-->

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Oito bebês morrem por microcefalia associada ao vírus zika no Ceará


Oito bebês  morreram no Ceará por infecções e malformações congênitas decorrentes de microcefalia associado ao vírus zika. As mortes ocorreram nos municípios de Fortaleza (3), Jucás (1), Maracanaú (1), Morrinhos (1), Russas (1) e Tejuçuoca (1). Outros dois óbitos estão sendo investigados em Canindé e Crateús. As informações são do Boletim Epidemiológico divulgado na sexta-feira (5) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

De acordo com o boletim, até o dia 4 de fevereiro foram notificados 275 casos de microcefalia no Ceará, identificados em 67 municípios. Do total, em 11 foi confirmada a relação entre a malformação do crânio da criança e o vírus contraído pela mãe durante a gestação. Em outros 254 casos, ainda se investiga se a microcefalia tem, ou não, relação com o vírus zika.

No sábado (13), o dia nacional de mobilização contra o mosquito. Cerca de 220 mil militares das Forças Armadas percorrerão 356 municípios pelo país considerados “endêmicos” pelo Ministério da Defesa.

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou nesta quarta-feira (10) mulheres em áreas com a presença do vírus da zika a se protegerem, especialmente durante a gravidez, cobrindo o corpo contra mosquitos e praticando sexo seguro com seus parceiros.

A OMS acrescentou que as práticas sexuais seguras contra o zika incluem o uso correto e regular de preservativos, que considerou o método mais efetivo para a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. O vírus da zika foi achado no sêmen humano e estudos apontam para a possibilidade de transmissão desta doença pela via sexual, lembrou a OMS.

Os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde), se reuniram nesta quarta-feira (10) para discutir novas tecnologias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika. O vírus, segundo pesquisas científicas, está por trás do aumento de casos de microcefalia no país.

A reunião entre os três ministros durou cerca de uma hora e meia e não houve anúncio ou entrevista coletiva por parte deles. Segundo assessores de Wagner, na reunião, eles discutiram como alinhar ações entre institutos de pesquisa brasileiros e norte-americanos a fim de desenvolver os estudos necessários para que possa ser criada uma vacina contra o vírus da zika.

Microcefalia

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com um crânio de um tamanho menor do que o normal – com perímetro inferior ou igual a 33 centímetros. A condição normal é de que o crânio tenha um perímetro de pelo menos 34 centímetros. Essas medidas, no entanto, valem apenas para bebês nascidos após nove meses de gestação, e não são referência para prematuros.


Na maior parte dos casos, a microcefalia é causada por infecções adquiridas pelas gestantes, especialmente no primeiro trimestre de gravidez – que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. De acordo com os especialistas, outros possíveis causadores da microcefalia são o consumo excessivo de álcool e drogas ao longo da gestação e o desenvolvimento de síndromes genéticas, como a síndrome de Down.

Recomendações

Em casa, os repelentes ambientais  saneantes regularizados devem ser regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esses produtos não devem ser indicados ou utilizados diretamente em seres humanos, mas em superfícies inanimadas e/ou ambientes, seguindo sempre, com atenção, as orientações do fabricante.

É importante que as gestantes realizem um acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico.  Elas também não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.


Além disso, a população  deve adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas. Gestantes devem usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

G1

Roubo de moto em Russas


Nesta terça-feira, dia 09, por volta das 22h45min, na CE-356, a pessoa de Acelino Arruda Martins, 22 anos, residente em Russas-CE, foi rendido por dois indivíduos armados que trafegavam numa moto de características não anotadas, que roubaram da vitima, uma moto Honda CG 150 Fan de cor vermelha, de placa OSK-0712, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

Com Informações do 1ºBPM

Polícia apreende 27 armas durante todo o feriadão


Vinte e sete armas foram apreendidas pela Polícia durante o Carnaval no Ceará, no período entre as 18h de sexta-feira (6) e a noite de ontem. O balanço, ainda parcial, foi realizado com base em relatórios de ocorrências policiais obtidos pelo Diário do Nordeste. O número consolidado deve ser divulgado amanhã, pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS).

Foram apreendidos 15 revólveres, nove pistolas e três espingardas. Além do armamento, a Polícia ainda apreendeu grande quantidade de munição de calibres variados, facas e até um machado, que foi utilizado em um assassinato no domingo (7), na cidade de Maracanaú.

Entre as apreensões, destaca-se a realizada sábado (6), durante uma operação da Polícia Militar (PM) no município de Cariús, distante 426 km de Fortaleza. Na ocasião, quatro pessoas foram presas e quatro adolescentes apreendidos com dois revólveres calibres 38 e uma espingarda calibre 12, além de munição e entorpecentes.

Conforme o tenente-coronel Tibúrcio, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o bando é suspeito de comandar o tráfico de drogas naquela cidade. Os detidos foram identificados como Elson Gomes da Silva, 27; Cícera Micaela de Souza Ferreira, 26; Maria Betânia de Sousa Silva, 36; e Ednelânia Caboclo dos Santos, 19.

Após as prisões, os suspeitos foram encaminhados às delegacias do municípios do Cedro e Assaré e autuados, de acordo com suas participações, pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e corrupção de menores. Os adolescentes, foram conduzidos à Delegacia de Iguatu, onde prestaram esclarecimentos e foram liberados.

Já no domingo (7), uma equipe da Cavalaria da PM realizou a prisão de quatro homens durante a festa de Carnaval na Praia do Morro Branco, em Beberibe. A patrulha abordou os suspeitos em um veículo Toyota Corolla com queixa de roubo.

No interior do veículo, os policiais encontraram uma pistola calibre 638 e 12 cápsulas. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Beberibe, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de armas.

Em uma outra operação, desta vez efetuada por policiais do Batalhão de Policiamento e Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Crato, um homem foi preso com uma espingarda, munição e um facão. Segundo a Polícia, o suspeito, identificado somente como Walderlanio, havia entrado em confronto com soldados do BPRaio, mas acabou preso quando tentava se esconder na casa de familiares.

Em três ações realizadas na última segunda-feira (8), nas ruas de Fortaleza, seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido portando armas de fogo. As ações aconteceram nos bairros Parreão, Granja Portugal e Quintino Cunha.

No fim da tarde, na Rua Ambrósio Machado, Parreão, quatro pessoas foram detidas. Em poder de uma delas, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 32. Após a descoberta do armamento, os suspeitos foram levados para à Delegacia do 34º DP (Centro).

Algumas horas depois, patrulha da PM localizou um homem portando um revólver calibre 38. Ele recebeu voz de prisão e acabou autuado no 12º DP (Conjunto Ceará).

Na Rua Ilha do Bote, bairro Quintino Cunha, uma abordagem policial culminou na apreensão de um adolescente e na prisão de um adulto com uma pistola calibre 380.

Redução

O número de apreensões, mesmo que ainda parcial, aponta para uma redução de quase 76% em relação do Carnaval do ano passado. De acordo com o balanço final divulgado pela SSPDS em 2015, a Polícia realizou a apreensão de 75 armas durante o período. Somente em Fortaleza, o número de armas encontradas pela foi de 24. Na Região Metropolitana, a Polícia conseguiu apreender um total de 11 armas. O Interior Sul contabilizou 21 e Interior Norte 19.

Diário do Nordeste

Achado de cadáver em Russas


Foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 10, o corpo de um homem na localidade de Gracismões, Russas-CE. A vítima trata-se de Francisco Francélio de Lima, de 60 anos, residente de Gracismões, que estava desaparecido desde o último sábado, 06. O Cadáver foi encontrado boiando as margens de um córrego, onde tudo indica que a morte do mesmo tenha sido por afogamento. A polícia foi acionada até a localidade e segue guardando o local até a chegada da Perícia.