-->

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Dois homens são presos e 2 menores são apreendidos com armas de fogo em Russas


Policia realiza prisão de 2 homens e apreensão menores e armamento na tarde desta sexta (29), em Russas

Uma equipe do BP Raio realizou por volta das 12h00, a prisão de dois homens e a apreensão de dois menores de idade no bairro do Moutirão, periferia de Russas. Na ação, os policiais apreenderam com eles, uma espingarda com quatro munições intactas, e um revólver cal. 38, com seis munições intactas. 

Os nomes ainda não foram divulgados a imprensa, pois os 4 foram encaminhados a Delegacia de Morada Nova para que fossem feitos os procedimentos cabíveis.

13 anos após crime, família de radialista morto no CE pede Justiça


Mais de 13 anos após o assassinato do radialista Nicanor Linhares Batista, em Limoeiro do Norte, distante a 194 km de Fortaleza, nenhum dos mandantes do crime foi condenado pela Justiça. Na busca por justiça, familiares e amigos do radialista assassinado denunciaram o caso em outdoors espalhados pelo município.

"A gente vem sofrendo com a impunidade ao longo de 13 anos. Os bandidos que o mataram já foram condenados ou mortos. No processo, o [acusado] do crime é o desembargador federal José Maria Lucena e a sua mulher, a ex-prefeita de Limoeiro do Norte, Arivan Lucena. Mandamos fazer seis outdoors pedindo justiça. Não atacamos ninguém. Para nossa surpresa, os seis amanheceram rasgados. Mandamos fazer mais seis, que também foram destruídos", desabafa Kennedy Linhares, filho do radialista assassinado.

Nicanor Linhares Batista era proprietário da rádio Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, e principal adversário da então prefeita Maria Arivan de Holanda Lucena. No seu programa diário, o "Encontro Político", ele fazia críticas à administração local e acusações de corrupção. Arivan era mulher do agora desembargador aposentado José Maria de Oliveira Lucena, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

Por causa das denúncias contras políticos da região, ele recebia frequentes ameaças de morte. Em 30 de junho de 2003, enquanto gravava o programa, a rádio foi invadida por duas pessoas, que atiraram diversas vezes em Nicanor e fugiram. O radialista foi atingido por 11 disparos e morreu na hora.

O assassinato do jornalista causou comoção. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) se manifestou sobre o crime e cobrou punição dos culpados. Foram apontados nove acusados pelo assassinato. Entre eles, a então prefeita Arivan de Holanda Lucena e o desembargador José Maria Lucena. Os dois  nunca foram a julgamento.


Os outros sete acusados foram pronunciados em 2006 pela juíza Luciana Teixeira de Souza, da 1ª Vara de Limoeiro do Norte, um deles morreu antes de ser julgado: José Roberto dos Santos Nogueira, suspeito de participação na morte do radialista foi morto pela polícia do Rio Grande do Norte. "Chico Orelha", como era conhecido, era réu no processo e morreu durante a fase de instrução. 

Condenados

Foram julgados e condenados pelo crime Francisco Lindenor de Jesus Moura Júnior (26 anos e seis meses de reclusão), Cássio Santana de Sousa (23 anos e seis meses), Francisco José de Oliveira Maia (oito anos e quatro meses), Nilson Osterne Maia (21 anos de prisão) e Otávio Viana de Lima (três anos de reclusão em regime aberto). Francisco Edésio de Almeida foi absolvido pelo Conselho de Sentença e José Vanderley dos Santos Nogueira aguarda julgamento. O ex-desembargador  e a mulher não foram a julgamento.

Outros dois dos envolvidos no crime contra o radialista foram assassinados, além de "Chico Orelha". Em 3 de julho de 2012, Nilson Osterne Maia foi encontrado morto no banheiro coletivo da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na Grande Fortaleza.

Em 30 de março de 2010, o ex-presidiário Francisco José de Oliveira Maia foi morto a tiros, em Limoeiro do Norte. "Dedé Fubica", como era conhecido, teria conduzido o veículo em que os assassinos de Nicanor fugiram após o crime.

Denúncia contra Lucena

Em 5 de dezembro de 2012, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), seguindo o voto da relatora da ação penal, ministra Laurita Vaz, recebeu denúncia contra o desembargador federal José Maria de Oliveira Lucena, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Ele é acusado de ser, juntamente com a mulher Maria Arivan, de ser o mandante do assassinato do radialista Nicanor Linhares.

A relatora considerou que a acusação deixa clara a existência de desavenças entre o acusado e a vítima, decorrentes dos diferentes interesses políticos locais. Na decisão, a ministra considerou que os depoimentos colhidos no inquérito servem como elementos indiciários das ameaças de morte, aptos a subsidiar a tese da acusação. 

Para a ministra relatora, estes testemunhos, aliados ao cenário delineado pela denúncia permitem concluir que há “fundados indícios da animosidade existente entre denunciado e vítima, bem como das sérias ameaças lançadas contra sua vida”.

Com o recebimento da denúncia, a Corte Especial ainda deliberou sobre o afastamento do desembargador do exercício do cargo no TRF-5. A maioria da Corte acompanhou a proposta da ministra Laurita Vaz, para quem há “notória incompatibilidade do exercício da atividade jurisdicional com a séria acusação irrogada ao réu”.

Como não foi alcançado o quórum qualificado de dois terços dos ministros, o desembargador Oliveira permaneceu no cargo. A Corte Especial é formada pelos 15 ministros mais antigos do STJ. O desembargador se aposentou em 30 de junho de 2015.


Com a aposentadoria de José Maria Lucena, os advogados de defesa entraram com um Agravo Regimental na ação penal pedindo que fosse transferida do Superior Tribunal de Justiça para o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) em virtude da perda do foro privilegiado do ex-desembargador. "Se ele não é culpado, como diz, por que não deixa o processo ir adiante e se defende?", questiona, Nicanor Júnior, filho do radialista.

G1/CE

19 celulares são apreendidos em revista feita na cadeia pública de Beberibe


Foi realizada uma vistoria na Cadeia Pública de Beberibe entre 15h e 17h da tarde desta quinta-feira (28). Nas celas foram encontrados pelos Policiais: 19 celulares, 06 chips, 23 carregadores, 12 fones de ouvido, 01 faca tipo peixeira, 04 serras, 01 tesoura, 01 máquina de tatuar artesanal e 26 gramas de substância similar a maconha.

Os celulares e chips foram levados pelo GASP para serem adotadas as devidas providências.

Com Informações do 1ºBPM

Cearense é preso no Rio de Janeiro pela PF por ataques a bancos


Um cearense foi preso, ontem, no Rio de Janeiro, em operação da Polícia Federal contra associações criminosas envolvidas em ataques a agências bancárias. O grupo seria liderado por um policial militar fluminense. Além disso, bandidos de Santa Catarina forneceriam treinamento para capacitar membros a utilizarem maçaricos e outros equipamentos para perfurar e roubar caixas eletrônicos.

As ações foram desenvolvidas em conjunto entre a Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Batizada de "Operação Segurança", os trabalhos visavam cumprir mandados de prisão preventiva contra nove pessoas no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

Conforme as apurações, o grupo seria suspeito de um esquema de arrombamento e furto de caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Os investigados são acusados dos crimes de furto qualificado e organização criminosa. A ação contou ainda com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Segundo as investigações, o grupo seria liderado pelo cabo PM Aldecir Ladeira Serafim, o "Bruno" ou "Papel", que recrutava comparsas de outros Estados , principalmente de Santa Catarina, com experiência neste tipo de crime. Através da radiofrequência da PM, o policial alertava aos demais criminosos do bando caso alguma viatura se dirigisse à agencia bancária alvo do furto.

Diário do Nordeste

Quadrilha explode banco em Parambu e foge para o Piauí


Uma explosão deixou uma agência bancária destruída na madrugada desta sexta-feira (29) na cidade de Parambu, a 405 Km de Fortaleza. Informações do 13º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área, dão conta de que pelo menos 15 homens, divididos em carros e motocicletas, tenham participado da ação.

Ainda segundo a Polícia, alguns dos envolvidos foram responsáveis pela invasão ao banco enquanto outra parte deles se dirigiu ao destacamento policial do município, impedindo que o crime fosse evitado. Após pelo menos três explosões no local, onde dois caixas eletrônicos teriam sido violados, os criminosos saíram em fuga. Eles teriam se dirigido à divisa com o Piauí.

Até então, não existem informações sobre os envolvidos. Reforços policiais foram solicitados ao 13º BPM, que se encontra em diligências para identificar os suspeitos do crime.

Diário do Nordeste

Ex-presidiário é assassinado a tiros dentro de sua residência em Limoeiro do Norte


Ex-presidiário é assassinado a tiros dentro de casa na noite desta quinta-feira (28), em Limoeiro do Norte.

A vítima, BRUNO SILVA DE OLIVEIRA, 27 anos, natural de Limoeiro, estava em sua residência na rua Raimundo Nonato da Silva, Bairro Antonio Holanda, quando por volta das 23h20min, dois homens chegaram em um carro de cor prata, arrombaram a porta da frente da casa, adentraram e desferiram aproximadamente dois disparos de arma de fogo, provavelmente espingarda, na cabeça da vítima, que veio a óbito de imediato no local.  Logo após o crime os acusados fugiram tomando rumo ignorado.

Ao tomarem conhecimento, os policiais militares da F.T.A. se deslocaram para o local, isolaram o local do crime até a chegada da perícia, e tentaram colher informações que levassem aos autores do crime. A PM informou que vítima havia saído da prisão à uns 15 dias atrás, o mesmo respondia pelo crime de Roubo, art.157 CPB.  

Com Informações do 1ºBPM

Vigilante tem sua moto e fardamento de trabalho tomados de assalto em Russas


Homem tem sua moto, documentos, celular e farda de trabalho, tomados de assalto por homens armados em Russas.

Um vigilante noturno, 23 anos, foi vítima de assalto a mão armada por volta das 12h00min desta quinta-feira (28), em Russas. Ele conta que trafegava em sua moto pela Travessa Joel Correia Lima quando já próximo a oficina do Borges, dois meliantes trafegando em outra moto de cor vermelha encostaram, e com uma arma renderam a vítima, subtraindo sua moto, uma HONDA/CG 125 FAN KS, 2009, cor preta, Placa: NQQ-0645, toda a sua documentação, celular e farda de trabalho, fugindo em seguida tomando rumo ignorado.

A Policia foi acionada e segue as diligencias no intuito de localizar e prender os indivíduos.

Com Informações do 1ºBPM

Dois jogos dão início ao Intermunicipal de Futsal Masculino na noite desta quinta em Russas


Teve início na noite desta quinta (28) o zonal da cidade de Russas da 1ª fase do 44º Intermunicipal de Futsal Adulto Masculino, na quadra coberta do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, centro de Russas. Campeonato que é realizado pela Federação Cearense de Futebol de Salão.

O zonal russano teve início as 19h00min, e contou com o cerimonial de abertura e em seguida a rodada inaugural da competição com dois jogos, além de um bom público. 

Jogos da noite já finalizados:
Tabuleiro 2 x 0 Morada Nova
Dakota/Russas 3 x 4 Jaguaribara

Em partida muito equilibrada e cercada de emoções o time da casa Dakota/Russas decepcionou sua torcida e estreou com derrota diante do selecionado de Jaguaribara pelo placar de 4 a 3.

Na outra partida da rodada, disputada na preliminar, o selecionado de Tabuleiro do Norte estreou bem e venceu a equipe de Morada Nova pelo placar de 2 a 0 com gols anotados pelo experiente Piliu.

A segunda rodada do zonal será disputada nesta sexta, 29, com mais dois jogos decisivos que já podem apontar os dois classificados a etapa seguinte da competição. Na preliminar, às 19h30min, jogarão Morada Nova e Jaguaribara, e logo em seguida, às 20h30min, Dakota/Russas tentará sua reabilitação contra a fortíssima equipe de Tabuleiro. Em caso de vitória de Jaguaribara e Tabuleiro, ambas já estarão garantidas na fase seguinte.

A rodada final acontecerá no sábado, 30, com os seguintes jogos: Jaguaribara versos Tabuleiro, às 19h30min; e Dakota/Russas contra Morada Nova, às 20h30min.


O zonal russano está sendo disputado por quatro equipes: Dakota/Russas (anfitriã), Morada Nova, Jaguaribara e Tabuleiro do Norte, que jogarão entre si e apenas as duas melhores avançarão. A competição é promovida pela Federação Cearense de Futsal.