-->

16 de março de 2020

Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar - SEMED


A imagem pode conter: texto que diz "Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar SEMED NOTA"A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) informa o adiamento da fase municipal dos Jogos Escolares, cuja abertura estava prevista para quarta-feira (18). A decisão foi tomada como medida preventiva em face da disseminação do coronavírus. As formações pedagógicas voltadas aos professores da Rede Municipal de Ensino também foram temporariamente suspensas. No dia anteriormente agendado para a formação, será enviado virtualmente aos professores o material preparado para o encontro, a fim de contribuir com as ações desenvolvidas em sala de aula. O retorno da formações e início dos Jogos Escolares serão informados em breve.


Blog; Erivando Lima


Coronavírus: clubes decidem por continuidade do Campeonato Cearense com portões fechados

Decisão foi tomada nesta segunda-feira (16) na sede Federação Cearense de Futebol (FCF)
Os presidentes de Ceará e Fortaleza defenderam a continuidade da competição estadual
Foto: André Almeida / SVM
 
O Campeonato Cearense de 2020 vai receber os jogos da 2ª fase de portões fechados. A decisão, para prevenir o risco de contaminação do novo coronavírus, foi tomada nesta segunda-feira (16), em reunião na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), com representantes dos clubes e líderes do Governo do Estado.

Apesar da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cancelar os torneios nacionais, a entidade máxima do futebol ressaltou que cada instituição local tinha liberdade para escolher sobre a continuidade ou não do Estadual. Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, paralisaram as competições.


> Arena Castelão será interditada até sexta-feira (20) para manutenção do gramado
> Sindicato dos Atletas e MP pedem suspensão do Campeonato Cearense; clubes são contra
> Ceará x Sport: veja esquema de ressarcimento dos valores dos preços dos ingressos

Dentre os que defenderam a sequência do Campeonato Cearense estavam Robinson de Castro e Marcelo Paz, presidentes de Ceará e Fortaleza, respectivamente. Já Marcos Gáucho, dirigente do sindicato dos atletas de futebol do Estado, ressaltou o risco aos jogadores e pediu a suspensão do evento por tempo indetermindo.

NOVAS DATAS
Pelo cronograma do Estadual, as partidas restantes da 6ª rodada são: Guarany x Fortaleza (18/03), Caucaia x Atlético/CE (22/03) e Barbalha x Ceará (25/03). As datas da 7ª e última rodada, ainda indefindas, também serão inseridas no calendário: Ferroviário x Caucaia, Barbalha x Guarany, Ceará x Fortaleza e Atlético/CE x Pacajus.

A FCF então sugeriu uma nova reunião para antecipar os jogos restantes e encerrar o torneio de forma mais breve. O encontro no início da tarde também na sede da entidade.

Para as semifinais, a opção de relização ou não será tomada após uma avaliação do número de pessoas infectadas no Estado com o COVID-19, a doença do coronavírus. Dentre os torneios paralisados estão:

Copa do Brasil
Campeonato Brasileiro Feminino A e A2
Copa do Brasil Sub-20
Campeonato Brasileiro Sub-17
Campeonato Mineiro
Campeonato Paulista
Campeonato Gaúcho
Campeonato Carioca
Campeonato Catarinense
Campeonato Sergipano

Noticia; DN

Frangão Sal e Brasa a melhor opção para o seu almoço
Av; D Lino em frente a biblioteca publica 
Org; Didi

URGENTE: Sobe para 9 o número de casos de coronavírus confirmados no Ceará

Novo boletim da Secretaria da Saúde do Estado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (16).
O Ceará tem nove casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) publicado na tarde desta segunda-feira (16). Destes, oito são em Fortaleza e um em Aquiraz. São 62 casos suspeitos e 99 descartados. O número de infectados saltou de três no domingo (15) para nove atualmente. 

O governador Camilo Santana anunciou na tarde desta segunda-feira (16) que o Ceará entra em estado de emegência em saúde pública para combater o novo coronavírus. O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Alberto Martins, é o coordenador das ações. As medidas vão ser publicadas em um decreto no Diário Oficial, mas algumas já foram anunciadas pelo governador:

- Suspensão de aulas e atividades em escolas estaduais e municipais e universidades públicas (o mesmo é recomendado para escolas privadas) a partir de quinta-feira (19) por 15 dias;

- Suspensão de visitas a unidades prisionais;

- Suspensão de férias de servidores públicos da saúde;

- Obrigatoriedade de higienização, pelo menos uma vez ao dia, do transporte público;

- Suspensão de eventos públicos que devam reunir mais de 100 pessoas;

- Ofício para Anac e Anvisa solicitando a suspensão de voos internacionais para o Ceará.

Picos podem chegar em abril e maio

O Ceará pode ter picos da doença em abril e maio, segundo estimativas do secretário Carlos Alberto Martins, divulgadas em coletiva de imprensa nesta segunda.

Há dois dias, o Ceará está fazendo os testes localmente, segundo o secretário Martins. Se houver um pico de casos, apenas os doentes mais graves vão passar pelos testes.

Os três primeiros pacientes infectados no Ceará estão bem, segundo a Sesa. Eles têm 57 anos, 85 e 82 anos. São de duas famílias, sendo que dois deles estiveram nos Estados Unidos e o outro na Europa. Os dois doentes que têm mais de 80 anos estão internados, mas podem receber alta em 24 horas e o terceito esté em isolamento domiciliar. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

(Diário do Nordeste)


Uece suspende aulas por causa de coronavírus

As aulas estão suspensas a partir desta terça-feira, 17
Por
REDAÇÃO O POVO
Coronavírus: TRE faz alerta aos eleitores e estuda se fará o mutirão de fechamento do cadastro
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) suspendeu as aulas a partir desta terça-feira, 17, por causa do coronavírus. Os três primeiros casos da doença foram confirmados no Ceará na noite de domingo, 15.

A medida da universidade é preventiva, para evitar aglomerações e contato de estudantes e trabalhadores com potenciais pessoas que tenham a doença.

O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Por que se chama coronavírus?
O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?
Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:
Lave as mãos frequentemente
Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social
Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca
As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde
Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Acompanhe o noticiário sobre a pandemia:
Como prevenir o coronavírus

Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus

Saiba como os idosos devem se proteger contra o coronavírus

Quais cuidados devem ser adotados nas escolas sobre o coronavírus

Quais as orientações para viagens de ônibus durante a pandemia de coronavírus

Qual a taxa de mortalidade do coronavírus?

Igrejas recomendam evitar contato em missas para prevenir coronavírus

OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa

Acontecimentos ligados à pandemia de coronavírus no mundo

Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus

Entenda a diferença entre quarentena e isolamento

Vacina e tratamento para o coronavírus estão próximos, diz OMS

Secretaria da Saúde cria canais de comunicação para informar sobre coronavírus

Novo coronavírus ameaça o esporte mundial e Jogos Olímpicos

Blog; Erivando Lima


Coronavírus: TRE faz alerta aos eleitores e estuda se fará o mutirão de fechamento do cadastro

Coronavírus: TRE faz alerta aos eleitores e estuda se fará o mutirão de fechamento do cadastro
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará orienta os eleitores que ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral para que procurem atendimento o quanto antes, preferencialmente, mediante agendamento, haja vista existirem em nosso estado casos suspeitos do novo Coronavírus (COVID-19) e o quadro de pandemia, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, afirmou, que "se a situação no nosso estado se agravar, numa medida de prevenção, existe a possibilidade do TRE não realizar o mutirão de fechamento do cadastro. Por isso, os eleitores que ainda precisam fazer a biometria, transferir ou se alistar, devem procurar uma unidade da Justiça Eleitoral o mais rápido possível. Recomendamos que agendem para evitarmos aglomerações".

O TRE-CE enfatiza que os eleitores que tenham regressado do exterior ou que tenham parentes próximos nessa situação, por medida de cautela, só procurem atendimento presencial nos serviços eleitorais após o período de 14 dias do retorno e desde que não apresentem sintomas da doença.

Alguns serviços encontram-se disponíveis online e podem ser acessados no site do TRE-CE. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, por meio Disque Eleitor (148), ou do cartório eleitoral da cidade de residência do eleitor, telefones disponíveis no link, ou com a Ouvidoria Regional Eleitoral.

Fonte; O intrigante

Frangão Sal e Brasa a melhor opção para o seu almoço;
Av; D Lino em frente a biblioteca publica
Org; Didi

Duas mulheres assassinadas no fim de semana. No ano, Ceará já registra 73 casos

Já somam 73 os casos de assassinatos de mulheres no Ceará neste ano. No último fim de semana, mais dois crimes do gênero foram registrados pelas autoridades da Segurança Pública estadual nos Municípios de Maranguape e Maracanaú. Outras duas mulheres ficaram feridas em uma tentativa de duplo assassinato na cidade de Pacajus.

Na noite de sexta-feira (13), por volta de 21 horas, bandidos mataram, a tiros, uma jovem que morava no bairro Conjunto Timbó, em Maracanaú. A mulher estava na residência, na Rua 115, quando os criminosos chegaram no local em uma motocicleta e a chamaram até a porta. Quando ela apareceu, foi atingida por vários tiros de pistola na cabeça, caindo morta na calçada. Os assassinos fugiram sem deixar pistas.

Na manhã do sábado (14), moradores do bairro Novo Maranguape, em Maranguape, localizaram o corpo de uma jovem que estava desaparecida há dois dias. A vítima, identificada como Clara Fernanda, foi assassinada e o corpo ocultado em um matagal .

Em Pacajus, duas mulheres foram baleadas na noite de sexta-feira. Elas foram perseguidas por bandidos numa motocicleta e tentaram se refugiar dentro de uma lanchonete, no bairro Buriti. Uma delas foi atingida na perna e outra no pescoço. As duas foram socorridas para o hospital municipal, sendo uma delas em estado grave.

Com os dois casos ocorridos no último fim de semana, subiu para 73 os casos de assassinatos de mulheres no estado, sendo crimes em janeiro 30, outros 30 em fevereiro e 13 em março.

Veja a lista das mulheres assassinadas no Ceará neste mês de março de 2020:

01 (01/03) – Ana Cristina Victorino Campos, 29 (bala) – (GUARAMIRANGA)

02 (02/03) – Maria Williane Rocha, 32 (bala) – B. Padre Andrade (CAPITAL)

03 (02/03) – Vítima não identificada (achado) – B. Vila União (CAPITAL)

04 (02/03) – Isabelly Alves Silveira, 15 (bala) – Sítios Novos (CAUCAIA)

05 (02/03) – Célia Sousa Cruz, 47 (faca) – (SOBRAL)

06 (08/03) – Adriana Jardim de Araújo, 48 (pauladas) – B. Mondubim (CAPITAL)

07 (09/03) – Antônia Tayná Raulino de Andrade, 30 (bala) – B. Nova Cigana (CAUCAIA)

08 (10/03) – Vítima não identificada (bala) – Rua Agamenon/Vila Peri (CAPITAL)

09 (10/03) – Vítima não identificada (bala) – Favela das Malvinas/ Quintino Cunha (CAPITAL)

10 (11/03) – Maria Rita Kaillane Pereira da Costa, 17 (bala) – Vila São Jerônimo (GUAIÚBA)

11 (12/03) – Vítima não identificada (bala) – (TAMBORIL)

12 (13/03) – Vítima não identificada (bala) – Rua 115, Conjunto Timbó (MARACANAÚ)

13 (14/03) – Clara Fernanda (bala) – Bairro Novo Maranguape (MARANGUAPE).

(Fernando Ribeiro)


Russas CE plantão policial


JAGUARUANA PRISÃO POR ROUBO 

Na tarde de sábado, 02 (dois) indivíduos em um moto praticaram um assalto a um Posto de Combustível e um Comércio no Bairro Cardeais em Jaguaruana. O policiamento de Jaguaruana começou a fazer diligências quando conseguiu prender os autores dos roubos, os mesmos foram localizados na Localidade de Lagoa da Esperança, zona rural de Jaguaruana, onde residem, com eles foram encontrados um simulacro de pistola e a quantia de R$770,00 reais em espécie, além de outros objetos produtos do roubo. Os acusados são dois irmãos, que foram conduzidos a Delegacia Regional de Polícia em Russas para os devidos procedimentos.

RUSSAS APREENSÃO DE MENORES POR ROUBO

Por volta das 19h de domingo, na travessa José Delfino Júnior, centro de Russas, dois menores foram apreendidos quando estavam numa moto praticando um roubo contra uma senhora, no momento do fato passava um policial militar à paisana, de folga, quando percebeu a ação delituosa, vindo a abordar e render os menores infratores, acionando uma viatura que deu apoio na ação e conduzindo os menores a Delegacia para os procedimentos legais.

LIMOEIRO DO NORTE HOMICIDIO A BALA

Na tarde de sábado, na estrada que liga o Sítio Tomé ao Sítio Ipu, zona rural de Limoeiro do Norte, foi registrado um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima um jovem de 18 anos, natural de Quixeré, residente no Sítio Cabeça Preta, zona rural de Limoeiro do Norte, o mesmo trafegava em uma bicicleta quando foi abordado por 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta, que efetuaram vários disparos, a vítima não resistiu e veio a óbito no local.

LIMOEIRO DO NORTE HOMICÍDIO Á BALA

Por volta das 20h15min de domingo, populares informaram a polícia que na rua José Ferreira Sombra, no Bairro Luís Alves de Freitas em Limoeiro do Norte, uma pessoa teria sofrido uns disparos de arma de fogo, a Polícia Militar se deslocou ao local informado e constatou a veracidade da informação, porém a vítima já havia sido socorrida por populares ao Hospital Regional de Limoeiro do Norte, devido à gravidade dos ferimentos não resistiu e veio falecer. A vítima era um jovem de 23 anos que residia no Bairro Luiz Alves de Freitas. Quanto ao autor dos disparos ninguém sob informar. 

Fonte; PM CE