-->

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

No Ceará, situação de emergência afeta 68% dos municípios com seca

Com chuvas abaixo da média desde 2012, o Ceará atravessa o quinto ano consecutivo de seca. Fortaleza começou a cobrar multa para quem não reduzir o consumo de água em até 20%. No Estado já são 126 cidades em estado de emergência, ou seja, 68% dos 184 municípios cearenses, segundo o Ministério da Integração Nacional. Nos últimos dois anos, o estoque de água nos açudes do Ceará caiu de 28,8% para 9,3%.

Nas cidades do interior, o abastecimento tem sido assegurado com a ajuda de carros pipas, com perfuração de poços e construção de adutoras de montagem rápida. A falta d’água também já começa a atingir bairros de classe média em Fortaleza. Moradores e comerciantes da Varjota, bairro que concentra um importante corredor gastronômico da cidade, passaram quase uma semana sem água nas torneiras.

Na casa da jornalista Paulla Pinheiro, a caixa d’água secou e a família ficou sem água por quase cinco dias. A roupa acumulou na área de serviço; a louça, na pia. A prioridade passou a ser o banho. “Mamãe tem um imóvel alugado do lado de casa que não gasta muita água. Aí meu irmão enchia baldes lá e trazia para casa. Se não fosse isso, quero nem pensar”, relata Paulla.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que o abastecimento na capital está normalizado. O diretor-presidente da empresa, Neuri Freitas, reconhece que em alguns pontos da cidade o abastecimento tem apresentado problemas em áreas mais elevadas.

Estadão Conteúdo

5,6 mil PMs vão garantir a segurança no dia da eleição

A avaliação que é feita na Justiça Eleitoral é que a situação de Segurança para o processo de votação, dia 2 de outubro, quando serão eleitos os novos 184 prefeitos dos municípios cearenses e todos os novos vereadores das câmaras municipais, é de muita tranquilidade.

Somente para o Município de Icó foi preciso ser mandado um reforço policiais há alguns dias.  Nas cidades de Caririaçu, Mombaça e Santa Quitéria foi preciso ações policiais para evitar maiores consequências. A previsão é que tudo transcorra com tranquilidade até o encerramento do pleito do primeiro domingo de outubro.

Para trabalhar na segurança do primeiro turno do pleito municipal, que acontece no próximo dia 2 de outubro, 5.600 policiais militares serão mobilizados no Ceará, com pelo menos um oficial da Polícia Militar (PM) em cada um dos 184 municípios cearenses. O efetivo está previsto no Plano de Segurança para as Eleições 2016, entregue nesta sexta-feira (23) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Abelardo Benevides, pelo secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), coronel Lauro Prado, e pelo comandante geral da PM, coronel Geovani Pinheiro.

Segundo o planejamento, apresentado em reunião no gabinete do presidente do TRE-CE, da Capital partirá, no próximo dia 27, um reforço de mil policiais para o Interior, que terá cerca de 4 mil homens atuando no dia das eleições.

Já em Fortaleza, 1.400 policiais estarão mobilizados, com reforço de 450 homens na Capital e  outros 220 na Região Metropolitana (RM). Cerca de 170 viaturas da PM circularão pela Capital no dia 2 de outubro, 80 na RM e 350 no Interior. Além disso, de acordo com o Plano de Segurança, uma aeronave também ajudará no trabalho de cobertura das ações da Polícia.

Na reunião, o secretário adjunto da SSPDS informou, ainda, que o Centro de Comando e Controle da Secretaria fará monitoramento da situação na Capital e acompanhará, também, as demandas oriundas do Interior do Estado.

O desembargador Abelardo Benevides, por sua vez, ressaltou que o Tribunal acompanha a segurança em todos os municípios “em constantes conversas com as autoridades competentes do Estado”. Também estiveram presentes na reunião a vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, o presidente da Comissão de Segurança do Tribunal, juiz Mauro Liberato, e o diretor geral, Hugo Pereira Filho.

Com informações do TRE-CE

É tetra: Dakota Russas é campeã do intermunicipal de futsal

A equipe Dakota Russas foi a grande campeã do 44º Intermunicipal de Futsal que teve sua fase final realizada em Canindé, no sábado(25) e domingo(26).

O time russano venceu por 2x1 Boa Viagem, com gols de Reginaldo e Paulo Ingá, sendo este também o artilheiro da competição com 5 gols.

No tempo normal Reginaldo, um dos jogadores que mais conquistou títulos no futsal cearense, por vários clubes e seleções municipais que defendeu até hoje, fez 1x0 para Russas, com Boa Viagem empatando e levando a decisão para a prorrogação, quando brilhou a estrela do artilheiro Paulo Ingá, que deu a vitória e o titulo ao time russano, garantindo assim vaga para disputar a copa TV Verdes Mares.

O titulo veio 9 anos depois da ultima conquista, sendo o tetra de Russas no intermunicipal de futsal, que venceu anteriormente em 1982, 2004 e 2007.

SABOR ESPECIAL

O técnico Valmir Gonçalves, escolhido como o melhor da competição teve um motivo a mais para comemorar a grande conquista, pois em quadra estava seu filho Iago, um dos destaques da equipe, feito inédito no futsal russano, nesta competição, visto que nunca na história pai e filho estiveram juntos numa mesma equipe e ainda por cima sendo campeões.

SUPERCAMPEÃO

O atleta Reginaldo Barros é o jogador mais experiente e vencedor da equipe russano, já tendo conquistado:
7 Campeonatos Estadual do Ceará;
3 Liga Nordeste;
1 Campeonato Paranaense;
1 Campeonato Paulista aberto;
1 Copa TV Verdes Mares(Maranguape)

POR RUSSAS

Bicampeão cearense;
Campeão da Liga Nordeste;
Campeão do Intermunicipal.

REPERCUSSÃO

A titulo ganhou destaque nas redes sociais, quando viralizou a frase " o campeão voltou" numa referencia ao longo período sem o titulo do intermunicipal, já que a ultima conquista teria acontecido no distante ano de 2007.

OS GUERREIROS 

Os atletas que foram relacionados pelo técnico Valmir Gonçalves para a conquista do titulo.
Elan Bruno, Marcélio, Wellisson, Miúdo, Paulo ,Zezinho ,Ka, Reginaldo, Iago, Erico,George, Dean, Renan, Juliermes, Dunga e Thiaguinho do Sítio Canto.

AGRADECIMENTO

Como sempre fez desde o começo da competição, o técnico Valmir Gonçalves utilizou sua conta pessoal no Facebook para agradecer a todos os envolvidos na conquista.

Venho aqui agradecer a todo o povo russano que ficou aqui em Russas orando por nós, vocês foram muito importantes para essa conquista, graças Deus deu tudo certo. Fomos campeões, tivemos o artilheiro da competição que foi o Paulo Ingá e me escolheram como o melhor treinador. Russas hoje tem o Deividy Hadson como o melhor treinador do campeonato cearense de futsal e agora fui escolhido como o melhor treinador do Intermunicipal, quero dizer que isso não vai mudar em nada minha maneira de ser, apenas calar a boca da quelas pessoas que querem ter um espaço e não sabem conseguir com seus próprios méritos, sempre querendo derrubar os outros. não inveje ninguém, trabalhe e saiba esperar o seu momento, pois o sol nasceu pra todos e a sombra para quem merece. 

Parabéns a todos os atletas da equipe Dakota Russas, que escreveram seus nomes na história do futsal russano, são eles: Elan Bruno, Marcélio, Wellisson, Miúdo, Reginaldo, Zezinho, Ka, Renan, Iago, Thiaguinho do Sítio Canto, Paulo Ingá, Erico, George, Gerdean, Julierme, Dunga. Também fizeram parte dessa conquista os atletas Marcelinho e Jozin. Parabéns a toda comissão técnica: Gato Massagista e o Daniel Lima como preparador físico. Agora agradecer a toda a diretoria que fez de tudo por essa equipe: Berga, Didi da Dakota, Rodolfo, Guedim, Ismael e o principal David da Aves e Rações esse cara é um guerreiro. Obrigado meu Deus por tudo, sei que foi o senhor que nos comandou nessa conquista. Quero também agradecer a todos os que não acreditaram na gente, porque foi ai que nós trabalhamos mais forte para mostrar que com Deus tudo é possível.

Ricardo Torres - RT NEWS

Policiais militares do Ceará terão aumento a partir de janeiro. Estudo já foi concluído

A expectativa dos militares cearenses é que a mensagem do governador Camilo Santana garantindo o aumento para eles, a partir de janeiro de 2017, chegue à Assembleia Legislativa no mês de novembro.

Pelas primeiras informações, com base no estudo feito, a melhoria salarial satisfará, em parte, as pretensões da tropa. Na cúpula da administração estadual ninguém adianta muita coisa sobre a majoração dos salários dos policiais, embora confirmem que será mais uma das promessas do governador Camilo Santana, ainda na campanha eleitoral de 2014, que será cumprida.

Camilo, quando disputava o Governo do Estado, prometeu deixar o soldo dos policiais militares cearenses sendo a média do que ganham todos os outros policiais nordestinos. Hoje, há uma diferença relativamente grande.

A decisão de garantir o benefício só a partir de janeiro do próximo ano está ligada à situação financeira do Estado. No momento, o erário estadual não comporta qualquer aumento de despesas.

Diário do Nordeste

Homicídio: Jovem natural de Russas é assassinado na localidade de Barreiras em Quixeré

O corpo de um jovem foi encontrado por volta das 11h40 deste domingo (25) na localidade de Barreiras, zona rural de Quixeré (CE). 

De acordo com o Destacamento de Polícia do município, populares teriam ligado informando haver um corpo ao solo, na estrada que dá acesso a comunidade de Miguel Pereira, zona rural de Russas (CE).

A vítima trata-se de José Duarte Severino, 20 anos, natural de Russas, residente no Sítio Canto, zona rural de Russas, que se encontrava com várias perfurações de bala pelo corpo. No local foram encontradas algumas cápsulas de pistola calibre 380. 

Os policiais militares isolaram o local e resguardaram o corpo até a chegada do rabecão. 

Com Informações do 1ºBPM

Homem é executado a tiros no município de Jaguaribe (CE)

Um homicídio por arma de fogo foi registrado na noite deste domingo, 25, no município de Jaguaribe (CE).

O crime foi registrado por volta das 20h50, no cruzamento das ruas Elisiário Pinheiro com Padre João Bandeira, no bairro Américo Bezerra, nas proximidades da Madeireira Céu Azul, Jaguaribe.

A Polícia colheu informações no local, e populares disseram que dois indivíduos não identificados, trafegando em uma moto, efetuaram vários disparos de pistola calibre 380, contra Silvano de Farias Pacheco, 30 anos, natural de Jaguaribe (CE), que se encontrava no local, vindo a óbito de imediato.

Os policiais isolaram o local do crime até a chegada do delegado da DRPC de Jaguaribe, e desde então realizam diligências no intuito de identificar e prender os autores desse crime, porém até o momento sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Detento tenta fugir da cadeia pública de Russas, mas tem fuga frustrada por agentes

O caso foi registrado no início da tarde deste domingo 25 de setembro, na Cadeia Pública de Russas (CE).

Segundo a direção da Unidade, o detento Francisco Henrique Pereira Junior, 21 anos, natural de Sobral (CE), que responde aos Art. 121 147, 16, 19 e 28 do código penal, e que fica separado dos demais presos por apresentar problemas mentais, conseguiu se livrar das algemas que o prendiam, e tentou sair correndo pelo pátio da frente do presídio, mas teve a fuga frustrada pelos agentes penitenciários que se encontravam de serviço.

A Polícia informou ainda que em decorrência da ocorrência, um dos agentes precisou efetuar dois disparos de advertência. 

Com Informações do 1ºBPM