-->

sábado, 4 de janeiro de 2020

Primeiro sábado de 2020 tem chuvas em 28 cidades cearenses

A maior precipitação foi registrada em Reriutaba, na região da Ibiapaba, com 85 milímetros

 O primeiro sábado do ano começou com precipitações em 28 dos 184 municípios cearenses, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados são parciais e serão atualizados ao longo do dia.

O maior volume pluviométrico, entre as 7 horas de sexta-feira e 7 horas de hoje (4), foi registrado em Reriutaba (82 milímetros), na Ibiapaba, região que concentrou as maiores chuvas. Dos cinco maiores índices, quatro foram registrados na região: Graça (68 mm); Ibiapina (64.5 mm) e Guaraciaba do Norte (45 mm). General Sampaio, com 74 milímetros, no Litoral do Pécem, foi a cidade, fora da Ibiapaba, que figurou na lista das mais chuvosas.

De acordo com o órgão meteorológico, essas precipitações foram ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que é o principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste.

Previsão

A previsão para o restante do dia, segundo a Funceme, é de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no sul. Para domingo (5), as regiões da Ibiapaba e sul do Estado continuam com possibilidade de precipitações. Já para segunda-feira, dia 6, o órgão prevê nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva no litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité.

10 maiores chuvas por posto no dia:
(36 postos com chuva de 49 informados)

Reriutaba (Posto: Reriutaba) : 82.0 mm
General Sampaio (Posto: Jurema) : 74.0 mm
Graça (Posto: Graca) : 68.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 64.5 mm
Guaraciaba Do Norte (Posto: Guaraciaba Do Norte) : 45.0 mm
Reriutaba (Posto: Amanaiara) : 33.0 mm
Tianguá (Posto: Tianguá) : 31.0 mm
Mucambo (Posto: Mucambo) : 30.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sao Goncalo Do Amarante) : 15.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Sitio Vambira) : 14.6 mm
Dados extraídos, do site da Funceme, às 10h10.

PALAVRAS-CHAVES:


Após 50 anos de tramitação, STF deve dar veredicto no caso mais antigo da Corte


O processo mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), protocolado em 15 de maio de 1969, terá finalmente um desfecho. A ação civil originária (ACO) 158, sobre uma disputa de títulos de terras, entrou na pauta da Corte do dia 12 de março e deve finalmente ter um veredicto após 50 anos de tramitação.


Com 16 volumes, 1597 páginas e quatro apensos, a ACO 158 trata de uma ação em que a União busca a anulação de títulos de alienação de bens imóveis da Fazenda Ipanema, do Ministério da Agricultura, na região do município de Iperó (SP), a mais de 100 quilômetros da cidade de São Paulo.

O que diz a ação

Essa ação teve início quando duas pessoas – Benedito de Oliveira Louzada e sua esposa, Alzira Moretto Louzada, conforme descrito no processo – afirmaram ser os donos legítimos de duas glebas de terras, uma com 31 hectares e outra com 9 hectares, situadas no bairro Cagerê, em Iperó.

Segundo a prefeitura de Iperó, a região disputada, que já abrigou uma fábrica de ferro, teve a sua área total transferida para o Ministério da Agricultura em 1937, época em que a pasta utilizou as terras para iniciar estudos com sementes e máquinas agrícolas.

Mais tarde, em 1975, foi criado no local um Centro Nacional de Engenharia Agrícola (Cenea), desativado no início da década de 1990, durante o governo Fernando Collor.


O julgamento

Conforme consta no histórico do caso, o processo foi incluído na agenda para o julgamento pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, ao menos sete vezes em 2019, mas acabou sendo sempre adiado.

De acordo com o processo, São Paulo também resolveu entrar na disputa pelas terras. Tendo como base a Constituição Federal de 1891, o estado chegou a alegar que “a União não teve domínio algum sobre essas terras após a vigência da CF 91” e, por isso, resolveu que as áreas fora do limite da União passariam a pertencer ao próprio estado.

“O estado de São Paulo sustenta que a União não teve domínio algum sobre essas terras após a vigência da Constituição Federal de 24 de fevereiro de 1891 pois, aos Estados, as terras ora visadas pela injusta ação, haviam sido automaticamente transferidas para o patrimônio do Estado de São Paulo”, afirma o histórico do processo no STF.

O julgamento ocorrerá em sessão extraordinária do Supremo, reuniões geralmente convocadas pelo presidente da Corte para as 14 horas das quintas-feiras.

Fonte: G1


Russas CE plantão policial


ARACATI PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Por volta das 10h, em Canoa Quebrada/Aracati, a polícia prendeu, JUAN CARLOS BARTOLUCCI, 50 anos, argentino, residente em Canoa Quebrada, o mesmo tinha na sua casa um plantio de maconha e estava praticando o tráfico de entorpecente. Diante dos fatos foi conduzido à Delegacia, juntamente com o material apreendido no local, onde foi autuado em flagrante.

TABULEIRO DO NORTE ROUBO Á PESSOA

Por volta das 15h, na Localidade de Sitio Malhadinha, zona rural de Tabuleiro do Norte, 02 (dois) indivíduos numa motocicleta, armados, tomaram de assalto, uma Moto FAN 150, vermelha, 2013/14, placa OSP-9286, além dos pertences da vítima, como: aparelho celular, carteira com documentos pessoais e uma pequena quantia em dinheiro, em seguida fugiram.

Fonte; PM CE