-->

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Picape de Ciro Gomes é penhorada em processo envolvendo Holiday


A juíza Lígia dal Colleto Bueno, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, decidiu penhorar uma picape Toyota Hilux de Ciro Gomes, como parte de uma indenização ao vereador Fernando Holiday, do DEM-SP, segundo a Folha.


O processo envolvendo Holiday trata da ofensa dirigida a ele por Ciro, que o chamou de “capitãozinho do mato” em uma entrevista à Jovem Pan, em 2018.

Em fevereiro do ano passado, Ciro foi condenado em primeira instância no processo em que Holiday pede uma indenização de R$ 38 mil por danos morais.

A assessoria do pedetista informou que ele recorrerá da decisão.

Com informações do portal O Antagonista


PF identifica milícias e facções envolvidas com políticos no CE e mais 22 Estados


O jornal O Estado de S. Paulo traz hoje (26) levantamento sobre a ação de grupos milicianos no Ceará, em 22 estados e no Distrito Federal. Sem contar que, por aqui, as facções criminosas também têm seus tentáculos. A preocupação é que para as Eleições 2020 essas duas vertentes queiram se meter na política e eleger os seus candidatos.


No Ceará e nos demais estados, o perfil dos milicianos é, predominantemente, de grupos de extermínio e de segurança privada forçada. Na maioria dos casos, essas milícias são consideradas em estágio embrionário, se comparadas ao modelo carioca, já consolidado. A Polícia Federal está de olho em toda movimentação. A PF está de olho no financiamiento ilegal de candidatos e partidos, candidaturas de criminosos e pessoas ligadas a eles.

Segundo o jornal, no Ceará, órgãos de segurança têm registro de grupos de milícias ligados a execuções e também associados ao tráfico de drogas. No interior do Estado, houve registro de suplente de vereador acusado de constituição de milícia armada e tráfico de drogas.

(Via CN7)


INUSITADO: Funerária se engana e deixa caixão com corpo na porta de residência errada no Ceará

De acordo com a polícia civil, o corpo saiu do Estado de Minas Gerais e tinha como destino a cidade de Arneiroz (CE).
Um caixão com um homem morto foi deixado por engano dentro da fazenda Urussuí, na zona rual da cidade de Tauá, no interior do Ceará, na madrugada deste domingo (26). De acordo com a Polícia Civil, o corpo era trasladado de Varginha (MG) para a cidade de Arneiroz.

Familiares esperavam o corpo desde a última sexta-feira e já estavam desesperados com a demora. Conforme o delegado Gisleian Lima, da Delegacia Regional de Tauá, os funcionários prestavam serviço terceirizado para funerária da cidade mineira e erraram o local de destino do corpo.

Ainda segundo o investigador, os funcionários não conseguiram encontrar ninguém fazenda para confirmar se estavam deixando o corpo no endereço certo. Eles resolveram ir até ao Centro de Tauá para telefonar para a funerária. Foi através do telefonema que perceberam o erro e voltaram para pegar o corpo.

Enquanto os funcionários foram fazer a ligação, o morador da fazenda chegou à residência, encontrou o caixão e acionou a polícia. Quando os funcionários retornaram à fazenda, se depararam com a polícia e tiveram de explicar o que havia acontecido.

Depois da confusão, o corpo foi levado para a cidade de Arneiroz e sepultado neste domingo (26). Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Regional de Tauá e os responsáveis poderão responder por crime de vilipêndio, por terem deixado o corpo abandonado.

Fonte: Portal G1


8% dos municípios do Ceará não registraram homicídios em 2019

O levantamento estatístico do Observatório de Segurança do Ceará foi divulgado nesta segunda-feira (27). Veja em quais cidades do Estado não houve mortes violentas

Na Capital, 2019 terminou com redução de quase 50% nas mortes violentas
Foto: Arquivo Diário
 
Um estudo do Observatório de Segurança do Ceará divulgado nesta segunda-feira (27) apontou que 8% dos municípios do Estado não registrou homicídios ao longo de 2019. Ou seja, em 15 das 184 não houve nenhuma morte no ano passado. A maioria dos homicídios vitimou pessoas do sexo masculino e aconteceu com uso de armas de fogo.

De acordo com o balanço, as 15 cidades sem ocorrências de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Destes municípios do interior, a maioria tem de 11 mil a 13 mil habitantes.

Os municípios cearenses sem homicídios foram:

Abaiara
Alcântaras
Ararendá
Araripe
Catunda
Cedro
Chaval
Ibaretama
Ipaumirim
Iracema
Itaiçaba
Moraújo
Morrinhos
Palhano
Pires Ferreira
Fortaleza e Região Metropolitana também apresentaram resultados positivos quando comparados os números de crimes letais ocorridos em 2018 e 2019. Só na Capital, 2019 terminou com redução de quase 50% nas mortes violentas.

Em contrapartida, em 21 municípios do Estado houve crescimento no número de assassinatos: Alto Santo, Aracoiaba, Porteiras, Milhã, Uruburetama, Antonina do Norte, Carnaubal, Senador Sá, Tarrafas, Amontada, Nova Jaguaribara, Assaré, Potengi, Santana do Cariri, Independência, Choró, Itatira, Banabuiú, Guaiúba, Chorozinho e Trairi.

'Pontos de atenção'

Destes 21 municípios, 14 apresentaram um aumento de, pelo menos, 50%. No caso de Alto Santo, em 2018 foram duas mortes, e 11 em 2019. As localidades foram denominadas pelo Observatório de Segurança como 'pontos de atenção' porque, segundo eles, é preciso que as autoridades estejam atentas a esta dinâmica da criminalidade.

Conforme o Observatório, os dados da pesquisa foram coletados por meio de análise dos dados das bases da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), obtidos através da Lei de Acesso à Informação.

Fonte; DN


Tentativa de chacina deixa dois homens mortos e outros dois feridos a tiros em Acaraú


Uma tentativa de chacina deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas em Acaraú, no litoral Norte do estado (a 233Km de Fortaleza) neste fim de semana. O caso ocorreu na noite do último sábado (25), por volta de 22h30, no distrito de Juritianha, quando um grupo de oito homens, integrantes de uma facção criminosa, invadiram uma casa de shows e de forró na periferia da cidade e dispararam mais de 20 tiros de pistolas e revólveres.


Os bandidos, segundo o relato de testemunhas, chegaram à casa de shows “Brega Chick” por volta de 23 horas e invadiram o local já atirando, causando um tumulto no local na hora da festa. Ainda de acordo com o que foi apurado pela Polícia Militar no local, os atiradores estavam em dois carros e alguns estavam encapuzados.

Das quatro pessoas baleadas, duas morreram. Cristiano Pereira, 21 anos, foi baleado várias vezes e teve morte imediata. Claudenilson da Silva, 21 anos, ainda chegou a ser socorrido e levado por populares ao Hospital Doutor Moura Ferreira, em Acaraú, mas não resistiu, morrendo ainda na entrada da Emergência. Outros dois homens, com idades entre 25 e 31 anos, ficaram feridos e também foram atendidos no mesmo local e, em seguida, transferidos.

Policiais militares do Destacamento da PM de Acaraú se dirigiram ao local do tiroteio, mas poucas pessoas se dispuseram a falar sobre o caso, temendo represálias dos criminosos. Várias cápsulas de balas foram recolhidas pela Perícia Forense (Pefoce).

Outros crimes no Interior

Em Icapuí, no litoral Leste do estado, um homem identificado apenas por Salomão, foi morto a tiros por volta de 20 horas de domingo (26).

Em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, Francisco de Assis Oliveira, 36 anos, foi baleado e morto por volta de 21h10 do domingo.

Em Quixadá, o motorista de transporte escolar, Flávio Márcio Carneiro Praxedes, 40 anos, foi assassinado a golpes de faca no Distrito de Várzea da Onça. O suspeito do crime acabou preso em flagrante pela Polícia Militar.

Em Juazeiro do Norte, duas mulheres foram assassinadas no fim de semana. Na madrugada de sábado (25), a ex-presidiária Dayane Silva Mascarenhas, 30 anos, foi morta a tiros dentro de casa, no bairro São José. No mesmo dia, à noite, a jovem Damiana Samara Apolinário da Silva, 27 anos, foi esfaqueada e morta na porta de casa, no bairro Triângulo.

(Fernando Ribeiro)


Matança de mulheres continua no Ceará. No fim de semana foram mais seis assassinatos



Seis mulheres foram assassinadas no Ceará durante o fim de semana. Somente em Fortaleza foram três crimes do gênero, outros dois em Juazeiro do Norte e o sexto caso no Município de Caucaia, na Região Metropolitana da Capital. Em dois casos, uma adolescente e uma jovem foram executadas por ordem de uma facção.

O primeiro caso ocorreu ainda na tarde da última sexta-feira (24), quando a aposentada Maria Nísia Teixeira Freitas, 82 anos, foi morta a pauladas em sua residência na Praia do Icaraí, em Caucaia. Foi um crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Duas pessoas foram presas em flagrante, sendo a própria cuidadora da vítima, identificada como Bismel dos Santos, 52 anos; e seu amante, Carlos André Teixeira dos Santos , 31, que foi preso após uma perseguição policial. Ele havia roubado o carro da idosa.

Ainda na sexta-feira, à noite, uma adolescente de aproximadamente 16 anos, foi morta a tiros no bairro Conjunto Ceará. O crime teria sido ordenado por bandidos de uma facção criminosa. Após ser executada a tiros, a vítima (ainda não identificada) teve o corpo arrastado e deixado sobre os trilhos próximo à estação da Jurema, em Caucaia.

Na madrugada do sábado (25), a ex-presidiária Dayane da Silva Mascarenhas, 30 anos, foi morta, a tiros, quando dormia em sua residência, localizada no bairro São José, na cidade de Juazeiro do Norte. A Polícia acredita em um “acerto de contas”.

Na tarde de sábado, uma jovem identificada apenas por Kauane foi assassinada, a tiros dentro de um bar no bairro Vila Peri, em Fortaleza. Segundo testemunhas, um homem invadiu o local e disparou vários tiros na cabeça da mulher, que teve morte instantânea.

Na noite de sábado, por volta de 23 horas, uma mulher de 27 anos, identificada como Damiana Samara Apolinário da Silva, foi morta a golpes de faca na cidade de Juazeiro do Norte. O crime ocorreu na residência da vítima, no bairro Triângulo. O suspeito do crime já foi identificado, mas está foragido. Outra mulher também ferida foi hospitalizada.

O sexto crime do gênero aconteceu no domingo (26), onde Simone Kelly Alves de Andrade foi morta, a tiros, dias após ter gravado um vídeo e postado nas redes sociais e, que afirmou que estavam “rasgando a camisa” de uma facção criminosa e ingressando em outra.

(Fernando Ribeiro)


Russas CE plantão policial


ICAPUÍ HOMICÍDIO A BALA

Por volta das 20h de domingo, na Praia da Redonda em Icapuí, a polícia registrou um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima uma pessoa conhecida por SALOMÃO, pois estava sem documento de identificação, no local ninguém soube informar acerca do ocorrido. A polícia esteve no local adotando todas as providencias.

RUSSAS TCO POR CONSUMO DE ENTORPECENTES

Por volta das 17h de sábado em patrulhamento pela cidade de Russas, policiais abordaram um jovem de 20 anos, onde foi encontrado com mesmo, várias gramas de maconha, diante dos fatos, foi conduzido a DPC de Russas, sendo lavrado um TCO contra ele.

RUSSAS ROUBO A PESSOAS

Por volta das 19h10min de domingo, no Sito Pau D’arco, zona rural de Russas, 02 (dois) indivíduos praticaram um roubo e levaram da vítima a quantia de R$350,00 e um aparelho celular. Minutos depois no Sítio Melancias, também na zona rural de Russas, a mesma dupla roubou um aparelho celular de outra pessoa, em seguida os indivíduos fugiram. 

RUSSAS ROUBO A PESSOA

Por volta das 20h de domingo, na Rua Cel. Perdigão Sobrinho em Russas, uma senhora foi vítima de roubo praticado por um casal em uma bicicleta, onde foi levado um aparelho celular e outros objetos, em seguida o casal fugiu.

LIMOEIRO DO NORTE HOMICÍDIO A BALA

Por volta das 21h10min de sábado, na Avenida Dom Aureliano Matos em Limoeiro do Norte, foi registrado um homicídio por arma de fogo, praticado por 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta, tendo como vítima, FRANCISCO ASSIS OLIVEIRA, 36 anos, o mesmo faleceu na hora, após receber os disparos. 

QUIXERÉ VEICULO RECUPERADO

Por volta das 08h45min de domingo, em uma estrada vicinal, que dá acesso à localidade de Água Fria, zona rural de Quixeré, foi recuperada uma moto que estava abandonada. Ao realizar consulta junto ao sistema de informações, consta o registro de roubo para essa moto, sendo uma CG 150 TITAN, 2004/2005, preta, placa HUY-7397, 004/2005. O veículo foi encaminhado à Delegacia para as devidas providências.

Fonte; PM CE


ORAÇÃO DA MANHÃ PARA O TRABALHO – III

Senhor Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores,
eu consagro a Ti este dia de trabalho.
Olhai para a empresa e para todos que trabalham comigo.

Eu lhe apresento as minhas mãos, pedindo habilidade e talento
e também peço que abençoe a minha mente,
dando-me sabedoria e inteligência,
para fazer bem feito tudo o que me for confiado
e resolver os problemas da melhor maneira.
Senhor abençoe todos os equipamentos que eu usar
e também todas as pessoas com quem eu falar.

Livrai-me das pessoas desonestas, mentirosas,
invejosas e que tramam maldades.
Envie os teus santos anjos para me ajudarem e protegerem,
pois, vou me esforçar para fazer o melhor,
e ao final deste dia quero te agradecer.
Amém!

Guarany de Sobral é campeão da 1ª fase do Cearense e garante vaga na Copa do Brasil


O Guarany de Sobral é o campeão da 1ª fase do Campeonato Cearense 2020. O empate em 1 a 1 com o Floresta no estádio Raimundão, em Caucaia, garantiu a liderança para o Guarasol por um ponto de vantagem sobre o Barbalha, que perdeu por 1 a 0 para o Ferroviário no Elzir Cabral. 


Os resultados garantem o Guarany na Copa do Brasil de 2021, maior objetivo de quem disputava esta fase inicial. Além da liderança, o Guarany também tem o artilheiro do Campeonato: o atacante Ciel, com 6 gols até o momento.

Dessa forma, a tabela do Campeonato Cearense termina com os seguintes classificados à 2ª fase: 

1º: Guarany (15 pontos)

2º: Barbalha (14 pontos)

3º: Ferroviário (12 pontos)

4º: Atlético (8 pontos)

5º: Caucaia (8 pontos)

6º: Pacajus (7 pontos)

Floresta (7º, 6 pontos) e Horizonte (8º, 2 pontos) descem para a 2ª divisão estadual.

Com informações do Diário do Nordeste


Chega a 44 número de mortos com chuvas em Minas Gerais

De acordo com a Defesa Civil do estado, 13.887 pessoas estão desalojadas e 3.354 desabrigadas.
Em boletim divulgado às 18h deste domingo (26), a Defesa Civil de Minas Gerais informou que subiu para 44 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (24).

O órgão também informou que 12 pessoas estão feridas e outras 19 desaparecidas. Ao todo, 13.887 pessoas estão desalojadas e 3.354 desabrigadas.

A maior parte das vítimas foi registrada na região metropolitana de Belo Horizonte: foram 14 vítimas na capital, seis em Betim, cinco em Ibirité e uma em Contagem.

Também foram registradas vítimas nas cidades de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Divino, Luisbrugo, Manhaçu, Pedra Bonita, Santa Margarida, Tocantins, Simonésia e Carangola.

Em Belo Horizonte, cinco mortes foram registradas no bairro Jardim Alvorada. Quatro delas eram da mesma família: uma mulher e três crianças. Outras duas as mortes aconteceram na Vila Bernadete, em uma região conhecida como Barreiro, após um deslizamento ter soterrado cinco casas no início da noite desta sexta-feira (24).

As chuvas também causaram transtornos na capital mineira. A força da água fez bueiros estourarem na Avenida dos Andradas, causando um efeito chafariz. Por baixo do concreto corre o leito do rio das Arrudas.

Em Ibirité, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, quatro pessoas morreram após o deslizamento de uma encosta.

Três vítimas foram identificadas pelo Corpo de Bombeiros: uma mulher adulta, um menino de seis anos e um bebê de cerca de seis meses -a mulher era mãe do bebê e foi achada com ele nos braços.

Em Betim, também na Grande BH, um deslizamento atingiu duas casas, matando três adultos e uma criança. Em uma das casas, um homem estava sozinho. Na outra, havia um casal e o filho.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o índice pluviométrico registrado entre 9h desta quinta-feira (23) e 9h desta sexta-feira (24) chegou a 178,8 milímetros. É o maior registro na história da capital mineira em um século de medições.

Belo Horizonte e a região metropolitana da capital registraram acumulado entre 240 mm e 250 mm de chuva em janeiro, segundo o Instituto Mineiro de Gestão de Águas. A previsão é que entre as 19h desta sexta e as 7h de sábado chova aproximadamente outros 100 milímetros.

Ao todo, 58 municípios de Minas Gerais registraram danos com as chuvas. Destes, 47 tiveram estado de emergência reconhecido pelo governo mineiro.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, fez um sobrevoo sobre áreas atingidas pela chuva neste domingo (26) e reuniu-se com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), além de prefeitos de outras sete cidades do interior.

Em entrevista à imprensa, o ministro afirmou que o governo federal possui R$ 90 milhões disponíveis para ações emergenciais na conta da Defesa Civil. A liberação dos recursos, contudo, acontecerá de acordo com as demandas do governo estadual e prefeituras.

– Neste momento, o mais importante é fazer com que a burocracia não impeça que os recursos cheguem aos municípios atingidos – afirmou Canuto.

O governo federal também vai antecipar o pagamento do Bolsa Família e liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os atingidos pela chuva.

O governador Romeu Zema lamentou a perda de vidas e afirmou que o volume de chuvas que caiu no estado nos últimos dias foi fora do normal.

– A quantidade de chuvas foi a maior da história – disse.

Ele ainda afirmou que unidades da polícia e do Corpo de Bombeiros do estado estão disponíveis para receber doações de alimentos não perecíveis, colchões, lençóis, material de limpeza e produtos de higiene.

Após o atendimento emergencial, o governo deverá atuar em obras de infraestrutura para minimizar os riscos de desabamentos e deslizamentos de terra.

– Precisamos de políticas públicas consistentes e de longo prazo que venham eliminar essas situações de risco – afirmou o governador.

*Folhapress