-->

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Baixos salários causam debandada de inspetores e escrivães da Polícia Civil do Ceará


Além de enfrentar o problema da superlotação de presos nas delegacias, as constantes rebeliões e fugas nas distritais e desvio da função investigativa para de custódia e escolta de detentos, a Polícia Civil cearense enfrenta uma grave crise de falta de efetivo. E um dos motivos dessa deficiência é a evasão de servidores. Uma verdadeira debandada de comissários e escrivães tem ocorrido nos últimos anos.

Segundo denúncia do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol), a evasão de servidores se deve à falta de perspectiva de melhorias na carreira, principalmente em relação à questão financeira. A baixa remuneração dos servidores e o “fosso” entre seus vencimentos e o dos delegados (seus superiores hierárquicos), além do acúmulo de serviço, tem levado dezenas de policiais a buscar mudar de profissão ou, ao menos, de instituição.

Segundo Gustavo Simplício, presidente do Sinpol, atualmente, a média de vencimentos de um escrivão ou de um inspetor é de  aproximadamente R$ 3 mil.  Ele conta que no vizinho estado do Piauí, por exemplo, o salário chega a ser o dobro, mesmo sendo um estado de menor capacidade financeira.

Conforme o representante da classe,  em 2012 ingressaram na Polícia Civil do Ceará, através do devido concurso público, cerca de 1.480 novos policiais. Destes, cerca de 650 já foram embora da corporação. Fizeram concursos públicos para outras instituições que apresentam maiores possibilidades de crescimento profissional e, consequentemente, com maior salário.

Ele explica que, mesmo com a exigência de curso superior para ingresso na instituição, os policiais não recebem o tratamento vencimental  aceitável, tento, portanto, salários de servidores de nível médio.

Trampolim

Na mesma tecla bateu o deputado estadual Capitão Wagner (PR), na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará na manhã de quinta-feira (22). Segundo o parlamentar, “a Polícia Civil do Ceará se transformou em um trampolim para concurseiros”, já que os candidatos aprovados passam pouco tempo na instituição e logo saem em busca de melhores salários.

Ainda de acordo com o político, paulatinamente, a carreira vem sendo esvaziada e isso produz uma gravíssima conseqüência, a falta de pessoal para o exercício da atividade primordial da Polícia Civil, a apuração de crimes. Sem ela, os delitos ficam sem esclarecimento e isto resulta na impunidade dos delinquentes. 

Ceará News

José Pimentel defende proposta que sugere redução dos salários dos senadores


O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), manifestou apoio à proposta da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) de redução em 10% dos salários dos senadores. A decisão de apresentar um projeto de resolução (em elaboração), foi anunciada pela senadora no plenário. Pimentel afirmou que pretende subscrever o texto. “Essa iniciativa é muito importante e justa neste momento. Pode ser um instrumento muito forte para fazer esse debate em todo o território nacional”, afirmou.

Segundo Pimentel, o projeto de resolução é “simbólico”, já que os salários dos 81 senadores seriam diminuídos em 10%, acompanhando a proposta de redução dos salários da presidenta da República, do vice-presidente e dos ministros de estado. Mas ele destacou: “quando você analisa que o Brasil é a quinta maior população do planeta e a sétima maior riqueza do mundo, nós temos muito a economizar com cada real que venhamos a reduzir nos custos do Estado Nacional”. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também defendeu a proposta no plenário.

O senador Pimentel propôs que a iniciativa seja debatida também na Câmara dos Deputados e afirmou que a proposta pode ser ampliada. “Se fizermos esse debate aqui no Congresso Nacional, isso contribuirá para que a 26 assembleias legislativas e a Câmara Distrital também possam participar desse esforço”, disse.

Pimentel também destacou a importância do projeto de lei encaminhado pelo governo ao Congresso para garantir o cumprimento do teto salarial a todos os agentes públicos e servidores (PL 3.123/2015). Atualmente, a legislação estabelece que a remuneração no setor público não pode ultrapassar o salário de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de R$ 33,6 mil. Mas alguns benefícios e complementações salariais acabam por aumentar o valor.

Segundo Pimentel, o projeto de lei vai impor limites a situações que hoje geram salário superior ao teto. “O Executivo enviou o projeto de lei exatamente para que esse teto remuneratório seja aplicado nos três poderes e alcance o pacto federativo, todos os municípios, os 26 estados e o Distrito Federal”, considerou.

Ceará News

Consumidor vai pagar multa por desperdício de água


A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce-CE) autorizou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) a aumentar, em 12,9%, a tarifa de prestação de serviços. A decisão é referente aos 150 municípios do Interior do Estado atendidos pela companhia. O anúncio foi feito em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 23.

Também foi autorizada a tarifa de contingência: ultrapassado 90% da média de consumo mensal, contada de outubro de 2014 a setembro de 2015, o cliente pagará 120% do valor normal do metro cúbico. Clientes que consomem menos de 10m³ e serviços públicos não estarão sujeitos à nova tarifa. A medida visa a contingência do consumo em situações críticas de escassez ou contaminação de recursos hídricos, afirma a Arce.

As decisões irão a audiência pública, que chegará a uma conclusão a ser abalizada pela Arce. Caso aprovada, as mudanças devem chegar ao consumidor na segunda quinzena de dezembro deste ano ou no início de janeiro de 2016, a depender do vencimento da fatura do cliente.

Em Fortaleza, a responsável por decisão do tipo é a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor). Por meio de assessoria de imprensa, a autarquia afirma que as mudanças ainda estão em análise e sem prazo para uma possível adoção.

Redação O POVO Online, com informações da repórter Mariana Freire

Governador Camilo recebeu comitiva de Russas


Na tarde desta sexta-feira(23) lideranças politicas de Russas que apoiaram o governador Camilo Santana(PT) em sua eleição, estiveram no Palácio da Abolição quando participaram de audiência com o gestor do estado.

Na pauta, reivindicações de vários projetos em diversas áreas para o município, principalmente aqueles que foram promessa de campanha de Camilo.

Participaram da reunião os vereadores da bancada de oposição: Paulo Santiago(PP), Raimundo Quincó(PP), João Paulo(PSDC), Flávio Matoso(PSD), Jorge Rodrigues(PC do B), Aécio Mendes- Paixão de Flores(PROS), Nathizael Gonçalves(PMDB) e Marcos Estácio(PSDB), e mais as lideranças politicas: Liro Paz(Sem partido), Adriana Ribeiro(PHS), David Nogueira(PSD), Dr. Paulo Campelo Bessa(PT), Odilo Almeida(PT), Francisco Dantas(PT), Dagoberto Alves(PT), Guida Maia(PC do B), Serginaldo Matoso(PC do B),  Yuri Guerra(PDT), Gil Pinheiro(PDT), Chiquinho Cacholé(Sem Partido) e o Deputado Federal Adail Carneiro(PHS) articulador do encontro.

Acompanhado do secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins(PT),  o governador Camilo Santana ratificou o seu compromisso com todos que estiveram ao seu lado na campanha e prometeu em breve dar respostas aos pleitos apresentados, que deverão passar por avaliação, para que se possa definir a viabilidade financeira de cada uma delas, nas áreas da saúde, segurança pública abastecimento d'água e infraestrutura.

Ricardo Torres News

17 direitos que o consumidor brasileiro tem mas que, muitas vezes, desconhece


Apesar de muito divulgado e da obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais manterem um exemplar à disposição, muitos consumidores desconhecem o Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelecido em 1990.

São 25 anos, mas que não foram suficientes para os consumidores estabelecerem intimidade com a legislação. Mas isso não é motivo para deixar de ler a respeito, nem de buscar os seus direitos. 

Para dar uma ajudinha, enumeramos 17 deles:

NOME SUJO
Após o pagamento de uma dívida em atraso ter o nome limpo em até cinco dias. Decisão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que, depois que o consumidor paga uma dívida atrasada, o nome dele deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito em no máximo em cinco dias. O prazo deve ser contado a partir da data de pagamento.

CONSTRUTORA DEVE INDENIZAR POR ATRASO EM OBRA
Os órgãos de defesa do consumidor entendem que uma construtora deve indenizar o consumidor em caso de atraso na entrega do imóvel. Algumas empresas, ao perceberem que a obra vai atrasar, têm por hábito já oferecer um acordo ao consumidor antecipadamente. O melhor, porém, é procurar orientação para saber se o acordo oferecido é interessante.

CLIENTES DE BANCOS TÊM DIREITO A SERVIÇOS GRATUITOS
O consumidor não é obrigado a contratar um pacote de serviços no banco. Isso porque as instituições financeiras são obrigadas a oferecer uma quantidade mínima de serviços gratuitamente, como o fornecimento do cartão de débito, a realização de até quatro saques e duas transferências por mês e o fornecimento de até dois extratos e dez folhas de cheque mensais.

NÃO EXISTE VALOR MÍNIMO PARA COMPRA COM CARTÃO DE CRÉDITO
A loja não pode exigir um valor mínimo para o consumidor pagar a compra com cartão. Se a loja aceita cartão como meio de pagamento, deve aceitá-lo para qualquer valor nas compras à vista. A compra com o cartão de crédito, se não for parcelada, é considerada pagamento à vista. Cobrar mais de quem paga com cartão de crédito fere o inciso V do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor  (CDC), que classifica como prática abusiva exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.

TODA LOJA DEVE EXPOR PREÇOS E INFORMAÇÕES DOS PRODUTOS
Artigo VI, parágrafo terceiro do CDC: a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

VOCÊ PODE SUSPENDER SERVIÇOS SEM CUSTO
O consumidor tem o direito de suspender, uma vez por ano, serviços de TV a cabo, telefone fixo e celular, água e luz sem custo. No caso do telefone e da TV, a suspensão pode ser por até 120 dias; no caso da luz e da água, não existe prazo máximo, mas depois o cliente precisará pagar pela religação;

QUANDO A LIGAÇÃO CAI, REPETI-LA É DE GRAÇA
Se a ligação do celular for interrompida, o consumidor pode repetí-la em até 120 segundos sem o custo de uma nova ligação. A resolução é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

TAXA DE 10% NÃO É OBRIGATÓRIA
A taxa de 10% ou a gorjeta do garçom é uma forma que muitos estabelecimentos utilizam para bonificar o profissional pela atenção dada e pelo serviço bem prestado. É uma liberalidade, ou seja o consumidor pode optar por pagar ou não.

COBRANÇA INDEVIDA DEVE SER DEVOLVIDA EM DOBRO
A pessoa que recebe uma cobrança indevida pode exigir que o valor pago a mais seja devolvido em dobro e corrigido. A regra consta do artigo 42 do CDC. Por exemplo, se a conta de telefone foi de R$ 150 mas o cliente percebeu que o correto seriam R$ 100, ele tem direito de receber de volta não só dos R$ 50 pagos a mais, e sim R$ 100 (o dobro) corrigido.

QUEM COMPRA IMÓVEL NÃO PRECISA CONTRATAR ASSESSORIA
Quando vai adquirir um imóvel na planta, o consumidor costuma ser cobrado pelo Serviço de Assessoria Técnico Imobiliária (Sati), uma assistência dada por advogados indicados pela imobiliária. Esta cobrança não é ilegal, mas também não é obrigatória. O contrato pode ser fechado mesmo sem a contratação da assessoria;

INFORMAÇÕES SOBRE FORMAS DE PAGAMENTO
A informação sobre formas de pagamento aceitas (cartão de crédito, cheques, tíquetes etc.) deve estar discriminada, de forma clara e de fácil identificação, na entrada dos estabelecimentos.

GARANTIA DE TROCO
Dar um bombom como troco é prática abusiva. Se o estabelecimento comercial não tiver troco, deve arredondar para menos o valor da compra.

CONSUMAÇÃO MÍNIMA É UMA PRÁTICA ABUSIVA
A cobrança da chamada “consumação mínima” é uma prática que se repete. Segundo o CDC, é vedado o fornecimento de produto ou serviço condicionado à compra de outro produto ou serviço, o que normalmente é chamada venda casada. Nestes termos, é abusivo e ilegal um estabelecimento obrigar a alguém consumir, seja em bebida ou em comida, um valor mínimo. 

VOCÊ PODE DESISTIR DE COMPRAS FEITAS PELA INTERNET
Quem faz compras pela internet e pelo telefone pode desistir da operação, seja por qual motivo for, sem custo nenhum, em até sete dias corridos. A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto. A regra está no artigo 49 do CDC. A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados.

NÃO É PRECISO CONTRATAR SEGURO DE CARTÃO DE CRÉDITO
Administradoras de cartão de crédito sempre tentam oferecer aos clientes seguros que protegem o consumidor contra perda e roubo. Órgãos de defesa do consumidor entendem, porém, que se o cartão for furtado e o cliente fizer o bloqueio, qualquer compra feita a partir dali será de responsabilidade da administradora, mesmo que ele não tenha o seguro.

O FORNECEDOR DEVE RESPONDER POR DEFEITOS DE FABRICAÇÃO, MESMO FORA DA GARANTIA
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores respondem pelos defeitos de qualidade ou quantidade que tornem produtos inadequados ao consumo ou diminuam seu valor. Quando se tratam de problemas aparentes em serviços ou produtos não duráveis, o consumidor tem até 30 dias para fazer sua reclamação. No caso dos duráveis, esse prazo é de até 90 dias.

O CLIENTE NÃO PODE SER FORÇADO AO PAGAMENTO DE MULTA POR PERDA DE COMANDA
Essa prática é ilegal e o consumidor deve pagar apenas o valor daquilo que consumiu. É importante salientar que o controle do consumo realizado nesses estabelecimentos é de inteira responsabilidade do próprio estabelecimento, não dos clientes. Além da comanda entregue ao consumidor, é necessário que o recinto mantenha outro tipo de controle do consumo como um sistema informatizado de cartões.

FONTE: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E ESPECIALISTAS OUVIDOS PELO O POVO

MULTIMÍDIA

Veja lista com mais direitos em http://bit.ly/1XnfMSk

Policlínica de Limoeiro do Norte segue “todo vapor” e ganha mais dois serviços

O diretor da Policlínica Judite Chaves Saraiva, Arelone Andrade, explicou que mesmo dificuldades enfrentadas, estão conseguindo manter as mesmas quantidades de atendimentos, mesmo quadro profissional e manter todos os serviços ofertados.

Arelone Andrade, diretor geral da Policlínica Judite Chaves Saraiva, em Limoeiro do Norte

Arelone disse que a população dos 11 municípios que compõe o consórcio agora poderá mais dois novos serviços na Policlínica, que são a colonoscopia e retossigmoidoscopia

Entenda melhor
A colonoscopia é um exame médico analisar o revestimento intestino grosso e parte do correspondente ao reto e colonoscopia ajuda a encontrar tumores, inflamações, úlceras alterações do órgão. A colonoscopia tida como um dos principais rastreamento do câncer de O exame de retossigmoidoscopia para o diagnóstico das doenças acometem a porção final do Com a retossigmoidoscopia diagnosticar doenças que cm finais do tubo digestivo, do reto e sigmoide, verificar a presença de câncer retal, pólipos intestinais, divertículos colites, diagnosticar amebíase através de biópsia de reto

Policlínica de Limoeiro do Norte

Inaugurada no dia 03/04/2014, a Policlínica Judite Chaves Saraiva, é do Tipo II e instalada Programa de Expansão e Fortalecimento da Atenção Especializada à Saúde - PROEXMAES do Estado do Ceará. Presta Assistência à Saúde em nível Ambulatorial Especializado 10ª Região de Saúde de Limoeiro do Norte a uma população de aproximadamente habitantes.

A 10ª Região de Saúde é composta pelos municípios de: Quixeré, Limoeiro do Norte, Pereiro, Ererê, Potiretama, São João do Jaguaribe, Jaguaribe, Nova Jaguaribara, Tabuleiro Iracema

Consórcio fortalecido
Arelone Andrade ainda ressalta o empenho dos prefeitos que compõe o consórcio principalmente do presidente Bessa, prefeito de Quixeré, que foi reeleito e vem mostrando serviço à frente da Policlínica Judite Chaves Saraiva.
Francisco Raimundo Santiago Bessa, prefeito de Quixeré e presidente do consórcio público microrregião de Limoeiro do Norte

Crise na saúde
Podemos observar que a crise na saúde está instalada em todas as esferas do Poder não chegou a afetar nenhum serviço da Policlínica, mas, o diretor Arelone nos explica desempenhando ações para economia de energia, água, material, entre outras coisas, estratégias internas, afim de reduzir os gastos.

Mais informações
Consórcio Público de Saúde do Município de Limoeiro do Norte
Rua Napoleão Nunes Maia, S/N - José Simões
Limoeiro do Norte - 62930-000
Tel: 88 3423-3412

Vale em Destaque

Movimento a favor de impeachment ergue boneco inflável de Dilma na av. Washington Soares

O boneco inflável da presidente Dilma Rousseff, conhecido como “Bandilma”, está em Fortaleza e foi erguido na avenida Washington Soares, na manhã desta sexta-feira, 23, próximo ao Centro de Eventos do Ceará. O objeto deverá ficar no local durante todo o dia para estimular os opositores do governo, que fazem buzinaço na via, conforme o conselheiro do Instituto Democracia e Ética (IDE), Paulo Angelim.

Segundo Angelim, o boneco inflável será enviada para Belém ainda na noite desta sexta, cumprindo agenda pelo País. “Aqui no Ceará, o IDE está responsável por ele, mas ele é da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos. Em cada estado, algum movimento o recebe e paga o transporte para o próximo destino", explica. 

Apesar da curta estadia, a repercussão do boneco é grande, conforme o conselheiro. “Nos vídeos é possível ouvir o barulho das buzinas, porque é muita gente se manifestando voluntariamente contra o Governo”, cita. 

O custo do boneco inflável de Dilma não foi divulgado, mas o ''companheiro'' Pixuleco (versão presidiária do ex-presidente Lula) foi orçado em R$ 12 mil. Por enquanto, não há previsão para a chegada do Pixuleco em Fortaleza, mas o IDE organiza uma manifestação pró-impeachment na próxima quinta-feira, 29, em Fortaleza.

A manifestação do movimento está marcada para as 17 horas, mas o local ainda não está confirmado, conforme Angelim. “Poderá ser na Praça Portugal ou Praça da Estação, o local ainda está sendo acertado”, explicou. O conselheiro, que também é vice-presidente do PSDB no Ceará, diz que o movimento não terá relação partidária.

O Povo Online

Mãe desmaia ao ver o corpo do filho de apenas 15 anos crivado de bala em Quixadá


Uma mulher conhecida como “Nice” não suportou ver o corpo do próprio filho, um adolescente de nome José Newton, 15 anos, crivado de bala no Conjunto Dert, em Quixadá, na manhã desta quinta-feira, 22. Ela desmaiou e foi socorrida por populares.

O corpo do garoto foi encontrado hoje por crianças que brincavam no local. Na noite anterior, moradores daquele Bairro haviam escutado estampidos de tiro, mas a polícia não foi acionada.

Ao receber a informação sobre o jovem morto, a PM foi ao local para preservar o cenário do crime até a chegada da perícia forense.

A investigação do homicídio ficará a cargo da Delegada Ana Cláudia. Segundo informações, dois homens que circulavam numa motocicleta pelo Dert na noite de ontem são suspeitos de terem cometido o crime. Até o momento não há informações de que o jovem tivesse problemas com drogas ou histórico de infração.

Monólitos Post

Cadeia pública de Quixeré terá regras para entrada de presos

Ainda segundo a medida, a transgressão dessas disposições poderá “se configurar crime de desobediência e/ou abuso de autoridade e/ou responsabilidade”

O juiz Magno Rocha Thé Mota, respondendo pela Comarca de Quixeré, estabeleceu regras para controlar a entrada de presos na Cadeia Pública do município (a 219 km de Fortaleza). O objetivo é manter a ordem e segurança do local. A medida consta na Portaria nº 11/2015, publicada no Diário da Justiça dessa segunda-feira (19/10).

De acordo com o documento, o ingresso de qualquer detento só se dará com autorização prévia, expressa e escrita do magistrado. Os pedidos de transferência para o estabelecimento prisional também deverão ser submetidos ao juiz responsável para a devida autorização.

Ainda segundo a medida, a transgressão dessas disposições poderá “se configurar crime de desobediência e/ou abuso de autoridade e/ou responsabilidade”.

A determinação leva em consideração a carência de recursos humanos responsáveis, inclusive, por prestar a segurança dos presos e funcionários, uma vez que o estabelecimento não tem pessoal suficiente para controlar a população carcerária ali existente.

A portaria está fundamentada na Lei de Execução Penal (nº 7.210/84) e no Código de Organização Judiciária do Ceará (nº 12.342/94).

TV Jaguar

Prefeito de Pereiro-CE é condenado a pintar ou restaurar com dinheiro próprio os bens e imóveis que pintou com as cores do seu partido, ou seja, com dinheiro da população

O Juiz da Comarca de Pereiro, Dr. Magno rocha Thé Mota, em sentença exarada na data de 22 de setembro, bem como reafirmada neste dia 20/10/2015,  Processo nº 2779-82.2013.8.06.0145/0,   condenou o atual Prefeito de Pereiro, João Francismar Dias, a restaurar com cores oficiais (cores da bandeira da edilidade) e as suas expensas,  todos os prédios públicos, bens móveis, inclusive uniforme de servidores, os quais utilizou as cores adotada na campanha eleitoral.

Ainda, determinou que fossem remetidas cópias ao Ministério Público para apurar possíveis crimes, inclusive de improbidade administrativa na atitude do gestor.

Ação foi movida pelo vereador JOSÉ FRANCINALDO FILHO, o qual denunciou o possível crime, vez que o Prefeito ao utilizar recursos públicos deveria ter adotado as cores oficiais e não as cores partidárias, vez que não é permitido.

Dessa forma, o magistrado determinou multa diária de R$ 1.000 (um mil reais) em caso de descumprimento. 

Alto Santo é Notícia

Justiça concede regime semiaberto a Suzane Richthofen


O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou nesta quinta-feira (22) o pedido de Suzane Von Richthofen para progressão ao regime semiaberto. Suzane havia recusado a progressão em agosto de 2014, mas afirmou em junho de 2015 que queria cumprir o restante da pena no semiaberto. Ela está presa há 13 anos, segundo informações do G1. 

Suzane foi condenada a 39 anos de prisão por matar, juntamente com os irmãos Cravinhos, os pais em 2002. A decisão recomendada ao juízo também pede que analise a possibilidade da permanência de Suzane na unidade prisional Penitenciária-1 de Tremembé (SP), caso já tenha sido instalado o regime semiaberto.

Segundo o G1, a defesa de Suzane também buscava efeitos retroativos para a progressão, para que fosse utilizada como marco interruptivo a primeira data de concessão do benefício, 11 de agosto de 2014. No entanto, a turma julgadora negou o pedido.

“Não há como se deferir a almejada progressão com os efeitos retroativos por dois motivos: a agravante declarou que não havia autorizado seu advogado constituído a pleitear a progressão de regime, bem como pela inexistência de previsão legal, devendo iniciar-se o cômputo do novo lapso temporal para a progressão a regime menos gravosos a partir da efetiva concessão da progressão do regime”, disse o relator, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan, em matéria do G1.

SINE/IDT de Russas dispõe de 08 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 08 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Mandado de prisão preventiva expedido em Palhano


Nesta Quinta, 22, por volta das 11h00min, na Unidade Policial de Palhano, foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedida pelo Ilmo Sr. Juiz de direito da Comarca de Palhano, Abraão Tiago Costa e Melo,  ROCLECIO DE ARAÚJO LIMA, 23 anos, solteiro, desocupado, natural de Aracati-CE, residente na localidade de São José, zona rural de Palhano, o qual é acusado pelos executores JOSÉ MARCONDES BATISTA DE OLIVEIRA e J.M.A.S. os quais assumiram serem eles os autores do homicídio à bala, ocorrido no 17.10.2015, por volta das 19h00, no Distrito de São José, zona rural de Palhano, em que foi vítima FRANCISCO PEDRO DE SANTANA, de ser o mandante do crime em tela. Que ROCLECIO foi preso quando compareceu naquela Unidade Policial acompanhado por um advogado. Os Policiais Militares deram cumprimento ao mandado de prisão e conduziram ROCLECIO à DRPC de Russas-CE, par os devidos procedimentos.

Com informações do 1ºBPM

Acidente de trânsito com vítima fatal em Quixeré


Nesta Quinta, 22, por volta de 09h50min, na CE 377, que liga a sede à Lagoinha, ocorreu um capotamento de um veículo Strada, cor vermelho, placas MYY-0781, conduzida por José Hilton, 59 anos, natural de Russas.

O passageiro de nome Manoel Monteiro de Oliveira, 54 anos, foi retirado das ferragens com vida pelo Corpo de Bombeiros e socorrido para  o hospital, porém por volta de 11h20min o mesmo veio a óbito.

O veículo estava carregado de peixe, o motorista abastecia comércios da Água Fria, Lagoinha, Quixeré (SEDE)

Com Informações do Blog do Tom

Bandido quase é linchado após anunciar assalto em ônibus de Fortaleza


Um assaltante por pouco não foi linchado dentro de um coletivo após anunciar mais um assalto nos ônibus do sistema de transporte coletivo da Capital cearense. O caso aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (21) nas proximidades do Terminal do Siqueira, na zona Sul. Ele acabou sendo salvo por uma equipe da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

O bandido estava armado com uma faca e uma pistola. Mas, na hora de render os passageiros e exigir que eles entregassem seus pertences, um dos populares descobriu que a arma de fogo era falsa, na verdade, um simulacro. Sem perceber que o bandido também tinha uma faca escondida na cintura, os passageiros dominaram o suspeito e iniciaram o linchamento.

O homem foi atacado com socos, chutes e arrastado dentro do veículo, enquanto o motorista acelerava para chegar mais rapidamente no terminal. Somente quando o ônibus chegou ali, o ladrão, finalmente, foi salvo por uma equipe da GMF.

O ladrão azarado acabou sendo identificado como Francisco Fábio Firmino Xavier, 42 anos. Ferido, ele teve que ser conduzido pelos guardas municipais ao hospital mais próximo, o “Frotinha” de Parangaba. Em seguida, transferido para o plantão do 12º DP (Conjunto Ceará), onde foi autuado em flagrante pelo crime de roubo qualificado.

A Polícia descobriu que Francisco Fábio já possuía antecedentes criminais.

Para os passageiros ficou mais um grande susto dentro de um coletivo.

Operações
Conforme dados do Sindicato das Empresas de Ônibus de Fortaleza (Sindiônibus), os registros de roubos a coletivos vêm caindo em Fortaleza nos últimos meses, graças a ação integrada entre a entidade e as forças policiais. Já a Guarda Municipal reforçou a segurança nos terminais da Capital e a PM realiza a operação “Coletivo Seguro”, fazendo abordagens aos veículos nas linhas consideradas de maior risco de assaltos.

Ceará News

Deputados aprovam mensagem e Governo fará empréstimo de US$ 123 milhões para área da Saúde


Após 12 horas de debate, a Assembleia Legislativa aprovou autorização para o Governo do Estado solicitar empréstimo de R$ 123 milhões de dólares para investimentos na área da Saúde. A mensagem foi aprovada com 29 votos a favor e cinco contra, com obstrução do PMDB e PSB. O empréstimo será realizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito do Programa de Expansão e Melhoria de Assistência e Melhoria de Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará.

Os recursos serão empregados na construção do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, compra de equipamentos para a unidade, construção de uma policlínica de Fortaleza e do Hospital Metropolitano, entre outros investimentos. Três emendas de Plenário foram apresentadas à mensagem, de autoria dos deputados Capitão Wagner (PR), Dra. Silvana (PMDB) e Audic Mota (PMDB). Todas foram rejeitadas. Também foram apresentados três recursos para votação de cinco emendas já rejeitadas nas comissões técnicas da Casa, mas também não foram aprovadas. 

Ceará News

Dunga convoca Seleção com poucas modificações para próximos jogos das Eliminatórias


O técnico Dunga manteve a base dos últimos jogos e promoveu poucas modificações na convocação da Seleção Brasileira, anunciada nesta quinta-feira (22), para os próximos compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Após uma vitória (contra a Venezuela, em Fortaleza) e uma derrota (para o Chile, em Santiago), nas primeiras rodadas, o Brasil enfrentará a Argentina, em Buenos Aires, no dia 12 de novembro, e o Peru, em Salvador, no dia 17.
  
O atacante Neymar e o lateral-direito Danilo, voltando de suspensão e lesão, respectivamente, são algumas das poucas modificações da convocação. Lucas Moura e Fabinho perderam lugar.

Mas a grande novidade ficou pela convocação do goleiro Cássio, o quarto jogador do atual elenco do Corinthians que irá servir a Seleção. O arqueiro do líder do Brasileirão irá ocupar a vaga de Marcelo Grohe, lesionado. A convocação de Júlio César, que foi titular no gol da "Amarelinha" nas duas últimas Copas, era especulada, mas não se confirmou.

Philippe Coutinho também não foi convocado. "Deixou a cadeira vazia, vem outro e senta", explicou Dunga.

Os 23 atletas convocados irão se apresentar à Seleção Brasileira no dia 8 de novembro, em São Paulo, e treinarão nos dias 9, 10 e 11 no centro de treinamento do Corinthians, para seguir viagem para a Argentina, segundo programação passada pelo diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Gilmar Rinaldi.

O auxiliar pontual da comissão técnica nos dois jogos das Eliminatórias será o ex-jogador Careca.

Confira a convocação da Seleção:

Goleiros
Alisson (Internacional)
Cássio (Corinthians)
Jéfferson (Botafogo)

Zagueiros
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
David Luiz (Paris Saint-Germain-FRA)
Gil (Corinthians)

Laterais
Danilo (Real Madrid-ESP)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Volantes
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Elias (Corinthians)

Meias
Renato Augusto (Corinthians)
Oscar (Chelsea-ING)
Lucas Lima (Santos)
Willian (Chelsea-ING)
Kaká (Orlando City-EUA)
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)

Atacantes
Neymar (Barcelona-ESP)
Hulk (Zenit-RUS)
Ricardo Oliveira (Santos)

Blog do Tom