-->

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Câmara dos Deputados aprova texto-base da reforma da Previdência em 1° turno

Os deputados federais votam, agora, os destaques, que são alterações no texto base


Matéria foi aprovada em primeiro turno
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
 
 A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), o texto-base da reforma da Previdência por 379 votos contra 131. Agora, os deputados votam os destaques, que são as alterações no texto original. A matéria, aprovada em primeiro turno, deve ser apreciada novamente em segundo turno antes de ser encaminhada ao Senado.

Momentos antes de divulgar os votos, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), subiu à tribuna e discusou aos colegas.

"Todos nós falamos muito com combater privilégios. E o nosso sistema previdenciário comete um dos maiories erros que um sistema pode cometer porque o nosso sistema, como é deficitário, coloca o Brasil numa realidade muito dura. Estas reformas vêm no intuito de reduzir desigualdades, e esse eu tenho certeza que é o objetivo de todos osparlamentares aqui presentes", afirmou. 

As arquibancadas do plenário da Câmara foram esvaziadas durante a sessão. Manifestantes iniciaram um protesto na entrada do anexo 2 da Casa, depois de serem impedidos de entrar no prédio. A Polícia Legislativa foi chamada e isolou a entrada. Policiais detinham cacetes e spray de pimenta das mãos. 

A oposição chegou a iniciar um movimento de obstrução da pauta para atrasar a votação, mas o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) conseguiu encaminhar as discussões e votar a matéria do governo dentro do prazo previsto. 

O último requerimento de retirada de pauta foi rejeitado por 314 votos contrários e 25 favoráveis, com duas abstenções. Há ainda cerca de 18 pedidos para modificações no texto. O número de destaques foi reduzido depois que o Plenário rejeitou emendas individuais, mantendo somente as de bancada.

Manchete da versão impressa do Diário do Nordeste desta quarta-feira (10) mostrou que levantamento feito pela Consultoria de Orçamento da Câmara Federal registrou, do início de julho até a última segunda-feira (8), mais de R$ 175 milhões foram liberados para parlamentares do Estado.

Entre emendas empenhadas — ou seja, colocadas nas contas a pagar — e executadas ao Orçamento de 2018 e de anos anteriores que não chegaram a ser pagas. A articulação foi feita diretamente pelo presidente da Câmara em meio a desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). 

Negociações, ainda nesta quarta-feira (10), garantiram à bancada da segurança pública um acordo com líderes partidários e governo para que policiais federais, policiais rodoviários federais e policiais legislativos fossem beneficiados com regras mais brandas na reforma da Previdência. A bancada das mulhares também fechou acordo. 

Principais regras da reforma

Idade mínima
Homens só se aposentam com uma idade mínima de 65 anos; mulheres, 62. Exige-se ainda um tempo de contribuição mínima de 20 anos (homens) e de 15 (mulheres), no setor privado, ou 25 anos para ambos, no público

Professores
Pelo parecer do relator, as professoras poderão se aposentar com 57 anos de idade e 25 de contribuição; os professores, com 60 de idade e 30 de contribuição

Transição
Propõe quatro regras de transição, com aumento de tempo de contribuição para quase todos os trabalhadores da iniciativa privada e servidores

Cálculo
As mudanças levam em conta a média de 100% dos salários de contribuição. Hoje, são descartados 20% das contribuições de menor valor

Alíquota
Quem recebe mais pagará alíquota maior, e a porcentagem de contribuição dos trabalhadores da iniciativa privada (regime geral) e de servidores (regime próprio) será igualada

Cronologia 

20 de fevereiro: Jair  Bolsonaro entrega a proposta de reforma da Previdência aos presidentes da Câmara (Rodrigo Maia) e do Senado (Davi Alcolumbre)

23 de abril: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprova, por 48 a 18, parecer do relator Marcelo Freitas (PSL-MG) sobre a reforma

25 de abril:  É instalada a Comissão Especial da reforma. Marcelo Ramos (PR-AM) é eleito presidente. Samuel Moreira (PSDB-SP) é escolhido relator

4 de julho: Comissão Especial aprova, por 36 a 13, o relatório do relator da reforma. O parecer mantém as diretrizes da proposta original do Governo
 
Red; DN  

Delegacia Regional de Russas em ação

               Prisão em flagrante delito por suposto estupro de vulnerável.
Em uma ação rápida e eficaz, policiais civis da Delegacia Regional de Russas conseguiram realizar a prisão em flagrante do indivíduo conhecido por Cícero Sipriano, suspeito pela prática do crime de estupro de vulnerável.

Após receber, por parte da mãe da vítima, que conta com apenas 12 anos de idade, a informação de que o referido indivíduo havia, momentos antes, abusado sexualmente da menor, os policiais civis saíram imediatamente em diligências e conseguiram localizá-lo em um posto de gasolina que fica às margens da BR 116.

Constatados os indícios da suposta prática delituosa, o indivíduo foi preso em flagrante delito e colocado à disposição do Poder Judiciário da Comarca de Russas.

Disque Denúncia: (85)986166688. Sigilo absoluto

*Polícia Civil Ceará: A sociedade em primeiro lugar* 

Blog; Erivando Lima

                              Os melhores PNEUS e BATERIAS de Russas;

PF encontra 583 kg de cocaína em fazenda de prefeito no Pará

A PF apreendeu no domingo (7) 583 kg de cocaína dentro de uma fazenda do prefeito de Itaituba (PA), o emedebista Valmir Climaco, registra a Folha.
Trata-se da maior apreensão da droga feita neste ano no Pará, estado considerado rota do tráfico para a Europa e para o Nordeste.

Dois homens foram presos em flagrante, e outros três conseguiram fugir. Além da cocaína, foram apreendidos dois fuzis, uma pistola, munição e 200 gramas de skunk (maconha mais potente).

Climaco, que já ameaçou receber funcionários da Funai “à bala” caso tentassem entrar na fazenda, negou qualquer relação com a droga.

(O Antagonista)


Morre Paulo Henrique Amorim aos 77 anos

Jornalista sofreu infarto fulminante na madrugada desta quarta-feira, depois de sair para jantar com amigos na noite de terça-feira.
O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu, na madrugada desta quarta-feira (10), aos 77 anos. O jornalista deixou o legado para a comunicação brasileira.

Amorim estava em casa, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante — informação confirmada pela mulher dele.

Na noite da terça-feira (9), o jornalista havia saído para jantar com amigos.

Paulo Henrique Amorim estava na Record TV desde 2003. Antes, passou por diversos jornais, revistas e emissoras de televisão do país.

Nascido em 22 de fevereiro de 1942, Paulo Henrique estreou no jornal A Noite, em 1961. Depois foi trabalhar em Nova York, como correspondente internacional da revista Realidade e, posteriormente, da revista Veja.

Na televisão, passou pela extinta TV Manchete e pela TV Globo, também como correspondente internacional em Nova York.

Em 1996, deixou a TV Globo e foi para a TV Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado. Depois, foi para a TV Cultura.

Em 2003, foi contratado pela Record TV, onde apresentou o Jornal da Record segunda edição. No ano seguinte, ajudou a criar a revista eletrônica Tudo a Ver na emissora. Em 2006, assumiu a apresentação do Domingo Espetacular, onde ficou até junho deste ano. 


Blog; Erivando Lima


Goleiro ex-Ceará capota carro em estrada de Sobral

Por Redação, 11:26 / 10 de Julho de 2019  ATUALIZADO ÀS 12:32
Dionatan, que atualmente atua no Guarany de Sobral, estava sozinho no veículo e teve apenas ferimentos leves


O ex-goleiro do Ceará e atual jogador do Guarany de Sobral, Manoel Dionanton Paiva Rodrigues, 34 anos, conhecido no futebol como Dionatan, capotou o carro na manhã desta quarta-feira (10), em uma estrada na localidade de Bonfim, em Sobral. O jogador estava sozinho no veículo e teve ferimentos leves. 

Em nota, a assessoria do Guarany de Sobral explicou que o goleiro não conseguiu ir na van que leva os jogadores para o treino todos os dias e teve de fazer o trajeto entre o Centro de Treinamento e o Estádio do Junco no carro particular.


O goleiro disse a populares no local do acidente que perdeu o controle do carro e, para não bater em uma ponte, desviou e caiu na ribanceira. 

O goleiro foi levado para um hospital de Sobral, recebeu atendimento médico e foi liberado. O clube informou que dentro de alguns dias o jogador vai retornar aos treinos. O veículo ficou parcialmente destruído. 

Base no Ferroviário

Dionatan surgiu no futebol cearense em 2008, onde se destacou por boas atuações no Ferroviário, onde ficou por 2 anos. Em 2010, se transferiu para o Ceará, onde também chegou a atuar em jogos pela Série B. Na carreira, jogou também em clubes como Icasa, Pacajus, Caucaia e, por último, foi anunciado pelo Guarany de Sobral para disputa da Taça Fares Lopes.

Red; DN 

Quixadá CE plantão policial


BANABUIU PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Dia 09/07/2019 (terça -feira), por volta de 08h30min, a patrulha realizava patrulhamento de rotina na estrada do Boqueirão - Banabuiú-Ce, quando se deparou com que trafegavam em uma moto, quando avistaram a viatura, dispensaram duas armas no matagal. A composição fez a abordagem e posteriormente a varredura na área, encontrando 02(dois) revolveres, sendo um calibre 32 e outro calibre 38. Foi dada voz de prisão aos dois elementos, que foram conduzidos a delegacia municipal de Banabuiú para os devidos procedimentos.


IBICUITINGA LESÃO CORPORAL

Dia de hoje, 09/07/2019, por volta das 15h30min, compareceu ao Destacamento de Ibicuitinga a pessoa de J. N. N. J., informando ter sido vítima de agressão a golpes de facão nas pernas, costas e cabeça, que teria a agressão ocorrido  nas proximidades da "OFICINA DO CABELUDO", e que o autor das agressões seria a pessoa de  F. N. N.. Diante de tais informações, a equipe da VTR, fez imediato deslocamento ao local indicado pela vítima, vindo a avistar o acusado sentado na calçada, ao perceber a aproximação da equipe policial, o acusado passou a correr, adentrando nas residências. Diante do estado de flagrante, a equipe passou a fazer as buscas pelo mesmo, efetuando cerco e buscas nas residências próximas, contando, inclusive, com anuência e informações da vizinhança. Contudo o acusado conseguiu se evadir do cerco policial, sendo as buscas encerradas e a vítima orientada a noticiar o crime na Delegacia de Polícia Civil.


QUIXERAMOBIM PRISÃO PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO.
Dia 09/07/2019, por volta das 21h30min, a Equipe Raio, em patrulhamento de rotina na Av. Geraldo Bizarria,Quixeramobim-Ce,  avistou 02 indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita, feito a abordagem foi encontrada uma arma garrucha tipo Socadeira. Diante do fato os indivíduos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá-Ce, onde foi apresentado à Autoridade Policial juntamente com a arma apreendida, para adoção das medidas cabíveis.

ACUSADOS:  A. W. B. S JUNTAMENTE COM UM ADOLECENTE
MATERIAL APREENDIDO: Garruncha tipo socadeira E Motocicleta CG TITAN KS 150c, de cor prata. 


QUIXERAMOBIM FURTO DE MOTOCICLETA

Dia 10/07/2019, por volta das 01h, foi informado via 190 de que, na rua Antonio Conselheiro,Bairro Antonio Cisnando em Quixeramobim-Ce, uma motocicleta teria sido furtada. De imediato, a equipe de serviço na VTR, diligenciou em busca de possíveis suspeitos e da motocicleta, não tendo logrado êxito ate o momento. A vítima identificada como sendo o senhor N. R. B. C. A motocicleta de marca HONDA/CG 125 TITAN KS – 2001/2001.

Blog; Erivando Lima

Russas CE plantão policial


PEREIRO LESÃO CORPORAL A BALA

Por volta das 11h30min, duas pessoas lesionadas por arma de fogo deram entrada no Hospital Municipal de Pereiro, sendo, JOSÉ ESTEVAM DA SILVA, 57 anos e JORGE DE SOUSA NUNES, 50 anos, ambos residentes no Sítio Lagoa Nova, zona rural de Pereiro. Os dois estavam recarregando armas de fogo, quando uma delas veio a disparar e atingindo os mesmos. O policiamento encontrou duas Espingardas calibre 36, com vários cartuchos. Todo o material apreendido foi conduzido para DPC Regional de Jaguaribe para os procedimentos legais.


QUIXERÉ ROUBO A PESSOA 
Por volta das 15h30min, próximo a Lagoa do Pontal em Quixeré, uma estudante foi vítima de roubo, a mesma foi abordada por um indivíduo em uma motocicleta preta, que roubou um aparelho celular e vários objetos, em seguida fugiu.


QUIXERÉ FURTO DE MOTO

Por volta das 05h, no centro da cidade de Quixeré, foi furtada uma motocicleta CG 125 FAN, cor preta, ano 2007, placa HYF-3202, a mesma estava estacionada próximo à Praça da Matriz quando aconteceu o furto.

Blog; Erivando Lima

ACIDENTE TIRA A VIDA DE PAI E FILHO NA CE 377 SENTIDO QUIXERÉ A LAGOINHA CE DOMINGO 07/07/19


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péPai e filho morreram em um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro, na manhã deste domingo (7), próximo ao povoado de Lagoinha em Quixeré.


Segundo a polícia, Cléssio da Fonseca Lima, de 36 anos e Samuel Rodrigues Lima, de 16, respectivamente pai e filho, trafegavam de moto pela CE-377, quando um automóvel modelo Uno os atingiu por trás e capotou em seguida.

Os dois caíram da motocicleta e não resistiram aos ferimentos, morrendo ainda no local. O motorista do veículo fugiu.

Equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), e também da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas ao local, isolaram a área para a retirada das vítimas e a remoção dos veículos.

Fonte: Vale em Destaque


Acidente entre caminhão e ônibus deixa duas pessoas feridas em Aracati, no Ceará

Acidente entre caminhão e ônibus deixa duas pessoas feridas na BR-304 — Foto: (Foto: Divulgação)


Um ônibus, que seguia de Natal para Belém tentou entrar na BR quando colidiu em um caminhão.
Por Isayane Sampaio, G1 CE

09/07/2019 18h20  Atualizado há 11 horas
Acidente entre caminhão e ônibus deixa duas pessoas feridas na BR-304 — Foto: (Foto: Divulgação)

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus da empresa Expresso Guanabara na BR-304, em Aracati, no Litoral Leste do Ceará, no início da tarde desta terça-feira (9).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus, que seguia no sentido Natal (RG) -Belém (PA), tentou entrar na BR quando colidiu em um caminhão que ia para o Rio Grande do Norte. O motorista do caminhão e uma passageira ficaram feridos e foram socorridos para um hospital na região.

Em nota, a empresa Expresso Guanabara lamentou o ocorrido e disse que enviou uma equipe ao local para dar assistência aos clientes e ao motorista. A empresa também informou que vai aguardar o laudo da perícia para apurar as causas do acidente.

Fonte; G1 Ce

TABULEIRO DO NORTE: SECRETÁRIA DEIXA A SAÚDE E EX-SECRETÁRIO PODE ASSUMIR


A secretária da Saúde de  Tabuleiro do Norte enfermeira Karla Saraiva pediu exoneração do cargo em ofício datado do dia 08 de Julho de 2019 e protocolado junto à chefia de gabinete do prefeito. Segundo informações de uma pessoa próxima, faz tempo que a profissional de saúde pretendia deixar a pasta, pois o compromisso assumido é de que ficaria até o prefeito encontrar uma outra pessoa; É tanto que ela já havia entregue um pedido para se afastar uma vez, e ele, o prefeito, não aceitou. No entanto, ela acabou se envolvendo com o trabalho e ficou até agora. A intenção de Dra. Karla é continuar na equipe da saúde caso o prefeito permita, informou a pessoa que não quis se identificar. Todas as instituições e organizações ligadas à saúde do município e da região do Vale do Jaguaribe, lamentaram a saída da Dra. Karla Saraiva por ser uma secretária dinâmica e muito competente. O nosso blog conseguiu colher comentários de que o próximo a assumir a secretaria será o ex-secretário da saúde Dr. João Márcio. Ele foi secretário na época do então prefeito Ednardo.


Blog; Erivando Lima / Blog do Rosálio Daniel

PREFEITO DE MORADA NOVA WANDERLEY NOGUEIRA SOFRE AVC


O Prefeito de Morada Nova Wanderley Nogueira passou mal e teve que ser socorrido às pressas para uma unidade de saúde. Atualmente, Wanderley é o presidente do consórcio de saúde da região de Russas. “A policlínica”, como popularmente é chamado o consórcio, reúne vários municípios que escolhem um presidente para o período de dois anos. Na última eleição o prefeito de Morada Nova foi o escolhido para ficar à frente do equipamento. Nesta terça feira (09/07/2019), por volta do meio dia, o prefeito estava na cidade de Russas quando passou mal chegando a desmaiar. Foi levado à Clínica São Bernardo e passou por uma tomografia que apontou um possível AVC. Os médicos acharam por bem encaminha-lo para um Hospital Regional. O Helicóptero do CIOPAER foi acionado e conduziu o prefeito ao Hospital Regional de Quixeramobim. As últimas informações que chegaram ao nosso blog nesta noite de terça-feira por volta das 22:00 hrs, de parte da assessoria é de que o prefeito está bem, porém, o resultado dos primeiros exames constatou um AVC ISQUÊMICO realmente. A equipe médica está fazendo outras avaliações e Wanderley Nogueira está em companhia da esposa. Segundo a assessoria, por enquanto não há intenção do prefeito se afastar da prefeitura para uma licença médica. A vice prefeita é Janne Martins, filha da atual vereadora Bia.


Blog; Erivando Lima / Blog do Rosálio Daniel