-->

quarta-feira, 1 de março de 2017

Colisão entre ônibus deixa, pelo menos, 9 feridos no Centro

Dois ônibus colidiram, na noite desta quarta-feira (1º), no cruzamento da Avenida Tristão Gonçalves e a Rua Senador Alencar, no Centro de Fortaleza. O acidente deixou diversos passageiros feridos. Destes, 9 foram encaminhados a hospitais públicos e continuam em atendimento. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os feridos estão conscientes e apresentam quadro estável. Exames estão sendo feitos para garantir uma avaliação precisa sobre a condição destes passageiros. 

De acordo com informações da TV Diário, um dos veículos, que é de uma empresa privada, levava funcionários de um órgão público para suas residências e avançou a preferencial.O ônibus se chocou com outro coletivo  que é da empresa Via Urbana e fazia a linha 086 (Bezerra de Menezes / Santo Dumont)

O ônibus urbano transportava 25 passageiros no momento do acidente e trafegava pela Av. Tristão Gonçalves, quando o coletivo da empresa privada, com 8 funcionários a bordo, avançou a sinalização na Rua Senador Alencar. O veículo da linha 086 tombou no local. O acidente também derrubou um poste. Ambos os veículos continuam no local.

Seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e levaram as vítimas para o Instituto Doutor José Frota (IJF) e para o Hospital Distrital Dr Evandro Ayres de Moura - Frotinha do Antônio Bezerra. As duas passageiras que estão no IJF, conforme a assessoria de comunicação do Hospital, estão conscientes e orientadas e irão passar por exames e avaliação. Ambas queixam-se de dores na cabeça, mas não apresentam lesões pelo corpo. 

No Antônio Bezerra, segundo a assessoria de comunicação da SMS, há 7 pacientes em atendimento. O grupo apresenta escoriações pelo corpo e relata dores musculares. Os quadros estão sendo monitorados e os 7 passageiros também passarão por exames. Outros passageiros feridos na ocorrência, informa a SMS, por terem plano de saúde optaram por receber atendimento nas unidades privadas. 

 Fonte DN

Frutas e companhia o Normãnio

Agora vendendo para revenda.

                            Uma oportunidade de você ganhar dinheiro


                                               Bolinha de carne temperada 5,00 reais
                                                Retalho de carne para moer 9,50

Carne moída para revenda 9,90

Galinha Matriz 6,50 

Bolinha de carne com quiejo bandeja 500g apenas 6,80

Entregamos em domicilio

Rua José Felipe Santiago nº 636

Telefone 88 9 9902 5069

Org Normãnio


Ceará tem fevereiro mais chuvoso desde 2011, com triplo do volume registrado em 2016

Funceme observou 158,7 mm de chuva. Ano passado, número chegou apenas a 53,2mm

      A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 158,7 milímetros no mês de fevereiro no Ceará, maior volume desde 2011 para o mesmo período, quando choveu 169,6 milímetros.A marca é quase o triplo da registrada em 2016, quando o número somou apenas 53,2mm. O valor supera em 33,8% a média histórica para fevereiro, que é de 118,6mm, fato que não acontecia desde 2012Apesar dos números positivos, o volume dos açudes do Ceará ainda está com 6,5% da capacidade total.

      Fonte Ceara News

Moto tomada de assalto em Russas foi recuperada em palhano CE

A policia militar da cidade de Palhano prendeu dois acusados de tomar uma moto de assalto e um celular ontem 28 nas proximidades do cachorrão na Lagoa da Caiçara em Russas. 
Foram presos, João Vitor Santiago, (vulgo PERIQUITO), residente no bairro várzea  alegre em Russas, o mesmo estava acompanhado de André Luis da Silva Souza, com os dois foi encontrada a moto tomada de assalto na Lagoa da caiçara nessa cidade. Os dois foram conduzidos a DRPC de Russas onde o delegado Dr; Flavio Rolim fez todos os procedimentos cabíveis.

Blog Erivando Lima


Dependentes podem sacar contas inativas de falecidos

Com a liberação dos recursos em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), famílias de trabalhadores que morreram antes da edição da medida podem sacar o dinheiro, informa a Agência Brasil.

Nesse caso, para ter acesso aos recursos, é necessário apresentar a carteira de trabalho do titular da conta, além da identidade do sacador ao solicitar o resgate junto à Caixa Econômica Federal.

Entre as pessoas que têm legitimidade sobre os bens do trabalhador que morreu, estão o cônjuge ou os herdeiros. Caso a família não tenha um inventário deixado pelo ente falecido indicando a divisão de bens, é preciso ir até o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e solicitar a emissão de uma declaração de dependência econômica e da inexistência de dependentes preferenciais.

Além disso, o INSS emite uma declaração de dependentes que podem receber a pensão por morte e que têm direito aos valores.

Também é necessário apresentar a identidade e o CPF dos filhos do trabalhador que forem menores de idade. Os recursos serão partilhados e depositados na caderneta de poupança desses dependentes, que só poderão acessá-la após completarem 18 anos.

Fonte DN


Vaga prometida a Tasso Jereissati na Comissão de Assuntos Econômicos pode ficar com PMDB

O senador do PSDB já era tido como certo na presidência do CAE

    Vaga prometida a Tasso Jereissati na Comissão de Assuntos Econômicos pode ficar com PMDB
      Nada como o Carnaval para bagunçar tudo. Segundo o Estadão, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) pode ficar sem a vaga da presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado.Isso porque o PMDB não quer abrir mão da cadeira.



5 MESES DE SOFRIMENTO



Já são 5 meses de sofrimento para a família de Cleuvãnia Silva Oliveira, que desde o dia 30 de Setembro de 2016 estar desaparecida a mesma saiu de casa para seixar seu filho de apenas 4 anos na escola e não mais retornou para casa, segundo informações a mesma teria sido levada por uma mulher. Cleuvãnia  tinha no período 22 anos. 
A família estar aflita e pede a quem possa ter  noticias  dessa jovem entrar em contato com a família ou ligar para  a policia ou mesmo messamento para o  Walt zape.  Vamos ajudar essa família que estar sofrendo muito principalmente o filho dessa jovem que só tem 4 anos.

Blog Erivando Lima

PALHANO-CE PRISÃO POR ROUBO EM SÉRIE

Aconteceu hoje dia 01/03/2017 por volta das 01h00, foram vítimas de uma série de roubos que ocorreram sequencialmente, dos quais foram tidas como vítimas: A Sra. Maria Daniele Pereira, 28 anos, natural de Russas, solteira, residente , Planalto, Russas-Ce, da mesma foi roubada um celular de marca LG; O Sr. Pablo Richa Cabral da Fonseca, 27 anos, natural do município de Palhano/ce, solteiro, residente na  zona rural deste município, sem número, do mesmo foi levado um celular da marca positivo; O Sr. Francisco Roberto da Silva Santos, 31 anos, , natural de Palhano, residente no , centro da cidade de Palhano, da referida vítima foi roubada sua carteira com seus documentos e uma quantia em dinheiro não quantificada; O Sr. Francisco Romário da Silva Lima, 23 anos,  natural de Jaguaruana/CE,  deste foi levada uma pequena quantia em espécie. 

A composição da VTR CP 1571, após ser informada sobre os roubos realizou diligências nos locais informados pelas vítimas, e pelas características abordou dois suspeitos de nomes: Francisco Bruno da Silva Vieira, 25 anos,  natural de fortaleza/CE, Solteiro, residente no Sitio Irandé, zona rural de Russas e Daniel da Silva Nunes, 21 anos, Natural de Morada Nova, residente no Mutirão, Quadra 1,  Russas/CE os quais estavam de posse de celulares, carteiras e uma motocicleta Today de cor azul com placa HUK 2979. Os indivíduos foram trazidos ao destacamento onde foram reconhecidos pelas vítimas e dada voz de prisão por flagrante delito, os mesmos serão conduzidos a DRPC regional de Russas para os procedimentos cabíveis.

Blog Erivando Lima

JAGUARUANA-CE TENTATIVA DE HOMICIDIO POR ARMA BRANCA

Aconteceu ontem dia 27/02/2017 por volta das 18h50min, na localidade de Capoeiras, bairro Cardeais, Jaguaruana-CE, foi informado via 190 que, a pessoa de JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA, 59 anos de idade, casado, agricultor, residente no endereço acima, foi agredido com arma branca, atingido no lado esquerdo do peito, o mesmo foi conduzido ao hospital local pela equipe da Vtr 1541, que o indagaram do autor do delito mas não soube responder.

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE ROUBO DE MOTOCICLETA E CELULAR

Ontem dia 28/02/2017 por volta das 19h15 min, nas proximidades da Caiçara, Russas-CE, foi tomada de roubo a motocicleta HONDA/CG 150 SPORT, cor preta, ano 2005, placa JVN 7899, , e um aparelho de celular do condutor ,  natural de Russas-CE,  residente na Rua Miguel Matias, 160, bairro Catumbela, Russas-CE, por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta FAN 125 preta. Os PPMM DO RAIO 05 E RD 2776 atenderam a ocorrência e se encontram em diligencias. 

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE ROUBO DE MOTOCICLETA E DOCUMENTOS PESSOAIS

Aconteceu dia 28/02/2017 por volta das 19h45min, na Pitombeira I, zona rural de Russas-CE, foi vítima de roubo EDUARDO DA SILVA COSMO, nascido aos 04/09/1992, natural de Fortaleza-CE, , residente no endereço acima, quando trafegava em sua motocicleta HONDA/CG 150 TITAN ES, cor azul, ano 2007, placa HXW 4803, tendo seu cartão da Caixa Econômica Federal e sua habilitação subtraído por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta de dados não anotados, que fugiram tomando rumo ignorado. A ocorrência foi passada para as VTR’s de serviços para fazerem diligencias. 

Blog Erivando Lima


JAGUARUANA-CE HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO

Ontem  dia 28/02/2017 por volta das 19h20min, foi informado via 190, que havia acontecido um homicídio na Travessa João abreu, bairro lagoa, Jaguaruana-CE. Os PPMM  , foram até o local informado, e constataram o fato, feito diligências e acionado Perícia Forense. Informações que a vítima, GILSÉLIO DOS SANTOS CARLOS, nascido aos 26/07/1995, natural de Russas-CE, amasiado, desocupado, residente a Travessa João Abreu, 815, bairro lagoa, Jaguaruana-CE, teria sido alvejado por vários disparos de arma de fogo, chegando a óbito no local. Segundo informações, foram dois indivíduos usando capacetes, em uma motocicleta não identificada que, após cometer o crime, fugirão em rumo ignorado.

Blog Erivando Lima


Carnaval de 2018 será de 9 a 14 de fevereiro; saiba como a data é definida

Para quem já está pensando na folia do ano que vem e pensa em se programar, a terça-feira de carnaval em 2018 vai cair em 13 de fevereiro. A festa começa na quinta ou sexta-feira anterior, 8 ou 9 de fevereiro (a depender do local), e acaba na quarta-feira de cinzas, 14. Em algumas cidades, a festa prossegue extraoficialmente até além desta data.

Para saber como é calculada a data do carnaval, basta lembrar que a festa de Momo está diretamente relacionada com os festejos católicos da Páscoa. A folia termina sempre 40 dias antes do domingo de Ramos, que é o domingo que antecede a Páscoa. Da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, são 46 dias, período em que muitos cristãos fazem a Quaresma – um momento espiritual e de reflexão em que também fazem algum tipo de jejum.

A Quarta-feira de Cinzas representa, portanto, o primeiro dia da Quaresma Como a data é flutuante, a ela pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março. Já o domingo em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ou Páscoa, sempre acontece entre 22 de março e 25 de abril.

Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos acreditam que a ressurreição de Cristo ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao equinócio da primavera no hemisfério Norte. Por essa razão, no ano 325, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e decidiu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia após a chegada da primavera.

Assim, como o feriado da Páscoa é variável, a data do carnaval também segue essa mudança.

Quarta-feira de Cinzas não é feriado

Embora a maioria do serviços, comércio e estabelecimentos feche as portas entre sábado e parte da Quarta-feira de Cinzas, as datas não são feriados nacionais estabelecidos por lei federal.

Alguns municípios e estados possuem uma legislação própria para a questão. No Rio de Janeiro, a lei estadual 5243/2008 definiu a terça-feira de carnaval como feriado. Também existem capitais que transformaram a data em feriado municipal, como Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Agência Brasil


CARNAVAL ENCERRA COM 30 HOMICÍDIOS NO CEARÁ

Carnaval encerra com 30 homicídios no ceará das Seis horas da última sexta-feira (25) até às 20h de terça-feira.
Levantamentos feitos pelo Diário do Nordeste, com base em relatórios de ocorrências da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e apurações em locais de crime, mostram que 30 pessoas foram executadas no Estado, de 18h de sexta-feira (25) até às 20h de terça-feira. O resultado é parcial e os números oficiais ainda serão apresentados pela Pasta.
Homicídios em meio às comemorações do Carnaval

Alguns casos se deram em meio às comemorações de Carnaval, como em Beberibe, Santa Quitéria e Caririaçu. No tradicional Carnaval da Praia do Morro Branco, em Beberibe, um homem foi morto e outro ficou ferido à bala, na noite de segunda-feira (27). A vítima identificada como Wellington da Silva morreu ao ser atingida por um tiro.
Segundo a Polícia, ele estava na Arena dos Paredões, montada na praia, quando foi abordado pelo homem que desferiu os disparos. Um jovem que estava próximo foi ferido e socorrido. Silva não tinha passagens pela Polícia e as causas da morte estão sendo investigadas.

Em Santa Quitéria (a 230Km de Fortaleza), os eventos programados foram cancelados, depois que Iago Lima Oliveira, de 17 anos, foi morto por estrangulamento, durante uma festa, no sábado (25). Conforme o tenente-coronel Hermilson, comandante do 7º BPM, o adolescente se envolveu em uma confusão e sofreu um golpe popularmente conhecido como 'gravata'.
"Era uma briga generalizada. Um outro jovem deu a 'gravata' nele e quando soltou, o Iago não retornou mais", acrescentou o comandante. O suspeito foi identificado, mas não foi preso.

Em Caririaçu, (a 503Km de Fortaleza), Ricardo Araújo Vidal estava na Praça Padre Augusto, no Centro, em uma festa de 'paredões, quando foi executado, no sábado (25). Conforme o Destacamento local da PM, ele foi atingido por seis tiros. Os policiais afirmaram que a motivação do homicídio será investigada pela Polícia Civil.
Vitimas
Dentre os mortos estão também um deficiente físico alvejado à bala, na Travessa Chevalier, no bairro Joaquim Távora, na Capital; um suspeito de assalto morto por um sargento PM, na Praia de Flecheiras, em Trairi; um homem identificado como Lamarques de Jesus Correia Matos, que estava em um bar e depois de se desentender com seus companheiros foi morto a facadas por eles, no bairro Capoeira, em Caucaia; e Francisco Josaniel Silva Santos, executado a facadas pela cunhada, Maria Daiara Germano Santos, após discutir porque ela chegou embriagada em casa e quebrou alguns objetos.

No Álvaro Weyne, no último domingo (26), um jovem e um adolescente foram mortos e outro menor ficou ferido, em um tiroteio, na Rua Hipólito Pamplona. Já na segunda-feira (27), Aroldo Cabral Sampaio, suspeito de homicídios e roubos foi executado, em Ibicuitinga, com dezenas de tiros.

Ontem, houve três mortes no Ceará: Claudinei Henrique da Silva Nascimento, no Conjunto Boa Esperança, Maracanaú; Paulo Henrique da Silva Nascimento, em Nova Russas; e o corpo de uma mulher (não identificada), foi encontrado esquartejado, em um matagal, no Cambeba.

Os outros assassinatos do feriadão aconteceram em Tabuleiro do Norte; no Cais do Porto, na Capital; Salitre; Araturi, em Caucaia; Aracati; Jaibaras, em Sobral; Redenção; na BR-222, em Sobral; Guaraciaba do Norte; Mauriti; Álvaro Weyne, na Capital; Parangaba, na Capital; Parque das Nações, em Caucaia; Madalena; Acaracuzinho, em Maracanaú; Crato; Jaguaruana; e no Caça e Pesca, na Capital.


Prefeito é chantageado por criminosos, deixa a cidade e ameaça renunciar

O caso está sendo investigado no Município de São João do Jaguaribe, onde dois vereadores foram mortos no ano passado


O prefeito do Município de São João do Jaguaribe (a 220Km de Fortaleza), Acácio Chaves, deixou a cidade nesta quinta-feira (23) e pode renunciar ao cargo logo após o feriadão do Carnaval. Motivo: está sendo chantageado e ameaçado de morte por bandidos daquela região.

Segundo informações que circulam na cidade, além do prefeito, as ameaças e chantagens já atingiram várias pessoas dali, entre comerciantes, empresários e até simples aposentados. Criminosos, ainda não identificados, estariam exigindo quantias que chegam a até R$ 15 mil.

A mais recente investida dos bandidos foi o prefeito, que teria decidido de afastar das atividades temporariamente temendo por sua vida e a de sua família.  A Polícia já estaria investigando o caso.

Mortes

A violência em São João do Jaguaribe deixou, ao menos, dois vereadores mortos no ano passado. Crimes de pistolagem que ainda estão sendo apurados pelas autoridades.

O  primeiro crime ocorreu no dia 5 de setembro, quando o vereador e candidato à reeleição, José Elbio de Almeida Chaves, 39 anos, o “Elbinho”, filiado ao PPS, foi  morto, a tiros de escopeta calibre 12 e pistolas,  por pistoleiros, em pleno Centro da cidade.

Já no dia 27 de dezembro, o  vereador e presidente da Câmara Municipal de São João do Jaguaribe, Francisco Anaílde Chaves (PDT), presidente da Câmara Municipal de São João do Jaguaribe, também  foi assassinado em um crime com características de execução sumária, praticadas por matadores de aluguel (pistoleiros).

Veja  a lista completa dos políticos assassinados, neste ano, no Ceará:

1 – (4 de janeiro/2016) – Empresário e vereador do Município de Itarema, no litoral Oeste do estado (a 210Km de Fortaleza), José Marcondes Rodrigues (PRB), filiado ao PRB, é assassinado, a tiros, na Praia de Almofala, ao reagir a um assalto (latrocínio).

2 – (13 de abril/2016) – Vereador Antônio Chagas de Oliveira, 48 anos, filiado ao PTB é assassinado, a tiros, durante uma discussão política na porta de um bar na cidade de Catarina, na Região dos Inhamuns (a 394Km da Capital). Dias depois, a Polícia prendeu o assassino, Maike Evangelista Nascimento.

3 – (31 de julho/2016) – Vereador e ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Paraipaba (a 115Km de Fortaleza), Manoel Paulino Cavalcante, 62 anos, filiado ao PDT, foi morto a tiros na porta de casa, naquela cidade do Litoral Oeste do Estado. O crime teria sido uma vingança e não teve conotação política.

4 – (20 de agosto/2016) - Policial civil (inspetor) e candidato a vereador pelo Município de Quixeramobim, José Cláudio Nogueira, 51 anos, filiado ao PSB, é assassinado. O crime ocorreu na zona rural do Município de Senador Pompeu (a 273Km de Fortaleza). Posteriormente, a Polícia descobriu que os mandantes do assassinato foram a esposa da vítima e um amante dela. Os dois foram presos, juntamente com os pistoleiros.

5 – (5 de setembro/2016) – O  vereador e candidato à reeleição José Elbio de Almeida Chaves, 39 anos, o “Elbinho”, filiado ao PPS, é morto, a tiros de escopeta calibre 12 e pistolas,  por pistoleiros na cidade de São João do Jaguaribe (a 220Km de Fortaleza).  A Polícia desconfia de que o crime foi motivado por disputa política na região.

6 – (24 de setembro/2016) - Vereador e candidato à reeleição em Aiuaba, na Região dos Inhamuns (a 430Km da Capital), José Valmir de Sousa, 58 anos, filiado ao PSDB, é morto, a tiros, por dois pistoleiros no momento em que deixava o palanque onde participara de um comício na localidade de São Nicolau, na zona rural daquele Município. Logo em seguida, um filho dele matou um dos assassinos e feriu o segundo.  O crime teve motivação política.

7 – (27 de dezembro/2016) – O vereador e presidente ds Câmara Municipal de São João do Jaguaribe, Francisco Anaílde Chaves (PDT), presidente da Câmara Municipal de São João do Jaguaribe, é assassinado por pistoleiros.

8 – (21 de fevereiro/2017) – Vereadora Jucely Alves Arrais, 36 anos (PDT) é assassinada por pistoleiros na localidade Bom Nome, na zona rural do Município de Aiuaba. O crime ocorreu na residência de familiares.

Por FERNANDO RIBEIRO