-->

10 de julho de 2015

Morre o radialista Jurandir Mitoso

Locais do velório e sepultamento ainda estão indefinidos 

Morreu na madrugada desta sexta-feira (10), aos 78 anos de idade, o radialista Jurandir Mitoso. Segundo primeiras informações, ele faleceu de infarto do miocardio fulminante, enquanto estava dormindo, em sua casa. A família ainda não divulgou os locais do velório e sepultamento daquele considerado o "pajaraca" do rádio cearense.
Jurandir começou a carreira na Rádio Dragão do Mar, na década de 50, como disc-jóquei (DJ)  e depois, repórter esportivo de campo. Mitoso trabalhou naRádio Verdes Mares durante muito tempo. Atualmente, ele trabalhava na rádio e TV Cidade.

Diário do Nordeste

Bandidos roubam Hilux, atiram contra a Polícia e provocam grave acidente deixando um cidadão morto


Depois de roubar uma caminhonete importada, três bandidos trocaram tiros com a Polícia, fugiram em meio a uma perseguição e acabaram provocando um acidente que deixou uma pessoa morta.

O caso ocorreu no começo da tarde desta quinta-feira (9) no bairro Autran Nunes, na zona Oeste de Fortaleza. Um adolescente de apenas 13 anos de idade, que comandou a ação criminosa, acabou apreendido. Os comparsas dele fugiram.

A perseguição aos ladrões ocorreu depois que eles tomaram de assalto uma caminhonete Hilux em Parangaba e fugiram em direção ao bairro Autran Nunes. A Polícia foi avisada do caso e uma patrulha da Força Tática de Apoio (FTA) se deparou com os assaltantes em fuga na caminhonete, dando início a uma perseguição pelas ruas daquele bairro.

Trafegando em alta velocidade, os assaltantes dispararam tiros contra os policiais militares e provocaram um grave acidente no cruzamento das ruas Macapá e Conselheiro Araújo Lima. Eles avançaram a via preferencial e colidiram a Hilux roubada contra uma Kombi, três motocicletas e um Celta. Este último veículo foi arrastado por cerca de 40 metros depois de uma batida violenta que causou a morte do cidadão que estava na direção. Tratava-se do jovem identificado como Jeanvier Feliciano de Lima, 24 anos.

Resgate do corpo
Enquanto o corpo do motorista do Celta ficava preso nas ferragens do automóvel, dois dos assaltantes conseguiram sair dos destroços da Hilux e fugiram. Na direção da caminhonete roubada foi apreendido um adolescente de 13 anos. Com ele, a Polícia encontrou um revólver usado no assalto ao dono da Hilux e na troca de tiros com os policiais da FTA.

Uma guarnição do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do Corpo de Bombeiros teve que ser acionada para o local do acidente com o objetivo de resgatar o corpo do motorista do Celta.

Blog do Fernando Ribeiro



OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE QUINTA PARA SEXTA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 09 PARA O DIA 10 DE JULHO DE 2015


PRISÃO POR MEIO DE MANDADO JUDICIAL EM RUSSAS
Nesta Quinta(9), por volta das 11h00min, foi conduzido ao fórum de Russas-CE, o detento CARLOS ALBERTO MACIEL DE LIMA, o qual encontra-se recluso na cadeia pública de Russas pela prática de vários crimes. A audiência transcorreu na mais perfeita normalidade, chegando à conclusão, o ilustre magistrado, pela liberdade do reeducando, porém, antes de ser o detento posto em liberdade, verificou-se existir em nome do mesmo 3 mandados de prisão em aberto, todos embasados na legislação brasileira que repudia a comercialização de entorpecentes. Diante de tantos, a Polícia Militar conduziu o supracitado detento à DRPC de Russas-CE para os devidos procedimentos.

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM RUSSAS
Nesta Quinta(9), por volta das 17h30min, na Rua Vicente Lima Ramalho, popularmente conhecido por beco do Leleo, em Russas-CE, foi apreendido um revólver calibre 38, capacidade para 5 munições, com 5 munições intactas, oxidado, nº OJ19234. Segundo informações de populares, a arma teria caído de um motociclista, este não percebendo, seguiu rumo à localidade de melancias. A Polícia Militar conduziu a supracitada arma à DRPC de Russas-CE para os devidos procedimentos. 

TERMO DE RESTITUIÇÃO DE ARMA DE FOGO A SGT BM EM RUSSAS
Nesta Quinta(9), por volta das 18h40, na DRPC de Russas-CE, mediante o Termo de Restituição nº 54101837/2015, foi entregue ao Sargento Bombeiro Militar RICARDO MAIA PORFIRO, 41 anos, natural de Russas, residente na Rua Vicente Lima Ramalho, em Russas, o revólver calibre 38, capacidade para 5 munições, com 5 munições intactas, oxidado, nº OJ19234. O qual pertence o Sgt BM em alusão. Vale ressaltar, que o citado revolver havia sido encontrado por populares por volta das 17h30min, na Rua Vicente Lima Ramalho, e entregue a policia militar que apreendeu o revolver e entregou na DRPC de Russas.

T.C.O POR POSSE DE ARMA BRANCA EM BEBERIBE
Nesta Quinta(9), por volta das 16h20min a composição da Polícia Militar de Plantão logo após receber denúncia dando conta de um homem armado à faca que estaria transitando na rua monsenhor dourado, próximo ao HOSPITAL MUNICIPAL, sendo feito a abordagem de imediato ao indivíduo de nome CLEITON PEREIRA DOS SANTOS, 29 anos, natural de ARACATI, residente na localidade de LAGOINHA – BEBERIBE. Que o mesmo foi conduzido à DPC local onde foi realizado um TCO por porte de arma branca.  

FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM ALTO SANTO
Nesta Quinta(9), por volta das 09h00, a Polícia foi informada de um arrombamento que teria ocorrido em comércio na localidade de açude novo zona rural de Alto Santo CE , O Policiais estiveram no local , onde segundo o proprietário do estabelecimento o Sr EDNIR NOGUEIRA DE LIMA , natural de Tabuleiro do Norte CE, 49 anos, casado, comerciante.  ele alega ter sido de seu estabelecimento furtado, uma quantia de 200.00 R$ em moedas, e bebidas como um litro de vodca, e um litro de whisky. Que os mesmos teriam entrado em seu estabelecimento escavando um buraco na parede com um vergalhão de ferro fato este segundo proprietário, que teria acontecido durante a noite, já que o mesmo não se encontrava em sua residência. Diligencias foram realizadas nas proximidades no intuito de coletar mais informações, mas até o momento sem êxito. 

LEI MARIA DA PENHA EM QUIXERÉ
Nesta Quinta(9), por volta das 16h36min, foi comunicado a esta unidade policial militar uma denúncia de ocorrência envolvendo violência doméstica no sitio Cabeça de Santa Cruz Quixeré, na casa da senhora LUCINEIDE SIQUEIRA DA SILVA, agricultora, 35 anos. Os PMs se deslocaram ao local informado pela solicitante tendo encontrado a senhora LUCINEIDE SIQUEIRA DA SILVA chorando, e que seu agressor já não estava no local, onde em seguida o agressor ANTONIO EDINARDO LOPES SILVA agricultor, 34 anos, natural de Quixeré, foi abordado na Rua Joaquim Moreira SN, trafegando na motocicleta Yamaha/xtz 125k de placa HXF 9498 de cor branca onde os PMs conduziram o indivíduo a DRPC em Russas CE, o mesmo foi autuado no art. 147 do CPB e o art. 163 combinado com o art. 7º inciso II da lei Maria da penha, sendo depois recolhido a cadeia pública deste município.


1º BPM


SPAECE- Dos 13 municípios que compõem a CRED 10, Russas ocupa 6ª colocação por desempenho


Na segunda-feira, 29 de junho, o governador do Ceará, Camilo Santana, reuniu vários prefeitos na sede do Tribunal de Contas dos Munícipios (TCM), para anunciar os resultados da educação do Ceará, avaliado por séries e municípios, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), que a cada ano avalia as escolas públicas estaduais e municipais sem qualquer custo para o munícipio.

A listagem e colocação dos 13 municípios que compõem a 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CRED 10), por desempenho está com a seguinte colocação:

1º lugar - Fortim com 221 pontos;
2º lugar - Alto Santo com 188 pontos;
3º lugar - Aracati com 184 pontos;
4º lugar - Itaiçaba com 179 pontos;
5º lugar - São João do Jaguaribe com 179 pontos;
6° lugar - Russas com 176 pontos;
7º lugar - Jaguaruana com 164,8 pontos;
8º lugar - Tabuleiro do Norte com 164,6;
9º lugar - Palhano com 163pontos;
10º lugar - Quixeré com 161 pontos;
11º lugar - Icapuí com 157 pontos;
12º lugar - Limoeiro do Note 157 pontos;
13º lugar - Morada Nova com 143 pontos.

Russas ocupa a 6ª colocação, atrás de Fortim, Alto Santo, Aracati, Itaiçaba e São João do Jaguaribe cidade com menor população e incentivo financeiro para a educação. Limoeiro do Norte figura entre as três piores colocações, ocupando o 12º lugar dentre os 13



Justiça Federal em Quixadá determina que INSS conceda benefícios após 45 dias sem pericia

A determinação tem efeito nas Agências da Previdência Social dos municípios de Quixadá, Boa Viagem, Quixeramobim e Canindé.


O juízo da 23ª Vara da Justiça Federal em Quixadá determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conceda o pagamento provisório de benefícios previdenciários ou assistenciais nos casos em que a perícia médica seja agendada para data posterior a 45 dias, a contar da solicitação do segurado, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento. O pagamento dos benefícios, em caráter provisório, ocorrerá se todos os outros requisitos estiverem integralmente preenchidos, prosseguindo até que haja a verificação da incapacidade por meio da perícia.

A Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal, foi motivada pela constatação de demora excessiva na análise de requerimentos de perícia médica na Agência da Previdência Social no município de Quixadá. Para o juiz federal Ricardo José Brito Bastos Aguiar de Arruda, “...mostra-se absolutamente desarrazoada e indefensável a marcação de perícias médicas em prazo longínquo, em algumas situações, de quase seis meses depois do requerimento administrativo”. O magistrado entende que a demora deixa em desamparo segurados que não possuem condições de trabalhar e que, via de regra, encontram-se em situação de grande vulnerabilidade social.

Na decisão, o julgador utiliza como base para a fixação do prazo a Lei 8.213/91, que prevê a realização do primeiro pagamento do benefício em até 45 dias após a apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à sua concessão. Ressalta, ainda, que o que está em análise é o direito fundamental do trabalhador de ser amparado em caso de incapacidade, com benefício substitutivo de sua renda. Tratando-se, assim,  de verba de caráter alimentar, o que demonstra a urgência e o dever do Estado em proporcionar, no mínimo, a realização da perícia em prazo razoável. A determinação tem efeito nas Agências da Previdência Social dos municípios de Quixadá, Boa Viagem, Quixeramobim e Canindé, além dos demais postos de atendimento similares situados em localidades abrangidas pela competência da Subseção da Justiça Federal em Quixadá (23ª Vara Federal).

Processo nº 0000003-83.2015.4.05.8105

Confira a Decisão na íntegra! 


Revistacentral.com.br

SINE/IDT de Russas dispõe de 41 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 41 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.



Governador Camilo Santana sanciona Lei do Piso dos Professores nesta sexta


A lei histórica que iguala o salário base dos professores da rede pública do Ceará ao piso nacional da categoria será sancionada pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (10) no Palácio da Abolição. A partir das 9 da manhã, representantes dos sindicatos e associações de professores serão recebidos no auditório do Palácio, para consolidar a conquista que resulta de uma luta antiga. 

Somente em 2015, o Governo do Estado já concedeu auxílio alimentação para todos os docentes da rede estadual, nomeou mais 212 novos professores, prorrogou o concurso público da categoria e concedeu reajuste total de 13,01% aplicado sobre os vencimentos de 48.842 magistrados. “Assim poderemos garantir mais qualidade de vida a esses profissionais que dedicam todo o seu tempo para construir um futuro melhor para o nosso país”, afirmou o governador durante entrega da  mensagem de lei à Assembleia Legislativa, no último dia 28 de maio.

O reajuste será pago retroativamente ao mês de janeiro de 2015, com repercussão na tabela para professores de nível médio e superior ativos, inativos, pensionistas e temporários. O percentual total de 13,01% foi alcançado incluindo o reajuste de 6,45% já concedido pelo Governo do Estado aos professores no início deste ano. Com a correção da lei, o vencimento inicial de um professor que começa a trabalhar na rede pública cearense fica em R$ 2.840,16, que é a soma do piso salarial mais duas gratificações fixas.

Ceará Agora


Polícia Federal deflagra operação de combate à pornografia infantil no Ceará


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (9), no Ceará, a Operação Infância Digna III que investiga crimes de pornografia infantil na internet. A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão, dois em Fortaleza e um em Maracanaú, na região metropolitana da capital.

Um homem foi preso em flagrante em Maracanaú. Com ele, a PF encontrou grande quantidade de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. O homem, que não teve o nome revelado, foi encaminhado à sede da Polícia Federal para prestar depoimento e responderá na Justiça Federal pelo crime de pedofilia.

O Estatuto da Criança e do Adolescente qualifica como crime “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente”. A pena de reclusão é de um ano a quatro anos, além do pagamento de multa.

Na residência de dois suspeitos, em Fortaleza, a PF apreendeu computadores, celulares, pen drives e HDs externos. O material recolhido passará por perícia técnica.

A ação da PF é um desdobramento da Operação Infância Digna, que combate a pornografia infantil no estado desde o ano passado. Segundo a delegada Juliana Pacheco, responsável pela operação, as investigações continuam e podem resultar em novas prisões, após a análise do material apreendido.

Agência Brasil