-->

sábado, 12 de outubro de 2019

Morre astronauta russo que foi o primeiro homem a caminhar no espaço

O cosmonauta russo Alexei Leonov morreu hoje (11), em Moscou, aos 85 anos de idade. Ele foi o primeiro homem a caminhar no espaço sideral. O pioneiro andou do lado de fora de uma espaçonave em 1965. A informação foi confirmada pela Agência Espacial Estadunidense (Nasa) e pela agência de notícias russa Tass.

Leonov lutava contra uma doença há muitos anos. Ele morreu no Hospital Burdenko, na capital russa. O enterro ocorrerá no Cemitério Federal de Memória Militar, na região de Moscou, na próxima terça-feira (15).

O cosmonauta fez dois voos ao espaço. O primeiro foi em março de 1965, como co-piloto da espaçonave Voskhod-2. Foi nessa missão em que Leonov realizou a primeira caminhada no espaço sideral, durante 12 minutos. Ele realizou novo voo em julho de 1975, como comandante de uma missão de encontro com astronautas estadunidenses.

A Nasa lamentou a morte do cosmonauta. “Estamos entristecidos com a perda do legendário Alexei Leonov, que se tornou o primeiro a andar no Espaço. Sua aventura no vácuo do espaço começou a história de atividades extraveiculares que permitem a manutenção de estações espaciais hoje possível”, destacou a entidade em sua conta no Twitter. (Agência Brasil)

 Blog; Erivando Lima


Incêndio atinge vegetação e moradores são retirados de casa, em Limoeiro do Norte

Idosos e crianças foram removidos preventivamente por causa da grande quantidade de fumaça

Bombeiros combatem incêndio em Limoeiro do Norte
Foto:Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Comunidade de Córrego do Feijão, em Limoeiro do Norte, neste sábado (12). Idosos e crianças tiveram que deixar preventivamente suas casas por causa da fumaça que se espalhou pela região.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as residências não chegaram a ser atingidas pelo fogo, que se concentrou em uma área de vegetação seca. Equipes de profissionais da saúde da prefeitura estiveram no local prestando assistência com pelo menos duas ambulâncias.


A prefeitura de Limoeiro do Norte enviou um caminhão pipa para ajudar no abastecimento do carro dos bombeiros, que foi ao local realizar o combate às chamas.

ambulâncias
Profissionais da saúde em ambulância da prefeitura deram assistência aos moradores
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Outras regiões

Foram registrados focos de incêndio em Sobral e Iguatu, na tarde deste sábado (12). Na região norte, uma área de vegetação foi atingida pelo fogo na comunidade de Taperuaba, próximo à Reserva Pedra Andorinha, em Sobral. Agentes do Corpo de Bombeiros do município da Canindé auxilaram no combate às chamas.

Em Iguatu, centro sul cearense, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação nativa que fica às margens da Lagoa da Bastiana. 

iguatu

Em Iguatu, a fumaça prejudicou motoristas que precisaram trafegar pela Avenida Perimetral
Foto: Divulgação
Foram utilizados mais de 14 mil litros de água durante três horas para debelar as chamas na área. Moradores com auxílio de baldes, apagaram focos próximo de três residências que ficam ao lado da lagoa.

A fumaça chegou a prejudicar condutores de veículos, que tiveram que retornar na contramão na Avenida Perimetral por causa da falta de visibilidade.

 Red; DN

Russas CE plantão policial


RUSSAS FURTO

Por volta das 13h, na rua Afonso Lima, foi furtada uma Moto Shineray cor vermelha. Diligências foram realizadas, mas até o momento a mesma não foi localizada.


LIMOEIRO DO NORTE PRISÃO POR FURTO

Por volta das 14h30min, no Sítio Espinho, zona rural de Limoeiro do Norte, foi furtada a Moto FAN, vermelha, placa NUZ-9467, de frente a uma residência. Diligências foram realizadas onde a polícia militar conseguiu identificar o acusado do furto, NATANAEL DA SILVA SOUSA, 25 anos, o mesmo estava em uma churrascaria na Av. Dom Aureliano Matos, centro da cidade e ao ser indagado sobre o paradeiro da motocicleta, informou que havia deixado em frente à um Colégio na rua Camilo Brasiliense, centro de Limoeiro do Norte. Diante dos fatos o acusado foi conduzido a DPC em Russas para os procedimentos legais. 

Blog; Erivando Lima