-->

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Após o assassinato de três policiais militares, coronel Gondim faz desabafo: "Vergonha da minha PM"



“Pagaram com a vida por culpa institucional. O PM virou funcionário público. Vergonha da minha PM”. O desabafo foi feito pelo coronel da Reserva da Polícia Militar do Ceará, Horácio Marques Gondim, se referindo ao assassinato dos três colegas de farda na tarde da última quinta-feira (23), em um bar, no bairro Vila Manuel Sátiro.

Reconhecido como um dos mais emblemáticos e respeitados oficial da Corporação, Gondim critica abertamente a forma como hoje a Polícia Militar recruta e forma seus integrantes, assim como a forma de trabalhar da nova tropa.

Para o ex-chefe do Comando de Operações Especiais (COE), um grupo especial formado pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará nos anos 90 e que ficou temido por sua ação drástica contra bandidos, hoje a tropa é formada, em grande parte, por pessoas que não possuem a mínima vocação para vestir uma farda e muito menos, têm o espírito de policial militar, daí ele repetir a expressão: “O PM virou funcionário público”, no estilo de que apenas cumpre seu horário de trabalho sem ser vocacionado para combater o crime de dia e de noite.

O coronel fez o desabafo em sua página nas redes sociais após a triste notícia da morte dos policiais militares, fuzilados por bandidos de uma facção criminosa na semana passada.

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Blog; Erivando Lima


Com contrato até o fim de 2019, Robinho retorna ao Ceará



Criado e revelado pelas categorias de base do Vovô, o Robinho está de volta para compor o elenco do Ceará, que está disputando atualmente a Série A do Campeonato Brasileiro e a Taça Fares Lopes. O jogador de 21 anos estava no elenco do Santa Cruz/PE, que jogou a terceira divisão, clube a qual estava emprestado desde o início do ano. O retorno do atacante foi a pedido da comissão técnica.

No último sábado (25), o Santa Cruz foi eliminado pelo Operário/PR após ser derrotado por 3 a 0 no jogo de volta das quartas-de-final da Série C. Na primeira partida, o Tricolor do Arruda havia vencido por 1 a 0 dentro de seu território, no Recife.

Com isso, o contrato de empréstimo do atleta de 23 anos com o time de Pernambuco está encerrado. Vestindo a camisa da Cobra Coral, Robinho marcou 8 gols em 38 jogos e foi um dos principais destaques da equipe, terminando a temporada como o artilheiro do time.

Por meio de sua página oficial e de sua assessoria, o jogador se despediu do Santa Cruz e sua torcida.


Red; DN

Polícia prende três por assalto a caminhão-cegonha e recupera veículos roubados



Os veículos foram clonados e adulterados em uma residência no bairro Alagadiço Novo. (Foto: Divulgação, DRFVC)

Três pessoas foram presas desde o início da investigação do assalto ao caminhão-cegonha da Jeep, no bairro Guararapes, no dia 9 de julho deste ano. Segundo informações divulgadas durante a coletiva de imprensa da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) nesta terça-feira (28), os dois veículos roubados já foram recuperados.

Ambos os carros eram do modelo Fiat Toro, de cor branca. O primeiro foi encontrado no dia 18 de julho, em uma residência no bairro Paupina. No mesmo local, José Wedson dos Santos Bacalhau e Bruna Vitória Amora Cavalheiro foram presos por receptação. O segundo automóvel foi encontrado no bairro Conjunto Esperança, na posse de João Rafael Farias de Macedo, que já tinha passagem pela Polícia por lesão corporal. Ele também foi preso por receptação. Nenhum dos presos teria sido responsável por balear o motorista.

Os veículos teriam sido clonados e adulterados em uma residência no bairro Alagadiço Novo. Lá, equipes da DRFVC encontraram e apreenderam placas clonadas, apetrechos utilizados na adulteração de veículos e uma nota fiscal de outro veículo Fiat Toro, que foi roubado no dia 15 de junho. 

A investigação descobriu, também, um ponto de apoio da quadrilha responsável pelo crime. O local consistia em uma residência no bairro Aerolândia, que era utilizada como guarda de armas de fogo, munições, e drogas. Na casa, foram apreendidas munições de calibre .40, um carregador de pistola e 100 gramas de cocaína. "Nota-se que essa quadrilha é especializada não só na questão de roubo a veículos como tráfico drogas e é braço de uma organização criminosa que tem ramificação nacional", explica o titular da DRFVC, Adriano Felix. Segundo ele, quadrilhas deste tipo têm preferência por veículos com tração, e que possam carregar bastante bagagem para fazer o transporte de armamento e drogas.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos no delito. A Polícia não descarta, ainda, que alguém da própria empresa transportadora esteja envolvido no crime.

Red; DN

Bandidos expulsam famílias de condomínio na Capital. PM faz escolta da mudança



O caso ocorreu na noite desta segunda-feira no Condomínio Dom Hélder Câmara, na zona oeste de Fortaleza. Duas casas e um apartamento tiveram que ser desocupadas após ameaças de membros de uma facção que atua na cidade

Três famílias foram expulsas de seus imóveis por bandidos de uma facção criminosa, na zona Oeste de Fortaleza. O caso ocorreu no Conjunto Residencial Dom Hélder Câmara, conhecido como “Carandiru Branco”, localizado no bairro Carlito Pamplona. A Polícia Militar tomou conhecimento do fato e enviou viaturas da área para proteger a família enquanto eram realizadas as mudanças em um apartamento e duas casas do residencial.

Segundo informações de moradores, a ordem de expulsão das famílias partiu de bandidos que seriam integrantes da facção Comando Vermelho (CV),  que domina vários bairros daquela parte da cidade. A expulsão teria sido uma retaliação pelo fato de um membro da  mesma família ter saindo do CV e “batizado” pela facção rival, a Guardiões do Estado (GDE).

Em represália, os criminosos que comandam o CV no bairro ordenaram que o pai, o um tio e a avó deixassem seus imóveis no condomínio.

Policiais militares acompanharam o momento em que as três famílias deixavam o local, colocando seus móveis em caminhões. Indignados, os moradores, porém, se mantiveram em silêncio temente se tornarem as próximas vítimas da facção.

Expulsão

Segundo estimativas da Defensoria Pública do Ceará,  somente neste ano, cerca de 500 famílias foram expulsas de seus imóveis por ordem de criminosos ligados ás facções que atuam no estado. São pessoas que haviam sido beneficiadas com imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

As expulsões começaram nos bairros Barroso II e Conjunto José Walter, mas se espalharam rapidamente para várias comunidades da Capital e cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Maracanaú, Horizonte, Pacajus  e Caucaia.

Também foi registrado  no começo do mês a expulsão de um policial civil aposentado de sua residência. Ele teve que fazer a mudança às pressas, com escolta de uma equipe da Unidade Tático Operacional (UTO), da Divisão Antissequestro (DAS), a unidade de elite da Polícia Civil do Ceará.  O fato ocorreu no bairro Canindezinho, na zona Sul da cidade.

Red; Ceara News

Nove UPAs no CE estão prontas e sem funcionar


Image-0-Artigo-2445519-1

Milhões de reais investidos - R$ 14.450.000 - e nenhum retorno à saúde da população. São essas as cifras que representam o total gasto com a construção de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Ceará, nos municípios de Acaraú, Barbalha, Boa Viagem, Cascavel, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim e Tianguá - que estão finalizadas, algumas desde 2013, mas continuam fechadas, segundo informações do Ministério da Saúde confirmadas pelos municípios.

De acordo com a Pasta federal, além das nove no Interior do Ceará, uma décima UPA estaria pronta e sem funcionar em Fortaleza. O prefeito Roberto Cláudio negou. "A gente termina a obra, equipa e inaugura. A única UPA que estava por finalizar era a do Dendê, que já abriu há mais de dois meses, e estamos bancando com 100% de recurso próprio. Demora até um ano para o Ministério da Saúde colocar dinheiro, mas nem esperamos", informa o gestor, explicando que a unidade "ainda não foi credenciada pelo Ministério" e, por isso, deve constar como fechada.

Os municípios do Interior, porém, não possuem a mesma condição financeira que a Capital. Segundo afirma, categórico, o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, "colocar as UPAs em funcionamento fora da Capital é impossível se Estado e União não enviarem recursos".

De acordo com o gestor, os municípios têm conhecimento sobre os prédios inativos, e a discussão sobre o que fazer com eles já se estende por quase dois anos junto à Confederação Nacional de Municípios (CNM), ao Estado e à União. "Esse diálogo é para que as estruturas não se tornem elefantes brancos, em que foram gastos milhões de reais sem retorno algum".

Em maio deste ano, o Governo Federal publicou uma portaria para a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde (SUS), autorizando estados e municípios a utilizarem a estrutura das UPAs inativas para outra finalidade na área da saúde. "A medida atende a uma demanda das prefeituras para não perder a estrutura. Existem 955 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 145 UPAs 24h no País já concluídas e sem funcionamento", contabiliza o Ministério, em nota. Com o decreto, "será possível utilizar os prédios como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Academias da Saúde, entre outros".

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) explica que "quem tem total gerência sobre a construção e inauguração de uma UPA é o município", que recebe os recursos do Ministério da Saúde em três parcelas. Já o custeio mensal das unidades "é tripartite - União, Estado e Município -", e inicia após a inauguração do equipamento.

Conforme a Sesa, "o Governo repassa R$ 250 mil mensais para a manutenção dos serviços, o equivalente a 25% do valor" necessário para manter uma UPA. A Pasta garantiu ainda que "acompanha e tem o conhecimento de todas as obras em andamento, mesmo sendo sob gestão municipal" e que, uma vez "em pleno funcionamento", as UPAs já começam a receber os recursos estaduais "para manutenção dos serviços".

Colaboradores do Diário do Nordeste nos municípios de Quixeramobim, Juazeiro do Norte e Barbalha foram até as UPAs e constataram que as estruturas existem, mas de portas fechadas. A reportagem também entrou em contato com as prefeituras de Boa Viagem, Cascavel, Jaguaribe, Morada Nova e Tianguá, que confirmaram a existência dos prédios prontos, alguns faltando apenas reparos físicos ou os equipamentos médicos.

Red; DN

FORTIM PRISÃO POR TRAFICO DE DROGAS


FORTIM PRISÃO POR TRAFICO DE DROGAS

Ontem dia 27/08/2018 (Segunda-feira), por volta das 10 h 50 min, durante a operação “FECHA QUARTEL” na Avenida Joaquim Pergentino, Centro, Fortim/CE, ocasião em que a guarnição da CP 1772, abordou o veículo táxi, para uma vistoria, de placa PMZ-4578 de Cascavel-CE, MARCA: FIAT/SIENA TETRAFUEL 1.4, ANO FAB/MOD: 2014/2015, conduzido pelo motorista: MARCELLO FERREIRA FONSECA, natural de São Paulo/SP, residente na Rua Maria das Graças Nunes, Cascavel/CE. Ao vistoriar os pertences da passageira: KALINA BARROS BRAGA 30 anos, natural de Fortaleza/CE, residente na Avenida Passaré, Fortaleza/CE, foi flagrada com 500 g de maconha prensada. Foi dado voz de prisão e conduzida a Delegacia Regional de Polícia Civil de Aracati/CE para os procedimentos cabíveis. A mesma foi autuada no Artigo 33, 35.




LIMOEIRO DO NORTE/CE VEICULO FURTADO RECUPERADO (MOTOCICLETA


LIMOEIRO DO NORTE/CE VEICULO FURTADO RECUPERADO (MOTOCICLETA

 Dia 26/08/2018 (domingo), por volta das 12: H, na Localidade de Córrego de Areia, na CE que liga Limoeiro do Norte com Tabuleiro do Norte, a RP 1234 composta pelos PMs: recuperou uma moto abadona da, o veículo é uma Honda C100/BIZ ES, cor verde, ano 1999, modelo 2000, de placa HXC-7610 de Tabuleiro do Norte, de propriedade do senhor José Soares de oliveira; o veículo já consta no sistema do SIP como veículo cadastrado e com ocorrência de roubo/furto.


RUSSAS APREENSÃO DE ARMA DE FOGO


RUSSAS APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Por volta das 07 h, à equipe RAIO ao receber informação via rádio que na localidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, por trás do mercantil Pai E Filhos, em um matagal, haveriam alguns elementos caçando com armas de fogo ( espingardas). Ao chegar no local, a composição adentrou no matagal , momento em que um indivíduo evadiu-se deixando no local um bornal com apetrechos de caças (chumbo, espoleta, pólvora), 15 cartuchos, sendo 09 deflagrados e 06 intactos, e uma espingarda cal.36, marca Rossi, assim como alguns pássaros abatidos. A policia tentou  localizar os elementos, mas sem êxito. Diante disso todo material apreendido foi conduzido para a DRPC de Russas para os devidos procedimentos legais.

Mecânico executado dentro de casa no bairro do Campo Novo, periferia de Quixadá



População do Bairro do Campo Novo se assusta com o barulho de tiros na noite desta segunda-feira (27), o bairro que já estava se acostumando com a diminuição da violência tem novamente a sensação de um bairro violento. Um mecânico é executado dentro de sua residência.

A Policia é acionada via telefone após várias ligações informando de um tiroteio na “Rua da Lua”, no bairro do Campo Novo, os disparos foram efetuados contra o mecânico Antonio Carlos Nogueira, conhecido por “Moreno”. Segundo as informações repassadas pelo Repórter Policial Washington Luis (O Caveirão), que o mesmo deu entrada no Hospital Dr. Eudasio Barroso já sem vida.

A Policia Civil será encarregada de investigar o crime e descobrir o autor e as motivações. A Pericia Forense foi acionada e o rabecão para que o cadáver seja transladado para o Instituto Médico Legal – IML.

Blog; Erivando Lima /  O Portal de notícias do Sertão Central


VIVER OU MORRER A ESCOLHA É TUA, EXCLUSIVAMENTE!!!



Outro dia escrevi a um amigo que a ciência mundial, para mim, não é mais tão digna de credibilidade irrestrita. Seria evolução ou involução da ciência ou eu é que estou equivocado? E me embasei em fatos concretos, do dia a dia que me deixaram meio descrente do que se propaga na área científica.
Seguidor de tudo que se propõe à manutenção e melhoria da Saúde - tudo o que ouvia seguia, até deparar-me com o texto “Barriga é barriga” do Arnaldo Jabor que condizente. Em uma bula de remédios, em torno de dez linhas são sobre as indicações dos remédios; outras 50 ou mais são as contraindicações e malefícios que decorrem do consumo daqueles remédios que curam e matam. Quem lucra com isso? Reflitam bem!

“Não coma ovo!” OVO aumenta o colesterol etc. Há pouco tempo a ciência, que antes condenara, libera o ovo e até o recomenda sem restrições. Ele só faz bem! (https://saude.abril.com.br/bem-estar/ovo-nao-aumenta-taxas-de-colesterol-e-ajuda-a-perder-peso/). ÓLEO DE COCO um dos mais aceitos pelos nutricionistas há pouco tempo indicado para substituir demais óleos vegetais hoje é considerado veneno. Em palestra intitulada “Óleo de Coco e outros Erros Nutricionais”, na Universidade de Freiburg, onde pesquisadora dirige o Instituto para Prevenção e Epidemiologia de Tumores, Karin diz que o produto “é uma das piores coisas que alguém pode comer”. (https://exame.abril.com.br/ciencia/oleo-de-coco-e-veneno-puro-diz-pesquisadora-de-harvard/). O nosso saborosíssimo ABACATE, antes condenado, hoje é o amigo número 1 da nossa saúde. https://www.mundoboaforma.com.br/15-beneficios-do-abacate-para-que-serve-e-propriedades/). “Não faça exercício sem AQUECIMENTO...” Essa era outro recomendação que eu seguia irrestritamente. Pouco depois e já que sempre foi assunto do meu interesse, li uma reportagem com experts no assunto que “se o alongamento é feito em excesso, como a maioria dos atletas faz, era pior do que não fazer assim afirmam alguns atuais fisiologistas. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos (reparem bem) pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar...” (http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/alongamento-exercitar-flexibilidade-deve-ser-pratica-regular-de-todo-atleta.html).

Pois bem e não fica por aí. Tome pelo menos um copo de VINHO que te trará absolutos ganhos à tua saúde... Hoje, segundo novos “estudos” vejo que até um copo É!, (não é pode) ser um risco à saúde. (https://www.cartacapital.com.br/saude/um-copo-de-vinho-por-dia-tambem-faz-mal-a-saude-aponta-estudo).Evite ou não coma CARBOIDRATOS (dietas Low carb) que só faz mal a Saúde... Era o que se pregava pelos nossos categorizados pesquisadores/cientistas da área. Pois bem, novos estudos derrubam tudo o que se afirmou a respeito de que a redução/eliminação de carboidratos faria bem, pelo contrário, dar-se-á redução da nossa vida em QUATRO preciosos anos. Vale a pena? (https://www.bbc.com/portuguese/geral-45221046).
Puxa! Quem fala a verdade? Cientistas assemelham-se a políticos???...
Eu dou o MEU veredicto final e irretocável: “Comam e bebam de TUDO, desde que MODERADAMENTE e só assim terás a felicidade de VIVER SEM RESTRIÇÕES IMPOSTAS, e a teu exclusivo gosto pessoal!”

Boa SAÚDE e Bom VIVER!!!


José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO


Russas CE - OFERTAS DE EMPREGO


AUXILIAR DE COZINHA 1
CONSULTOR DE VENDAS 4
CONSULTOR DE VENDAS 1
COZINHEIRO INDUSTRIAL 1
GERENTE COMERCIAL 1
VENDEDOR PORTA A PORTA 1

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento ao Público - 08:00 às 14:00

Blog; Erivando Lima