-->

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Planalto adia corte de três mil cargos comissionados


O Palácio do Planalto decidiu adiar o corte de três mil cargos comissionados anunciado pela presidente Dilma Rousseff como parte da reforma administrativa. A ideia é esperar passar este momento de crise para desencadear a dispensa de pessoal. A avaliação é de que isso poderá abrir novo flanco de insatisfação da base parlamentar no Congresso, em um momento em que o governo busca evitar o impeachment da petista.

Ainda não há nova data fixada para a extinção dos cargos, tecnicamente chamados de Direção e Assessoramento Superior (DAS).

Neste momento, o Palácio do Planalto discute com os partidos as nomeações de segundo e terceiros escalões, após a reforma ministerial que extinguiu pastas e ampliou a presença do PMDB na Esplanada dos Ministérios. A liberação dos cargos é uma das exigências dos partidos para garantir o apoio da base governista à presidente, que está ameaçada pela possível abertura de um processo de impeachment.

Para assessores de Dilma, seria temerário anunciar a demissão de possíveis afilhados de políticos que ocupam DAS quando o governo está justamente tentando reconstruir a sua base parlamentar.

Pelo anúncio inicial, o governo esperava economizar R$ 200 milhões com o corte de três mil dos 22,6 mil cargos comissionados, com a extinção de ministérios e de 30 secretarias.

A reforma, contudo, segue onde não afeta muito a política. Viagens de primeira classe bancadas com dinheiro público passaram a ser, desde ontem, exclusividade do presidente e do vice-presidente da República. Em viagens de trabalho, os ministros e os comandantes das Forças Armadas, que antes tinham direito a essa regalia, só poderão embarcar agora na classe executiva. Todos os demais agentes públicos e dependentes só terão direito a bilhetes da classe econômica. A medida foi publicada ontem em decreto no Diário Oficial da União.

Transporte

O governo federal também restringiu o uso de carros oficiais a ministros e chefes das Forças Armadas. A norma diz que dirigentes máximos de autarquias e fundações, ocupantes de cargos comissionados, chefes de gabinete de ministros e dirigentes estaduais ou regionais de órgãos da administração pública federal, que tinham direito ao uso individual de carros oficiais, só poderão usar “veículos de transporte institucional de modo compartilhado”.

Segundo o Ministério do Planejamento, 280 pessoas perderão direito ao uso exclusivo de veículos oficiais. A regra se aplica a presidentes de todas as agências reguladoras – como a Aneel (energia), ANS (saúde), Anatel (telecomunicações) e Anvisa (vigilância sanitária) -, reitores de universidades federais, presidentes do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outras autarquias.

Dilma manteve o privilégio do uso de carros oficias para familiares do presidente e do vice “se razões de segurança o exigirem” e para ocupantes de cargos de natureza especial, como ministros de Estado.

O Ministério do Planejamento informou que, no curto prazo, a previsão é de que haja compartilhamento dos carros entre os ministérios.

Na terça-feira, o governo também fixou medidas para reduzir em 20% despesas com a contratação de bens e serviços e com o uso de telefones corporativos. Foi limitado a R$ 500 o valor que ministros poderão gastar por mês com a conta de celular.

Estadao Conteúdo

Garoto de 4 anos morre atingido por bala perdida em guerra de traficantes


Uma criança de apenas 4 anos de idade tornou-se a mais recente vítima da “guerra” entre traficantes das comunidades do Lagamar e  da Aerolândia, em Fortaleza.  O garoto foi atingido por um tiro na cabeça durante um tiroteio ocorrido na noite de quarta-feira (14).

O  caso ocorreu na Travessa Sousa Pinto, paralela ao Canal do Lagamar, local onde já ocorreram vários assassinatos nos últimos meses. Conforme informações da Polícia, bandidos ocupantes de um Fiat Strada prata chegaram no local, por volta de 23 horas, e sacaram suas armas. Eles abriram fogo contra um homem que se encontrava na porta de casa junto com seus filhos pequenos.

O homem que seria o verdadeiro “alvo” dos atiradores, identificado apenas por “Loló”, foi baleado na perna. Seus dois filhos também foram feridos, um deles, o menos, com um disparo de pistola na cabeça.

Os três foram socorridos pela Polícia para o Instituto Doutor José Frota, onde a criança mais nova acabou falecendo pouco tempo depois de dar entrada no setor de Emergência Pediátrica. O pai e o irmão permanecem internados.

Com a morte do garoto, subiu para 39 o número de pessoas mortas por conta dos conforntos armados nas duas comunidades atingidas pela “guerra” do tráfico.

Veja  a lista dos mortos, neste ano, na “guerra” do tráfico Lagamar x Aerolândia:

JANEIRO
01 (03/01) – Antônio Estácio Cunha (bala) – Avenida do Canal (Aerolândia)
02  (07/01) – Francisco Diogo Alves Cavalcante (bala) – Av. Borges de Melo (Aerolândia)
03  (14/01) – Yuri Sousa Barbosa (bala) – (Av. Borges de Melo (Aerolândia)
04  (21/01) – Edvando Santos Barros (bala) – Rua Fiscal Vieira (Tauape)
05  (31/01) – Alif Altino do Nascimento (bala) – Rua Capitão Aragão (Aerolândia)
FEVEREIRO
06  (03/02) – Felipe Magno Muniz Leite (bala) – Rua José Busson (Aerolândia)
MARÇO
07 (08/03) – Edivanilson Ferreira Farias (bala) -  (São João do Tauape)
08 (18/03) – Anderson Silva Barbosa (bala) – Rua Capitão Uruguai (Aerolândia)
09 (27/03) – Corpo sem identificação/masculino (bala) – Rua do Trilho (Lagamar)
10 (30/03) – Corpo sem identificação/masculino (bala) – Rua do Trilho (Lagamar)
ABRIL
11 (19/04) – Rafael Bruno Vieira do Nascimento (bala) – BR-116 (Aerolândia)
12 (29/04) – Luís Ribeiro Pereira (bala) – Travessa Rossini (Lagamar)
MAIO
13  (05/05) – Corpo sem identificação/masculino (bala) – Avenida do Canal (Aerolândia)
14  (28/05) – Corpo sem identificação/masculino) – Rua do Trilho/Via Férrea (Tauape)
JUNHO
15 (06/06) – Francisco Jucieudes Alves de Queiroz (bala) – Rua Evaristo Reis (Tauape)
16 (14/06) – Luís Ricardo de Sousa (bala) – Rua Capitão Olavo (Aerolândia)
17 (28/06) – Antônio da Silva Oliveira (bala) – Travessa Boa Esperança (Lagamar)
JULHO
18 (01/07) – José Denilson da Silva Brito (bala) – Avenida Pontes Vieira (Tauape)
19 (08/07) – Manuel Cândido Xavier Filho (bala) – Rua Ana Gonçalves (Pio XII)
20 (12/07) – Rubens Câmara do Nascimento (bala) – Av. Monsenhor Salazar (Tauape)
21 (12/07) – Sócrates Almeida de Sousa (bala) – Rua Floro Bartolomeu (Tauape)
22 (24/07) – Juan William da Silva Oliveira (bala) – Avenida do Canal (Lagamar)
AGOSTO
23 (02/08) – Francisco de Sousa Sales Neto (bala) – Rua Fiscal Vieira (Tauape)
24 (04/08) – Renan James Morais Xavier (bala) – Avenida do Canal (Lagamar)
25 (10/08) – Adriano Martins Braga (bala) – Avenida Raul Barbosa (Aerolândia)
26 (24/08) – Francisco de Assis Sousa Neto (bala) – Rua Fiscal Vieira (Tauape)
27 (25/08) – Francisco Henrique Silva Rodrigues (bala) – Rua Sousa Pinto (Aerolândia)
SETEMBRO
28 (12/09) – Kelyanne Maria Barros de Sousa (bala) – Travessa Sousa Pinto (Aerolândia)
29 (16/09) – Lucas Fernandes Barbosa de Sousa  (bala) – Avenida Raul Barbosa (Aerolândia)
30 (17/09) – Fernando Augusto dos Santos Sena (bala) – R. Ana Gonçalves/Via Férrea (Pio XII)
31 (17/09) – Francisco Jucieude Alves Queiroz (bala) – Rua Ana Gonçalves/Via Férrea (Pio XII)
32  (19/09) – Corpo sem identificação/masculino – Avenida do Canal (Aerolândia)
33 (20/09) – Carlos Augusto Pinto Mendonça (bala) – Rua Capitão Olavo (Aerolândia)
34 (20/09) – Luiz Martan da Silva (bala) – Rua Frei Vidal (Lagamar)
35 (21/09) – Corpo sem identificação/masculino (bala) – Avenida do Canal (Lagamar) 
36 (23/09) – Carlos Henrique da Silva Brito (bala) – Rua Frei Vidal (Tauape)
37 (23/09) – Corpo sem identificação/masculino (bala) – Rua Larga (Aerolândia)
38 (27/09) – Natanael dos Santos Fernandes (bala) – Via Expressa (Cocó)
OUTUBRO
39 (14/10) – Criança de 4 anos de idade (bala) – Travessa Sousa Pinto (Aerolândia)

Blog do Fernando Ribeiro

Delegado Protógenes Queiroz é demitido da Polícia Federal


“O Ministério da Justiça demitiu o delegado Protógenes Queiroz, que comandou a famosa Operação Satiagraha e também foi deputado federal. Segundo portaria publicada nesta quarta-feira (14/10) no Diário Oficial da União, ele foi obrigado a deixar o cargo por “prevalecer-se, abusivamente, da condição de funcionário policial”, revelar “segredo do qual se apropriou em razão do cargo” e “praticar ato lesivo da honra ou do patrimônio da pessoa, natural ou jurídica, com abuso ou desvio de poder”.

A demissão, noticiada pela revista Época, ocorre logo depois que transitou em julgado condenação de Protógenes por irregularidades nas investigações da satiagraha, deflagrada em 2008 contra o grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. O Supremo Tribunal Federal manteve parte de sentença que o considerou responsável por vazar informações sigilosas para concorrentes do banqueiro e para a imprensa. Durante as investigações, o delegado foi presenteado com pelo menos três imóveis luxuosos em locais valorizados como Guarujá (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Niterói (RJ).

Entre as descobertas espantosas do caso está a de que a quantia de 1 milhão de reais que Protógenes apresentou à imprensa como sendo prova do suborno tentado por Dantas foi mera encenação. Hugo Chicaroni, apontado como emissário do banqueiro para corromper a polícia era, na verdade, um amigo do delegado colocado por ele na cena do crime. Depois que a trama foi desmascarada, Chicaroni ingressou com ação na justiça federal pedindo de volta o tal milhão, alegando que a quantia lhe foi dada pela Telecom Itália — empresa que disputava com Dantas o controle da Brasil Telecom.

O Ministério da Justiça não divulgou detalhes da decisão até a publicação desta notícia. Em seu perfil no Twitter, o ex-deputado e agora ex-delegado lançou uma petição para ser “anistiado”. A operação satiagraha foi anulada em 2011 pelo Superior Tribunal de Justiça. A 5ª Turma considerou ilegal a convocação de arapongas.”

Site Consultor Jurídico

Polícia Federal desarticula rede no Ministério da Pesca e Ibama que permitia a pesca ilegal


“A Polícia Federal (PF) desarticulou hoje (15) uma rede que atuava no Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília e Santa Catarina, e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Santa Catarina, para concessão de permissões ilegais para pesca industrial, emitidas pelo ministério. A Operação Enredados contou com o apoio do Ibama.

Foram cumpridos 61 mandados de busca e apreensão, 19 mandados de prisão preventiva e 26 de condução coercitiva em Brasília, São Paulo, Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; Rio Grande, no Rio Grande do Sul; Florianópolis, Laguna, Itajaí, Camboriú e Bombinhas, em Santa Catarina; Natal, no Rio Grande do Norte; Belém e São Félix do Xingu, no Pará. A ação conta com 400 policiais federais e 20 servidores do Ibama.

Segundo a PF, servidores públicos, armadores de pesca, representantes sindicais e intermediários integravam a organização investigada por atos de corrupção, tráfico de influência e advocacia administrativa. Além de licenciar embarcações irregulares, que não possuíam requisito para obter a autorização, a rede também colocava empecilhos para embarcações aptas, com o objetivo de pressionar os proprietários dos barcos a pagar propina.

Um dos fatos investigados pela PF envolveu o licenciamento para pesca da tainha na safra deste ano. Os criminosos chegaram a cobrar R$ 100 mil por embarcação para emissão de permissão de pesca, sem observância dos requisitos legais.

Além da pesca ilegal, a investigação, a cargo da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da PF, identificou também fraudes em documentação para inserir o pescado sem origem no mercado.”

Agência Brasil

Governo do Estado envia nesta quinta-feira para a Assembleia a proposta do orçamento 2016


A Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado encaminhará, nesta quinta-feira, a proposta do Orçamento Estadual 2016. A proposta tem previsão total de R$ 24,3 bilhões e priorizará a área social e investimentos nos planos da infraestrutura e combate à seca.

“Serão destinados desse total R$ 4,9 bilhões para investimentos”, informou para o Blog o líder do Governo na Assembleia, Evandro Leitão (PDT). A proposta traz um crescimento de 3% em relação ao ano de 2015.

De acordo com Evandro, gastos com pessoal e encargos da folha correspondem a R$ 9,8 bilhões, sendo R$ 7 bilhões recursos do Tesouro Estadual. Portanto, um incremento de 9,3% comparado a 2015.

Blog do Eliomar

Levy teria dito que Governo trabalha em favor do Ceará


O ministro da Fazenda Joaquim teria respondido ao deputado federal Moroni Torgan (DEM-CE) que o Governo Federal está trabalhando em favor do Hub da Latam ser instalado no Ceará. A informação partiu do blog do jornalista Jamildo Melo, do site NE10, de Recife (Pernambuco). Depois, repercutiu em outros blogs.

O investimento da empresa aérea vai adicionar cerca de R$ 9,9 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) do município escolhido em cinco anos. Por isso, o empreendimento é fruto de especulações e disputas políticas. 

As cidades de Recife, Fortaleza e Natal disputam o investimento da Latam, estimado em até US$ 1,5 bilhão. Em favor do Ceará, a infraestrutura do Aeroporto Pinto Martins, que está em ampliação, e o Acquario Ceará, equipamento que gera polêmica, mas está em construção.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, disse não acreditar que o ministro tenha feito a afirmação nem que essa afirmação seja verdadeira, configurando um jogo de cartas marcadas.

“Em todo caso, cabe ao governo Dilma responder. O colega dele, o ministro Armando Monteiro Neto (PTB) ou o líder do governo no Senado Humberto Costa (PT).”

O POVO reouviu os áudios das falas do deputado Moroni Torgan e todas as falas do ministro Joaquim Levy. Não há falas afirmando o trabalho do Governo Federal em favor do Ceará para o Hub da Latam.

Levy tratou da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), uma nova estrada de ferro que a presidente Dilma Rousseff inaugurou recentemente e de impostos para fortunas. "Estamos concentrados em fazer passar o imposto sobre grandes fortunas no exterior. Uma parte significativa está lá. É uma lei muito bem construída. Vai trazer segurança para quem aceitar o programa e não dar um incentivo errado para quem cumpre suas obrigações".

Levy nega
Levy negou em reunião da comissão geral na Câmara dos Deputados, logo em seguida, que o Governo esteja trabalhando em favor do Ceará para o equipamento da empresa aérea. Deputados de Pernambuco e do Rio Grande do Nordeste pediram explicação.

O ministro explicou que respondia a uma pergunta de Moroni e comentou que, com a privatização do Aeroporto Pinto Martins, aquele terminal se tornará um verdadeiro Hub de Turismo. “O Estado do Rio Grande do Norte fez o mesmo no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e agora chegou a vez do Ceará”, explicou o Ministro.

O Povo Online

Homem morre e criança fica gravemente ferida em acidente na BR-020

Uma colisão lateral entre uma motocicleta e um caminhão deixou um morto e um ferido, na manhã desta quinta-feira, 15, no km 422,3 da BR-020, em Maracanaú, 24,6 km de Fortaleza. O motociclista André Filomeno de Paula, 36 anos, morreu no local, próximo ao 4° Anel Viário, e o menino de dez anos, Wesley Fernandes, ficou gravemente ferido.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidentes foi registrado às 8 horas da manhã, e o motorista do caminhão tentou fugir. Após ser localizado pela Polícia Militar, o condutor do caminhão foi levado ao 29° Distrito Policial (DP), onde deve prestar depoimento.

Um helicóptero do Ciopaer foi encaminhado ao local para resgatar o ferido. O Corpo de Bombeiros de Maracanaú enviou equipes para o acidente, que até às 10 horas ainda estava em atendimento, conforme o subtenente Emanuel. Veja o vídeo:


O Povo Online

Roubo à estabelecimento comercial em Russas


Nesta Quarta, 14, por volta das 11h50min, na rua Raimundo Alves, Flores, Russas-CE, mais precisamente na farmácia São Lucas, VANIA VALMARIA LUCAS DA FONSECA 29 anos, casada, funcionaria de caixa da farmácia, natural de Russas-CE, residente em Flores, foi surpreendia por 02 indivíduos armados com pistolas, que a renderam e levaram perfumes diversos e um valor em dinheiro não informado e se evadiram numa moto Honda Bros de cor preta. Policiais Militares compareceram no local e passaram a diligenciar, contudo sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Suplente de deputada Guida Maia manifesta gratidão ao governador pelo IML

Dr. Paulo Bessa ao lado do Dr. Maximiano Chaves em visita ao terreno onde será construído o prédio do Núcleo de Pericia Forense no dia 19 de julho de 2011 

A suplente de deputada estadual pelo PC do B, Guida Maia, utilizou sua conta no Facebook para manifestar seu agradecimento ao governador Camilo Santana(PT) por atender ao anseio da população de Russas, com o inicio em breve da construção do Núcleo de Pericia Forense do Vale do Jaguaribe, que deverá atender a população no tocante a Medicina Legal, Perícia Criminal, Identificação Civil e Criminal e Laboratório Forense, funções de competência da Pefoce.

Guida relembrou a luta de seu marido o médico Paulo Augusto Campelo Bessa(PT), que sempre esteve na mobilização pela instalação no município do Instituto Médico Legal(IML) e quando o mesmo assumia interinamente a prefeitura, quando era vice do empresário Raimundo Cordeiro de Freitas(PSD) coube a ele receber recepcionar o Perito Geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Dr. Maximiano Chaves, que visitou o terreno que será edificado o equipamento, no dia 19 de julho de 2011, já em setembro a câmara municipal já aprovava a doação do terreno de acordo com projeto de lei de autoria do gabinete do prefeito Raimundo Cordeiro.

Na última terça-feira(13), Dr. Maximiano esteve pessoalmente no Hospital e Casa de Saúde de Russas para informar da decisão do governo do estado de iniciar as obras nos próximos dias, motivando o agradecimento público da suplente de deputada, Guida Maia.


falecomricardotorres.blogspot.com.br

Dois deputados do Ceará assinaram pedido de cassação de Eduardo Cunha


Dos 22 deputados do Ceará, apenas dois assinaram representação pela cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. São eles o deputado Leônidas Cristino (Pros) e a deputada Luizianne Lins (PT). O documento foi entregue ao Conselho de Ética na terça-feira, 13.

Levantamento feito junto aos parlamentares cearenses na última semana, mostrou que maioria da bancada ameniza denúncias contra Cunha. Na ocasião, somente Leônidas defendeu abertamente o afastamento do presidente. 

Um dos mais poderosos integrantes do PMDB, Eduardo Cunha tem sido foco de uma série de denúncias e acusações de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro e de corrupção passiva.

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSB-BA), previu nesta quarta-feira, 14, que o processo de cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve ser julgado pelo colegiado até o fim deste ano. O parlamentar também informou que entregará ainda nesta quarta à Mesa Diretora o pedido protocolado nessa terça, 13, pelo PSOL e Rede, pedindo a cassação de Cunha por quebra de decoro parlamentar.

O POVO Online

Bancada do Ceará destina R$180 milhões para projeto do Cinturão das Águas


A Bancada Federal do Ceará na Câmara dos Deputados reunida nesta quarta-feira, (14), definiu as emendas para os projetos importantes para a Capital e para o Estado para o Orçamento de 2016. De acordo com Coordenador da Bancada, Deputado José Airton Cirilo (PT-CE), a prioridade é a questão hídrica.

O papel do coordenador foi de apresentar um conjunto de propostas e a prioridade do governo e elencar as ações prioritárias para 2016, junto aos deputados e senadores.  Foi definida como prioridade a destinação do valor de R$180 milhões para o Cinturão das Águas, neste sentido foi definida como uma emenda impositiva.

O projeto do Cinturão das Águas prevê a construção de 1,3 mil quilômetros de canais, sifões e túneis que levarão água para 12 bacias hidrográficas do Ceará. O primeiro trecho da obra que vai expandir a oferta de água nas regiões mais secas do estado está orçado, de acordo com o Ministério da Integração Nacional, em R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,1 bilhão de recursos federais e os R$ 393,5 milhões restantes do governo do estado.

Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós. No trecho 1, o equipamento vai beneficiar mais de um milhão de pessoas na Região do Cariri, atendendo diretamente às cidades de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Icó, Orós, Mauriti, Aurora, Cariús e Quixelô.

Ceará Agora

Empresário cearense doa helicóptero para museu


Um helicóptero Bell 47G-2, que data de 1945, foi doado na tarde desta quarta-feira, 14, pelo empresário cearense e ex-comandante Fernando Jorge, ao museu da TAM, localizado em São Carlos (SP).  

A  aeronave é a única desse porte que tem o Certificado de Aeronavegabilidade na América do Sul, válido até maio de 2019. Para o cearense, que é sócio-diretor da agência de viagens Open Point, “somente um museu é capaz de cuidar de um artefato desse porte, além do que poderá ser visto e admirado por curiosos e apaixonados”.

A entrega do helicóptero ocorreu na sede da Nordeste Táxi Aéreo, em Fortaleza, com a presença de um dos fundadores do Museu da TAM, William Rady. Ele participou da montagem do espaço, considerado de destaque na memória da aviação brasileira e mundial.

O Bell 47G-2, com capacidade para dois tripulantes e um passageiro, foi usado pelas forças armadas dos Estados Unidos nas guerras da Coréia e do Vietnã, em missões de observação e transporte. Seu primeiro voo foi em 1945. Depois, ele passou a ser produzido continuamente de 1946 a 1973.

O POVO Online

BRASILEIRO: Atlético-MG encosta no Corinthians, Ponte derruba Palmeiras e São Paulo perde com Doriva

Atlético Mineiro ficou a apenas dois pontos do Corinthians – 59 a 61 – depois de vencer o Internacional, por 2 a 1, na Arena Independência, na abertura da 30ª rodada

Na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro, o BRASILEIRO CHEVROLET, o Atlético Mineiro ficou a apenas dois pontos do Corinthians – 59 a 61 – depois de vencer o Internacional, por 2 a 1, na Arena Independência, em Belo Horizonte, na abertura da 30ª rodada. O time gaúcho continua com 44 pontos, em oitavo. O Timão só entra em campo, quinta-feira, no Itaquerão, diante do Goiás.


Sete jogos aconteceram na noite de ontem com 20 gols, com média de quase três gols. Destaque para o duelo paulista vencido pela Ponte Preta sobre o Palmeiras, por 1 a 0, em São Paulo. Grêmio, com 52, em terceiro, e Santos, em quarto, com 46 pontos, continuam dentro do G4, zona de classificação à Copa Libertadores da América. Eles se enfrentam, hoje, na Arena Olímpico, em Porto Alegre.

MACACA DERRUBA VERDÃO 
O Palmeiras não conseguiu fazer sua torcida esquecer o vexame sofrido na última rodada, quando foi goleado pela Chapecoense, por 5 a 1, em Santa Catarina. É que nesta noite de quarta-feira, na Arena Palmeiras, o Verdão perdeu para a Ponte Preta por 1 a 0, com gol marcado por Fernando Bob, de pênalti, aos 27 minutos do primeiro tempo.

O resultado manteve o Palmeiras com 45 pontos e ainda fora do G4, em sexto lugar. De outro lado, o time campineiro atingiu os 44 pontos, em nono lugar, e acredita que com mais uma vitória pode se livrar da ameaça de rebaixamento. Este é seu principal objetivo na competição. Mas não perde há seis jogos, com cinco vitórias e um empate diante do líder Corinthians, por 2 a 2. Quase 30 mil pagantes assistiram à partida.

DORIVA ESTREIA COM DERROTA
Na estreia do técnico Doriva no lugar de Juan Carlos Osorio, o São Paulo perdeu para o Fluminense, por 2 a 0, nesta quarta-feira à noite (14), no Maracanã, no Rio de Janeiro. A derrota impediu que o time da capital pudesse voltar a integrar o G4, grupo que vai garantir vaga na Copa Libertadores da América. Os gols foram marcados por Fred, de cabeça, aos 30 minutos do primeiro tempo, e por Marcos Junior, aos três da etapa final.


O São Paulo permanece com 46 pontos, em quinto lugar, que perde a quarta posição para o Santos pelo saldo de gols: 14 a 4. Mas o time santista ainda vai enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, nesta quinta-feira à noite (15). Os dois não podem ser alcançados nesta rodada. O time do Morumbi continua na frente do Palmeiras, com 45 pontos, em sétimo lugar, que perdeu para a Ponte Preta, por 1 a 0, no Allianz Parque. O time de Campinas é nono, com 44 pontos.

FIGUEIRENSE BATE FLAMENGO POR 3 A 0

Com o resultado, o Figueirense emplaca a segunda vitória seguida na competição e sobe três posições na tabela, dormindo assim na 15ª colocação, com 34 pontos, e jogando o Coritiba para a zona de rebaixamento, com 33. O Alvinegro respira mais aliviado.
O Flamengo, por sua vez, poderia ter entrando no G4. Só poderia, pois não fez nem cosquinha no Figueirense e segue estagnado na sétima colocação, com 44 pontos. Dos últimos cinco jogos, o Mengão perdeu quatro e ganhou apenas um.

BRIGA CONTRA O DESCENSO 
O Sport venceu em casa ao Avaí, por 3 a 0, Em Recife, chegando aos 43 pontos, em 10.º lugar. O time catarinense continua com 33 pontos, perto da zona do rebaixamento, em 16.º. Em Florianópolis, o Figueirense passou pelo Flamengo, por 3 a 0, deixando a zona de degola, com 34 pontos, em 15.º, contra 44 pontos do time carioca, em sétimo.

Na Arena Joinville, o time da casa venceu o Coritiba, por 3 a 1. Mesmo assim, continua na lanterna com 27 pontos, mas empurrou o Coritiba para a zona de queda, com 33 pontos, em 17.º lugar.

Na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), Atlético-PR e Cruzeiro empataram, por 2 a 2. O time paranaense, com 39 pontos, é o 12.º colocado, uma posição na frente do time mineiro, com 38.


O resultado foi ruim para os dois times, que seguem longe do G4, mas ainda não afastaram completamente as chances de rebaixamento. Com 39 pontos, o Atlético é o 12º colocado e o Cruzeiro, com um ponto a menos, vem na sequência em 13º. O primeiro time dentro da zona da degola é o Coritiba, com 33 pontos, seis a menos do que o rival paranaense.


Além dos jogos envolvendo Corinthians e Santos, a rodada será completada com o duelo entre Vasco da Gama, vice-lanterna, com 27 pontos, e a Chapecoense, com 34 pontos, em 14.º, e tentando escapar da zona de rebaixamento.