-->

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Polícia indicia seis detentos pela chacina na Cadeia de Pública de Itapajé



Para evitar novo confronto, a Sejus ainda transferiu 44 presos para unidades prisionais da RMF

   A Polícia Civil indiciou seis presos por homicídio qualificado após a chacina na Cadeia Pública de Itapajé, ocorrida na manhã desta segunda-feira (29). Eles já possuem uma vasta ficha criminal, segundo detalhes repassados pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).

Os flagranteados foram identificados como Alex Pinto Oliveira Rodrigues (24), com passagens por contravenção penal, roubo, dano, direção perigosa, crimes de trânsito e porte ilegal de arma de fogo; Antônio Jonatan de Sousa Rodrigues (22), com passagem por roubo e corrupção de menor; Artur Vaz Ferreira (26), com passagens por furto e porte ilegal de arma de fogo; Francisco das Chagas de Sousa (24), conhecido por "Chicó" e com passagens por lesão corporal dolosa, porte e posse ilegal de arma de fogo; Francisco Idson Lima de Sales (19), com passagens por tentativa de homicídio e roubo; e William Alves do Nascimento (20), conhecido por "William do Cavalo" ou "Batata", com passagens por crime de trânsito e homicídio consumado.

Além dos responsáveis pelo crime que deixou homicídio qualificado, a Sejus anunciou a transferência de 44 internos para unidades da Região Metropolitana de Fortaleza. Conforme o delegado da cidade, André Firmino, a unidade contava com mais de 80 presos, com membros de facções criminosas, como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), separados em celas diferentes.

Crime

O confronto se deu durante o banho de sol, que começa, diariamente, às 8h. Neste momento, todos os detentos acabam ficando no mesmo espaço e, conforme ainda o delegado André Firmino, somente um agente penitenciário fazia a segurança da unidade prisional.

“É o momento mais delicado o banho de sol deles, porque ficam todos juntos no pátio e é difícil segurar”, comenta Firmino.

Armas

Uma vistoria havia sido realizada poucos dias após o Natal e, na ocasião, facas e celulares foram apreendidos. Já nesta segunda, logo após a chacina, foram encontrados dois revólveres, 38 munições, duas facas, drogas, além de aparelhos celulares.

Leia ainda: 

> Triplo homicídio é registrado próximo ao Anel Viário; criminosos usaram fuzis, diz Perícia
> Dez detentos de facção criminosa fogem na madrugada da cadeia de Senador Pompeu
> Apenas três vítimas da Chacina das Cajazeiras possuíam antecedentes criminais

Os presos mortos foram identificados como Alex Alan de Sousa Silva (arts. 157 e 288), Caio Mendes Mesquita (art. 121), William Aguiar da Silva (art. 14), Francisco Davi de Sousa Mesquita (art. 33), Francisco Emanuel de Sousa Araújo (art. 33), Francisco Helder Mendes Miranda (art. 33), Francisco Mateus da Costa Mendes (arts. 16 e 33), Manuel da Silva Viana (art. 33), Carlos Bruno Lopes Silva (art. 33) e Francisco Elenilson de Sousa Braga (art. 121). Alguns internos foram feridos, tiveram atendimento no hospital local e voltaram à unidade.

Outros três internos tiveram ferimentos mais graves e precisaram ser transferidos para outra cidade. O confronto foi controlado por agentes penitenciários do Grupo de Operações Regionais e policiais do município.

As investigações permanecem no intuito de descobrir a motivação das mortes. As armas foram levadas para realização de exames periciais na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). 
Internos são transferidos da Cadeia de Itapajé; veja 

Red; DN


Wescley é regularizado e pode ajudar Vovô em sequência difícil



O Ceará tem pela frente, já nesta terça-feira (30), às 21h45, o CSA, de Alagoas, pela Copa do Nordeste. No domingo, enfrenta o Fortaleza

   O início de temporada do Ceará não foi como o esperado por todos que compõem o Alvinegro. Apenas duas vitórias em cinco jogos ligaram o sinal de alerta em Porangabuçu. Para mudar a situação, peças novas são sempre bem-vindas. E o time de Marcelo Chamusca teve um reforço importante, que agora já tem condições legais de entrar em campo.

Wescley foi regularizado nesta segunda-feira (29) após seu nome ser publicado no Boletim Informativo da CBF, o BID. Mesmo tendo chegado por último, devido as circustâncias, já pode ganhar chance nos próximos jogos, nada fáceis para o Alvinegro.

O Ceará tem pela frente, já nesta terça-feira (30), às 21h45, o CSA, de Alagoas, pela Copa do Nordeste. Na quinta-feira, o time alternativo do Vovô enfrenta o Uniclinic para, no domingo (4), já fazer o Clássico-Rei contra o maior rival, o Fortaleza.
   
Red; DN


Quadrilha é presa portando armas durante enterro de uma das vítimas da Chacina das Cajazeiras

As sete capturas aconteceram dentro de um cemitério particular. Os integrantes do bando negam pertencer a facção criminosa
suspeitos 2 quadrilha 1
facção ( Foto: Divulgação/PMCE )
 quadrilha 1

Os suspeitos foram presos por policiais militares, dentro de um cemitério particular ( Foto: Divulgação/PMCE )


Sete suspeitos de integrar uma quadrilha foram presos na manhã desta segunda-feira (29) enquanto acompanhavam o enterro de uma das mulheres vítimas da Chacina das Cajazeiras. Conforme o tenente-coronel Océlio Alves, comandante da Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), as capturas aconteceram dentro de um cemitério particular, na Pacatuba.

O comandante afirma que, com os suspeitos, foram encontradas três armas de fogo: duas pistolas, uma .45 e a outra de calibre 380, além de um revólver calibre 38. Com o bando, também foi apreendido um veículo e vasta quantidade de munições.

Os suspeitos identificados pela Polícia Militar são: Francisco Cleidson de Araujo Tomaz, Ronaldo de Oliveira Castro e Elias Gadelha de Araújo, Fábio Lopes da Silva, Victor Max de Freitas e Dhojohn Rodrigues da Silva. Ainda segundo o comandante, todos os envolvidos são maiores de idade.

"Eles negam ser de alguma facção. Só sabemos que o enterro era de uma mulher, não sabemos de quem ao certo. Chegamos neles através de informações vindas por denúncias anônimas. Foram policiais militares do Batalhão de Maracanaú que participaram dessa diligência. Todos foram levados para a DHPP", afirmou Alves.

A reportagem também questionou o tenente-coronel sobre uma possível chacina registrada na Pacatuba, durante a tarde desta segunda-feira (29). De acordo com o comandante da AIS 12, não houve nenhuma morte múltipla neste município. 

Red; DN



   

Dois homicidio hoje pela manhã em Quixeré CE


Na manhã desta Segunda Feira 29.01.2018 dois homicídios na cidade de Quixeré, o primeiro por volta das 7:30 min, foi alvejado a bala um comerciante conhecido por Nildo do Nordeste.
A segunda vítima que também foi executado a bala na localidade de Boqueirão Zona Rural de Quixeré o jovem conhecido por Renato.

Aguardando mais detalhes

Informações de Silvio Leão


Triplo homicídio é registrado próximo ao Anel Viário; criminosos usaram fuzis, diz Perícia


pefoce

Mulher estava amamentando um filho quando foi levada para a rua e assassinada. Marido e cunhada também foram executados

Vivendo uma crise de segurança pública, alavancada principalmente pela 'Chacina das Cajazeiras', que vitimou 14 pessoas no último sábado (27), o Ceará registrou mais um caso de violência na madrugada desta segunda-feira (29), quando um triplo homicídio ocorreu próximo ao Anel Viário, na BR-116, em Fortaleza. Segundo o Diário do Nordeste apurou, duas mulheres e um homem foram as vítimas da ação criminosa.

O crime aconteceu na Rua Mangueira, localizado no bairro Parque Santa Fé. Conforme informações da polícia, Rogério Dantas e sua esposa, Lara Moreno, que estava amamentando um filho, foram retirados de casa pelos suspeitos, que mandaram o casal, pais de três crianças, irem para a rua. Ao chegarem ao local, a irmã de Rogério, Rosalene Dantas, já estava sob o domínio dos criminosos, que executaram os três a tiros de arma de fogo.

De acordo com a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que esteve no local do crime, todas as vítimas foram executadas com tiros de fuzil 765, uma das armas de grosso calibre utilizadas por facções criminosas. Estima-se que os assassinatos tenham ocorrido por volta de meia-noite, mas os corpos só foram encontrados pela polícia às 2h, durante um patrulhamento na região.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) para saber mais detalhes sobre o caso, mas, até o momento, não obteve resposta. 

   Red; DN


Dez presos são assassinados em rebelião na Cadeia Pública de Itapajé


chacina

A informação foi confirmada pela Polícia Militar do Município

Pelo menos dez presos foram assassinados em uma rebelião na Cadeia Pública de Itapajé (a 130 km de distância de Fortaleza), na manhã desta segunda-feira (29), segundo informações da Polícia Militar do Município.

A rebelião começou por volta de 8h30. Presos ligados a uma facção criminosa conseguiram se soltar e mataram os rivais cruelmente. Nove presos morreram no local e outro foi levado ao hospital de Itapajé, mas também não resistiu aos ferimentos.

Um policial militar entrevistado afirmou que a situação é tensa e a PM está trabalhando para conter os ânimos dos presos que permanecem na Cadeia Pública. Até o momento, não há registro de fugas.

Para conter a rebelião, a Polícia Militar de Itapajé contou com reforço de policiais de Irauçuba, Uruburetama, Umirim e Itapipoca. Batalhões especializados da PM também estão em deslocamento para o Município.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou a morte de dez internos da Cadeia Pública de Itapajé. "Os internos iniciaram uma briga entre grupos rivais que resultou nas mortes. Policiais do município e agentes penitenciários do Grupo de Operações Regionais realizaram a intervenção, controlando a cadeia", afirmou a Pasta, em uma breve nota.

Blog Erivando Lima


ARACATI. HOMICIDIO POR ARMA DE FOGO –


Sábado dia 27/01/2018, por volta das 05 h, populares ligaram informando ter ouvido vários disparos na Travessa da Paz com Duque de Caxias, bairro Várzea da Matriz, quando indicaram que havia uma pessoa ao solo, que de imediato a composição da CP 1622  foi ao local e verificou a veracidade do fato, onde familiares já estavam cobrindo o corpo informando que já estava morto,  foi repassado para o coordenador de policiamento, 1º TEN. que entrou em contato com a Delegacia de Aracati para acionar a Pericia, que a família foi indagada pelos policias sobre os acusados, mas não informaram quem havia efetuado os disparos,  populares disseram que três pessoas à pé seguiram a vitima e efetuaram vários disparos contra o mesmo, logo em seguida fugiram tomando destino ignorado. Vitima: FRANCISCO ISAEL BRAGA DOS SANTOS, vulgo: “TARZAN”, 25 anos, morador da Travessa da Cultura, Vila São Rafael. Vale salientar, que a vitima é usuário de droga e sua genitora informou que o mesmo já era perseguido, não citando nomes, compareceu ao local a Pericia (VTR 7020) com o perito LUIZ e o Rabecão VTR 7078, por volta de 00 h (meio-dia),  o perito informou que a vitima foi alvejada por sete (7) disparos  provavelmente revolver, pois não foi encontrada nenhuma capsula no local.   


Blog Erivando Lima


Russas CE plantão policial


ITAIÇABA-CE

LESÃO CORPORAL 1

Ontem dia 28/01/2018, por volta das 19 h 50 min, na avenida João Barbosa Lima, Itaiçaba-CE, em decorrência do pré-carnaval que ocorria, foi vitima de lesão corporal a gargalo de garrafa, GUILHERME DE OLIVEIRA BARROS, natural de Itaiçaba, domiciliado em Alto do brito, Itaiçaba, vigilante, amasiado). O mesmo informa que foi separar uma briga e foi golpeado por um gargalo de garrafa na região do tórax, sendo conduzido para o hospital. O suspeito é conhecido por Raimundo pedreiro, que se evadiu do local. PM’s  na CP-1651, compareceram no local e adotaram as medidas cabíveis.  diligencias estão sendo realizadas, visando prender o autor da lesão. 

Blog Erivando Lima





BEBERIBE-CE

LESÃO CORPORAL A BALA

Por volta das 02:00 da manhã do dia 28/01/2018 (Domingo), o hospital municipal de Beberibe comunicou via 190 que um homem lesionado a bala havia dado entrada naquele recinto. Imediatamente a viatura CP 1692 composta por PMs, foi acionada e compareceu ao local. a composição averiguou que o lesionado tratava-se da pessoa de Glairton Nonato da Silva, natural de Beberibe, residente na localidade de Choró Beberibe. Glairton foi supostamente alvejado por um disparo no braço esquerdo, na altura do cotovelo. Ao ser indagado a respeito do motivo e de quem havia efetuado o disparo, Glairton não soube dar qualquer resposta a não ser a que vinha caminhando pela CE 040 nas proximidades de sua residência quando um carro se aproximou, ele então ouviu um barulho e sentiu uma forte pancada em seu braço. Vale ressaltar que a vítima não possui antecedentes criminais. Glairton foi atendido e prestado os devidos procedimentos pelo médico  e sua equipe, sendo transferido em seguida para o IJF em fortaleza.  

Blog Erivando Lima




ARACATI-CE

LESÃO CORPORAL A FACA

Por volta das 10:00 de ontem (28/01/2017) foi informado via 190 por populares, ter havido uma agressão por arma branca  no Prourb 2, que foi designada a RD 2773 composta pelos PMs, que se deslocaram até a UPA, identificaram a vitima como sendo FRANKLIN DE OLIVEIRA SILVA, residente à Tv. Padre Pacheco, que a vítima apontou  um indivíduo conhecido por CARECA como acusado, e que o mesmo desferiu 04 facadas, sendo uma no braço direito, 2 na costela e uma na perna esquerda, que a VTR iniciou diligencias no sentido de encontrar o acusado mas até o momento não obteve êxito. 

Blog Erivando Lima





ARACATI-CE

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO


Por volta das 18:30 min de ontem (28/01/2017) após denúncia que no Serrote Do Cabreiro, zona rural de Aracati, um indivíduo por nome de Bruno estava na porta da sua casa armado, a equipe Raio 02 composta pelos PMs, se deslocou ao local,  ao chegarem no local se depararam com o acusado que ao visualizar a composição entrou na casa, que foi feito o adentramento e abordagem de todos que lá estavam. Constatou-se que "Bruno" não estava mais em casa, porém a arma estava em cima da cama, verificou-se que a arma era um revolver taurus calibre .38 capacidade pra 5 tiros acompanhado de 11 munições intactas, que verificou-se que o acusado tratava-se de BRUNO SENA NUNES, 23 anos, residente no serrote do cabreiro 27 que foi conduzida arma de fogo e munições à DRPC em Aracati e aberto inquérito por portaria em desfavor do acusado. 

Blog Erivand Lima