-->

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Quadrilha presa desviava medicamentos da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Nove pessoas foram presas em uma operação da Divisão de Combate ao Tráfico (DCTD) suspeitas de envolvimento no comércio ilegal de medicamentos e anabolizantes. Dentre os suspeitos, há dois funcionários terceirizados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Desde a última quinta-feira (6) até a manhã de ontem, cerca de 85 mil comprimidos para tratamentos de doenças foram apreendidos. A ação faz parte da operação 'Tarja Preta', que desarticulou um esquema de desvio e venda de remédios e esteroides e anabolizantes.

De acordo com a DCTD, os dois funcionários da Sesa desviavam medicamentos do órgão estatal e distribuíam ilegalmente para comerciantes em Fortaleza. Na investigação foi descoberto que os produtos eram desviados da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Estado do Ceará (Coasf).

Na manhã de ontem, os funcionários terceirizados da Sesa Jairo Holanda dos Santos Junior, 51; e Francisco Antônio Barbosa Soares, 31, foram detidos. A dupla tinha a função na Coasf de receber, separar e distribuir medicamentos em hospitais e postos de saúde no Ceará. Os funcionários confessaram a participação no crime e afirmaram que fazem o desvio há cerca de oito meses.

De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, o desvio era feito com a subtração de algumas caixas quando elas iam ser distribuídas. Jairo Holanda confessou que possuía produtos em sua residência. Ao chegar no local, os policiais encontraram mais de 20 mil comprimidos. Segundo a Polícia, os medicamentos são de alto custo e utilizados em tratamentos de doenças como leucemia, depressão e linfomas (tipo de câncer). "Eu acredito que essa seja a ponta de um iceberg. Muita coisa ainda tem pra ser feita e descoberta", afirmou a delegada Patrícia Bezerra.

Os suspeitos Jairo Holanda e Antonio Barbosa foram autuados por falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, tráfico de drogas, organização criminosa e pelo crime de peculato (delito praticado por servidores públicos).

Para chegar até os funcionários da Sesa, a investigação localizou as pessoas que compravam e comercializavam os medicamentos. Um deles, identificado como Aristóteles Praxedes de Souza, 42, comprava os produtos e revendia em sua farmácia, no bairro Damas. O material foi adquirido com Geraldo Noberto Lima Filho, 66, que também foi preso pela Polícia Civil.

Na residência de Geraldo Noberto, no Conjunto Ceará, foram encontrados dois depósitos de medicamentos desviados da Sesa através da Coasf. Em nota, a Secretaria disse ter "compromisso com a transparência e legalidade para garantir o atendimento e a assistência à saúde da população" e que está dando apoio à Polícia para o andamento das investigações.

Grupo

Além dos dois funcionários terceirizados e dos comerciantes, as investigações descobriram outros envolvidos. José Valcila Alves Ribeiro, o 'Nem', 39, Antônia Régia Dantas Pereira, 46, Marlúcia Pires de Oliveira, 37 e Evangelista Sales de Freitas, atuavam nos bairros Vila Velha e Pirambu. Eles foram autuados por tráfico de drogas e crime contra a saúde publica.


Na última sexta-feira (7), o personal trainer e proprietário de uma academia no bairro Passaré, Francisco Inácio Carlos Rodrigues, 28, foi preso no estacionamento de um shopping no bairro Papicu. Conforme Patrícia Bezerra, ele era responsável pela distribuição de esteroides e anabolizantes em academias de luxo na Capital.

Diário do Nordeste

Criminosos invadem depósito em busca de materiais para fabricação de dinamites em Caucaia

Um depósito especializado em britagem, localizado na BR-222, em Caucaia, foi invadido na noite de terça-feira (11). A informação foi confirmada pela Delegacia Metropolitana do município.

De acordo com a Polícia, um grupo — ainda não identificado — entrou na área em busca de materiais para a fabricação de dinamites. Porém, ao chegarem ao local, os bandidos depararam-se apenas com espoletas e fugiram do recinto sem levar nada.

O caso já está sob investigação da Polícia Civil em Caucaia, contudo, ainda não foram efetuadas prisões e também não há informações do número total de pessoas envolvidas na ação.

A reportagem tentou entrar em contato com a empresa Tecbrita, alvo da ação dos criminosos, porém não houve respostas até a publicação da matéria.

Diário do Nordeste

PM é preso em flagrante após atirar contra seguranças em festa na Capital

Um policial militar foi preso em flagrante na madrugada desta quarta-feira (12) depois de atirar contra dois seguranças durante festa realizada no Terminal Marítimo do Mucuripe. 

O PM se envolveu em uma confusão com um dos seguranças do local e lesionou a vítima com um tiro nas costas. Em seguida, quando estava sendo imobilizado, disparou contra um segundo homem que também trabalhava na festa. As vítimas foram socorridas para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o PM foi indiciado no 9º Distrito Policial, mas o caso será investigado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD). 

Diário do Nordeste

Presos fazem princípio de motim em cadeia pública de Aracati

Um princípio de motim foi registrado na manhã desta terça-feira, 11, na Cadeia Pública de Aracati. De acordo com a Polícia Militar, o motim iniciou após discussão entre detentos.

A polícia informou que os presos tomavam banho de sol quando houve uma confusão entre dois detentos, um deles teria desferido um soco contra o outro. Enquanto outros três detentos teria instigado os demais a iniciar o motim.

Os Policiais que se encontravam de guarnição, juntamente com os Agentes Penitenciários, usaram da força necessária para controlar a situação, e conter os presos.

A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) identificou todos os presos envolvidos. E os responsáveis foram autuados no artigo 354 do Código Penal Brasileiro.

Informações do 1ºBPM

14 celulares são apreendidos em vistoria feita na cadeia pública de Russas

Uma vistoria foi realizada na cadeia pública de Russas na tarde desta terça-feira (11), feita pela Polícia Militar em ação conjunta com Agentes do Sistema Penitenciário, que resutou na apreensão de materiais ilícitos.

Durante a revista foram apreendidos 14 aparelhos celulares, duas tesouras, uma serra, um alicate, três facas, uma chave de fenda, seis carregadores para celular, oito baterias de celular, quatro mini-caixas de som, e um cachimbo para uso de crack.

Todo o material apreendido foi apresentado ao Juiz da Vara de Execuções Penais para que fossem tomadas as providencias necessárias.

Informações do 1ºBPM

Pousada é assalta em Limoeiro do Norte; quadrilha é presa em Russas

Carro que a quadrilha usou na fuga
Foi registrado um assalto a uma pousada de Limoeiro do Norte, na tarde desta terça-feira (11). Segundo a polícia, os suspeitos de envolvimento no assalto foram presos.

O crime aconteceu na pousada, churrascaria e peixada Bezerra, localizada na rua Manfredo de Oliveira, bairro Santa Luzia. De acordo com o boletim policial, a quadrilha teria entrado na pousada anunciando o assalto, subtraído pertences de funcionário e clientes, e fugido em um veículo Fiat Palio, de cor branca, em direção a BR-116, sentido Russas (CE).

A Polícia de Limoeiro em trabalho conjunto com a de Russas foram acionadas para a ocorrência, na qual realizaram um cerco a altura do KM 160 da BR-116, já em Russas, onde conseguiram realizar a abordagem e prisão dos suspeitos do assalto.

Foram presos: Arielma Silva Lopes, 19 anos, natural de Fortaleza (CE); Francisco Rodrigues De Oliveira Almeida, 23 anosnatural de Fortaleza (CE); Antônio Moreira Da Silva Filho, 28 anosnatural de Fortaleza (CE); Paulo Sergio Rodrigues De Freitas, 34 anos, natural de Brasilia-DF; Carlos Marcos De Matos, 24 anos, natural e residente em Limoeiro do Norte (CE), este que já tem várias passagens pela polícia por roubo, e que estava foragido da cadeia pública de Limoeiro do Norte (CE). Todos os outros quatro residiam na Capital Cearense.

Com a quadrilha foi apreendido R$ 293,00 em espécie, cinco celulares Samsung, um celular LG, duas folhas de cheque em branco, um Iphone de cor dourada, uma mochila, uma bolsa, uma camisa de time, e uma aliança. A quadrilha estava em posse também de um revolver calibre 38, marca Taurus, com seis munições intactas. 

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Russas, onde todos foram autuados por formação de quadrilha e roubo.

Informações do 1ºBPM