-->

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Homem é preso com revólver após dizer que iria cometer um homicídio


Policiais do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) prenderam um homem por porte ilegal de arma, no bairro Demócrito Rocha, por volta das 22h desta sexta-feira, 12. A prisão seu deu após um soldado, também da Polícia Militar (PM), ter ouvido do suspeito que ele iria matar um desafeto. 

As informações são do tenente-coronel Andrade Mendonça, porta-voz da PM. Ainda segundo o oficial, após ouvir a ameaça, o soldado revistou o homem sem, no entanto, localizar nenhum objeto ilícito. O soldado foi, então, ao velório do Augusto Huebster Rabelo Félix, morto durante um assalto no Pici na manhã da sexta. Retornando ao bairro Demócrito Rocha, o PM se deparou, mais uma vez, com o homem e pediu à composição do BPRaio, que se encontrava próximo ao local, para revistá-lo novamente. Os policiais dessa vez encontraram com ele um revólver calibre 38.

O tenente coronel não tinha informações sobre a razão pela qual o homem disse que iria cometer o homicídio. Conforme relato do soldado que abordou o suspeito, ele apresentava sinais de distúrbios mentais, já que "não falava coisa com coisa". O suspeito foi encaminhado à delegacia.

O POVO Online

Na estreia pelo Nordestão, Fortaleza mostra superioridade e vence River-PI


O Fortaleza segue sem saber o que é perder em 2016. Embora tenha mostrado que ainda está em processo de evolução, o Leão fez valer sua maior qualidade técnica e venceu o River-PI por 3 a 0, na Arena Castelão, com gols de Eduardo, Anselmo e Pio.

Com o resultado, o Tricolor assume a liderança do Grupo D. O Fortaleza volta a campo na próxima quarta-feira, 17, para enfrentar o Sport, na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Nordestão. Neste domingo, 14, a equipe pernambucana enfrenta o Botafogo-PB no segundo jogo da chave.

A partida começou intensa. Mas, parecendo ainda estar em clima de ressaca do carnaval, o Fortaleza entrou em campo sonolento. Bastou enfrentar um adversário mais qualificado que os do Estadual para evidenciar problemas defensivos do time de Flávio Araújo. Foram muitas as falhas que proporcionaram chances reais de gol ao time piauiense. O Tricolor mostrou também fragilidades na criação ofensiva e na recomposição. Quando se lançava ao ataque dava muitos espaços para o River contra-atacar, que embora bem postado defensivamente, mostrava pouca qualidade ofensiva.

Mesmo com os defeitos, o Leão fez valer sua superioridade técnica. A melhora na produção veio com a entrada de Elias no posto de Daniel Sobralense, ainda na metade da primeira etapa. Mesmo assim, as melhores investidas eram pelos lados do campo. Pela esquerda Éverton arrancou em velocidade e cruzou para Eduardo apenas desviar para o gol. Do outro lado, Moacir também era bem acionado, mas o último toque era defeituoso.

No segundo tempo, de tanto a torcida pedir, Pio e Núbio Flávio vieram para o jogo e o time cresceu. Os dois atletas garantiram mais verticalidade ao time. Na primeira jogada, o atacante foi derrubado na área. Pênalti que Anselmo converteu. O próprio Anselmo fez boa jogada e serviu Pio, que sacramentou o placar. Com tudo sob controle, a equipe mandante passou a administrar melhor o domínio com troca de passes. Embora tenha vencido por um bom placar, é preciso saber que há aspectos a corrigir. 

Fortaleza
Erivelton, Moacir, Edimar, Max Oliveira, Jean Mota, Corrêa, Dudu Cearense (Pio), Éverton, Daniel Sobralense (Elias), Eduardo (Núbio Flávio) e Anselmo
Técnico: Flávio Araújo

River-PI
Naylson, Alex Santos, Paulo Paraíba, Rafael Araújo, Jadson, Amarildo, Thiago Dias (Toti), Gilson Tussi, Esquerdinha (João Paulo), Vanderlei e Fabinho (Diego Lira)
Técnico: Zé Teodoro

O Povo Online

Suspeito por morte de PM e idoso é preso no Pecém


O suspeito de matar o policial militar do Raio, Augusto Huebster Rabelo Félix, de 27 anos, nesta sexta-feira, 12, e do latrocínio contra um idoso de 83 anos, foi capturado no Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza.

A assessoria da SSPDS ainda não possui mais informações sobre a prisão do suspeito, mas ele deve ser levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os dois crimes aconteceram no Planalto Pici e Jardim Iracema, respectivamente.

Gabriel Alves de Lima, o "Biel", tem 20 anos e responde por tráfico de drogas. Ele foi identificado pela DHPP nesta sexta-feira, 12. 

A morte do policial ocorreu após ele reagir quando dois homens o abordaram em assalto. O soldado Félix reagiu e um dos suspeitos, Bruno de Barros, 21, foi morto.

As investigações da Polícia deram conta que o "Biel" também é responsável pela morte de José Vilemarde Freitas, 83, em um mercadinho.


O POVO Online

Indivíduos armados e de moto praticam assaltos em Russas


Nesta sexta-feira, dia 12, por volta das 12h40min, na rua Osmildo Moreira Maia, bairro Catumbela, Francisco Adailton Da Silveira, 61 anos, natural de Russas/CE, estava em sua residência quando foi surpreendido por dois indivíduos, um deles armado a revólver, que roubaram da vitima uma quantia de R$ 400,00 (quatrocentos reais em espécie) e em seguida tomaram rumo ignorado. Um dos suspeitos já foi identificado pela polícia, mas ainda não foi localizado.

Pouco tempo depois, por volta das 12h50min, na Av. Maria Ramalho, uma adolescente de 15 anos, foi abordada por dois indivíduos em uma moto Fan 125, cor preta, de placa HXY 1037, um deles armado à revólver que tomaram da vitima, um aparelho celular e fugiram tomando destino ignorado.

Com Informações do 1ºBPM

Homens presos por furto e receptação em Russas


Nesta sexta-feira, dia 12, por volta das 08h20min, na rua Cônego Agostinho, centro, foi preso Cleber De Sousa Lima, 66 anos, natural de Fortaleza/CE, o qual estava de posse de uma bicicleta cargueira de cor azul (nº do quadro 6163895), que havia sido furtada dias atrás, e pertence a Francisco De Assis Bezerra De Carvalho, 58 anos, natural de Aracati/CE. Com a prisão do receptador, PMs chegaram ao suspeito do furto, identificado como José Edson Dos Santos, vulgo Budida, 19 anos, natural de Russas/CE, onde em sua residência, foram encontrados outros dois quadros de bicicletas femininas, supostamente também furtados. O suspeito do furto juntamente com receptador, e o material recuperado, foram apresentados na DPC local para os procedimentos da Lei.

Com Informações do 1ºBPM

Professor suspeito de estuprar três meninas em sala de aula é preso


Um professor de uma escola municipal de Cajati, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, foi preso por ser suspeito de abusar sexualmente de, pelo menos, três alunas do 5º ano do ensino fundamental dentro de salas de aula da escola.

O docente é suspeito de levar meninas com idades entre 9 e 10 anos para uma sala vazia, durante o intervalo, exigir beijos na boca e colocar a mão nos órgãos genitais das vítimas.

O professor foi preso na última quarta-feira (10), após policiais civis cumprirem um mandado de prisão preventiva. O caso corre em segredo de Justiça.

Em contato com a reportagem do G1, Débora Cristina da Silva, mãe de uma das crianças que afirmam terem sido vítimas do professor, disse estar aliviada com a prisão do docente.

"Com essa decisão, todos podem ver que as crianças não estavam metindo. Muita gente falou que a minha filha estava "viajando na maionese". Na verdade, não estava com medo, e sim preocupada, pois ele trabalhava na mesma rua em que minha filha estudava. Agora, estou bastante aliviada", explica.

Ainda segundo a mãe da vítima, o exame de corpo de delito, realizado pelo feito pelo Instituto Médico Legal (IML), apontou que não houve penetração e não encontrou vestígios de semên na garota. No entanto, de acordo com Débora, isso não serve para atestar que não houve estupro. 

Minha filha passou por uma psicóloga, que atestou que ela havia sofrido o estupro. Também creio que agora, novas vítimas apareçam. Estava preocupado que não acontecesse nada com esse professor. Agora, espero que nenhuma mãe passe pelo sofrimento que passei", desabafa.

O suspeito foi encaminhado para a Cadeia Pública de Barra do Turvo, onde deve aguardar o julgamento.

Outro lado

Em entrevista ao G1, o advogado de defesa, que preferiu não se identificar, afirmou já ter feito o pedido de liberdade provisória do docente.

"O exame do IML deu negativo e as informações dadas pela mãe não estão claras. Conversei com o juiz e o promotor que cuidam do caso para que essa situação seja revertida", explica.

Ainda segundo o advogado, a mãe denunciante omitiu informações importantes e o professor abrirá um processo por calúnia e difamação contra ela.

"Na cidade, todo o clamor público está em favor do professor. Em momento nenhum ela contou que havia brigado com o professor antes da denúncia, um fator importante. Além disso, a Débora também foi atrás das mães, assustando elas com a situação", disse.


Do G1

Anvisa aprova mais um teste que detecta se pessoa já teve zika


A Anvisa aprovou mais um teste sorológico para detectar o vírus da zika em exames de sangue mesmo muito tempo após a infecção. O decreto, que será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda (15), permite a revenda do teste sorológico, capaz de verificar a presença de anticorpos para o vírus em 15 minutos, segundo a importadora Argoslab.

O teste, feito pela canadense Biocan Diagnostics, detecta tanto anticorpos contra a zika após a infecção como em sua fase aguda. "Trata-se de um ensaio imunocromatográfico capaz de detectar anticorpos IgG e IgM em amostras de sangue do paciente. Os anticorpos IgG permitem o diagnóstico pós-infecção e os do tipo IgM permitem a identificação da fase aguda da infecção", explica a Anvisa.

Do UOL

Adail desmente movimentação do governo de lançá-lo candidato à prefeito em Russas

O assessor especial do governo do Estado, deputado federal, licenciado,  Adail Carneiro(PHS) disse que em breve deverá se pronunciar publicamente na imprensa, sobre noticias que dão conta da pretensão do governador Camilo Santana(PT) de lançá-lo candidato à prefeito em Russas, o que foi desmentido por ele, dizendo não existir nenhuma articulação do governo nesse sentido, adiantando ainda que tudo não passa de boatos, numa tentativa de confundir a opinião pública, confirmando mais uma vez, não ter pretensões para disputa, e que segue firme para apoiar o nome escolhido pela oposição, .
Adail se refere a nota publicada no blog do jornalista, Roberto Moreira. 


Confira:



Deputado Adail Carneiro é o nome do Abolição para enfrentar Weber em Russas 



O Palácio da Abolição aposta na candidatura do deputado federal Adail Carneiro para enfrentar o prefeito Raimundo Weber que pleiteia a reeleição. Para o Abolição, Adail Carneiro é o nome que une toda oposição.



Adail Carneiro está no seu primeiro mandato de deputado federal e não pretende entrar na disputa, mas está sendo levado pelo governo.



Como deputado federal Adail Carneiro está se acostumando com a vida em Brasília e no Congresso Nacional. “Vou aguardar o governador e meu grupo político para depois me posicionar”, disse sobre seu futuro. Escreveu Roberto Moreira.

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Estado intensifica perfuração de poços em cidades com dificuldades de abastecimento


O Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense decidiu, nesta sexta-feira (12), intensificar a construção de poços profundos na área da bacia do Açude Vieirão, em Boa Viagem. Os primeiros poços perfurados naquela área apresentaram boas vazões e já estão sendo utilizados no abastecimento do município.

“Trata-se de uma opção interessante, que já se mostrou viável em outros municípios. Mesmo com quase 100 poços perfurados em Boa Viagem ainda não havíamos encontrado a vazão necessária para o abastecimento da população. Agora, com os poços no leito do açude, estamos mais esperançosos”, disse o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, ao final da reunião.

Além de Boa Viagem, também serão feitos estudos geofísicos (alocações) e construídos novos poços, nos municípios de Jaguaruana (já na próxima segunda-feira), Deputado Irapuam Pinheiro, Ererê, Granjeiro, Umari, Pedra Branca, Piquet Carneiro, São Luís do Curu, e Tamboril.

O acompanhamento do cenário hídrico nas mais diversas comunidades do estado é feito semanalmente na reunião do Comitê de Monitoramento, que acontece no Palácio da Abolição, sob o comando do secretário-chefe de gabinete do Governo, Élcio Batista. Os encontros também são monitorados de perto pelo governador Camilo Santana. Nesta sexta (12), o grupo discutiu o andamento de obras de poços e adutoras espalhadas por todo o território. “Com o nosso esforço integrado, estamos conseguindo contornar situações mais delicadas, como as dos municípios de Quixeramobim, Salitre, Ibicuitinga, entre outras.

Participaram também da reunião do Comitê de Monitoramento o secretário-executivo dos Recursos Hídricos, Neném do Cazuza; o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias; o superintendente da Superintendência do Obras Hidráulicas (Sohidra), Yuri Castro; além de diretores, gestores e técnicos da Sohidra, SRH, Cogerh e Cagece.

Com Secretaria de Recursos Hidricos

Corte provisório no Orçamento chega a R$ 7,7 bilhões no Poder Executivo


Apesar de o governo ter adiado o contingenciamento definitivo do Orçamento para março, o decreto que introduziu a programação financeira para o primeiro trimestre estabeleceu um corte provisório de R$ 7,7 bilhões nas despesas discricionárias (não obrigatórias) dos ministérios e dos demais órgãos do Poder Executivo. O número foi obtido pela Agência Brasil com base nos valores divulgados pelo Ministério do Planejamento.

Para os três primeiros meses do ano, o governo limitou os gastos discricionários do Poder Executivo a R$ 15,407 bilhões, o que equivale a 3/18 do estimado para 2016. Caso não houvesse corte, a despesa de janeiro a março totalizaria a 3/12: R$ 23,110 bilhões.

O decreto fixou ainda as metas quadrimestrais de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – para o Governo Central (Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social). Da meta total de R$ 24 bilhões estabelecida para o ano inteiro, o governo deverá economizar R$ 8,87 bilhões até o fim de abril e R$ 13,883 bilhões até o fim de agosto.

Esses valores, no entanto, funcionam como uma recomendação porque o governo pode economizar menos em um quadrimestre, desde que aumente o esforço fiscal em outro. Para a Previdência Social, o decreto estima déficit de R$ 129,8 bilhões. O valor é o mesmo aprovado no Orçamento Geral da União.

O novo decreto com o limite de gastos foi publicado nesta sexta-feira (12) à noite em edição extraordinária do Diário Oficial da União. O teto de 3/18 valerá até março.Esta é a segunda vez no ano que o governo estabelece os limites para empenho de valores pelos órgãos, fundos e entidades do Poder Executivo, que só poderão empenhar despesas até o limite especificado.

A limitação ficará valendo até que a presidenta Dilma Rousseff e a equipe econômica estabeleçam o valor do contingenciamento que será aplicado nas contas do governo em 2016.

Agência Brasil

TRE divulga pauta com julgamento de cassação de Camilo para segunda-feira


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgará, na próxima segunda-feira (15), a ação de investigação Judicial Eleitoral que pode cassar o mandado do governador Camilo Santana (PT) e da vice Izolda Cela (PDT) por uso da máquina pública para eleição do petista em 2014. O órgão também quer a inelegibilidade por um período de oito anos para Camilo, Izolda e Cid Gomes. 

O Ministério Público alega que o ex-governador Cid Gomes (PDT) utilizou o cargo para eleger o aliado e vai apresentar um parecer sobre o caso de 80 páginas, das quais 30 são com postas por tabelas e gráficos mostrando que 70% dos convênios foram firmados entre os dias 1º e 7 de julho de 2014, “deixando de cumprir várias formalidades, inclusive realizando imediato repasse”.

A ação deveria ter sido julgada no dia 2 de fevereiro, porém foi adiada para o proximo dia 15, segunda-feira.

Confira, na íntegra, a pauta do TRE.

Ceará News

MP-CE expede recomendação para que município de Madalena respeite Lei de Responsabilidade Fiscal


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Madalena, expediu, na última quinta-feira (11), recomendação destinada ao prefeito do Município de Madalena para que seja respeitado o limite orçamentário estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal no que diz respeito ao gasto com pessoal.

De acordo com a promotora de Justiça responsável pelo procedimento, Alessandra Loreto, desde 2013, o Município de Madalena tem ultrapassado o limite de gasto com pessoal permitido em lei.

“O Município de Madalena passa por crise administrativa e financeira incompatíveis com o aumento de gastos públicos de toda ordem. Isto já foi, inclusive, sinalizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios que atestou que já foi ultrapassado o limite total das despesas com pessoal frente a receita corrente líquida do Poder Executivo Municipal de Madalena”, explica.

Segundo ela, o objetivo da iniciativa é fazer com que o Município se abstenha de formalizar gastos que impliquem na criação de cargo, emprego ou função, bem assim, o provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores da área da educação, saúde e segurança.

O prefeito, Zarlul Kalil Filho, e todos os secretários municipais de Madalena foram afastados dos cargos em novembro de 2014, como medida da Operação Caixa Preta, que investigava fraudes em licitações realizadas pelo Município em 2013 e 2014 e que somam quase R$ 7 milhões. Zarlul Kalil Filho retornou ao cargo em junho de 2015, mas não tomou as medidas necessárias de adequação aos limites de gasto com pessoal impostos pela lei.

Monólitos Post

Prefeita de Jati é alvo de ação do MPCE por omitir lista de pagamento


A prefeita de Jati, Maria de Jesus Diniz Nogueira, conhecida como Neta (PR), é acusada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) de improbidade administrativa por não fornecer dados sobre pagamentos a servidores públicos da Prefeitura. Segundo o MPCE, as informações seriam fundamentais para investigação sobre nomeação de familiares para cargos na gestão. A ação foi ajuizada na dia 3 de fevereiro pelo promotor de Justiça Emerson Maciel Elias e divulgada nesta sexta-feira, 12. 

 A ação do Ministério Público pede a suspensão dos direitos políticos da prefeita por cinco anos, o pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o poder público, receber benefício, incentivos fiscais, dentre outros, pelo prazo de três anos. Em 2015, o MPCE havia solicitado à prefeita as cópias das folhas de pagamento dos servidores públicos de Jati referentes ao período de janeiro a setembro do ano passado. O pedido foi reiterado após ausência de resposta, mas novamente não houve manifestação da gestora.

O MPCE investiga ato ímpobro da gestora ao nomear cônjuges, companheiros ou pessoas com vínculo de parentesco consaguíneo, em linha reta ou colateral ou por afinidade até o terceiro grau com o detentor de mandato eletivo ou com servidor em cargo de direção, chefia ou assessoramento. Para o promotor, a prefeita atentou contra o princípio da publicidade dos atos estatais e violou os princípios constitucionais da probidade e da moralidade administrativa. 

A imprensa entrou em contato com a Prefeitura de Jati, mas foi informado de que o expediente se encerrou pela manhã e não havia possibilidade de resposta.

Clãs políticos

Os chamados clãs políticos comandam pelo menos 83 prefeituras no Estado - 45% do total de municípios. Os dados são de 2013, primeiro ano de mandato dos atuais gestores, e constam em tese de doutorado do cientista político Venuccio Pimentel. Ele colheu dados de 1.500 municípios do Nordeste e descobriu que 43% deles possuem um ou mais parentes de prefeitos como secretários das principais pastas: saúde, educação e assistência social. Jati, no entanto, não consta na pesquisa. 

O POVO Online

Ceará confirma 280 casos de dengue; Fortaleza concentra cerca de 60%


O Ceará confirmou 280 casos de dengue nesta sexta-feira, 12, por meio do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Fortaleza concentra cerca de 60% dos casos, com 167 confirmações da doença. São investigados ainda 712 casos suspeitos.

Conforme o relatório, foram confirmados casos em 18 das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e em 39 municípios. Em relação à faixa etária, 21,8% dos casos confirmados tinham de 20 a 29 anos, até o momento em 2016.

Também foram notificados sete casos de formas graves da doença, sendo quatro confirmados para Dengue Com Sinais de Alarme (DCSA). Permanecem em investigação três casos de dengue grave que evoluíram para óbito, ocorridos nos municípios do Crato, Fortim e Maracanaú.

No ano passado, o Ceará confirmou 72 mortes por causa da dengue. Destes, 32 ocorreram em Fortaleza. No último dia 15 de janeiro, o Estado recebeu mais de R$ 6,9 milhões em investimento para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus.

O POVO Online