-->

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

OMS aprova 1ª vacina contra febre tifoide para uso em bebês

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou no fim de dezembro a primeira vacina para a febre tifoide que pode ser ampliada em crianças maiores de 6 meses.

A informação foi divulgada pelo Organização nesta quarta-feira (3). As vacinas conjugadas contra a febre tifoide (TCV, na sigla em inglês) são inovadoras por gerarem uma imunidade maior do que as mais antigas, requerem menos doses e podem ser administradas em crianças pequenas por meio de programas rotineiros de imunização.

Outras vacinas também foram aprovadas internacionalmente para serem usadas em humanos, mas só a partir dos dois anos.

O aval da OMS faz com que a vacina possa ser adquirida pelas demais agências da ONU, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Gavi, a Aliança Mundial para Vacinas.

A decisão foi tomada depois de o grupo de especialistas de assessoria estratégica sobre imunização, que aconselha a OMS, ter recomendado em outubro de 2017 a TCV para uso rotineiro em crianças maiores de seis meses em países onde a febre tifoide é endêmica.

O grupo de especialistas recomendou, além disso, a introdução da vacina conjugada de maneira prioritária em países com as taxas mais elevadas de febre tifoide ou de resistência antibiótica à bactéria Salmonella Typhi, que causa a doença.

O uso da vacina também deve ajudar a conter o uso frequente de antibióticos contra a doença e, portanto, auxiliar a reduzir o "alarmante aumento" da resistência da bactéria aos medicamentos.

Pouco depois da recomendação do grupo de especialistas, o conselho da Gavi aprovou um financiamento de US$ 85 milhões para adotar o uso da TCV a partir de 2019.

A febre tifoide é uma infecção grave, às vezes mortal, contraída através da água ou alimentos contaminados. Entre os sintomas da doença estão febre, cansaço, dor de cabeça, de estômago, diarreia e resfriados.

Para milhões de pessoas em países pobres, a doença é uma realidade diária. A cada ano são registrados entre 11 milhões e 20 milhões de casos, além de cerca de 161 mil mortes.

Diário do Nordeste

Prefeitura de Caucaia decreta estado de emergência por falta de coleta de lixo no município

O prefeito Naumi Amorim decretou, nessa terça-feira (2), estado de emergência nas áreas urbanas de Caucaia, afetadas pelo acúmulo de lixo. Com isso, a administração municipal poderá contratar, em caráter emergencial, os serviços de limpeza urbana. O Decreto nº 937/2018 consta no Diário Oficial do Município.

"A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) coordenará a frente de serviços e está autorizada a tomar as providências necessárias para que a cidade seja limpa. O que a população precisa é da cidade limpa e é isso que vamos fazer", disse o prefeito.

Conforme o documento, o lixo acumulado aumenta a possibilidade de proliferação de diversas doenças. E que, como a coleta de resíduos é serviço essencial “indispensável à manutenção da vida e dos direitos das pessoas”, a Prefeitura considera a interrupção dos trabalhos um perigo à coletividade.

“A população não pode sofrer com a descontinuidade de um serviço como esse. Por isso que consideramos o decreto algo urgente e necessário de nossa parte”, explicou Amorim.

O decreto tem vigência de três meses, porém, pode ser prorrogado uma vez por igual período.

Contratação

Em nota, a Prefeitura de Fortaleza informou que a expectativa é de que sejam contratados caminhões compactadores, retroescavadeiras e bobcats (pequenas carregadeiras). 

No tocante à coleta de lixo domiciliar, o Ministério Público impetrou Ação Civil Pública quanto à validade da Parceria Público-Privada firmada no fim de 2016 entre a Marquise e a administração municipal. Conforme o processo, a empresa executaria o serviço pelos próximos 30 anos e receberia mais de meio bilhão de reais por isso. O MP solicita o cancelamento da mesma.

No tocante à limpeza urbana, a Prefeitura comunicou ainda que aguarda conclusão da licitação que definirá a nova empresa responsável pela execução do serviço. O processo iniciou em novembro e está em curso. Foi aberto após a gestão desistir de dar continuidade ao contrato com a Marquise diante de indícios de irregularidades.

Impasse

A situação é causada por problemas contratuais entre a Prefeitura e a EcoCaucaia, empresa do Grupo Marquise, responsável também pelo serviço de coleta hospitalar desde 2016.

De acordo com a EcoCaucaia, o pagamento dos contratos estabelecidos com a administração municipal não tem sido cumprido e a empresa estava "trabalhando praticamente há 12 meses sem receber", segundo afirmou o diretor da área ambiental da Marquise, Hugo Nery, em entrevista ao Diário do Nordeste, na última sexta-feira (29).

Nery disse ainda que a empresa nunca se negou a se sentar para negociar e, há 1 ano, vem tentando a adequação dos contratos. "Nunca foi apontado nenhuma irregularidade. Temos nos colocado à disposição. Não brigamos com o poder público. Defendemos direitos jurídicos legais", finalizou.

Diário do Nordeste

Filha de Roberto Jefferson, Cristiane Brasil será a nova ministra do Trabalho


Cristiane Brasil

Temer recebeu a indicação em um encontro com Jefferson no Palácio do Jaburu, em Brasília

   O presidente Michel Temer confirmou nesta quarta-feira (3) a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como nova ministra do Trabalho. A parlamentar, filha do ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, condenado no mensalão, substitui o deputado federal Roberto Nogueira, que pediu demissão ao presidente no dia 27 de dezembro para se dedicar à campanha eleitoral. Cristiane foi a segunda indicação do PTB para o cargo. Temer recebeu a indicação em um encontro com Jefferson no Palácio do Jaburu, em Brasília.

O presidente nacional do PTB se disse emocionado e chorou ao falar com jornalistas ao fim do encontro. Jefferson afirmou que o nome da filha surgiu na conversa com Temer.

Na terça-feira (2), o presidente havia desistido de nomear o deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) para a vaga após o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) não referendar o nome de Fernandes, aliado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). O deputado havia sido indicado por seu partido para ocupar o lugar de Ronaldo Nogueira (PTB-RS). Sarney nega o veto. Temer pediu a Jefferson, então, uma nova indicação do PTB.

"O Palácio me avisou que tinha subido no telhado a nomeação do Pedro Fernandes, me ligou pedindo que pensássemos um novo nome por causa do problema de relação do Fernandes com o Sarney", disse Jefferson, na terça-feira, à reportagem. "O presidente Sarney não concorda com o nome. Ele queria conversar, mas o Fernandes não quis conversar com o presidente Sarney sobre o Maranhão. Então, deu problema."

Blog Erivando Lima


MPCE entra com ação por improbidade contra ex-secretária de Educação de Palhano



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Palhano, protocolou, na última quarta-feira (03/05), uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra Ana Maria de Lima, que foi secretária de Educação daquele Município entre os anos de 2011 a 2016. Segundo a ação, a ex-secretária utilizou recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para contratar empresa de locação de veículos, sem realizar licitação. O valor total da despesa foi de, aproximadamente, 692 mil reais.

A irregularidade foi constatada na prestação de contas apresentada pela Prefeitura de Palhano ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e os serviços foram prestados pela empresa “DR Transporte e Locação LTDA”. Segundo o promotor de Justiça Davi Carlos Fagundes Filho, era obrigatória a realização de procedimento licitatório para a realização da despesa contratada, conforme apurou o TCM.

“Em razão da ex-gestora ter contratado serviços necessários, mas de valores vultuosos e sem o devido processo licitatório, esta negou à Administração a possibilidade de selecionar a proposta mais vantajosa ou de buscar no mercado a melhor opção de contratação e preços. Outrossim, flagrantemente não respeitou dois dos princípios basilares da administração pública brasileira que são os princípios da legalidade e da impessoalidade”, explica o membro do MPCE na ACP.

Caso seja condenada por improbidade administrativa, Ana Maria de Lima poderá sofrer as penalidades descritas na legislação: ressarcimento integral do dano ao erário no valor de R$ 692.679,70; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

  
Assessoria de Imprensa
Ministério Público do Estado do Ceará
Email:imprensa@mpce.mp.br


Veja como estar o 3º maior reservatório de água do Ceara


A imagem pode conter: céu, montanha, nuvem, ponte, oceano, atividades ao ar livre e natureza

A equipe de reportagem do Blog Erivando Lima, foi até o açude Arrojado Lisboa ( O açude  Banabuiú ), o terceiro maior reservatório de água do Ceara.
A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza
O açude estar com apenas 1% ( Um por cento da capacidade), água que não é suficiente para liberação.

Blog Erivando Lima


Quatro suspeitos de balear PM na boca são capturados pela Polícia


PM Sara

O assalto que terminou com a soldado baleada aconteceu na última segunda-feira (1º). Poucas horas depois, a quadrilha foi capturada

   Quatro suspeitos de balear a soldado Sara Valeska de Oliveira Barreto, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em uma tentativa de assalto na última segunda-feira (1º), no bairro Damas, em Fortaleza, foram capturados pela Polícia, no dia seguinte.

Entre os suspeitos há um adolescente de 17 anos de idade, que foi apreendido. Os presos foram identificados como Jéferson Campos do Nascimento, Francisco Gabriel e Francisco Leonardo Araújo de Sousa, todos de 21 anos.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já havia divulgado que uma dupla tinha sido detida, na tarde da última terça-feira (2), no bairro Parangaba, após um sensor do Alerta Brasil (sistema inteligente de leitura de placas da Polícia Rodoviária Federal - PRF) identificar a passagem de um veículo roubado.

A Polícia Militar foi acionada, iniciou a perseguição e capturou os dois suspeitos, em um veículo Fiat Palio que havia sido roubado no último dia 31 de dezembro e tinha sido utilizado pelos criminosos na tentativa de assalto. Com eles, foram apreendidos um revólver calibre 38 e um simulacro de revólver.

Na sequência da investigação, a Polícia capturou os outros dois criminosos e apreendeu um veículo Hyundai Tucson roubado, em um condomínio no bairro Rodolfo Teófilo.

Os três adultos foram autuados pelos crimes de associação criminosa e corrupção de menores. Jéferson do Nascimento também responderá por roubo tentado (por ter participado diretamente da tentativa de assaltos às militares) e posse ilegal de arma de fogo. Já o adolescente responserá por atos infracionais análogos à associação criminosa, roubo tentado e posse ilegal de arma de fogo.

PM foi baleada no momento em que saía para o trabalho

A soldado Sara Valeska e outra PM deixavam um condomínio e seguiam para o serviço, quando o veículo em que elas se encontravam foi interceptado por dois automóveis, onde estavam os criminosos. Sara deu ré no veículo e os assaltantes começaram a atirar. Um disparo atingiu a boca da militar. Em seguida, os suspeitos fugiram do local.

A vítima foi socorrida e levada ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, onde foi submetida a procedimento cirúrgico para a retirada do projétil. Ela não corre risco de morte.

   Red; DN


Mãe dá ré e mata filha de 2 anos acidentalmente


Ana Beatriz Pismel

A tragédia ocorreu em Rio Branco, no Acre

   Uma criança de 2 anos morreu após ser atropelada acidentalmente pela mãe no último domingo (31). De acordo com informações do G1, a menina, Ana Beatriz, passou por trás do carro da mãe quando ela dava ré para ajeitar o veículo na garagem. O caso aconteceu em Rio Branco, no Acre. 

Uma tia da menina, Maria José Pismel, em entrevista ao site, disse que Ana Beatriz foi levada para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, mas não resistiu. 

A mulher ainda relata que a criança ficou presa embaixo do carro e o avô e o primo levantaram o veículo para retirá-la. O pai levou Ana Beatriz para o hospital. 

"Foi uma cena terrível. O pai dela e minha outra irmã levaram para o hospital. Meu filho chegou gritando, chorando muito e achei que tinha sido minha mãe, que está internada na UTI. Eu tinha passado a tarde brincando com ela aqui em casa", contou Maria José.

Os pais da criança não querem voltar para casa. Eles estão na casa de parentes no interior.

"Nenhum parente quer entrar lá. Isso não vai sair da mente dela. Estamos orando para superar. Não é fácil", lamentou ainda a mulher.

Red; DN


Suspeitos de uma série de crimes em Icó morrem em confronto com a polícia em Orós



Por  volta das 6h desta quarta-feira (3), policiais militares do Cotar, receberam uma denúncia acerca de  uma casa no Sítio Montante, no município de Orós, que pessoas em atitudes suspeitas estariam escondidos em uma residência. Ao se aproximarem do local, a polícia foi recebida a tiros e revidou. 

Três suspeitos morreram durante o confronto. São eles Hércules Alves Brasil, 19 anos, natural de Cedro, conhecido por Lourinho; Raimundo Nonato Rodrigues Nunes, 23 anos, natural de Icó, residente no Posto Continental e Lucas De Freitas Pereira, de 23 anos, conhecido por Luquinha, residente na rua do Cruzeirinho. 

APREENSÕES 

Com os homens os  policiais do batalhão de choque apreenderam três pistolas de calibres ponto 40, 45 e 380 e dezenas de munições intactas  e deflagradas com cinco carregadores. Três mulheres que estavam com os suspeitos foram conduzidas a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó e apresentadas ao delegado Erlon Leite Fernandes dos Reis para procedimento. 

Com os acusados, foram apreendidos um carro modelo Astra com inscrição de Feira de Santana-BA que havia sido roubado na noite desta terça-feira (2) na ponte Piquet Carneiro de Icó e uma motocicleta. Os homens são os principais suspeitos de uma série de crimes em Icó. 

CRIMES

No último dia 22 de outubro do ano passado, a funcionária pública municipal, Maria das Graças Pinheiro do Monte, de 49 anos foi fuzilada com dezenas de tiros de pistola por uma dupla de moto em frente a sua residência na rua do Matadouro. Maria teria sido morta pelo fato de ter amizade com a polícia. Os matadores fugiram na época após matar Maria das Graças. 

Outro crime atribuído aos suspeitos mortos é o do comerciante  Cleriston Paulo Bezerra Batista, conhecido por Bombom. O comerciante foi morto a tiros de pistola dentro de seu estabelecimento e toda ação foi captada por câmeras. Bombom tinha 32 anos de idade. 

Outra morte que pesa contra o trio é a do agropecuarista Raimundo Pequeno Landim, de 53 anos, conhecido por Raimundinho, eliminando com vários tiros de pistola no último domingo, dia 31, na rua Ilídio Sampaio, quando aguardava com familiares a passagem de ano. Os matadores deixaram uma moto em um beco a pé e de cara limpa foram em direção a vítima abrindo fogo para fugir em seguida. 

Todas as mortes estão sendo investigadas pelo delegado Erlon Leite.

Com informações do correspondente Richard Lopes 


Feliz aniversario filha


Feliz aniversário, filha amada

Parabéns filha que Deus te abençoi e você continue sendo essa filha maravilhosa papai te ama.

Erica Samia  e o papai que te ama muito

Comissão de Criação de Novos Municípios no Ceará inicia nova etapa de trabalho


Resultado de imagem para Mapa do ceara


O presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão, adianta que, em fevereiro de 2018, novos acordos serão assinados no sentido de regularizar os limites municipais cearenses. “Temos 128 municípios consolidados”, salienta.

Dos 56 restantes, 22 devem ser regularizados a partir de fevereiro: Fortaleza e Eusébio, Eusébio e Itaitinga, Aquiraz e Eusébio, Maracanaú e Maranguape, Palmácia e Maranguape, Maracanaú e Pacatuba, Pacatuba e Itaitinga, Cascavel e Pindoretama, Pacujá e Cariré, Pacujá e Graça, Ipu e Ipueiras. Faltam ajustar os municípios da Serra da Ibiapaba, da macrorregião de Sobral e da região do litoral oeste (Camocim, Barroquinha, Chaval).

A iniciativa faz parte do Projeto Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas, fruto de convênio celebrado em 2009 entre o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Assembleia Legislativa. A ideia do projeto, segundo ele, é fazer ajustes necessários entre os municípios. “Onde havia indefinição na lei, nos elementos de divisas, os prefeitos sentaram de modo harmônico, fizeram acordo para delimitar novo limite entre os dois municípios, pois, na legislação de 1951, esse acordo não ficava claro”, esclarece.

O presidente do Colegiado destaca que, em 2017, foram assinados “acordos históricos” entre Fortaleza/Itaitinga, Fortaleza/Caucaia, Fortaleza/ Maracanaú, Maracanaú/ Caucaia, São Gonçalo do Amarante/ Paracuru, São Gonçalo do Amarante/ Paraipaba, Pindoretama/ Aquiraz, Frecheirinha/ Coreaú, Cascavel/ Chorozinho e Cascavel/Beberibe.

Mourão cita, por exemplo, o problema entre os municípios de Fortaleza e Maracanaú. “Ninguém sabia onde começava Fortaleza e Maracanaú porque era uma linha imaginária que passava por sob as casas. Tinha residência que a metade era em Maracanaú e a outra metade era em Fortaleza. Como o IBGE poderia fazer o censo dessa residência? Não podia contar metade da população de um lado e metade para o outro”, relata.

Atualmente, a Comissão de Criação de Divisas está, segundo ele, trabalhando na Serra da Ibiapaba, onde também estão sendo feitos diversos ajustes de limites. Conforme Mourão, houve, no dia 14 de dezembro, reuniões no Ipece, juntamente com o IBGE, para tratar sobre limites na região. Segundo Mourão, há “uma indefinição grande por conta dos municípios que foram emancipados da Serra”. Na ocasião, foram ajustados São Benedito/Carnaubal, São Benedito/Guaraciaba do Norte e Ubajara/Tianguá. “Falta serem homologados e rediscutidos em campo com os prefeitos”, acrescenta. “Depois do dia 8 de janeiro, nós vamos a campo, juntamente com o Ipece e o IBGE, para mostrar aos prefeitos onde são esses ajustes; para verem fisicamente onde ficarão esses limites” frisa.

Os órgãos responsáveis pelo trabalho pretendem entregar ao presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), o resultado dos acordos, para que sejam colocados na pauta de votação. “A Assembleia vota e legaliza todos os limites ajustados”, acrescenta. Mourão informa que, até o final do semestre, o projeto deve ser concluído.

Com Agência AL


🇧🇷🚔 *O Fã desenhista da PRF*


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Hoje a equipe de serviço na UOP Russas realizou o sonho do garoto Carlos Weverton.
Fã assumido da PRF, Carlos é surdo, se apaixonou pela PRF e vem demonstrando isto através de suas recentes publicações no Instagram (@carloweverton). Garoto perseverante, Carlos não deixou que suas limitações atrapalhassem seu sonho de conhecer a UOP Russas e registrar esse momento com os Policiais e a viatura da PRF. 

O garoto havia entrado em contato com PRFs de outros Estados que o seguiam na rede social, devido aos seus lindos desenhos. Estes PRFs, em especial a PRF Silvane Furlanetto, lotada em Ponta Grossa/PR, entrou em contato com a UOP Russas pedindo para que realizássemos o sonho do garoto.

Missão dada é missão cumprida e hoje dia 02/01/2018, fomos de viatura operacional buscá-lo em sua residência e levá-lo a uma breve visita a UOP Russas, cidade da qual ele mora. 
A visita foi cheia de surpresas e imprevistos, pois precisávamos de um intérprete que foi o seu irmão caçula Wanderson. Depois de muitas fotos e muitas curiosidades a visita se encerrou na sede da 3ª Delegacia de Russas onde o mesmo foi presenteado com brindes do SINDPRF-CE.

O seu rosto estampava a felicidade daquele momento e aquela situação deixou os colegas PRFs sem palavras e com a sensação de ter feito, de forma simples, o BEM para uma família inteira.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péMuito obrigado Carlos Weverton, no fim das contas, você que nos presenteou com sua alegria e com a oportunidade de participar deste momento único e sermos reconhecido como Instituição.

Blog Erivando Lima


Russas CE plantão policial


RUSSAS-CE

ROUBO A PESSOA

Ontem dia 02/01/2018, por volta das 14 h 30 min, na localidade de Sitio Garças, S/N, zona rural, Russas-CE, foi vitima de roubo à pessoa de 36 anos, solteira, agricultora, natural de Russas,  residente na zona rural,  Russas-CE. A vítima informa que trafegava em sua motocicleta em direção a sua residência quando foi surpreendida por um indivíduo magro  pele branca em uma motocicleta HONDA de cor azul, sem mais características informadas, que anunciou o assalto e tomou da vitima sua bolsa contendo seus documentos, cartões bancários e uma quantia em dinheiro não informada, A CP 2775, se dirigiu ao local no intuito de identificar e prender os autores do delito, contudo sem êxito.

Blog Erivando Lima





RUSSAS-CE

ROUBO A PESSOA - MOTOCICLETA

Ontem dia 02/01/2018, por volta das 20 h 30 min, no bairro Mutirão, próximo às casas da Caixa, Russas-CE, foi vitima de roubo à pessoa de 30 anos, solteira, auxiliar de serviços gerais, natural de Russas, residente na Rua Francisco Raimundo de Oliveira,  bairro Catumbela, Russas-CE. A vitima informa que trafegava em sua motocicleta quando foi surpreendida por 02 (dois) indivíduo magro de cor de pele moreno em uma motocicleta HONDA de cor escura, sem mais características informadas, que anunciaram o assalto e tomou da vitima seu CELULAR SANSUNG J5 PRATA e sua motocicleta, Placa: OSA 2709, HONDA/CG 150 FAN ESI, Modelo: 2013, Cor: PRETA, as  VTR’s e o patrulhamento RAIO deslocaram para as proximidades do acontecido no intuito de localizar e prender os acusados, contudo até o momento sem êxito.

Blog Erivando Lima




ARACATI-CE

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Ontem dia 02/01/2018, por volta das 09 h, à composição do Moto patrulhamento durante o patrulhamento de rotina pela Vila Rafael, visualizaram um indivíduo já conhecido da polícia local pela prática do crime de tráfico de drogas. O indivíduo identificado como Daniel Bento de Lima 29 anos, natural de Aracati/CE e residente na Vila Rafael,  nesta urbe, ao perceber a aproximação dos policiais ficou visivelmente nervoso e se desfez de algo, atitude esta percebida pelos policiais que prosseguiram com a abordagem, vindo a localizar o objeto outrora dispensado pelo abordado: 12,  gramas de maconha e na bermuda do mesmo uma quantidade de dinheiro fracionado. Diante o acusado recebeu voz de prisão e foi conduzido até à Delegacia e apresentado à Delgada  Juliana Rozendo que autuou o conduzido com base na Lei 11343, art. 33. 

Blog Erivando Lima




QUIXERÉ-CE

LESÃO CORPORAL A BALA, SEGUIDA DE ÓBITO (HOMICÍDIO)

Ontem dia 02/01/18 (Terça feira), por volta das 18 h 20 min, populares do distrito de Lagoinha, ligaram para o destacamento policial de Quixeré-CE, informado que na Rua Vila Nova I, próximo ao colégio José Joaquim da Silva, em Quixeré-CE. Uma pessoa havia sido alvejada com disparos de arma de fogo. Ao tomar conhecimento do fato, a equipe de policias militares  se deslocaram ao local informado. Porem a vítima já havia sido socorrida por populares para o hospital Municipal de Quixeré, o qual após da entrada naquela unidade hospitalar, não resistiu as lesões sofrida pois o mesmo, que foi atingido com disparos na cabeça e tórax, vindo a óbito após da entrada no hospital. O mesmo foi identificado e trata se de  Francisco Ozélio da Silva, vulgo “Zelinho de Emídio”, 37 anos, natural de Quixeré CE, residente a rua Ângelo Simão S/N, Lagoinha Quixeré CE, solteiro, desocupado. No local do ocorrido ninguém soube ou quis dar quais quer informação acerca do ocorrido. Só informaram ao policiamento a residência dos familiares do mesmo. Ao localizar o endereço, os familiares informaram que a vítima citada, era usuário de drogas e que estava residindo a algum tempo no município de Russas, onde teria contraído dívidas de drogas, e que costumeiramente a sua genitora pagava essas dívidas para que não ocorresse o desfecho de hoje. O fato será repassado a delegacia responsável, que fara as devidas investigações a cerca do ocorrido.

Blog Erivando Lima





TABULEIRO DO NORTE-CE

TENTATIVA DE ASSALTO SEGUIDA DE LESÃO CORPORAL A BALA

Ontem dia 02/01/18 (Terça feira), por volta das 21 h 30 min, no sítio Poço Barrento, zona rural de Tabuleiro do Norte-CE, o jovem. Pedro Nunes ,  natural de São João do Jaguaribe-CE,27 anos,, carpinteiro e residente no sítio Carnaubal, zona rural de São João do Jaguaribe-CE, segundo o mesmo, encontrava-se pilotando sua motocicleta uma HONDA/CG 150 FAN ESI, cor vermelha, ano/modelo 2012 e placa OIK-9902, quando 02 (dois) elementos não identificados, tentaram abordá-lo, tendo o mesmo abandonou sua moto e empreendeu fuga a pé,momento em que foi atingido com um disparo de arma de fogo, na altura das costas, sendo socorrido por populares até a sua cidade natural São João do Jaguaribe-CE, e em seguida, socorrido numa ambulância, até o Hospital regional de Limoeiro do Norte-CE, onde apos passar por atendimento médico, será transferido para o IJF em Fortaleza-CE. A CP 1104, composta pelos PM’s, compareceu ao local, e, realizou diligências no intuito de identificar e prender os autores do citado delito, além de conduzir o veículo da vítima, até a USI, para serem feitos todos os procedimentos de praxes.

Blog Erivandop Lima


Deputados miram troca de partido de olho na Eleição



Alguns parlamentares estudam mudanças que possibilitem garantir melhores condições de serem reeleitos

Com o fim das festas de fim de ano e o início de 2018, diversos políticos cearenses já fazem cálculos para saber que partido lhes dará melhores condições de sobrevivência após a disputa eleitoral de outubro próximo. Na Assembleia Legislativa, pelo menos 26 dos atuais 46 deputados já mudaram ou pretendem mudar de sigla com a abertura da janela partidária, entre março e abril deste ano.

De acordo com parlamentares entrevistados pelo Diário do Nordeste, as agremiações partidárias estão cada vez mais desacreditadas pela população, o que faz com que as pessoas apostem mais em votar no candidato e não mais nas legendas. Desta forma, segundo dizem alguns deputados, pouco importa ao eleitor comum o partido para o qual um pretenso candidato vá, desde que ele apresente resultado para os compromissos que assumiu com a sociedade durante a disputa eleitoral.

Nas últimas semanas de 2017, algumas mudanças aconteceram em legendas com representatividade no Ceará. Outras, ao longo da atual Legislatura, foram feitas na Assembleia, o que alterou quase que por completo a composição das bancadas da Casa. Um dos casos mais recentes ocorridos no Estado é o do deputado federal Cabo Sabino, que, apesar de ainda estar no Partido da República (PR), já acertou ingresso no Partido Humanista da Solidariedade (PHS) no mês de março.

Assessores e correligionários do parlamentar estão no comando da sigla. Já o deputado Tin Gomes, até então presidente do PHS, deve ingressar em um partido que faça parte da base governista de Camilo Santana, uma vez que a legenda humanista, segundo Cabo Sabino, a partir de agora, é "independente".

Nos bastidores da política local, fala-se que Tin deve se filiar ao PDT, legenda que mais cresceu no Estado, nos últimos anos, com a chegada do grupo político liderado por Ciro e Cid Gomes. O partido contava com três parlamentares na Assembleia, em 2015, e atualmente está com 15, após ingresso daqueles que foram eleitos pelo PROS. Além de Tin Gomes, ainda podem se filiar ao partido os deputados Gony Arruda e Osmar Baquit, após saírem do PSD.

O deputado Sérgio Aguiar, que já foi filiado ao PSB, ao PROS e agora está no PDT, afirma que mais trocas de partidos devem acontecer com a previsão de "janela partidária" a partir de março. Segundo ele, as conveniências eleitorais, principalmente para a disputa de outubro, farão com que parlamentares busquem alternativas de viabilidade eleitoral. "Realmente, os partidos estão muito fragilizados, o que leva à tendência da personificação do postulante em detrimento da legenda partidária. E a janela pode ser considerada uma boa alternativa para os mandatários irem às urnas em melhores condições de disputa".

Diálogo

O PROS poderá, ainda, ter um representante na Casa, visto que Capitão Wagner (PR), desde o ano passado, vem dialogando com lideranças do partido. Com isso, o PR voltaria a ter apenas um integrante na Assembleia.

Wagner sustenta que a população não acredita mais em partidos políticos e está cada vez mais votando em pessoas e não em siglas. "Isso fragiliza os partidos, e as janelas têm favorecido a migração que fragiliza ainda mais as agremiações", afirmou.

Segundo ele, no entanto, até a próxima semana terá uma resposta sobre seu futuro no PR. Antes do início do recesso parlamentar, o presidente do grêmio, o ex-governador Lúcio Alcântara, chegou a oferecer a legenda a Wagner, que fez algumas ponderações e não respondeu se aceitava dirigir o grêmio.

Danilo Forte, que se elegeu deputado federal em 2014 pelo PMDB, se filiou ao PSB, mas no fim do ano passado ingressou no DEM, que também está buscando atrair mais nomes com densidade eleitoral para se fortalecer durante as eleições vindouras.

Presidências

Mudanças nas presidências de partidos são outro tema recorrente nos bastidores da política local, a exemplo do que aconteceu com Tin Gomes, no PHS, e Patrícia Aguiar, no PMB. Outros dirigentes podem deixar seus postos e novos nomes tendem a ocupar o comando das legendas.

Outros que mudaram de partido ao longo da atual Legislatura foram Roberto Mesquita, eleito pelo PV e agora no PSD; Lucilvio Girão, que saiu do SD para o PP; Bethrose, que foi do PRP para o PMB; Joaquim Noronha, do PP para o PRP; Fernando Hugo, do SD para o PP; Bruno Pedrosa, do PSC para o PP; e ainda Leonardo Pinheiro, do PSD para o PP.

Odilon Aguiar foi eleito pelo PROS, ingressou no PMB e, agora, com a legenda na base governista, ele estuda ir para outro partido de oposição. Já o deputado Julinho foi eleito pelo PTN, passou alguns meses no PMB, se filiou em 2016 ao PDT e pode retornar ao PMB para disputar a reeleição à Assembleia.

Independente

Walter Cavalcante, por sua vez, foi eleito pelo PMDB, ingressou no PP e deve retornar para a legenda emedebista. Tomaz Holanda protagonizou movimentação semelhante. Foi eleito pelo PPS, saiu para ingresso no PMDB e retornou ao PPS.

Já Heitor Férrer, depois de anos no PDT, se filiou ao PSB após o grupo político de Ciro e Cid Gomes ingressar na sigla pedetista. Com o partido na base governista sob o comando do deputado federal Odorico Monteiro, o parlamentar não tem pretensões de deixar o PSB, mas espera que a direção nacional do partido permita que ele atue de forma independente no Ceará, a exemplo do que fez quando membro do PDT.

Segundo Heitor, no Brasil a filiação partidária está quase sempre ligada à conveniência eleitoral. Para ele, na maioria das vezes, os partidos também são todos iguais. "Querem fortalecer a cada eleição para terem como negociar cargos no Executivo. A cada dia, o quadro político está mudando e quem vai disputar mandato passa a analisar qual partido é mais viável".

   
Red; DN