24). Segundo a Polícia Civil, que investigou o caso através da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), um dos envolvidos é Luis Djacy Rodrigues de Sousa Júnior, de 23 anos, que já tinha duas passagens por roubo. O outro é um adolescente de 16 anos, que já respondeu por atos infracionais inerentes aos crimes de roubo, tentativa de roubo e receptação.

> Empresário e diretor do Fortaleza é morto em assalto

Conforme o delegado Leonardo Barreto, titular da DHPP, a vítima foi morta após ser alvejada com três tiros disparados pelo adolescente, que tinha Luis Djacy dando cobertura em uma motocicleta. Em depoimento, ambos confessaram participação no latrocínio. "Admitiram a autoria delitiva e deram detalhes da ação criminosa. Eles foram ouvidos, assim como as testemunhas, e as histórias são coincidentes", afirmou o delegado.

O adolescente, autor dos disparos que mataram Roberto Studart, foi capturado em Morada Nova, município localizado na região Jaguaribana, informou a Polícia Civil. Já Luis Djacy foi preso no bairro José Walter, em Fortaleza, sendo autuado por latrocínio e corrupção de menor. A motocicleta usada na ação criminosa foi apreendida, mas os agentes de segurança ainda não localizaram a arma do crime. 

Betinho Studart, como era conhecido, foi morto a tiros durante uma 'saidinha bancária' ( Foto: Reinaldo Jorge )
07:49 · 24.04.2018 / atualizado às 16:13

Roberto Studart era conselheiro e diretor de Esportes Amadores e Olímpicos do Fortaleza ( Foto: Reprodução/TV Diário )
Os dois suspeitos de participarem do latrocínio (roubo seguido de morte) do empresário e diretor do Fortaleza Esporte Clube, Roberto Mamede Studart Soares, foram capturados na madrugada desta terça-feira (24). Segundo a Polícia Civil, que investigou o caso através da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), um dos envolvidos é Luis Djacy Rodrigues de Sousa Júnior, de 23 anos, que já tinha duas passagens por roubo. O outro é um adolescente de 16 anos, que já respondeu por atos infracionais inerentes aos crimes de roubo, tentativa de roubo e receptação.

> Empresário e diretor do Fortaleza é morto em assalto

Conforme o delegado Leonardo Barreto, titular da DHPP, a vítima foi morta após ser alvejada com três tiros disparados pelo adolescente, que tinha Luis Djacy dando cobertura em uma motocicleta. Em depoimento, ambos confessaram participação no latrocínio. "Admitiram a autoria delitiva e deram detalhes da ação criminosa. Eles foram ouvidos, assim como as testemunhas, e as histórias são coincidentes", afirmou o delegado.

O adolescente, autor dos disparos que mataram Roberto Studart, foi capturado em Morada Nova, município localizado na região Jaguaribana, informou a Polícia Civil. Já Luis Djacy foi preso no bairro José Walter, em Fortaleza, sendo autuado por latrocínio e corrupção de menor. A motocicleta usada na ação criminosa foi apreendida, mas os agentes de segurança ainda não localizaram a arma do crime. 

Investigações
video
Segundo a Políca Civil, os dois foram encontrados após diligências de equipes da DHPP e da Unidade Tático Operacional (UTO), que chegaram à dupla através do trabalho do departamento de Inteligência da PCCE e de informações de populares.

Em coletiva realizada nesta manhã, o secretário da Segurança Pública do Estado, André Costa, destacou o rápido trabalho da polícia e o baixo número de 'saidinhas bancárias' no Estado ao longo deste ano: apenas três. "Já estamos chegando em maio e temos esse baixo número. Sabemos que nos anos anteriores eram números maiores. Infelizmente, um cidadão de bem reagiu e morreu", disse o secretário.

Vítima foi morta em "saidinha bancária"

video

Betinho Studart, como era conhecido, era conselheiro e diretor de Esportes Amadores e Olímpicos do Fortaleza. Ele foi morto a tiros durante uma 'saidinha bancária' ao sair de uma agência do Banco do Brasil, no Papicu, na tarde desta segunda-feira (23). 

Imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos do entorno mostram que, por volta das 14h30, a vítima saía do banco localizado entre a Avenida Santos Dumont e Rua Júlio Azevedo. Segundos após entrar no carro, um homem, correndo, foi até a direção da vítima e a abordou.

A vítima chegou a sair do carro e lutou com o criminoso. Porém, em poucos segundos, foi alvejado com disparos de arma de fogo e cai. Nas imagens, é possível ver um outro homem vindo em uma moto de cor preta, passando ao lado do corpo e auxiliando na fuga do responsável pelos tiros. Testemunhas disseram ter escutado, pelo menos, quatro disparos.

Red; DN


Começa a correr água no riacho araibú em Russas CE

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, grama, atividades ao ar livre, natureza e água
Começou a correr água na tarde de hoje terça 24, e deixou muita gente surpresa e alegre com a chegada da água na quele espaço.

Blog Erivando Lima 
 

ARACATI/CE PRISÃO POR POSSE DE ARMA BRANCA


Ontem dia 23/04/2018, por volta das 10 h, a composição o policiamento foi acionado para uma ocorrência de ameaça na localidade de Lagoa do Mato, litoral. Chegando ao local indicado, foi localizado ROBERTO MARTINS DA SILVA, 54 anos. No momento da abordagem o mesmo estava de posse de uma foice, porém a vítima não quis realizar o procedimento, sendo então feito somente um TCO na delegacia de polícia Civil de Aracati. 

Blog;

RUSSAS/CE PRISÃO POR DESCUMPRMENTO DE MEDIDA PROTETIVA


Por volta das 20 H, o policiamento do destacamento de Jaguaruana foi acionado via 190 para o atendimento de uma ocorrência no bairro Lagoa, que a composição compareceram ao local e identificaram FRANCISCO ALEXANDRE DA SILVA, vulgo CHIQUINHO, natural de Russas, residente na Travessa 11 de Setembro, Lagoa, Jaguaruana, o mesmo estava aparentemente sob efeito de entorpecente e agindo com agressividade, que a VTR ao chegar ao local foi informada pelos parentes que o mesmo estaria descumprindo medida protetiva a favor de seus familiares, diante dos fatos CHIQUINHO foi conduzido a DRPC de Russas onde foi autuado pelo descumprimento de medida protetiva sendo notificado no ART.24 A, CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Crime de Violência Doméstica.

Blog;

RUSSAS/CE CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Por volta das 09 h 50 min, a equipe RAIO em patrulhamento no bairro Várzea Alegre, realizou uma abordagem a um indivíduo conhecido por Stallone. Ao ser verificado os dados do indivíduo constatou-se que se tratava de Stallone Augusto da Silva, natural de Russas,pedreiro, solteiro, residente na Rua Vicente Lima Ramalho, no bairro Várzea Alegre. Em desfavor do indivíduo supracitado havia um mandado de prisão em aberto. O mesmo foi conduzido para a delegacia de polícia civil de Russas para a realização dos procedimentos legais.

Blog; 

RUSSAS/CE PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

 Por volta das 11 h 30 min, a PM foi acionado via 190 para verificar uma denúncia de agressão na Rua Aristóteles Nogueira, que a viatura se dirigiu até a residência da solicitante, que informou aos policias que seu amasiado, havia lhe deferido socos e pontapés, o acusado BRENO FELIX DA COSTA, foi conduzido pela composição para DRPC de Russas, onde foi apresentado a autoridade competente, o qual decidiu por realizar em desfavor de BRENO prisão pelo crime de violência doméstica.

Blog;

Russas CE

 
GERENTE COMERCIAL
 
VENDEDOR PRACISTA
 
SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 08:00 às 14:00

Blog; Erivando Lima

Dimas Filgueiras deixa o Ceará após 46 anos


Dimas Filgueiras

Dimas Filgueiras, um dos maiores emblemas do Ceará de todos os tempos deixará o clube após acordo trabalhista. Chegado ao Vozão em 1972, com mais de 500 jogos pelo Ceará em 41 passagens como técnico do clube, Dimas chegou ontem a um acordo judicial com a diretoria do clube, que garantiu o pagamento referente às décadas de serviços prestados no Alvinegro e assim, o encerramento do vínculo com o Ceará.

Dimas fazia parte da comissão técnica permanente como auxiliar técnico desde 2013, seu último trabalho como treinador no clube, após a demissão de Ricardinho, então treinador.

Em 2015, as duas partes chegaram a se desentender quanto aos valores que Dimas teria direito, com Filgueiras afirmando ter sido demitido, mas o assunto foi contornado na época e finalmente resolvido ontem entre as duas partes.

O presidente do clube, Robinson de Castro, esclareceu o acordo feito entre o clube e Dimas Filgueiras. "Fizemos um acordo judicial homologado onde o Dimas dá uma quitação completa de tudo que o Ceará poderia lhe dever em nível de gratificação, em nível trabalhista. E nós também demos uma segurança a ele de que os valores serão pagos rigorosamente em dia, para dar uma segurança a ele e a família. O Dimas não tem mais a saúde que tinha, mas sem dúvida é uma pessoa que tem portas abertas no clube para quando quiser estar lá, quem sabe até atuando de outra forma. Faço um agradecimento a ele, que foi um dos maiores nomes da história do Ceará. Ele sai como um grande herói, uma pessoa que todos temos que aplaudir".

Red; DN