-->

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Banco do Brasil suspende serviços em três cidades do Interior do Ceará durante fim de semana



Como forma de evitar danos e combater futuros assaltos, as agências do Bando do Brasil de dois municípios do Interior do Estado estão fechando aos fins de semana e impedindo que a população possa realizar serviços básicos como consultar extrato e saldo. A decisão engloba as cidades de Banabuiú, Coreaú e Pedra Branca e tem dividido opiniões.

No Banco do Brasil de Banabuiú, município a 220 km da capital, o uso dos caixas eletrônicos são interrompidos na sexta-feira e só podem ser utilizado novamente na segunda, quando o banco reabre. A decisão ocorre há mais de um mês, depois que uma nova agência foi inaugurada na Rua Demócrito Pinto. A antiga sede do banco foi extinta após ser assaltada em março de 2012

A situação piora na primeira semana de cada mês, quando a Prefeitura da cidade realiza o pagamento dos funcionários. Sem ter como sacar o dinheiro durante o fim de semana, o banco fica completamente lotado na segunda, provocando filas e contratempos.


Alguns comerciantes acham que a medida pode atrapalhar os lucros. Outros, entretanto, entendem a situação, como é o caso da empresária Zumira Nobre Rabelo, uma das mais antigas comerciantes da cidade. "Não é muito bom porque no domingo, o povo quer gastar e não tem onde tirar o dinheiro. Mas se for para alguma questão de segurança, eu concordo", afirmou.

A situação se repete no município de Coreaú, distante 374km de Fortaleza. Nos sábados e domingos, o terminal de autoatendimento da única agência da cidade também não pode ser utilizado, já que o prédio vai permanecer fechado.

Medida é em virtude da segurança

Segundo a Superintendência do Banco do Brasil, a decisão visa garantir a segurança das agências e prevenir futuros assaltos. Segundo a assessoria de imprensa, um levantamento comprovou que apenas 2% das operações de saques e depósitos são realizadas fora do horário de expediente, podendo assim serem fechadas.

O gerente da agência de Banabuiú, Luiz Araújo, garante, que até o momento, a população tem aceitado a decisão e a medida não tem atrapalhado a normalidade dos serviços da agência. "Não vimos ninguém reclamando aqui no Banco, por isso, acreditamos que estamos fazendo o que é certo".

A ordem será a mesma para a agência de Pedra Branca, que ano passado foi destruída em um assalto e está pronta para ser aberta. A Superintendência do BB já decidiu que os caixas do município também não vão funcionar aos sábados e domingos.

Fonte: Diário do Nordeste



Após entrevista na TV União, Luizianne Lins passa mal e é hospitalizada às pressas



A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) passou mal durante a gravação de seu novo programa de TV e acabou tendo que ser hospitalizada às pressas na noite desta sexta-feira (16). 

De acordo com Waldemir Catanho, que assessorou Luizianne durante sua gestão e também a acompanhava na TV União, ela sofreu uma crise hipertensiva logo após uma entrevista, ao vivo, realizada para divulgar a sua estreia como apresentadora. 


Ainda segundo Catanho, Luizianne foi atendida em um hospital de Fortaleza, onde foi medicada. Ela está consciente e passa bem, mas deverá ficar em observação nas próximas 24 horas. Um boletim médico sobre o seu atual quadro de saúde deverá ser divulgado pela equipe responsável pelo atendimento.

DOENÇA CRÔNICA 
Em 2009, a então prefeita Luizanne Lins, hoje com 45 anos, precisou ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sentir dores no peito durante a cerimônia de lançamento de um livro, no Mercado dos Pinhões. Desde então, ela segue controlando sua pressão arterial com o uso constante de medicamentos.


Ceará News


Luizianne e Pimentel fecham com Eunício

A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e o senador Eunício Oliveira, que é governamentável pelo PMDB, estiveram reunidos na noite de quinta-feira em Fortaleza. A informação foi dada por Elmano de Freitas,depois que recebeu, na Câmara Municipal, título de cidadão fortalezense.

Segundo o jornalista Eliomar de Lima, a conversa com Eunício Oliveira não vazou, mas se sabe que a ala da ex-prefeita tem interesse na candidatura e vitória do peemedebista. O primeiro suplente dele é o petista Waldemir
Catanho, ex-assessor de assuntos governamentais da época em que Luizianne estava na Prefeitura.
Hoje, Pimentel está com Eunício no Cariri. Pimentel não esconde de ninguém sua simpatia pelo senador Eunício Oliveira
Diário do Nordeste 

























Principais lideranças do PT se reúnem neste sábado para consolidar nome de Guimarães

Mais uma edição “Caravanas do PT – Ideias para o Ceará”, ocorre neste sábado (17), em Itapipoca. O objetivo é proporcionar uma mobilização popular pelo interior para debater com militantes e simpatizantes do partido as prioridades da sigla para as eleições de 2014, que tem como prioridade, a reeleição da presidenta Dilma Rousseff e a indicação do deputado federal José Guimarães como candidato a senador.
 

De acordo com o coordenador das caravanas, Ilário Marques,está prevista a participação de deputados federais e estaduais, prefeitos,vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas da região e dirigentes partidários e do movimento sindical. Mais duas edições das Caravanas estão previstas: no dia 31 de maio em Barbalha, região do Cariri, e no dia 7 de junho, em Iguatu,na região Centro-Sul.

Ceará News


População de Limoeiro do Norte vai às ruas e cobra hospital regional já



Hoje sexta-feira 16 de maio de 2014, as 09h00min da manhã, aconteceu na cidade de Limoeiro do Norte uma manifestação hordeira por parte da população e das autoridades do município de Limoeiro e da Região Jaguaribana.

Estiveram presentes Marcos Coelho prefeito interino e José Marcondes Moreira, prefeito de Tabuleiro do Norte, além da presença dos deputados Antônio Granja, João Ananias, Marduque Duarte chefe de gabinete do prefeito, Davi Duarte filho de Paulo Duarte e todos os vereadores da câmara de Limoeiro e outras autoridades da região.

O fato positivo da manifestação foi à presença em Massa da população com cartazes e faixas com vários tipos de frases, tivemos também a presença de grande parte da imprensa do Vale Jaguaribano.

Está previsto para quarta-feira, dia 21 de maio, em Fortaleza uma reunião com o governador Cid Gomes com a presença do prefeito de Limoeiro do Norte e várias outras autoridades onde estarão levando até o governo uma demonstração do que foi o manifesto hoje na cidade de Limoeiro do Norte.










Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama




Barbalha-CE: Motorista da prefeitura morre após se envolver em acidente na Avenida Leão Sampaio


O funcionário público da Prefeitura de Barbalha, Claudiano Luciano da Silva, de 35 anos, morreu no Hospital Santo Antonio após se envolver em um acidente de trânsito na noite desta quinta-feira na Avenida Leão Sampaio. Por volta das 22h30min ele trafegava por àquela rodovia estadual quando sobrou em uma curva, subiu o canteiro central da avenida, bateu em um poste da rede de iluminação pública e foi esbarrar no monumento que fica no centro da rotatória para Juazeiro do Norte.

A vítima viajava só em um veículo de cor branca da Coordenadoria Municipal de Políticas das Mulheres da Prefeitura de Barbalha e foi socorrida às pressas e direto para a sala de reanimação do hospital, mas de nada adiantou e este terminou falecendo. Luciano era, também, professor de capoeira naquele município e residia na Rua Antonio Francisco Sampaio, 480 (Bairro Alto da Alegria) em Barbalha, sendo uma pessoa bastante conhecida.


O corpo foi trazido para a necropsia no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte e devolvido à família no início desta manhã para o devido sepultamento. A última morte violenta registrada em Barbalha tinha sido no dia 30 de abril quando o jovem Gleidson Pereira Diniz, de 23 anos, foi morto a tiros e teve o corpo encontrado em um matagal localizado por trás da Rua P-25 do bairro Malvinas.








Fonte: Miséria


Tanques e 3 mil homens se apresentam em Fortaleza para fazer segurança na Copa



Tanques, caminhões, motos e cerca de 3 mil homens das Forças Armadas se apresentaram, na manhã desta sexta-feira (16), no 23º Batalhão de Caçadores (23BC), na Avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima. Os oficiais fazem parte do Exército, Marinha e Aeronáutica e vão agir em conjunto com outras equipes de segurança durante o Mundial em Fortaleza. Entre os veículos de grande porte, dois tanques blindados com metralhadoras calibre .50 estarão disponíveis para utilização em possíveis ações de emergência.

De acordo com o general Araújo Lima, comandante da 10ª Região Militar, a maioria dos homens já veio para Fortaleza para asações estratégicas da Copa das Confederações. O general declarou que nos próximos dias os homens vão fazer treinamentos simulando episódios acontecidos em outras cidades.

O comandante ressaltou a importância de passar uma boa imagem de Fortaleza e do Brasil. "A projeção do nosso País está relacionada com o nosso trabalho", disse o general durante o discurso de apresentação das tropas.

A tropa será composta por fuzileiros navais do Rio de Janeiro, que farão a segurança dos Portos; militares do Exército - de Fortaleza, Crateús, Piauí, Pernambuco e Paraíba, que farão segurança estratégica e escolta de autoridades; militares de Goiás especialistas em defesa química e explosiva; oficiais de Brasília especialistas em segurança cibernética; e tropas de militares que farão a defesa aeroespacial.

Também durante a Copa do Mundo, lanchas da Marinha irão fazer a patrulha em todo o litoral cearense. As tropas poderão agir no combate de ações terroristas durante o evento.

Fonte: Diário do Nordeste

Prefeitos cobram repasses maiores 16.05.2014



Brasília. A presidente Dilma Rousseff recebeu ontem no Palácio do Planalto cinco prefeitos e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que pediram um aumento de 2 pontos percentuais na fatia da arrecadação total do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinada ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O fundo recebe atualmente 23,5% de tudo o que é arrecadado com os dois impostos pelo governo federal e as prefeituras querem a elevação do repasse para 25,5%. A proposta, segundo Ziulkoski, representaria um acréscimo de R$ 6,4 bilhões ao FPM. "Estamos inclusive discutindo a possibilidade de parcelamento (dos R$ 6,4 bilhões)", disse o presidente da CNM.
A proposta sofre resistência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participou da reunião no Planalto, ao lado do titular da Casa Civil, Aloizio Mercante. "O ministro Mantega diz que seriam R$ 8 bilhões (o impacto dos 2 pontos neste ano). Nós estamos afirmando que será R$ 6,4 bilhões, porque o governo pagou, em 10 dezembro, aquele 1% que havíamos conseguido (R$ 3,4 bilhões)", observou.
Dilma determinou que Mantega e Ziulkoski sentem para encontrar uma solução na próxima semana. Os dois se reunirão no Ministério da Fazenda na próxima terça-feira (20).
"Vamos tentar bater o martelo. Eu estou confiante", afirmou o representante dos municípios.
O orçamento da União deste ano prevê um total de R$ 88 bilhões para o fundo, mas a entidade dos municípios espera que no final ele consiga R$ 78 bilhões. "Estamos dizendo aos prefeitos que isso (R$ 88 bilhões) provavelmente não vai se realizar. Estamos trabalhando com R$ 10 bilhões a menos, por causa das renúncias fiscais e a economia (ruim)", indicou Ziulkoski. A CNM também apresentou ao governo federal um projeto de lei regulando o Imposto Sobre Serviços (ISS) dos municípios, que é usado como arma de atração de empresas na guerra fiscal entre as cidades.
Marcha
O encontro de Dilma com representantes dos municípios ocorreu na semana em que acontece em Brasília a 17ª Marcha dos Prefeitos. No ano passado, a presidente foi vaiada no evento.
Organizador do evento, Ziulkoski afirma que talvez a presidente não tivesse sido vaiada se tivesse ido ao evento neste ano. "Com o que estamos trabalhando para tentar solucionar (aumento de repasses para o fundo dos municípios e a regulamentação do ISS), ela podia até ser bem recebida", disse.
A avaliação do presidente da CNM é de que os principais concorrentes de Dilma ao Planalto, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE), também poderiam ter sido vaiados.
Fonte Diário do Nordeste


Homem liga para a polícia após achar que tinha matado a mulher enforcada



Morador de Céu Azul, bairro de Valparaíso de Goiás (GO), no Entorno do Distrito Federal, José Aldênio ligou para a polícia, na última quinta-feira (16), depois de achar que tinha matado a esposa enforcada com um fio de antena de televisão. Segundo a PCGO (Polícia Civil de Goiás), o homem teria ficado revoltado com o pedido de separação da mulher e, por isso, teria tentado matá-la. 
— Ele não aceitava a separação, a procurou para conversar, só que, durante a conversa, ele se utilizou de um cabo de antena e tentou enforcá-la, afirmou o delegado Henrique Wilson.  
José Aldênio disse que, a princípio, teria tentado se matar, mas resolveu ir a um bar beber. Na volta, utilizou o fio de antenta de TV para enforcar a mulher.   
— Na hora eu vi que ela desmaiou, achei que ela tinha morrido e que tinha acabado minha vida também. 
A vítima contou o momento de pânico que viveu.   
— Ele tentou me matar. Eu desmaiei, quando acordei, vi o fio no pescoço e corri diretamente para a casa da minha irmã. 
Fonte R7

Menino de 10 anos cheio de hematomas após ser espancado por sua madrasta choca internautas



Bin Bin, um aluno em uma escola primária na cidade de Heyuan, na província de Guangdong, China, foi chamado pelo seu professor para conversar porque o menino parecia sentir dor a cada vez que se movia.
O menino começou a chorar, antes de admitir que ele não queria ir para casa, pois sua madrasta iria amarrá-lo a um cesto de roupas para que ela pudesse realizar seus espancamentos selvagens.
Bin Bin foi convidado a mostrar seus ferimentos depois de ter revelado a um professor que a madrasta o maltratava. Seu corpo estava coberto com lacerações e contusões. As fotos de seus ferimentos provocaram indignação na internet chinesa.


O caso provocou indignação após as imagens de seus ferimentos repugnantes serem divulgados pelo professor. O jovem descreveu como ele era amarrado e que os ataques aconteciam quase que diariamente. E quando ele foi levado para o diretor, que pediu para mostrar o seu corpo; eles encontraram 90% de sua pele coberta de hematomas.
"Ela me bate o tempo todo", ele admitiu, mostrando a pele machucada. O menino disse que a surra mais recente ocorreu, porque ele ficou encharcado em um aguaceiro quando ia para casa. "Ela disse que eu estava brincando na água e me puniu com uma tira de couro", disse ele.

Fotos foram tiradas de seus ferimentos pelas autoridades escolares. Acredita-se que os funcionários da educação podem ter as colocado na internet. Seu professor, Quiong Yang, disse: "Ele é um menino tão doce e gentil. Ele partiu meu coração quando me contou esta crueldade. Sua madrasta está com ciúmes da relação do menino com seu pai, e parece que ela não conseguiu ter um filho. Ela disse que ele deve ajudá-la a fazer trabalhos domésticos todos os dias e se alguma coisa estiver imperfeita, ele leva outra surra”.
A polícia já foi chamada e uma investigação criminal foi aberta.
FONTE R7

Torcida põe fogo em estádio durante jogo decisivo

Uma confusão interrompeu a decisão da Copa da Bulgária entre Botev Plovdiv e o Ludogorets nessa quinta-feira (15). Torcedores começaram a atear fogo no estádio depois que Roman Bezjak abriu o placar para o Ludogorets.

O árbitro, então, paralisou a confronto e que foi reiniciado depois que bombeiros o controlaram. Contudo, no final do segundo tempo a partida novamente voltou a ser paralisada por conta de ações de vândalos nas arquibancadas.

Assim que o placar fpoi aberto aos 13 minutos de partida, torcedores invadiram o gramado e puseram fogo emplacas de publicidade. Atônitos, os jogadores pareciam não acreditar no que viam, ao passo que as labaredas aumentavam em proporção e altura. 




Site Miséria





11 homicídios são registrados nas últimas 24h no Ceará

O Ceará registrou 11 homicídios nas últimas 24h, segundo informções do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Interior (CPI).

Um foragido da Cadeia Pública de Trairi foi morto por um vigilante ao invadir a Escola Técnica Flávio Gomes Granjeiro por volta das 20h30 da última quinta-feira (15).

Dois suspeitos teriam invadido o local durante uma confraternização e o vigilante da escola, José Evaldo Teixeira dos Santos, identificou a ação e atirou em um deles, José Fabrício Moreira da Silva, de 18 anos, que morreu. 

A vitima ainda foi socorrida para um hospital da cidade, mas não resistiu. O autor do disparo que atingiu o presidiário fugiu e o outro suspeito também escapou com uma arma e não foi identificado pela Polícia. O homem assassinado respondia por homicídio. 

Em Russas, José Tiago da Silva Oliveira, 21 anos, foi morto a bala por volta das 18h45 da última quinta. Dois indivíduos se aproximaram dele em uma motocicleta e atingiram a vítima com três disparos na cabeça. 

Tiago respondia por vários delitos, como uso de entorpecentes e violência doméstica, e chegou a ser encaminhado para um hospital do município, mas não resistiu. 

Capital e RMF registram 9 homicídios


Um total de 9 assassinatos ocorreram nas últimas 24h em Fortaleza e Região Metropolitana, de acordo com CPC.

Foram registadas ocorrências dos bairros Centro, Jardim América, Siqueira, Messejana,Conjunto Ceará e São Gerardo e dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Eusébio e Aquiraz.

Fonte: Diário do Nordeste



Governo distribui mais de 7 mil ingressos da Copa do Mundo para escolas públicas de Fortaleza



O Governo Federal sorteou 48 mil ingressos entre 901 escolas participantes do Programa Mais Educação no Brasil. Em Fortaleza, 145 escolas foram contempladas com 7.282 ingressos para todas as partidas da Copa do Mundo na Capital. São 286 para Brasil e México, 802 para Uruguai e Costa Rica,2.303 para Alemanha e Gana, 3.792 paraGrécia e Costa do Marfim. Para as oitavas equartas de final, foram disponibilizados 100 entradas, 50 para cada uma delas.

O sorteio foi feito pela Caixa Econômica Federal no dia 3 de maio, a partir de combinações da Loteria Federal. Cada instituição de ensino beneficiada ganhou um número de ingressos para um jogo específico, ou seja, todos os alunos premiados para uma escola assitirão a um mesmo jogo.

Os bilhetes serão entregues para as instituições de ensino e distribuídos a critério de cada uma delas, podendo ser por sorteio, por melhor rendimento escolar, entre outras. 

De acordo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cada aluno contemplado deverá ter um responsável para acompanhá-lo no jogo e fazer o processo de cadastro no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) para autenticar e receber o ingresso.


O cadastro deverá ser feito via internet

O nome e documentação dos responsáveis pelos alunos deverão informados pelo diretor de sua respectiva escola, através do site do Simec.  Após isso, o responsável entrará no sistema e cadastrará seus dados e do aluno que está acompanhando  e escolherá os lugares para validar o processo.

Os ingressos podem ser retirados nos centros de distribuição da FIFA.

Segundo MDS, não existe risco dos ingressos não chegarem aos alunos

Apesar de não haver definição de como será feita a distribuição após repasse às escolas, não existe perigo dos ingressos não serem entregues, pois o ingresso será nominal e para ser retirado, o responsável pelo aluno precisa ter cadastro no Simec confirmado.

Para ver as escolas sorteadas, o número de ingressos para cada uma e o jogo específico, acesse a lista divulgada pelo Governo Federal.

O MDS ainda informa que a lista com o nome de todos os alunos contemplados e seus respectivos responsáveis será divulgada antes da Copa do Mundo.

Fonte: Diário do Nordeste



Escrivã é morta a facadas ao ouvir acusado em delegacia no MA


Uma escrivã morreu nesta quinta-feira a golpes de faca quando ouvia o depoimento de um acusado de estupro na Delegacia da Mulher de Caxias (MA). Loane Maranhão Thé, 33 anos, estava ouvindo o homem quando ele sacou a faca e lhe esfaqueou no tórax.

Francisco Alves Costa, 43, que trabalha como gari, foi preso em flagrante após ser contido pelos policiais. Ele fora intimado pela polícia para se defender da acusação de estupro contra suas duas filhas, uma de 17 e outra de 20 anos.

A escrivã estava sozinha na sala com o acusado. Uma das colegas de Loane tentou socorrê-la, mas foi ferida pelo homem.

O delegado regional de Caxias, Celso Álvares Rocha, informou que o crime ocorreu por volta das 12h30. Em seu depoimento ao delegado, o preso informou que trouxe a faca de casa. "Ele disse que ficou com medo de ficar preso e por isso esfaqueou a escrivã. Seu propósito era fugir. Eles não chegaram a ter nenhum desentendimento ou briga", disse.

Loane trabalhava havia cinco anos na delegacia de Caxias. Ela era natural de Teresina (PI), onde seu corpo será velado. A outra policial ferida foi atendida no hospital da cidade e não corre risco de morte.

Fonte: Terra 





Crato-CE: Dona de bar foi presa com mais de 100 pedras de crack e autuada por tráfico


Um bar que funciona na Rua Jose Alves de Figueiredo, 100 no centro de Crato vinha sendo denunciado anonimamente como ponto de venda de drogas quando militares do Ronda do Quarteirão montaram campana para observarem o movimento. Por volta das 15 horas desta quinta-feira abordaram a proprietária Francisca Jordania Costa Alves, de 23 anos, numa das vezes que esta saía do estabelecimento.

A jovem entregou aos PMs uma bolsa na qual foram encontradas oito pedras de crack. Ela autorizou ainda buscas em sua residência, onde os PMs recolheram mais 100 pedras de crack, três celulares provavelmente roubados e trocados por drogas, um pedaço de cano PVC utilizado no uso de drogas e mais R$ 655,00 em cédulas de pequeno valor e moedas. Jordânia foi autuada em flagrante por tráfico de drogas na Delegacia de Crato.


JUAZEIRO – Enquanto isso, por volta das 21 horas na Rua Sebastião Mariano da Silva (Tiradentes), Soldados do Ronda do Quarteirão com o apoio da Guarda Municipal apreenderam um menor de 16 anos com seis trouxas de maconha. Próximo ao mesmo, os PMs encontraram 15 pedras de Crack e sacos para acondicionamento de droga. Contra o adolescente já existe um ato infracional por crime de estupro e este foi levado para a Delegacia de Juazeiro

Site Miséria


Sudanesa grávida é condenada à morte por ser cristã



A Justiça do Sudão condenou à morte por enforcamento uma mulher muçulmana acusada de apostasia - abandono da religião - depois que ela se afastou do Islã para se casar com um cristão.

"Demos a você três dias para se retratar mas você insiste em não voltar para o Islã. Sentencio você a ser enforcada até a morte", disse o juiz, segundo a agência de notícias AFP, se referindo ao prazo dado para que a mulher aceitasse o islamismo.

O grupo de defesa de direitos humanos Anistia Internacional condenou a decisão e afirmou que a sentença é "espantosa e repugnante".

A imprensa local informou que, como a mulher está grávida, a sentença só será executada dois anos depois do nascimento da criança.

A mulher foi identificada como Meriam Yehya Ibrahim Ishag e alega que é cristã.

A maioria da população sudanesa é muçulmana e o país segue as leis islâmicas. Segundo estas leis, a apostasia é um crime.


Chibatadas

Embaixadas de países ocidentais e grupos de defesa de direitos humanos pediram que o governo do Sudão respeite o direito da mulher de escolher a própria religião.

As embaixadas dos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha e Holanda divulgaram uma declaração conjunta na qual afirmaram que os países estavam muito preocupados com o caso e pediram que o governo do Sudão respeite a liberdade de religião.

Mas, além da pena de morte, o juiz do caso também sentenciou a mulher a receber 100 chibatadas por adultério, já que o casamento com o homem cristão não é considerado válido segundo a lei islâmica.

A sentença das chibatadas será executada assim que a mulher se recuperar do parto.
A condenação por adultério se deve ao fato de, segundo a lei islâmica do Sudão, uma mulher muçulmana não pode se casar com homens de outra religião. Meriam se casou com um cristão do Sudão do Sul.

Durante a audiência, Meriam, cujo nome islâmico é Adraf Al-Hadi Mohammed Abdullah, foi interrogada por um clérigo islâmico e disse ao juiz que era uma "cristã e nunca cometi apostasia".
Segundo a Anistia Internacional, a mulher foi criada como cristã ortodoxa, a religião da mãe, pois ela teria tido um pai ausente durante a infância.

A Anistia informou que a mulher foi presa e acusada de adultério em agosto de 2013 e a Justiça sudanesa adicionou a acusação de apostasia em fevereiro de 2014, quando Meriam disse que era cristã.


O pesquisador da organização especializado em assuntos ligados ao Sudão, Manar Idriss, condenou a sentença e afirmou que apostasia e adultério nem deveriam ser considerados crimes.

"O fato de uma mulher ter sido sentenciada à morte por sua escolha religiosa e à chibatadas por adultério por ser casada com um homem que, supostamente, tem outra religião, é espantoso e repugnante", disse.

A condenação gerou polêmica no país de acordo com a AFP. Pequenos grupos de manifestantes, contra e a favor da sentença, se reuniram em frente à corte onde Meriam foi julgada.




O correspondente da BBC em Cartum Osman Mohamed, afirmou que sentenças de morte raramente são executadas no Sudão.

E um dos advogados de Meriam disse à AFP que vai entrar com um recurso em instâncias superiores.


Fonte: Terra, com BBC Brasil




Presidente da Câmara de Senador Pompeu sofre grave acidente de trânsito



O presidente da Câmara municipal da cidade de Senador Pompeu, no Sertão Central cearense, Antônio Martins da Silva Junior (PT) sofreu um grave acidente nesta quinta-feira, 15, quando seguia em destino a cidade de Milhã.

Professor Juninho, como é popularmente conhecido o parlamentar, capotou o seu veículo Fiat de placas NUY - 3609 após perder o controle quando passava na BR-122. Segundo informações de testemunhas, o veículo teria “derrapado nas britas” que estão espalhas na rodovia devido a reparos na malha viária.

O político foi socorrido inconsciente para o Hospital municipal João Leopoldo Pinheiro Landim, em Milhã, e posteriormente transferido ao Hospital Doutor José Frota, na capital cearense, devido à gravidade das lesões sofridas na região da cabeça. 

Site Miséria.



11 homicídios são registrados nas últimas 24h no Ceará

O Ceará registrou 11 homicídios nas últimas 24h, segundo informções do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Interior (CPI). 
 
Um foragido da Cadeia Pública de Trairi foi morto por um vigilante ao invadir a Escola Técnica Flávio Gomes Granjeiro por volta das 20h30 da última quinta-feira (15). 
 
Dois suspeitos teriam invadido o local durante uma confraternização e o vigilante da escola, José Evaldo Teixeira dos Santos, identificou a ação e atirou em um deles, José Fabrício Moreira da Silva, de 18 anos, que morreu. 
 
A vitima ainda foi socorrida para um hospital da cidade, mas não resistiu. O autor do disparo que atingiu o presidiário fugiu e o outro suspeito também escapou com uma arma e não foi identificado pela Polícia. O homem assassinado respondia por homicídio. 
 
Em Russas, José Tiago da Silva Oliveira, 21 anos, foi morto a bala por volta das 18h45 da última quinta. Dois indivíduos se aproximaram dele em uma motocicleta e atingiram a vítima com três disparos na cabeça. 

Tiago respondia por vários delitos, como uso de entorpecentes e violência doméstica, e chegou a ser encaminhado para um hospital do município, mas não resistiu. 
 
Capital e RMF registram 9 homicídios
 
Um total de 9 assassinatos ocorreram nas últimas 24h em Fortaleza e Região Metropolitana, de acordo com CPC. 
 
Foram registadas ocorrências dos bairros CentroJardim AméricaSiqueiraMessejana,Conjunto Ceará e São Gerardo e dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Eusébio eAquiraz.

Fonte Diário do Nordeste