-->

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Liminar determina pelo menos 30% de circulação da frota de vans


O desembargador plantonista do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região, José Antônio Parente da Silva, expediu nesta quinta-feira (19) uma liminar que determina que o Sindicato dos Empregados em Transporte Alternativo de Fortaleza (Sintraafor) mantenha, no mínimo, 60% da frota do transporte complementar de Fortaleza durante o horário de pico e 30% nos demais horários. De acordo com o documento, o desacato à decisão pode gerar multa diária de R$ 5 mil. 

A liminar foi impetrada pela Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps) e determina ainda que as manifestações sejam realizadas a um raio de pelo menos 50 metros das entradas das garagens. O descumprimento terá também pena diária de R$ 5 mil. 

Conforme a decisão do desembargador, caso a multa seja aplicada os valores serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A liminar, entretanto, não atendeu a todas as solicitações da Cootraps que pediu, por exemplo, o impedimento de práticas depredatórias.

Em nota, a Cootraps afirma ser acertada a decisão judicial e diz que não medirá esforços para manter as atividades em funcionamento.

A Redação Web do Diário do Nordeste entrou em contato com o Sintraafor, mas até a publicação desta matéria as ligações não foram atendidas.

Greve deflagrada na última quarta-feira (18)

O Sintraafor paralisou as atividades e fechou as duas garagens da Cootraps na última quarta-feira (18). Conforme o presidente do sindicato, Valdênio Aguiar, motoristas, cobradores e fiscais do transporte complementar de Fortaleza realizaram assembleia no último sábado (14) e decidiram entrar em greve devido às más condições dos carros e à falta de pagamento, a 5 meses, do INSS e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Na última terça-feira (17), foi realizada uma audiência na Procuradoria Regional do Trabalho entre os funcionários e a cooperativa, porém não foi chegado a um consenso na reunião. "Agora vamos solicitar uma audiência pública na Câmara Municipal, pois a empresa precisa cumprir a lei e pagar nossos direitos", disse o presidente do Sintraafor.


Fonte:  Diário do Nordeste

Para Lula, Eunício é o candidato perfeito ao governo do CE

O ex-presidente Lula defendeu na última quarta-feira (18) que a chapa perfeita nas eleições deste ano no Ceará seria composta por Eunício Oliveira (PMDB) no Governo e Luizianne Lins (PT) no Senado Federal. A afirmação foi feita durante um conversa do ex-presidente com Luizianne e publicada pela revista Época, na coluna do jornalista Felipe Patury. “Ele acha que a chapa perfeita no Ceará seria o Eunício candidato a governador e eu ao Senado”, confirmou a ex-prefeita.

Na conversa Luizianne Lins defendeu seu nome como candidata ao governo e o deputado José Guimarães como candidato ao Senado. Luizianne disse a Lula que essa é a melhor forma de evitar constrangimentos entre dois aliados nacionais do PT: o governador Cid Gomes (PROS) e o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira.

“Fizemos uma avaliação bastante lúcida do Ceará. Lula decidiu que não virá ao Ceará durante a eleição e, se for, vai apoiar Eunício”, diz Luizianne. A ex-prefeita nega peremptoriamente que tenha ensaiado qualquer reaproxiamação com Cid Gomes, de quem está afastada desde a eleição municipal de 2012.

Luizianne disse ainda que jamais trabalhou para ser senadora em chapa apoiada por Cid e que descartou essa hipótese quando ela lhe foi apresentada, no início do ano, pelo presidente do PT, Rui Falcão.



Fonte: Diário do Nordeste

Eunício Oliveira e Tasso Jereissati se encontram para discutir candidaturas


O desenho das chapas que concorrerão nas próximas eleições no Ceará começa a ficar mais claro, na medida em que se aproxima o prazo final para a oficialização das candidaturas, estabelecido pela Justiça Eleitoral.  Duas grandes forças, que certamente serão protagonistas durante o pleito, se encontraram para discutir os próximos passos que serão dados no tabuleiro político do Estado. Eunício Oliveira (PMDB), pré-candidato ao Governo do Estado, e Tasso Jereissati (PSDB), cotado para a vaga no Senado Federal, sentaram para avaliar as vantagens de uma possível união. 

A reunião entre os dois líderes políticos deveria ter ficado sob sigilo e, principalmente, longe do conhecimento da imprensa. No entanto, o Ceará News 7 tomou conhecimento da agenda. Sabe-se que os participantes do encontro saíram bastante contentes com a proposta. A ideia é a de que a chapa majoritária seja composta por Eunício como candidato ao Governo, tendo Roberto Pessoa (PR) como vice. Tasso fecharia a trinca concorrendo ao Senado. 


Fonte: Ceará News


Luzirene do Cavaquinho nesta sexta-feira em Russas


Sexta-feira, 20 de Junho de 2014, na Praça da Betânia por trás da Igreja Matriz por ocasião dos festejos de Santo Antônio a cantora Luzirene a rainha do cavaquinho vai estar se apresentando em um grande show. Os russanos estão sendo convidados para comparecer a este grande evento. Vai acontecer também o sorteio de vários brindes, já no dia seguinte sábado na parte da noite depois da procissão vai acontecer o tradicional leilão. O vereador Nathizael que é conhecido como Vereador do Social é um dos responsáveis pela realização da grande festa.



Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama

Alípio Rodrigues é um nome forte na cidade de Russas



O atual vereador do PTN em Fortaleza Alípio Rodrigues, filho de Russas e de uma família tradicional na politica russana aparece com o nome muito forte para disputar a vaga para representar Russas e o estado do Ceará na câmara dos deputados em Brasília. Alípio é pré-candidato a deputado federal no estado do Ceará e é cotado como um dos nomes que será bem votado na cidade de Russas. 

Alípio Rodrigues faz parte da base que apoio a pré-candidatura do senador Eunicio Oliveira ao governo do estado.



Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


Rua Araibu coberta de lixo



Moradores da Rua Araibu procuram a reportagem do blog para reclamar o descaso da limpeza pública, pois há muito lixo nas calçadas, um mal cheiro muito forte e as pessoas não conseguem mais sentar na calçada. Eles pedem através do nosso blog a secretária competente que faça o mais rápido possível uma limpeza naquela rua, pois não dá mais para aguentar.





Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


Icó-CE: Dois detentos fogem da cadeia pública durante visita íntima



Dois detentos fugiram da cadeia de Icó por volta das dez horas da manhã desta quarta-feira (18). A unidade carcerária está localizada às margens da CE-282 e a fuga se deu quando a dupla aproveitou a visita íntima daquele dia. A polícia realiza diligências buscando recaptura-los.

Eduardo Ferreira Barbosa, de 26 anos e acusado de tráfico de drogas e assaltos, além de Rony Dantas Fernandes, o “Lourinho” que cumpria pena por latrocínio conseguiram escapar quando mulheres entravam na cadeia.

Eles empurraram um portão derrubando várias pessoas e tiveram acesso à sala principal da detenção, fugindo pela porta da frente. No início do ano Lourinho já havia empreendido fuga da cadeia pública sendo acusado de ter levado uma pistola de um policial que tinha saído da guarita para pegar uma refeição.

Naquela oportunidade ele foi recapturado, mas até então a arma do policial continua desaparecida. Ele é acusa de um assassinato ocorrido em 10 de abril de 2011 quando, na CE-060 no município de Caucaia, matou a tiros o taxista Raimundo Eduardo da Silva, de 77 anos, tendo ainda levado seu carro.

* Com informações do Radialista Richard Lopes



Prostitutas de Fortaleza sofrem com gringos na Copa: ´porcos e pães duros´



Com dois jogos em quatro dias, Fortaleza viveu intensamente o clima de Copa do Mundo. Os turistas espalhados pelas ruas ajudaram a aquecer o comércio e aumentar o faturamento de vários tipos de prestadores de serviços. Nem todos, no entanto, conseguiram aproveitar o momento como previsto. Figuras marcantes da orla da capital cearense, as prostitutas reclamaram bastante desta primeira semana de Mundial.

Longe do faturamento estimado, as garotas de programa apontaram dificuldade no relacionamento com os gringos e criticaram os grupos de mexicanos e uruguaios que passaram por Fortaleza recentemente.

"Para nós, não adiantou muito a cidade lotada. Os brasileiros estavam preocupados em beber e comer em restaurantes, já os gringos são porcos e nunca querem gastar dinheiro. Reclamam do nosso preço, do hotel que precisam pagar. Não estamos satisfeitas", relatou uma menina que se identificou apenas como Bruna.


Ela ainda viu o coro endossado por outras colegas de trabalho. "Os caras chegam sujos e acham que somos obrigadas a sair com eles. Eu não sabia que seria assim. Bebem o dia inteiro, ficam bêbados e não gastam dinheiro com a gente", reclamou Nicole, que trabalha como prostituta na orla de Fortaleza há seis anos.

As garotas ainda rechaçam a hipótese de que a elevação dos preços possa ter causado o distanciamento de novos clientes.

"Atendi alguns brasileiros, mas nada perto do que imaginei. É claro que o preço aumentou, mas não foi isso que diminuiu o movimento. Antes, cobrava 70. Agora estou fazendo [programa] por 120. Não considero caro. Eles pagam muito mais em bebida e ingresso", reclamou outra menina, que trabalha na Praia de Iracema.

A Associação de Prostitutas do Ceará (Aproce) disse não ter uma estatística atualizada que confirme os baixos números nos primeiros dias de Copa, mas revelou ter ouvido reclamações de algumas meninas.

Sem querer se identificar, uma representante da associação ainda acusou a Polícia de dificultar o trabalho na orla da Avenida Beira Mar, principal ponto de concentração de hotéis e turistas em Fortaleza. Segundo ela, os agentes públicos pediam para as prostitutas ficarem em ruas próximas, dificultando o trabalho.

Ainda assim, as prostitutas não desanimam e esperam que o faturamento decole nos próximos dias. E apostam todas as fichas nos turistas europeus que chegarão para o duelo entre Alemanha e Gana, no próximo sábado, na Arena Castelão.

"Eu quero mesmo é saber dos alemães. Esses têm dinheiro para gastar e parecem bem limpinhos. Precisamos recuperar o prejuízo dessa semana", brincou Nicole.

Fonte: UOL



Pesquisa aponta que 26% dos brasileiros não têm interesse nas eleições

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Ibope aponta que 26% da população não estão interessados nas eleições de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados.

Conforme a pesquisa, 16% dos entrevistados disseram estar "muito interessados" nas eleições deste ano, 29% responderam "interesse médio" e 29% avaliaram ter "pouco interesse".

Para o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, os percentuais indicam insatisfação das pessoas. Ele ponderou, contudo, que a situação deve mudar, com o início da campanha eleitoral, em julho.

"Chama atenção um quarto da população dizendo que não tem interesse nenhum nas eleições ainda. E 16%, um pouco mais alto, o número de pessoas dizendo que vão votar em branco. Acho que isso é uma coisa nova, se você compara com 2010, onde o pessoal de brancos e nulos era muito menor", avaliou.

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos jovens e das pessoas com 45 anos a 54 anos não estão interessada na eleição. Dos entrevistados entre 16 anos e 24 anos, 12% disseram ter muito interesse no pleito. Somando os que responderam muito interesse com médio interesse, chega-se a 43%. Quando se soma os que escolheram pouco interesse com nenhum, atinge-se 57%.

No caso dos que estão na faixa dos 45 anos a 54 anos, 41% estão com muito interesse ou interesse médio. E 59%, com pouco ou nenhum interesse.

Fonte: UOL




BEBERIBE-CE MORTE POR CHOQUE ELÉTRICO


(18/06/2014) por volta das 16h00m, na localidade de ITAPEIM, Zona Rural de Beberibe, a menor ANA CAROLINE XAVIER DE ABREU, nascida aos 20/09/2005 em Beberibe, filha de Demilson Sombra de Abreu e Maria Marlúcia Xavier de Abreu, residente na localidade de Itapeim, sofreu uma descarga elétrica quando mexia no aparelho DVD em sua residência, a mesma foi socorrida pelos pais para o Hospital Municipal de Beberibe, chegando já sem vida ao local












RUSSAS-CE PRISOES POR TRÁFICO DE DROGAS E DVD’S PIRATAS


18.06.2014, por volta das 15h20min, na Rua Projetada, 2987, Russas-CE, foram presos FRANCIVALDO FERREIRA DE LIMA, nascido aos 23/11/1990, natural de Russas-CE, serviços gerais, filho de Francisco Argemiro de Oliveira e Maria Luiza Pereira, residente na Trav. Antônio Gonçalves, 2690, bairro Cabelo de Nego, Russas-CE, e ANTÔNIA GELRYANY FARIAS DUARTE, responde Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 129, nascida aos 27/10/1985, natural de São Gonçalo do Amarante-CE, do lar, filha de Geraldo de Freitas Duarte e Ana Maria Farias Duarte, residente no endereço acima, por posse de Drogas e DVD piratas, sendo a quantia de 42 (quarenta e duas) pedras de Crak e 90 (noventa) DVD’s. Os policiais  fizeram a condução de ambos para a DRPC local, para a realização dos procedimentos cabíveis. 



RUSSAS-CE VEÍCULO RECUPERADO



18.06.2014, por volta das 07h00, no Mutirão próximo as casas do Sávio, foi encontrada abandonada a motocicleta Honda C 100 Biz, ano 2002, de cor vermelha, placa HVW 4063, que fora furtada no dia 17/06/2014, conforme Rel. 114, na Avenida Cel. Araújo Lima, em frente ao nº 385, no centro de Russas-CE, em nome de MARIA DA CONCEIÇÃO PEIXOTO FATRICIO, nascida aos 05.02.1991, filha de Antonio Patrício de Sena e Adenilde Pimenta Peixoto Sena, residente na Rua Francisco Felipe Santiago, nº 1393, nesta cidade. Os policiais   conduziu a citada motocicleta para a DRPC local, para que sejam tomadas as medidas cabíveis