-->

domingo, 5 de abril de 2015

Surto de meningite provoca a interdição da Cadeia Pública de Aquiraz


Um surto de meningite foi o motivo da interdição da Cadeia Pública do município. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o bloqueio epidemiológico foi realizado imediatamente assim que a Secretaria foi informada, no intuito de conter o contágio. Foram mandados 500 comprimidos e os casos estão sendo acompanhados de perto. O primeiro preso identificado com os sintomas foi encaminhado para o Hospital São José, especializado em doenças infecciosas.

De acordo com a Secretaria de Justiça, um caso foi confirmado e outros quatro estão em suspeita, dentre esses, dois tiveram não apresentaram a doença, de acordo com exames, e um ainda está aguardando os resultados.  Ainda segundo o órgão, não existe previsão de quando a unidade será desinterditada, cabendo ao Judiciário, junto às autoridades sanitárias, decidir o momento oportuno para tanto.

Entenda a doença

A meningite é um processo inflamatório nas meninges, membranas que envolvem o cérebro. É transmitida pelo contato com gotas de saliva da pessoa infectada, seja por uma tosse, espirro ou até mesmo pelo contato com as barras de apoio dos ônibus. A infeccção pode ser causada por vírus, bactérias, além de fungos e parasitas. 

Fontes: Diário do Nordeste





Delegado critica judiciário e diz que não vai prender mais menor infrator



"Se tiver menores vendendo drogas lá na praça em uma banquinha, eu não vou lá, procurem o fórum, não procurem mais a polícia", desabafou o delegado Dr. Sérgio Ribeiro, da cidade de Colider, Região Norte do Estado de Mato Grosso, a 650 Km da cidade de Cuiabá. Em entrevista para um jornal local, o delegado explicou o motivo de sua indignação. Após apreender dois menores e três maiores, que já são conhecidos da polícia e são acusados de assaltos, roubos, homicídios e tráfico de drogas, somente os maiores ficaram detidos, enquanto os adolescentes foram liberados.

Fonte: Clic Folha






HOMICÍDIO A BALA EM SÃO JOÃO DO JAGUARIBE


Neste sábado, dia 04, por volta das 23h10min, na localidade de sítio Côco, zona rural, ocorreu um homicídio bala, tendo como Jefferson Belmino De Almeida, 27 anos, natural de limoeiro do Norte-CE, assassinado em frente a sua residência. O corpo foi conduzido ao IML de Quixeramobim-CE. A polícia realiza diligências investigatórias à procura de informações que levem à prisão de suspeitos do crime.fonte tv jaguar
fotos giro da noticia 190





Carro capota, cai dentro do rio e mata jovem de apenas 15 anos em Limoeiro do Norte



No sábado, 04 de abril, por volta das 22h, na Barragem entre Limoeiro e Tabuleiro do Norte, próximo a  Localidade do Córrego de Areia, um veículo Fiat Pálio Weekend Adventure, cor verde, de placa HWZ 1713, veio a capotar na passagem molhada e caiu dentro do rio, ficando com as rodas para cima e submerso.
Dois passageiros estavam dentro do automovel, sendo que um deles conseguiu sair, Charles Oliveira dos Santos, 31 anos, residente e natural de Limoeiro do Norte-CE, que foi socorrido para o hospital regional e transferido para Fortaleza, devido a gravidade dos ferimentos;  o outro, veio à óbito no local, sendo tirado de dentro do carro por uma equipe dos Bombeiros, tratando-se de um adolescente de 15 anos, que residia no bairro José Simões (populares) em Limoeiro do Norte-CE.



Russas está entre as Cinco cidades selecionadas para novos cursos de Medicina REGIONAL


No dia 28 de dezembro, o governador Cid Gomes entregou o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) à população de Quixeramobim. A existência da estrutura hospitalar é uma das condições para a aprovação dos cursos.


O governo federal selecionou 22 municípios para a criação de cursos de Medicina em instituições particulares, em oito Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões com menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes. No Ceará, estão na lista Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas. A medida faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos para ampliar a oferta deste curso superior nas regiões que mais precisam.
"A criação de cursos de Medicina é uma das medidas mais estruturantes do Mais Médicos, pois permite chegarmos à meta de 600 mil médicos em todo o País até 2026. Mas sabemos da importância de expandir as vagas invertendo a lógica que existia antes. Agora, vamos ampliar a formação médica conforme as necessidades identificadas pelo governo federal", destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
  
"Os municípios são chamados a aderir e a se comprometer com as condições para abrir os novos cursos. Este edital permite ampliar a formação médica com a qualidade adequada para a população", afirmou. Segundo o ministro da Educação, Luiz Cláudio Costa, "o novo edital dá seguimento à política de expansão de vagas de graduação por meio do Mais Médicos, corrigindo assimetrias regionais no que se refere à proporção de médicos por habitantes e selecionando cidades com condições de atender os critérios de qualidade".
O edital foi publicado no Diário Oficial da União dessa quinta-feira. As prefeituras interessadas deverão confirmar participação entre os dias 13 e 24 de abril, por meio da página do Ministério da Educação. Esta é a segunda seleção de municípios para abertura de cursos de Medicina desde o lançamento do Mais Médicos. Na primeira, realizada em 2014, 39 cidades de 11 Estados tiveram cursos autorizados, com previsão de 2,4 mil novas vagas.
Para focar em municípios com maior escassez de médicos, o governo federal definiu algumas novas regras em relação à seleção anterior. Nesta chamada, só foram pré-selecionadas cidades que se localizam em Estados com relação de vagas em curso de Medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e com índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7. Também é necessário que o município esteja a pelo menos 75 Km de qualquer curso de Medicina.
Além desses requisitos, foram utilizados outros critérios objetivos para a pré-seleção: não ser capital de Estado; não ter curso de Medicina; ter mais de 50 mil habitantes; e estar localizado em região com estrutura de saúde e de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde adequados para comportar a oferta de graduação em Medicina.
Próximas etapas
Após a adesão dos municípios interessados, serão realizadas visitas técnicas, entre 11 de maio e 26 de junho, para verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o mínimo necessário para comportar as atividades práticas do curso de Medicina.
Para ser selecionado, o município precisa ter número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno igual ou maior a cinco; número de alunos por equipes de atenção básica menor ou igual a três; leitos de urgência e emergência ou pronto socorro; adesão ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), programa de reestruturação de unidades básicas de saúde; centros de atenção psicossocial; hospital de ensino ou unidade hospitalar com mais de 80 leitos; e existência de, pelo menos, três programas de residência médica nas especialidades prioritárias (como Medicina Geral de Família e Comunidade), que podem ser abertos no primeiro ano de funcionamento do curso.
As cidades escolhidas farão parte do edital de seleção de instituições. Os municípios que não obtiverem conceito satisfatório na verificação presencial podem ser excluídos do processo ou ficar em lista de espera até solucionar as pendências. O resultado final, após as visitas e avaliações, será divulgado em 31 de julho.
Ações anteriores
Medidas de expansão da graduação em Medicina já vinham sendo implementadas desde 2013, quando foram pré-selecionadas os primeiros municípios aptos a receberem curso de medicina. Em 2014, 39 deles foram avaliados positivamente nas visitas in loco e selecionados em caráter definitivo.
Após a seleção das cidades, foi aberto edital de concorrência para as instituições de ensino interessadas em abrir os cursos. A previsão é que a lista de instituições selecionadas seja divulgada em 24 de junho.
comp-diariodonordeste
fonte: TV Jaguar


Prefeito tem estratégia definida para a disputa


Os compromissos já firmados com aproximadamente uma dezena de partidos que lhes garantem um tempo razoável de rádio e televisão, no Horário Eleitoral Gratuito, e um plano de obras e serviços capaz de justificar as críticas por eventuais compromissos de campanha não cumpridos de todo, independentemente do total de recursos federais prometidos e não liberados, o prefeito, silenciosamente, estrutura sua campanha, admitindo, inclusive, enfrentar, juntos ou separados, o PMDB, principal aliado de 2012, e o PT, o mais importante adversário daquele ano.
Roberto Cláudio evita tratar especificamente da disputa eleitoral do próximo ano. Ele se esquiva com o argumento de estar totalmente focado na administração, muito especialmente agora em razão das dificuldades orçamentárias e financeiras da União, sua principal parceira em várias das obras tocadas pela gestão municipal, com destaques para aquelas ligadas à saúde, à moradia, e as de mobilidade urbana, percalços que impuseram um reordenamento de prioridades e de buscas de outras fontes de financiamentos.
Governador
No seu dizer, discutir candidatura de 2016, neste momento, é contraproducente. Mas ele não tem se descurado, com a devida parcimônia, de tratar da questão com quem tem o poder de decisão nos partidos e nos diversos bairros da Capital, por onde tem andado, muito frequentemente, com vereadores e outras lideranças, inclusive algumas que ajudaram a dar boa votação a Eunício na disputa pelo Governo do Estado, no ano passado. As visitas, voltadas para a administração, terminam, também, objetivando 2016.
O governador Camilo Santana, com ou sem o PT, será apoiador de Roberto Cláudio. Mesmo eleitoralmente tendo pouco a oferecer à empreitada do prefeito, as parcerias em projetos para serem executados, já a partir da segunda metade deste ano, nos diversos pontos da Capital, fortalecerão o discurso da campanha, de eficiência e realizações, permitindo fazer comparações dos quatro anos desta gestão com os oito do Governo municipal anterior. O governador terá uma participação explícita na campanha defendendo a reeleição do atual prefeito.
Se ela será mais ou menos agressiva vai depender da posição do PT municipal à época do pleito. Camilo, ao seu estilo, tem feito gestões no sentido de neutralizar as forças do partido, em Fortaleza, que insistem na candidatura própria. Será difícil lograr êxito nesse objetivo. Luizianne admite ser candidata.
Mas, com certeza, o PT da Capital entrará fragilizado na disputa, ou essa parte dele, considerada refratária, como se deu no pleito passado para o Governo do Estado, apoiará informalmente o adversário do prefeito, resultando que, o seu maior patrimônio de hoje, o tempo para a propaganda eleitoral, ficaria sem utilidade.
Fora as investidas de Roberto Cláudio, atualmente não se conhece qualquer outro trabalho consistente com vistas às disputas do próximo ano. O grupo que se aliou em torno da candidatura de Eunício Oliveira ao Governo do Estado, no ano passado, incluindo parcela do PT da Capital, até que ensaiou um movimento pensando 2016, mas não avançou. A heterogeneidade de ideias e vaidades afastaram os líderes, embora no discurso tentem mostrar o contrário. Eles até poderão voltar a se aglutinarem, assim favoreçam as conveniências na ocasião, dentre as quais a inviabilidade de algumas candidaturas, como as do PR e PT.
Reestruturação
Luiz Pontes, presidente estadual do PSDB, está motivado pelo senador Tasso Jereissati a avançar na reestruturação do partido no Ceará, de modo a participar das eleições municipais em vários municípios, inclusive em Fortaleza, onde, historicamente, a agremiação nunca teve uma forte representação. Os tucanos cearenses não têm qualquer acordo com o grupo de partidos a que se aliou no pleito passado. "Aquilo é página virada", diz Pontes.
Pela programação dos tucanos, a partir de agora alguns eventos serão programados para diversos municípios cearenses, sempre com a presença do senador Tasso, a princípio, com o propósito de inaugurar os 120 diretórios já estruturados por velhos e novos aliados, e posteriormente para cuidar das eleições municipais. A direção estadual da agremiação quer apresentar o maior número possível de candidatos a prefeitos e vereadores, preferencialmente nomes jovens com determinação de contribuir para oxigenar a política cearense.
O sentimento dominante no espaço tucano é que a falta de lideranças com pensar novo, com o sentimento de mudanças no modo do fazer política de hoje, detestável por um expressivo segmento social, reclama do PSDB esse investimento nos seus quadros, ensejando, inclusive, a que outras agremiações se renovem e afastem os não comprometidos com as boas práticas reclamadas a todos que se propõem estar na vida pública.
Edison Silva
Editor de Política

Presidiário comete suicídio por enforcamento em Jaguaruana (CE)


O detento Francisco Mesquita Pinheiro, 40 anos, foi encontrado morto na madrugada de hoje, na cela 3, dentro do banheiro na Cadeia Pública de Jaguaruana (CE). 

Ele praticou suicídio por enforcamento. A polícia esteve no local adotando as medidas cabíveis. O corpo foi levado pelo rabecão para o IML onde será necropsiado.
FONTE Lindomar 


Mãe finge ser homem por 40 anos para sustentar filha


Ao se tornar viúva, com apenas 21 anos e grávida de sua primeira filha, Sisa Gaber Abu Douh viu-se em uma situação de miséria, sem meios para sustentar a criança. Corajosa, a jovem decidiu se disfarçar de homem para trabalhar e trazer o sustento para casa. Assim ela viveu por 40 anos.

A história de Sisa, hoje com 65 anos, teve repercussão global nos últimos dias, e ela foi homenageada pelo presidente Abdel Fattah al-Sisi depois de ser escolhida “melhor mãe do país”.
A corajosa mulher vem de uma camada menos favorecida da sociedade egípcia, que não aprova que mulheres trabalhem. E, há 40 anos, a situação era ainda pior. Ela sofreu ainda com a pressão de sua família, que insistia para que ela se casasse de novo. No entanto, Sisa havia decidido manter seu luto pelo marido e não se casar novamente.
Decidida, ela raspou a cabeça e passou a usar um turbante – e roupas largas para disfarçar suas formas. Vestida de homem, ela encarou trabalhos pesados, carregando tijolos e sacos de cimento.
Eu preferi fazer trabalho pesado como levantar tijolos e sacos de cimento e engraxar sapatos do que pedir esmolas nas ruas – para ganhar um sustento para mim e para minha filha e os filhos dela“, disse ela à rede de TV Al-Arabiya.
Então, para me proteger dos homens, de seus olhares e (evitar) ser um alvo deles por causa das tradições, decidi ser um homem… e vesti as roupas deles e trabalhei junto com eles em outros vilarejos, onde ninguém me conhecia”, afirmou.
Quando uma mulher desiste da feminilidade é difícil. Mas eu faria qualquer coisa pela minha filha. Era a única forma de ganhar dinheiro. O que mais eu poderia fazer? Não sei ler nem escrever, minha família não me mandou para a escola, então este era único jeito”, disse Sisa ao The Guardian.
fonte AMAZONAS.COM



Limoeiro do Norte no ranking dos maiores importadores de agrotóxicos do Mundo


Uma longa reportagem publicada pela agência Reuters mostra a realidade do uso de agrotóxicos no país, com destaque para o município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Segundo trabalho do repórter Paulo Prada, enviado especial ao local, o Brasil superou os Estados Unidos como o maior importador de agrotóxicos em todo o Mundo. Por esse motivo, o país se tornou um mercado atraente para substâncias proibidas ou que tiveram a produção suspensa em países mais ricos por riscos à saúde e ao meio ambiente.

Pelo menos quatro grandes fabricantes de defensivos agrícolas –a norte-americana FMC Corp, a dinamarquesa Cheminova A/S, a alemã Helm AG e a gigante suíça do agronegócio Syngenta AG– vendem em solo brasileiro produtos banidos em seus mercados domésticos, conforme revelou uma análise de agrotóxicos registrados realizada pela Reuters.
As próprias agências reguladoras do Brasil alertam que o governo não foi capaz de garantir o uso seguro de agrotóxicos, como são conhecidos os herbicidas, inseticidas e fungicidas. “Não conseguimos acompanhar...”, admite Ana Maria Vekic, chefe de toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão federal encarregado de avaliar os riscos dos agrotóxicos à saúde. “Não temos o pessoal ou os recursos para o volume e a variedade de produtos que os fazendeiros querem usar.”

VIOLAÇÃO DISSEMINADA

Avaliações das agências reguladoras mostram que grande parte dos alimentos cultivados e vendidos no Brasil viola as regulamentações nacionais. No ano passado, a Anvisa finalizou sua análise mais recente de resíduos de agrotóxicos em alimentos de todo o país. De 1.665 amostras coletadas, de arroz a cenoura e maçãs a pimentões, entre outros produtos, 29 por cento apresentavam resíduos que excediam os níveis permitidos ou continham agrotóxicos sem aprovação.

Desde 2007, quando o Ministério da Saúde do Brasil começou a manter uma série de registros mais recentes, o número de casos relatados de intoxicação humana causada por agrotóxicos mais que dobrou – de 2.178 naquele ano passou para 4.537 em 2013. O número anual de mortes ligadas ao envenenamento por esses produtos subiu de 132 para 206.
Especialistas em saúde pública dizem que as cifras reais são maiores, porque o acompanhamento continua sendo incompleto.


LIMOEIRO DO NORTE

A reportagem da Reuters mostra a situação no município de Limoeiro do Norte. Considerado exemplo na agricultura irrigada, com parte do território localizado na Chapada do Apodi, a área é considerada uma das terras mais férteis do Brasil e destaque na produção de frutas para os mercados interno e externo. Mas, o sistema de irrigação utilizado no local, que favoreceu o plantio, também aumentou o uso de agrotóxicos.

“A região virou um grande laboratório para o pior da agricultura industrializada”, disse Raquel Rigotto, médica e socióloga da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Raquel sustenta que sua equipe de pesquisa encontrou indícios de muitos agrotóxicos na água que sai de torneiras da região e uma taxa maior de mortes ali, ocasionadas por câncer, do que em cidades próximas com pouco plantio.

O crescente setor agrícola do Brasil será uma fonte crucial na alimentação. Mas em razão de sua luz solar equatorial, do clima e das plantações que vicejam o ano todo, o Brasil também é um terreno fértil para insetos, fungos e ervas daninhas – e os agricultores aplicam cada vez mais agrotóxicos para mantê-los sob controle, diz a reportagem.


CN

Deixe seu comentário

Deputada cearense diz que desliga a TV quando começa 'Babilônia' e orienta pais que façam o mesmo


Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará na última quarta-feira (1), a deputada Dra. Silvana (PMDB) declarou que algumas pessoas se organizam para tentar silenciar o discurso dela e não aceita rótulo de fundamentalista. A parlamentar rebateu as críticas de que seu posicionamento sempre mistura os temas da Casa com religião.

Em um momento polêmico do discurso, Dra Silvana disse que atualmente todos são obrigados a aceitar o homossexualismo, se não são chamados homofóbicos. A deputada aproveitou o espaço para criticar a novela 'Babilônia" da Rede Globo, que mostra o dia a dia lésbico de duas senhoras da terceira idade, interpretadas pelas atrizes Fernanda Montenegro e Natália Timberg.

“Quando começa a novela Babilônia, eu desligo e oriento os pais a fazerem o mesmo”, enfatizou. Dra. Silvana afirmou que nenhum cristão é homofóbico e que nenhum prega a violência. A parlamentar considera importante se posicionar diante de temas sobre os quais ela pensa diferente dos parlamentares.



Vovô larga na frente



Nem parecia que Ceará e Guarani de Juazeiro disputavam o primeiro jogo de uma semifinal de Campeonato Cearense. Em um jogo duro de se ver, com as duas equipes jogando muito mal, em que o empate sem gols cairia bem pelo futebol apresentado, o Vovô contou com a estrela de Assisinho para vencer por 1 a 0 o Leão do Mercado no Romeirão, em Juazeiro no Norte, e encaminhar sua vaga para a decisão do campeonato.
Com o resultado, o Alvinegro pode até perder por um gol de diferença no dia 19, no Castelão, que manterá vivo o sonho de seu segundo pentacampeonato estadual, por ter melhor campanha no geral. Para o Guarani, apenas uma vitória por dois gols de diferença interessa, já que não há o critério de gols fora de casa como critério de desempate

.Protagonista
O triunfo alvinegro pode ser creditado ao atacante Assisinho. Foi ele, aos 33 minutos no segundo tempo, que tirou o zero do placar, subindo com estilo de cabeça e vencendo o goleiro.
Fora isso, o jogo foi fraco, tamanha a falta de inspiração das duas equipes, excessivamente cautelosas e sem dar trabalho aos goleiros. Se o Ceará não pôde comemorar a atuação de ontem, pelo menos o resultado foi importante para o clube encaminhar uma vaga para a final.

Vladimir Marques]]