-->

sábado, 11 de janeiro de 2020

1,3 milhão de benefícios irregulares do Bolsa Família são identificados


Criado em 2003, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo federal.


Até novembro do ano passado, o governo Jair Bolsonaro retirou 1,3 milhão de beneficiários do programa Bolsa Família por causa de irregularidades no cadastro. 

De acordo informações do Ministério da Cidadania, o cancelamento de benefícios gerou economia de R$ 1,3 bilhão para os cofres públicos.

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou que o governo está com estudos adiantados para reformular o programa, mas ainda não há prazo para que a reformulação seja lançada.

Segundo a agência EBC, Rêgo Barros confirmou que a mudança de nome do Bolsa Família está sendo analisada. “É uma das propostas, mas ainda não está fechada. Tudo indica [que sim]”, disse.

(Renovamídia)


Profetas da Chuva anunciam quadra chuvosa acima da média e bem distribuída


Expectativa é de boa quadra, segundo os observadores da natureza Expectativa é de boa quadra, segundo os observadores da natureza (Foto: Reprodução)

Pela voz de quem traduz os sinais da natureza, a expectativa é de que as precipitações da quadra chuvosa de 2020 sejam acima da média. É o que dizem os observadores da natureza no 24º Encontro dos Profetas da Chuva. O evento ocorre na manhã deste sábado, 11, no campus da Faculdade Cisne, em Quixadá, distante 167 km de Fortaleza. Estão presentes cerca de 20 profetas da região do Sertão Central.

Está na floração da aroeira e da carnaubeira, nos ventos que saem do Oeste em direção ao Leste, nos experimentos do dia de Santa Luzia, no caminho dos animais.

"Dos que já conversaram comigo, é (inverno) positivo. Da média para cima e bem distribuídas. Os mais pessimistas dizem que vai ser um inverno bom, os mais otimistas dizem que vai ser o maior inverno dos últimos dez anos", afirma Helder Cortez, um dos idealizadores e organizador do evento.

As chuvas do primeiro dia do ano foram um dos sinais positivos observados por José Célio de Assis, 82. "Eu observo os ventos e as árvores. A floração na carnaubeira, cumaru e do flanboyant estão carregadas", diz o agricultor do Limoeiro do Norte.

Em 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, Lurdinha Leite fez experiências com pedras de sal. "Se desmanchar todas é porque o inverno vai ser bom. Se desmanchar umas e outras não, é porque vai ser irregular. Todas as minhas experiências deram boas", relata a agricultora.

Titico Baia, de Quixeramombim, diz que a expectativa é de que açudes vão encher. Assim, como ele, pelo menos metade dos profetas presentes concordam que as chuvas desse ano devem ser mais intensas que as do ano passado, consideradas dentro da média histórica para o período.

Blog; Erivando Lima / O povo.com 


Russas e Palhano registram tremores de terra mais intensos nos últimos dois dias

Monitoramento do LabSis da UFRN aponta 61 eventos nas últimas 48 horas, que variam entre 1,2 graus e 2,1 graus na Escala Richter
Área de ocorrência dos tremores no Baixo Vale do Jaguaribe. Imagem LabSis/UFRN

Os municípios de Palhano e Russas, no Baixo Vale do Jaguaribe, têm registrado tremores de terra mais intensos nos últimos dois dias. A constatação foi feita pelo Laboratório de Sismologia da Universidade do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Os tremores são constatados desde novembro do ano passado, mas, pela reduzida magnitude, não são sentidos pela população.

 Nesta quinta-feira (9), foram registrados 30 tremores e, nesta sexta-feira (10), 31 eventos até o início da noite. O de maior magnitude na região, no atual ciclo de tremores, foi de 2,1 graus na Escala Richter, observado às 16h50 desta sexta-feira, 10.

        “Os tremores variaram, até agora, entre 1,2 graus e 2,1 graus, mas podem aumentar e podem cessar, pois não há como prever”, explicou o geofísico do Labsis/UFRN, Eduardo Menezes. “Já enviamos nota de alerta para a Defesa Civil do Ceará”. 

Em novembro de 2019, foi instalada uma estação de monitoramento na região e, diante da continuidade dos eventos em dezembro de 2019, foram implantadas mais oito estações. “O que nos desperta a atenção é a quantidade de tremores, embora de magnitude reduzida”, pontuou Eduardo Menezes. 

Blog; Erivando Lima / DN 


SP: 1,4 mil presos não voltaram à cadeia após saidinha de fim de ano


Mais de 1,4 mil presos beneficiados pela saída temporária no ano passado não voltaram à cadeia no estado de São Paulo.


De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária, 32.754 obtiveram o benefício no exercício de 2019. Destes, retornaram aos presídios 31.266 (95,4%) e 1.488 não retornaram.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e precisa de autorização judicial para ser efetivada.

Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto e têm bom comportamento podem obter autorização para a chamada saidinha, por prazo não superior a sete dias, em até cinco ocasiões por ano. Apenas os detentos que tenham cumprido, no mínimo, um sexto da pena, em caso de primários, e um quarto, se reincidentes, podem reivindicar o benefício.

Os presos que não retornam à unidade prisional passam a ser considerados foragidos e perdem, automaticamente, o benefício do regime semiaberto. Quando recapturados, o detentos voltam ao regime fechado.

Saída temporária beneficiou 32.754 detentos no estado.

(Agência Brasil)


Morre aos 39 anos, Subcomandante do 2°BPM de Juazeiro do Norte


O Major PM, Manoel Pinheiro Dantas, 39 anos, que residia na travessa Lindalva Martins, centro de Campos Sales (CE), que desempenhava a função de Subcomandante do 2°BPM sediado em Juazeiro do Norte, foi encontrado já óbito em um apartamento de um imóvel localizado na Rua Beata Maria de Araújo, bairro Romeirão, em Juazeiro.


Segundo informações, o corpo do oficial foi localizado por volta das 02h30min deste sábado, sendo recolhido pela equipe da viatura do rabecão do Núcleo de Ciências Forense, haja vista que o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do cariri, sediado em Barbalha não recebe corpos pela madrugada.

Até o fechamento dessa matéria, a causa da morte do oficial, ainda não tinha sido divulgada. O comando do segundo batalhão da Polícia Militar de Juazeiro do Norte deverá no dia de hoje, enviar Nota a imprensa comunicando a morte do seu Subcomandante.

Fonte: Caririceara


RUSSAS CE PLANTÃO POLICIAL


ARACATI TRAFICO DE DROGAS

Por volta das 10h em Aracati, a polícia fez uma abordagem a um veículo onde foi encontro uma quantia em dinheiro e seguida foi realizada uma busca no interior de um terreno de uma residência, onde foi encontrado maconha e cocaína pronta para comercialização, tendo como acusado NIKULAS ROBERTO DA SILVA PEREIRA, sendo conduzido a Delegacia de Aracati para os procedimentos legais. 

RUSSAS QUADRO DE MOTO RECUPERADO

Por volta das 19h, na localidade de Sítio Carpina em Russas, foi encontrado um quadro de moto abandonado próximo a um carnaubal, após ser verificado no sistema, trata-se da moto CG 125 FAN, preta, 2007, placa NRC-4061. O quadro foi conduzido à DPC local para os procedimentos.

ALTO SANTO ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEL

Por volta das 20h, na BR-116, localidade de Castolândia/Alto Santo, ocorreu um roubo a um posto de Combustível. Segundo a vítima, um frentista, um indivíduo em uma moto chegou e apresentou uma arma, anunciando um assalto, levando a quantia de R$ 430,00 reais em espécie, em seguida fugiu.

Fonte; PM CE