-->

21 de julho de 2016

Ceará confirma 129 casos de microcefalia; 10 bebês morreram


O Ceará já tem 129 casos de microcefalia confirmados até esta terça-feira (19), de acordo com boletim  epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Do total de casos confirmados, em 20 foi comprovado a relação com o vírus Zika. Em 10 bebês mortos houve identificação do vírus Zika em tecido fetal. Outras 15 mortes estão sendo investigadas.

O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil chegou a 1.709, de acordo com o Ministério da Saúde. Ao todo, foram 8.571 notificações desde o início das investigações, em 22 de outubro de 2015, até 16 de julho deste ano, com 102 mortes.

Desde outubro, houve 354 notificações de mortes por microcefalia ou outras alterações no sistema nervoso central durante a gestação ou após o parto. Deste total, 102 óbitos foram confirmados para microcefalia e alterações do sistema nervoso central, 60 foram descartados e 192 continuam sob investigação.

O estado com maior número de casos confirmados ainda é Pernambuco, com 371 casos, seguido da Bahia, com 277, e da Paraíba, com 148. Transmissor do vírus da zika, que pode causar a microcefalia, o Aedes Aegypti é também vetor da dengue, febre chikungunya, febre amarela e síndrome de Guilain Barré.

Gestantes

As gestantes estão sendo orientadas a adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com um crânio de um tamanho menor do que o normal – com perímetro inferior ou igual a 33 centímetros. A condição normal é de que o crânio tenha um perímetro de pelo menos 34 centímetros. Essas medidas, no entanto, valem apenas para bebês nascidos após nove meses de gestação, e não são referência para prematuros.

Na maior parte dos casos, a microcefalia é causada por infecções adquiridas pelas gestantes, especialmente no primeiro trimestre de gravidez – que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. De acordo com os especialistas, outros possíveis causadores da microcefalia são o consumo excessivo de álcool e drogas ao longo da gestação e o desenvolvimento de síndromes genéticas, como a síndrome de Down.

Testes passam a ser obrigatórios

Os testes para diagnosticar a infecção pelo vírus da zika passarão a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde, segundo uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com a resolução, que entra em vigor no dia 6 de julho, três tipos de testes de zika passam a fazer parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no Âmbito da Saúde Suplementar: o teste de zika por PCR, IgM e IgG.

O teste PCR, ou de biologia molecular, consiste em multiplicar a quantidade de RNA do vírus na amostra coletada, ou seja, amplificar o material genético do vírus para que seja possível identificá-lo quimicamente. O teste molecular, apesar de ser preciso, é capaz de detectar a presença do vírus em um período muito curto de tempo: só até cinco dias depois do aparecimento dos sintomas.

Já os testes IGM e IGG, ou testes sorológicos, são capazes de detectar anticorpos produzidos em resposta à infecção pelo vírus da zika. O IgM (imunoglobulina M) detecta anticorpos produzidos na fase aguda da doença e o IgG (imunoglobulina G) detecta se houve infecção anterior pelo vírus.

Recomendações

Para evitar o contágio, a Secretaria de Saúde orienta sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus. As gestantes devem fazer uso de repelente tópico, considerando a relação causal entre o Zika vírusx e os casos de microcefalia relacionada ao vírus Zika diagnosticados no país. Estudos indicam que o uso tópico de repelentes a base de DEET por gestantes não apresenta riscos.

Em casa, os repelentes ambientais  saneantes regularizados devem ser regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisax). Esses produtos não devem ser indicados ou utilizados diretamente em seres humanos, mas em superfícies inanimadas e/ou ambientes, seguindo sempre, com atenção, as orientações do fabricante.

É importante que as gestantes realizem um acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico.  Elas também não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.

Além disso, a população  deve adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas. Gestantes devem usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

G1/CE

Polícia encontra droga em leite condensado na comida de preso em Tabuleiro do Norte

Homem é preso tentando entregar a detento no CE maconha escondida em leite condensado (Foto: Reprodução/Facebook/Plantão Policial do Ceará)

A Polícia de Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará, prendeu um homem quando ele tentava entregar maconha a um detento da cadeia pública do município, a 209 quilômetros de Fortaleza. A droga foi localizada em pacotes de leite condensado, durante a vistoria, na noite desta quarta-feira (20).

De acordo com a Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, o diretor da cadeia pública já havia comunicado que os alimentos levados por visitantes aos presos deveriam estar armazenados em recipientes transparentes.

Por isso, os agentes prisionais desconfiaram quando um homem levou os pacotes de leite condensado, esvaziaram as embalagens e encontraram maconha.


Não foi informada a quantidade de maconha escondida. A polícia realizou a apreensão da droga, o flagrante e a prisão do homem.

G1/CE

Em seis meses, Ciops recebeu mais de 650 mil trotes no Ceará


De janeiro a junho desse ano, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), recebeu mais 657.477 mil trotes. Os atendentes recebem, em média, 20 mil ligações por dia. A cada hora, pelo menos 150 telefonemas feitos para a Ciops são trotes. Como esse:

Atendente: Ciops, boa-tarde!
Homem: Amigo, tá tendo um assalto em andamento aqui dentro de uma lanchonete, aqui na Avenida Francisco Sá, ó.

Poucos minutos depois, viaturas já estavam na rua. Em um vídeo, feito com um aparelho celular, é possível perceber toda a movimentação de policiais. Pelo menos seis viaturas foram deslocadas ao local, mas quando chegaram, descobriram que era um trote. A pessoa que fez a ligação foi identificada pela polícia. O caso é investigado.

"Infelizmente o prejuízo é inestimável, tendo em vista que recursos humanos e materiais são deslocados para ocorrências inexistentes. Isso faz com que deixemos de atender à demanda reprimida, que é muito grande”, alerta o coronel Francisco Souto, titular do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Passar trote é crime previsto no Código Penal, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.

No mês de junho a Ciops recebeu 108.874 ligações falsas e deslocou viaturas 98 vezes para atender ocorrências inexistentes. “Mesmo que o cidadão ligue de um telefone inibido, nós temos como identificar esse número.

Com isso é aberto um processo com a gravação da ligação telefônica, que é encaminhado à polícia judiciária para identificação e tipificação pela polícia civil. O autor da ligação pode responder, na Justiça, por falsa comunicação de crime ou perturbação do serviço de emergência”, explica o coronel Aristóteles Coelho, coordenador da Ciops.

Prejuízo


Trotes recebidos diariamente por órgãos de segurança pública ou de atendimento de urgência como o Samu causam sérios prejuízos. Geralmente, são falsas chamadas de socorro, denúncias de roubos ou mesmo indicações erradas de pessoas desaparecidas. Um estudo realizado pelo Senado Federal, em 2015, revelou que os trotes geram desfalque anual de cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

G1/CE

Cúpula da segurança do CE mandou acabar com operação de investigação da morte de PM’s em Quixadá, diz Deputado


O Deputado Federal, Cabo Sabino (PR), gravou um vídeo cujo conteúdo traz denúncias gravíssimas contra a cúpula de segurança do Estado do Ceará. Em seu depoimento, o deputado aponta possíveis culpados pelo triplo homicídio ocorrido em Quixadá na última terça-feira (19), e diz que o comando geral da PM mandou suspender a operação que investigava a morte de três policiais militares neste município, no dia 30 de junho.

“Quem deveria lutar por nós, quem deveria nos defender e se diz representante da categoria – que é o comandante geral da PM -, tem “arregado”, tem sido frouxo, tem sido covarde, e não tem colocado o serviço de inteligência como é pra ser”, disse o parlamentar federal.

Sabino também critica Camilo Santana e diz que o governador não quis receber representações dos militares, embora estes tivessem informações e reivindicações importantes.

“O senhor governador, o senhor, não quis nos receber achando que o que a gente tinha para levar era caso de política. Política para mim se fo** governador. Eu não tô aqui para fazer política com a vida dos meus irmãos de farda não. Nem para fazer política com a vida dos cearenses não. O senhor é responsável por isso também, porque o senhor não quer nos ouvir e tudo o senhor quer levar para o lado da cor partidária. Só temos o azul da polícia e o vermelho do corpo de bombeiros. O resto pra gente é resto”, desabafou Sabino.

Por último, o deputado faz a gravíssima asserção de que o crime organizado controla as forças de segurança do Estado do Ceará, a quem ele qualifica como “um bando de frouxos”.

Monólitos Post

PF realiza prisão no Ceará em operação contra o terrorismo nas Olimpíadas


A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (21) 10 pessoas que preparavam atos terroristas na Olimpíada do Rio de Janeiro. As detenções ocorreram em 10 estados. Um adolescente também foi apreendido. Segundo a PF, foram executados 12 mandados de prisão temporária durante 30 dias. O prazo pode ser prorrogado. A operação foi chamada de Hashtag. As prisões ocorreram no Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Esta foi a primeira prisão feita com base na lei antiterror, resultado de uma operação sigilosa de combate ao terrorismo. O grupo teria sido recrutado pelo Estado Islâmico (EI) através da redes sociais como Whatsapp e Telegram.

Em coletiva, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, explicou que o grupo já fazia preparativos de atos de terror, o que incluia o contato para comprar um fuzil AK-47 com um comerciante do Paraguai. Não se sabe ainda se a arma foi adquirida.

Os presos foram 'batizados' pelo EI e receberam ordem para treinar artes marciais e tiro. Os contatos com a organização terrorista, entretanto, não teriam passado disso, de acordo com o ministro. Celulares e computadores apreendidos serão periciados.

Foi identificado um líder entre os investigados, mas não serão repassadas informações sobre os envolvidos por decisão judicial. Todos são brasileiros.

Para o grupo, o Brasil seria um país "neutro" para o Estado Islâmico, mas passou a ser um potencial alvo com a proximidade da Olimpíada.


Em nota a PF informou que, através de quebras de sigilo de dados e telefônicos, foram revelados "indícios de que os investigados preconizam a intolerância racial, de gênero e religiosa, bem como o uso de armas e táticas de guerrilha para alcançar seus objetivos".

Diário do Nordeste

Adelmo Aquino ajuíza ação contra Facebook


Na segunda-feira (18), um dos pré-candidatos a Prefeito de Alto Santo, Adelmo Queiroz de Aquino, acionou o judiciário cearense ajuizando ação cautelar contra o Facebook e em desfavor de um usuário fake (perfil falso).

Adelmo através de seu advogado Aleixon Freitas, requer que o juiz defira o pedido no sentido de enviar ofício ao Facebook Serviços Online do Brasil para que a rede social forneça todos os dados acerca de um usuário.

O motivo de provocar o Judiciário reside no fato de que o pré-candidato foi ofendido por um perfil anônimo na rede social, tendo sido atacado em sua honra, sofrendo calúnias e injúrias perpetradas pelo fake (perfil falso) que se auto intitula “Bob Arnold”.

Na ação o advogado solicita ao Facebook dados como nome e e-mail, telefone, endereço de IP, endereço de MAC, logs de acesso, localização geográfica da realização do acesso à rede social do perfil nos últimos 6 meses.

Dr. Aleixon Freitas, disse que a internet não é terra sem lei e que tais condutas são identificáveis através da constatação de IP e os dados do usuário, inclusive com localização geográfica. Logo que informados pelo Facebook serão remetidos ao Ministério Público (MP) acompanhados de queixa-crime para que os responsáveis sejam responsabilizados criminalmente e civilmente.

Ainda relata que não se pode aceitar que a honra de um cidadão seja manchada e aviltada por criminosos disfarçados, sendo que as penas aplicada ao responsável pela postagem ofensiva podem chegar a 2 anos de detenção, no caso da calúnia, 1 ano no caso da difamação e seis meses no caso da injúria, sem contar a indenização cível que pode ser pleiteada em patamar elevadíssimo a depender do critério do juiz. 

Importante dizer que quem compartilha tais ofensas em seus perfis pessoais também está cometendo crime, vez que ajuda a compartilhar e difundir coisas.

Com informações de Alto Santo é notícia

Carta psicografada ajuda a esclarecer crime e reabre inquérito policial no Ceará


Uma carta psicografada reabriu um inquérito policial sobre a morte de um homem no Ceará; o filho da idosa Maria Lopes Farias, Galdino Alves Bezerra Neto, de 47 anos, que estava desaparecido desde agosto de 2011. 

Galdino morava com a mãe, mas costumava passar alguns dias longe de casa. No último contato que teve com Maria Lopes, ele pediu dinheiro para vistar a cidade de Canindé. No retorno, iria para uma vaquejada em Itapebussu, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza e, desde então, nunca mais voltou. 

Após inúmeras idas a delegacias, Instituto Médico Legal (IML) e hospitais, dona Maria Lopes apoiou-se na fé para encontrar respostas. Foi quando começou a frequentar o Lar de Clara, em Caucaia, voltado para a doutrina espírita, que Maria recebeu uma carta psicografada do avô paterno do jovem, em outubro de 2014. 

Segundo a idosa, o avô do rapaz escreveu dizendo que ela deixasse de procurá-lo em hospitais e no IML e fosse para Canindé e mandasse rezar uma missa. Mas antes, ela passasse na Lagoa do Juvenal, em Maranguape, indicando que a ossada estaria no local. Ela foi até a região e descobriu que uma ossada havia, de fato, sido encontrada há algum tempo. 

Ainda de acordo com a idosa, ela foi à delegacia de Maranguape, recebeu uma requisição sobre a ossada encontrada no local, seguiu para o IML e o resultado do exame deu positivo. Segundo o inspetor Wellington Pereira, que surpreendeu-se com a ajuda divina, o inquérito foi reaberto para que se possa identificar o que aconteceu com o jovem, que desapareceu em agosto de 2011, mas só teve a ossada encontrada em janeiro de 2013, sem pistas de sua identificação. 

Segunda carta 

Maria Lopes voltou à delegacia de Maranguape na última terça-feira (19) para falar sobre suas lembranças com o filho e explicar como era sua rotina. Uma segunda carta, enviada pelo próprio Galdino pode novamente ajudar a esclarecer o caso. 

Segundo Maria Lopes, a segunda carta teria sido ele mesmo quem escreveu; na primeira, o avô só contou o básico porque Galdino ainda não estava apto a escrever e também revelou que não tinha escrito há mais tempo que não queria que a mãe sofresse. Na carta, ele conta que passava de ônibus próximo à Lagoa do Juvenal e foi atraído pelo local. No relato, ele teria sido vítima de latrocínio e os criminosos teriam escondido o corpo.

REDAÇÃO WEB - TV DIÁRIO

Polícia encontra moto tomada de assalto com recado: ‘Obrigado e boca fechada’


Boa Viagem. Policiais da Delegacia Municipal de Boa Viagem (8° Região), se depararam com um fato curioso: uma moto que havia sido tomada de assalto, foi encontrada na zona rural do Município com um recado. Os bandidos agradeciam pela moto e ainda fizeram uma ameaça: “Obrigado e boca fechada”.

Repleto de erros ortográficos e de concordância verbal, o recado foi fixado no tanque da moto. Segundo a Polícia da região, o veículo foi encontrado na manhã da última quarta-feira (20), após uma denúncia anônima, na localidade de Jantar, na estrada que liga o Boa Viagem a Monsenhor Tabosa. “Tá aí entregue a sua moto, nós só usou para, uma missão, desculpe pela placa da moto ter sido tirada obrigado e boca fechada” (sic), dizia o recado que é assinado como sendo “o crimi”.

Policiais da Delegacia do Município confirmaram que a moto ainda se encontra recolhida no pátio da unidade. O proprietário reconheceu o veículo que teria sido tomado de assalto na semana passada.

O fato chamou a atenção dos policiais que atenderam a ocorrência. A Polícia confirmou que já está investigando a autoria da ação e realiza buscas para encontrar e prender os suspeitos.

Diário do Sertão Central

Homens invadem delegacia e matam dois presos em Horizonte


Dois detentos foram mortos em uma cela da Delegacia Metropolitana de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na madrugada desta quinta-feira (21). Os autores do crime entraram pelos fundos da delegacia e executaram os dois homens. Um deles morreu no local e o outro foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. 

Segundo a Polícia, suspeitos entraram na delegacia pela rua dos fundos e pularam o muro. Com isso, tiveram acesso às celas. Em uma delas estavam quatro presos e contra dois deles foram efetuados disparos de arma de fogo. Não há confirmação de quantas pessoas entraram na delegacia para matar os presos e os possíveis motivos para a execução. 

Yuri Herculano Bezerra, 18, morreu no local. Aristides Inácio Gomes, 45, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município com ferimentos na cabeça e no tórax e faleceu na unidade. 

Diário do Nordeste

PF prende grupo que preparava atos terroristas na Olimpíada, afirma jornal


A Polícia Federal prendeu um grupo que preparava atos terroristas na Olimpíada do Rio de Janeiro. As detenções ocorreram em São Paulo e no Paraná. Um adolescente também foi apreendido. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Esta foi a primeira prisão feita com base na lei antiterror, resultado de uma operação sigilosa de combate ao terrorismo. O grupo teria sido recrutado pelo Estado Islâmico através da internet. 

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, deve dar detalhes sobre a operação em entrevista coletiva nesta quinta-feira (21).

Diário do Nordeste

PSD realizará a primeira convenção de Russas para confirmar a pré-candidatura de Raimundinho


O Partido Social Democrático (PSD) em Russas será o primeiro partido a realizar sua convenção municipal para homologação de suas pré-candidaturas aos cargos de Prefeito, vice-prefeito e vereadores com vistas as eleições municipais de 2016, que acontecerá nesta sexta-feira(22).
Dentre as autoridades partidárias confirmadas o senador, Gilberto Kassab, que estará no município para homologação do nome ex-prefeito, Raimundo Cordeiro de Freitas, que deverá concorrer novamente ao cargo de prefeito.

SERVIÇO
Convenção PSD
Dia: 22 de julho de 2016
Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais 
Hora: 9h 

SUS deve adotar uso preventivo de pílula anti-HIV para pessoas em risco


O Ministério da Saúde estuda incorporar do SUS a estratégia do uso preventivo do medicamento Truvada para evitar a infecção por HIV. Chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP), o método consiste no uso diário do remédio – que combina os antirretrovirais tenofovir e emtricitabina – por grupos mais vulneráveis à exposição ao vírus. O anúncio foi feito durante uma apresentação da diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, na Conferência Internacional de Aids, em Durban, na África do Sul, nesta segunda-feira (18).

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais prepara um protocolo clínico de PrEP que será encaminhado à Comissão de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec) até o final desde ano.

Segundo o ministério, a expectativa é atender 10 mil pessoas no primeiro ano de incorporação. A estratégia, que deve ser ofertada em serviços especializados do SUS, será destinada a "populações com alto risco de infecção pelo HIV". A pasta, porém, não detalhou o perfil dos grupos que serão beneficiados.

Diário do Nordeste

Erro faz TSE estipular teto de R$ 26,7 mi para candidatos a vereador de Manaus


Um erro na prestação de contas na eleição de 2012 provocou uma distorção no limite de gastos para a eleição deste ano, divulgado nesta quarta-feira, 20, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O teto de gastos para os candidatos a vereador da capital do Amazonas foi o maior do País: R$ 26,7 milhões, em razão de dados fornecidos por Abraão Santana de Melo. O valor supera o teto de São Paulo, por exemplo, onde cada candidato a vereador poderá gastar até R$ 3,2 milhões na campanha.

Melo disputou na última eleição pelo PTC, recebeu 329 votos e acabou não sendo eleito para a vaga. Ele apresentou um recibo de R$ 2.850, porém na sua prestação de contas consta uma quantia dez vezes maior, de R$ 28,5 milhões. A irregularidade foi analisada pela Justiça Eleitoral de Manaus. Em 2013, o juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque chegou a intimar Melo para prestar esclarecimentos e, como ele não compareceu, decidiu arquivar o processo, que nunca foi analisado pelo TSE.

A prestação de contas de Melo teve impacto direto nos cálculos para a próxima eleição devido a uma lei aprovada no ano passado. De acordo com o texto, o teto de despesas nas eleições para vereador em 2016 deve ser igual a 70% do maior gasto na campanha anterior, mais a correção da inflação no período. O erro não foi percebido pelo TSE e fez com que o Tribunal deixasse nas alturas os gastos permitidos aos candidatos à Câmara de Vereadores da capital do Amazonas.

Ao registrar a candidatura, há quatro anos, Melo não declarou nenhum bem em seu nome e informou que gastaria até R$ 300 mil. Na prestação de contas, disponível no site do TSE, há cinco despesas. Quatro delas com valores baixos, variando de R$ 622 a R$ 1.592. A outra, no entanto, chegou a R$ 28,5 milhões. O TSE afirmou que se baseia nos dados que são repassados pelos Estados porém reconheceu o erro depois de divulgar os limites nesta tarde e disse que vai corrigir a tabela.

G1

Rodrigo Maia promete descontar salário de deputado que faltar às sessões


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (20) que vai descontar o dia de trabalho dos deputados que faltarem às sessões de votação no plenário da Casa após o retorno do recesso branco. A meta é garantir quórum para as votações no período que antecede as eleições municipais de outubro.

Ao ser questionado por jornalistas se cogita descontar o dia dos faltantes, Maia respondeu “È óbvio, pauta marcada deputado tem que estar presente. Em qualquer trabalho é assim, se você marcou uma data para que os deputados estejam aqui para votar é importante que todos votem”, explicou.

Ele reafirmou que, em agosto, no retorno das atividades legislativas, vai buscar garantir quórum para votações durante três dias por semana, apesar das demandas decorrentes das eleições, cuja campanha tem início autorizado a partir de 16 de agosto. Em setembro, com a proximidade maior das eleições, Maia disse que essa periodicidade pode ser menor.

Lindomar Rodrigues

Polícia prende mais seis envolvidos em investidas contra o Estado


Uma ação desencadeada por policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), na madrugada desta quarta-feira (20), resultou nas prisões de quatro envolvidos em delitos cometidos contra prédios públicos, transportes coletivos e agentes de segurança. O bando foi interceptado às margens da BR – 222, na localidade de Genipabu, em Caucaia.

Foram presos Abdias Lourenço da Silva Neto, 41, que responde por crime contra a administração pública; Antônio José Silva dos Santos, 23, o “Pica-pau”, que responde por homicídio e crime de violência doméstica e estava com um mandado de prisão em aberto por homicídio; Erberson Rodrigues de Sousa, 21, que responde três procedimentos por roubo e crime de trânsito; e Julio Queiroz da Silva, 31, o “Tróia”, que responde cinco procedimentos por homicídio, latrocínio, lesão corporal dolosa, dano e atentado violento ao pudor.

Eles foram abordados quando trafegavam em um táxi, registrado em Maracanaú e pertencente a Abdias Lourenço da Silva Neto. Os policiais deram ordem de parada, porém, os homens não obedeceram e fugiram. Eles foram capturados após perseguição policial. Dentro do veículo foi encontrada uma pistola 9 milímetros com dez munições, além de maconha. Após as prisões, os policiais seguiram até a residência de Júlio no bairro Maraponga, em Fortaleza, onde localizaram mais dois pacotes de maconha. Os policiais descobriram ainda que ele é foragido do Sistema Penitenciário do Estado.

De acordo com o delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, o grupo foi abordado quando se preparava para realizar mais um ataque. Ainda segundo o delegado, Antônio José e Julio Queiroz já vinham sendo investigados por orquestrar ataques contra o Estado. “Dos quatro presos, esses dois, além de serem mandantes, juntamente com pessoas que já estão encarceradas, são os principais executores dessas ações criminosas”. O delegado revelou ainda que a dupla fugiu de uma ação realizada pela Polícia Civil, no último dia 23 de junho, em um sítio em Maracanaú (AIS 08). Na ocasião, 32 pessoas foram presas enquanto realizavam uma reunião.

O grupo foi levado à sede da DRF onde foi autuado em flagrante por desacato, tráfico e associação para o tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, resistência, desobediência e associação criminosa. Conforme Vilarinho, com as investigações em andamento, o grupo pode ser indiciado ainda por tentativa de homicídio devido aos atentados contra os policiais militares, além de dano ao patrimônio público devido aos ataques aos prédios públicos. “Existem vários inquéritos em curso, várias pessoas identificadas e as prisões continuarão”, finalizou o delegado.
Tentativa de ataque é frustrada no Eusébio

Dois suspeitos, que planejavam atentado contra viatura policial, foram presos no bairro Jabuti, no município do Eusébio – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). A ação foi realizada pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e aconteceu na madrugada desta quarta-feira (20).

Francisco Cláudio Pontes de Oliveira, 31, e Antônio Jafson Nascimento Nobre, 29, que foi lesionado e socorrido para uma Unidade de Saúde, foram capturados após uma perseguição policial realizada na BR-116, na cidade de Eusébio. Os dois homens estavam em um veículo e tentaram fugir ao perceberem a viatura. Com os suspeitos, foi apreendido um revólver calibre 38 – com duas munições intactas –, uma pistola calibre 380, dois carregadores e nove munições intactas. Ao se verificar o chassi do veículo – Toyota Corolla – constatou-se que se tratava de um carro clonado e roubado. No celular de um deles, os policiais descobriram que o objetivo era atacar uma viatura policial da cidade.

A ação teve início durante um patrulhamento na localidade de Aldeia Parque, no município de Pacajus – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), quando a composição da PM avistou um homem em atitude suspeita e parou para abordá-lo. O infrator tratava-se de Nil Hércules Alves de Sousa, 19, que é fugitivo da Cadeia Pública de Pacajus. Ao perceber a chegada da viatura, o criminoso correu para uma residência e conseguiu fugir pelos fundos do local. Dentro da casa, a Polícia apreendeu drogas – 257 gramas de maconha, 27 gramas de cocaína – e um aparelho celular, que auxiliou a localizar os outros dois criminosos.

A dupla foi conduzida para a Delegacia Metropolitana do Eusébio, onde eles foram autuados em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma e tentativa de homicídio.

Ações anteriores

Outras ações realizadas pela Polícia Militar já resultaram nas capturas de oito suspeitos de participação nos ataques ocorridos desde a última semana. Na última segunda-feira (18), cinco suspeitos, que se preparavam para atacar uma série de ônibus, foram presos, na Avenida Abolição, no bairro Meireles na AIS 03. Outras três pessoas – dois adultos e um adolescente – foram detidos na semana passada. Além deles, as forças de segurança já identificaram 30 pessoas ligadas aos incidentes.
A Draco

A Polícia Civil do Ceará iniciou a montagem da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), que vai intensificar as ações contra grupos que articulam crimes dentro do Estado. A estrutura vai contar com o apoio de todos os órgãos de inteligência do Estado e dos municípios; além da União e de outros estados do Brasil.

A expectativa é que a nova delegacia comece a operar a partir de agosto, na medida em que a Polícia Civil passe a receber os delegados, escrivães e inspetores nomeados pelo governador Camilo Santana – representando reforço de 30% do atual efetivo da corporação. A seleção priorizará os profissionais mais experientes e já ligados ao tema, com os recém-nomeados ocupando os lugares vacantes.

Ceará Agora

Castanhão recebe águas do Orós a partir desta quinta

Açúde Orós

Limoeiro do Norte. Como já previsto, o Açude Orós, no Centro Sul do Estado, dará, a partir de hoje - e pelos nos próximos seis meses -, suporte ao Açude Castanhão para a água chegar à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na manhã de ontem (20), foi votada na reunião do Comitê de Bacias do Baixo e Médio Jaguaribe a vazão liberada com destino à Capital e como será feita a transferência entre os reservatórios. Moradores do Baixo Jaguaribe ficaram insatisfeitos com as propostas.

O cenário a vigorar neste segundo semestre de 2016, na distribuição de água nas Bacias do Jaguaribe, mostra o Orós liberando uma vazão média de 11,5m³/s para o Rio Jaguaribe até o Açude Castanhão. Dessa vazão, 4m³/s será encaminhado, a partir de hoje, até o mês de setembro. Depois, até janeiro de 2017, a liberação sobe para 16m³/s. Com esse cenário, o Orós atingirá 9,9% de sua capacidade até o fim do período. Atualmente, o reservatório mantém pouco mais 26% da capacidade.

Contando com a água do Orós, o Castanhão irá operar com vazão de 15 m³/s, no intuito de abastecer a RMF, via Eixão e perenizar 100 km do Rio Jaguaribe. Pelo canal, serão liberados 9,5m³/s. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos espera que um volume de 6,5m³/s chegue até a RMF.

Resistência

Dois cenários estavam em votação: o segundo estimava liberação de 7m³/s, mas sofrendo a resistência de representantes de comitês do Baixo e Médio Jaguaribe, que propunham disponibilizar para Fortaleza 6m³/s. A diretora de operações da Cogerh, Débora Rios, disse que foi buscado um "meio termo" já que, segundo ela, ficaria operacionalmente inviável reportar a vazão de 6m³/s para a RMF.

Para o Rio Jaguaribe, serão encaminhados 5,5m³/s, entretanto este volume irá suprir a necessidade de perenização de 100 km dos 160 km de manancial. As comunidades ribeirinhas questionaram a vazão não chegar até Itaiçaba, sendo restrita apenas a localidade de Sucurujuba, em Quixeré. Sendo assim ficam de fora desse abastecimento as cidades de Jaguaruana, Palhano, Itaiçaba e Aracati, que até ano passado eram abastecida pelo rio Jaguaribe.

Para compensar a redução de oferta hídrica oriunda da bacia do Jaguaribe para Fortaleza, Débora acrescentou que uma série de medidas vêm sendo tomadas para que a RMF utilize sua própria água. Entre as ações, estão a liberação de água do Açude Aracoiaba, onde deve aumentar em 20 milhões de metros cúbicos o sistema metropolitano; o aproveitamento de 25 milhões de metros cúbicos do volume morto do Açude Pacajus com o intuito de utilizar todas as suas reservas, o aproveitamento do sistema Cauípe, para complementar o atendimento da área industrial e da área Oeste de Fortaleza; a transferência da captação do município de Maranguape do Açude Gavião para a Barragem do Maranguapinho e a construção de 42 poços no campo de dunas do Cumbuco e no Pecém.


"Fizemos uma série de cálculos e estudos para que os cenários pudessem atender às principais demandas e aliviar o Vale. Estamos vivendo um momento crítico de pouca oferta hídrica e tentamos chegar a um acordo", ressalvou Débora.

Diário do Nordeste

Homem é abordado por meliantes armados e tem moto 150 FAN tomada de assalto em Russas


Nesta quarta-feira, dia 20, por volta das 20h40min, na localidade de Ingá, zona rural de Russas-CE, próximo ao Sitio do Zé Almir, foi vítima de roubo um jovem de 19 anos, natural de Russas-CE, próximo ao mercadinho marujinho. 

A vítima informou que estava trafegando em sua motocicleta HONDA/CG 150 FAN ESI, PRETA, 09/10, Placa: NVC0722, quando foi abordado por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta de cor preta, sem mais características, usando capacetes vermelho e preto, armados a revolver, que tomaram sua moto, logo após fugiram sentido centro da cidade. A PM encontram-se em diligencia.

Com Informações do 1ºBPM

Homem é preso por tráfico de drogas em Russas


Nesta quarta-feira, dia 20, por volta das 15h00min, no Distrito de Flores, zona rural de Russas-CE, mais precisamente na Travessa Inácio Mendes, foi preso por tráfico de drogas FADRIK XAVIER CHAVES, 24 anos, natural de Russas-CE, residente no endereço citado acima. 

O acusado foi flagrado com entorpecente dentro de sua residência, com aparência de abandono, onde foi encontrado uma quantidade de 13 pedras de crack (03 gramas), sacos para embalagem, e giletes para cortes.  

O BP Raio, responsáveis pela prisão, conduziram o acusado a DPC de Russas onde o mesmo foi enquadrado no art. 33 da Lei de entorpecentes. Ele já responde a um homicídio (Art. 121), datado do dia 20/07/2014.

Com Informações do 1ºBPM

Homem tem moto 150 FAN tomada de assalto por casal na porta de casa em Russas


Nesta quarta-feira, dia 20, por volta das 10h30min, na localidade de Poço Redondo, zona rural de Russas-CE, próximo ao Sitio do Stenio, foi vítima de roubo um homem de 46 anos, natural de Russas-CE. 

A vítima informou que estava em frente a sua residência quando foi abordado por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta provavelmente uma CB300cc de cor vermelha, sendo o piloto baixo, moreno, forte, trajando short, e a garupa provavelmente mulher, de calça jeans, ambos de capacetes, armados a revolver, e tomaram sua motocicleta, uma HONDA/CG 150 FAN ESI, cor vermelha, ano 2011, placa OIQ1703, e logo após fugiram em sentido a localidade de Bom Sucesso, zona rural de Russas. 

As equipes Raio 01 e Raio 02 atendeu a ocorrência e encontram-se em diligencia.

Com Informações do 1ºBPM