-->

sexta-feira, 20 de março de 2020

Acidente de transito com vitima fatal em Russas CE

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, texto que diz "Leleo Deus te receba de braços aberto"
Acidente com vítima fatal por volta das 18;30 min, entre as localidades de Timbaúba de Ñ. Sra. das Dores e Pedro Ribeiro. A vítima trata se de um homem conhecido por Renato Leão Lima, funcionário da Loja Leleo construções.
O mesmo vinha pilotando uma  moto, quando veio a cair dentro de um buraco, perdendo o controle da moto vindo a bater com a cabeça no chão, e não resistiu a lesão vindo a óbito no local.

*AGUARDANDO MAIS INFORMAÇÕES,20/03/2020*

Blog; Erivando Lima

Os melhores PNEUS e Baterias de Russas CE
Rua; 25 de Agosto
Falar com; Ricardo Amaral

Ceará tem 55 casos confirmados e transmissão comunitária de coronavírus, diz secretário da Saúde


O Ceará já registra transmissão comunitária da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, em pronunciamento online na tarde desta sexta-feira (20). Nesse caso, a transmissão do vírus é feita por fontes não identificadas e que não estiveram no exterior, ou seja, tem origem desconhecida. Até as 14h30, o Estado contabiliza 55 casos confirmados.


"Isso faz mudar as estratégias. Pessoas que têm formas leves da doença, se não estiverem no grupo de maior risco, não precisam procurar as unidades de saúde. É mais importante, do ponto de vista epidemiológico, mapear os casos graves para nos anteciparmos e eles terem melhor evolução", explica o secretário. 

No grupo de maior vulnerabilidade, estão idosos acima de 80 anos, imunossuprimidos, pessoas em tratamento de câncer, diabéticos e pessoas com problemas cardiorrespiratórios. Caso apresentem sintomas, a recomendação é que sejam procuradas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza e os hospitais regionais, no Interior do Estado.

Por enquanto, a recomendação é que os cearenses permaneçam em isolamento social por 10 dias. Segundo o Dr. Cabeto, o período pode ser prorrogado, mas a medida depende da análise do cenário futuro de contaminação do Estado.

"Precisamos de tranquilidade. Estamos preparados para dizer a verdade, com toda a transparência, todos os resultados e estratégias. Não estamos subestimando a crise, mas é preciso ter serenidade", pontuou o secretário da Saúde.

TIRE DÚVIDAS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.
PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

(DN)


Postos de combustíveis vão funcionar de 7h às 19h durante vigência de decreto sobre o coronavírus

As lojas de conveniência dos postos permanecerão fechadas. Decisão foi tomada nesta sexta-feira (20).
Diante do decreto do Governo do Estado que trata do funcionamento de estabelecimentos comerciais durente o período de quarentena pelo coronavírus, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) anunciou que os postos de combustíveis funcionarão de 7h às 19h. E que neste período, as lojas de conveniência dos postos permanecerão fechadas.

"Como medida de segurança e prevenção à contaminação do novo coronavírus (COVID-19), o Sindipostos orientou frentistas dos estabelecimentos a manterem sempre a uma distância de 1,50m do consumidor, lavar as mãos constantemente com sabão e evitar qualquer tipo de contato físico com as pessoas", disse a entidade, em comunicado à imprensa.

O Governo do Ceará prevê multa de até R$ 50 mil por dia para quem descumprir as medidas de restrição impostas em combate a pandemia. A medida faz parte do decreto 33.519, publicado na noite desta quinta-feira (19), no Diário Oficial do Estado.

(DN)


Dono de bar abre estabelecimento e é detido pela polícia em Maranguape


O dono de um bar que abriu o estabelecimento nesta sexta-feira (20), em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, descumprindo ordens do Governo do Estado para manter comércios e serviços não essenciais fechados até o fim do mês, foi detido pela polícia e levado à delegacia do município, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime contra a administração pública. 


O empresário foi liberado em seguida. Mas o descumprimento à medida de suspensão divulgada pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (19), pode acarretar em multa diária de R$ 50 mil, além de medidas como apreensão, interdição e emprego de força policial. A medida é para evitar a proliferação do novo coronavírus. 

Segundo determinação do governador Camilo Santana, todos os estabelecimentos do Estado devem permanecer fechados até o próximo dia 29 de março, com exceção de serviços essenciais, como farmácias, hospitais, clínicas veterinárias e supermercados. 

O dono do bar foi detido após denúncia feita à polícia. Os militares realizavam patrulhamento quando receberam a denúncia e se deslocaram até o Bairro Outra Banda, em Maranguape, onde está localizado o estabelecimento. 

O responsável pelo bar estava no local e foi alertado pelos policiais de que feria a determinação do governo. No entanto, não atendeu a ordem da polícia e foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

O homem já tinha passagens pela polícia por ameaça, crime contra a administração pública e furto. 

DENÚNCIA

A população pode denunciar casos de desobediência ao decreto do Governo pelo telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

(DN)

A melhor opção para seu almoço em Russas CE
Frangão Sal Brasa
Av; D Lino
Org; Didi

Congresso Nacional pensa em adiar eleições municipais deste ano


Congresso Nacional pensa em adiar eleições municipais deste anoO Congresso Nacional ja pensa em adiar as eleições municipais deste ano. A onda do coronavírus, com incerteza de duração dessa crise, foi criado um movimento em defesa do adiamento da eleição de 2020.


Segundo o Ministério da Saúde, O aumento de casos podem acontecer entre abril e junho. A situação só seria  estabilizada em julho,  afetando o calendário eleitoral que começa 16 de agosto.

O futuro presidente do TSE, ministro Luiz Barroso é contra a proposta.

Fonte: Folha de São Paulo 

EUA afirma que encontrou remédio para o coronavirus

EUA afirma que encontrou remédio para o coronavirus
Em pronunciamento nesta quinta-feira, 19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse que as drogas hidroxicloroquina e remdesivir podem ter bons resultados contra o coronavírus, com base em um estudo feito na China, e pediu velocidade de testes e possível aprovação pela FDA (Food and Drugs Administration), espécie de Anvisa do país. O discurso de Trump, inicialmente, deu a entender que os EUA tinham descoberto uma cura para o novo coronavírus, o que não aconteceu.

Na mesma conferência, um dos membros da FDA, Stephen Hahn, disse que o uso da droga ainda está em testes para avaliar como ela funciona e em que dose deve ser utilizada contra o coronavírus.

Fonte: Exames


Russas CE; comunicado

[19/3 21:23] Dantas CDL: ATENÇÃO GRUPO DO DEMUTRAN DE RUSSAS COMUNICADO IMPORTANTE , a partir de amanhã nós do DEMUTRAN em conjunto com GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RUSSAS e órgãos públicos de Segurança Pública do município POLÍCIA MILITAR E CIVIL, por determinação do prefeito municipal de Russas , e de acordo e conformidade do senhor Governador CAMILO SANTANA do Estado do Ceará, deveremos efetuar diligência no sentido de determinar os fechamentos de e Suspender no prazo de 10 dias o funcionamento de bares, restaurantes, templos, igrejas, cinemas e outros equipamentos públicos e privados. clubes, academias, lojas, shopping, centro comerciais.

Deverão Seguir abertos: supermercado, segurança privada, postos combustíveis, padarias, clínicas veterinárias e farmácias.

FLAVIO LOPES SERPA DIRETOR GERAL DO DEMUTRAN DE RUSSAS
[19/3 21:24] Dantas CDL: Vão criar um clima de terror em Russas
[19/3 23:37] Dantas CDL: NOTA DE ESCLARECIMENTO AO COMERCIO DE RUSSAS

Blog; Erivando Lima


Russas CE; comunicado CDL

Em virtude do Decreto do Governo do Estado determinando o fechamento dos estabelecimentos comerciais nós da CDL de Russas, orientamos pelo fechamento dos mesmos enquanto durar o Decreto que será do dia 20 de março de 2020 até o dia 29 de março de 2020. O importante nesse momento é seguirmos as orientações dos órgãos da saúde pela preservação da vida.

Francisco Martins Dantas
CDL de Russas


Idosos com mais de 80 anos serão “deixados para morrer” na Itália

Medida consta em documento da unidade de gerenciamento de crise de Turim. Médicos temem que pacientes sejam abandonados pela Saúde.
A unidade de gerenciamento de crises de Turim, na Itália, estuda adotar uma medida drástica caso o número de infectados e a pressão pelo número de leitos aumentem no país devido ao coronavírus. Idosos com 80 anos ou mais terão acesso negado aos cuidados intensivos. A informação é do jornal The Telegraph.

Os médicos temem que alguns pacientes que não receberam tratamento intensivo serão deixados para morrer. A unidade, contudo, elaborou um protocolo que determinará quais deles receberão terapia intensiva se houver espaço limitado de leitos.

A capacidade do paciente de se recuperar da ressuscitação também será considerada. Um médico disse: “[Quem vive e quem morre] é decidido pela idade e pelas condições de saúde do [paciente]. É assim que ocorre em uma guerra”.

Com informações do portal Metrópoles

Governo prevê multa de até R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento de medidas de restrição

Comércio com produtos essenciais, como alimentos e remédios, poderão continuar as atividades.
O Governo do Ceará prevê multa de até R$ 50 mil por dia para quem descumprir as medidas de restrição impostas em combate a pandemia de coronavírus. A medida faz parte do decreto 33.519, publicado na noite desta quinta-feira (19), no Diário Oficial do Estado.

As medidas dispostas no documento, que também estabelece o fechamento de estabelecimentos comerciais e bloqueio de divisas no Ceará, passam a valer a partir da 0h de sexta-feira (20) e seguem até o dia 29 de março.

Ficam impedidos de funcionar no Estado bares, igrejas, restaurantes, barracas de praia, shoppings, cinemas, lanchonetes e demais estabelecimentos comerciais não essenciais.

Também serão interrompidos o transporte intermunicipal no Estado (a partir da zero hora de segunda-feira, 23). Metrô e VLTs não irão circular (a partir da zero hora de sábado, 21). As divisas com outros estados serão fechadas e será prorrogado, até sexta-feira (27), o ponto facultativo dos servidores estaduais. 

O QUE DEFINE O DECRETO SOBRE FECHAMENTO DE ESTABELECIMENTOS:

Devem fechar:

-bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres
templos, igrejas e demais instituições religiosas;

-museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

-academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

-lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada;

-“shopping center”, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos dos estabelecimentos;

-feiras e exposições;

-indústrias, excetuadas as dos ramos farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, alto forno, gás, energia, água, mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como respectivos fornecedores e distribuidores.

Não devem fechar:

-órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral
-serviços de call center
-estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de -emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos 
-clínicas de fisioterapia e de vacinação
-distribuidoras e revendedoras de água e gás
-distribuidores de energia elétrica
-serviços de telecomunicações
-segurança privada
-postos de combustíveis
-funerárias
-estabelecimentos bancários
-lotéricas
-padarias
-clínicas veterinárias
-lojas de produtos para animais
-lavanderias
-supermercados/congêneres

AS MEDIDAS ANUNCIADAS SÃO:

-Barreiras sanitárias nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização,

-Fechamento, até 29 de março, de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras, lojas, galerias e centros comerciais, salvo supermercados, laboratórios, farmácias e hospitais. Está liberado o serviço de entrega por aplicativo dos estabelecimentos. As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;

-Paralisação do funcionamento de metrô e VLT em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);

-Interrupção dos serviços rodoviários intermunicipais, a partir da 0h de segunda-feira (23);

-Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do Estado até sexta-feira (27);

-Suspensão das atividades do setor industrial, a partir da 0h de segunda-feira (23), exceto a produção de itens essenciais e as indústrias e as empresas que funcionam ou fornecem bens para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará - ZPE, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP e o Porto do Pecém.

CASOS NO CEARÁ

O Ceará tem 24 casos do novo coronavírus confirmados, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa), divulgado nesta quinta-feira (19). Já o número de casos suspeitos triplicou desde o boletim da última quarta-feira (18), passando de 259 para 766. Foram descartadas 118 notificações da doença. No país, são 621 casos confirmados, conforme o Ministério da Saúde. 
Tire dúvidas sobre o novo coronavírus:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

(DN)


Russas CE plantão policial


PALHANO PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E CRIME AMBIENTAL

Por volta das 12h40min, na localidade de Sítio Manoel, zona rural de Palhano, Policiais Militares apreenderam 01(uma) Espingarda com vários cartuchos e animais silvestres, que estavam em uma residência. O proprietário da residência foi conduzido juntamente com o material apreendido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas, onde foi feito todo procedimento por infração ao Estatuto do Desarmamento (Posse ilegal de arma) e Crime Ambiental.

RUSSAS PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E CRIME AMBIENTAL

Por volta das 12h, na localidade de Pedras, zona rural de Russas, Policiais Militares apreenderam em uma residência, 01(um) Revólver Cal 38; 02 (duas) Espingardas e várias munições, além de animais silvestres. O proprietário da residência foi conduzido juntamente com o material apreendido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas, onde foi feito todo procedimento por infração ao Estatuto do Desarmamento (Posse ilegal de arma) e Crime Ambiental. 

TABULEIRO DO NORTE HOMICÍDIO E LESÃO Á BALA

Por volta das 20h50min, na Vila Macena em Tabuleiro do Norte, foi registrado um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima um homem de 29 anos, natural de Limoeiro do Norte, o mesmo estava na companhia de sua mãe quando recebeu vários disparos e veio a falecer, devido os vários disparos a mãe da vítima foi atingida no peito e na perna, onde foi socorrida para o hospital local, sendo medicada. Ninguém soube informar acerca dos autores do crime.

Fonte; PM CE