-->

sábado, 9 de novembro de 2019

Irregularidades no Enem: PF cumpre mandados em casas de aplicadoras do exame em Fortaleza

Os mandados foram cumpridos nas casas de aplicadoras dos exames na Capital.
A Polícia Federal deflagrou neste sábado (9) uma operação para cumprir dois mandados em Fortaleza de uma investigação que apura irregulares cometidas durante a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (3).

As ordens judiciais são de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza. Os mandados foram cumpridos nas casas de duas aplicadoras dos exames suspeitas de terem cometido as irregularidades. Segundo a PF, os atos investigados foram identificados por meio de um levantamento realizado em cooperação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A operação, batizada de Thoth, apreendeu os celulares das duas aplicadoras, que serão submetidos à perícia. Ainda segundo a PF, as investigações continuarão "para apurar todas as circunstâncias dos fatos".

As duas suspeitas (cujos nomes não foram divulgados) poderão ser indiciadas pelo crime de fraude em certames de interesse público, previsto no artigo 311-A, III do Código Penal Brasileiro. Se condenadas, elas estarão sujeitas a penas que podem chegar a mais de cinco anos de reclusão, além de multa, considerando ainda a causa de aumento de pena do parágrafo 3º.

Além de Fortaleza, a Polícia Federal investiga outros casos relatados no Rio de Janeiro e na Bahia.

O nome da operação, Thoth, foi inspirado no deus egípcio da escrita e da sabedoria. "Os egípcios acreditavam que ele criara os Hieróglifos (caracteres utilizados para a escrita no Egito antigo). Thoth era também conhecedor da matemática, astronomia, magia e representava todos os conhecimentos científicos, o que traduz o universo em que estão envolvidos os candidatos do Enem", explicou a PF em nota.

(Diário do Nordeste)


Mais duas mulheres são assassinadas no Ceará. No ano, já foram registrados 185 crime do gênero



Subiu para 185 o número de mulheres assassinadas no Ceará neste ano. Nas últimas 48 horas mais dois casos foram registrados no estado, sendo um deles na Região Metropolitana de Fortaleza e outro no interior. Na cidade de Massapê, uma jovem de 24 anos morreu após ser agredida por membros de uma facção criminosa. Em Horizonte, uma jovem foi morta a tiros.

Na noite desta quinta-feira (7), Maria de Fátima Cunha do Nascimento, 24, deu entrada em estado grave no Hospital Municipal Senador Ozires Pinto, na cidade de Massapê, na zona Norte do estado (a 244Km de Fortaleza), vítima de agressão física. Ela e uma amiga foram espancadas com socos, pontapés e pauladas. Minutos depois, a jovem faleceu na Emergência. Os autores do crime estão sendo procurados na região.

O corpo de Maria de Fátima foi encaminhado, no começo da madrugada de hoje (8), ao Núcleo Regional Norte da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na cidade de Sobral. A amiga permanece hospitalizada sob proteção policial.

Outro crime

Na cidade de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, outra jovem foi morta. Larissa Ancelmo estava em casa, no bairro Planalto Horizonte, quando o imóvel foi invadido por dois bandidos armados, na noite de quarta-feira (6).

Os criminosos dispararam vários tiros contra a garota e fugiram em seguida. Vizinhos socorreram Larissa até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte, mas ela não resistiu. A Polícia suspeita de um crime ligado ao tráfico de drogas.

Menina assassinada

Uma criança de 10 anos de idade foi morta, a tiros, na cidade de Brejo Santo (a 515Km de Fortaleza) na noite de quarta-feira. O crime foi praticado pelo ex-namorado da irmã da menina. Ana Lorrany Bernardo da Silva foi atingida no tórax e morreu na sala de cirurgia do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte.

Segundo a Polícia, o autor do crime suicidou-se logo depois de atirar na criança. Foi identificado como Francisco Leonardo da Silva, o “Naldo”, 36 anos. De acordo com as investigações, ele invadiu a casa da ex-namorada para matá-la. Porém, o tiro acertou a criança.

Ana Lorrany era irmã da jovem Amanda Bernardo da Silva, que vinha sendo ameaçada de morte pelo ex-namorado. “Naldo” não aceitava o fim do relacionamento. Ele era fugitivo da Justiça de São Paulo, acusado de vários crimes naquele estado, entre eles, estupro.

(Blog Fernando Ribeiro)

Russas CE plantão policial


ARACATI PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

No Bairro Tabajara em Aracati, policiais militares prenderam, NATÁLIA DA SILVA, 34 anos, a mesma foi encontrada com uma grande quantidade de maconha, além de cocaína e pedras de crack. Diante dos fatos foi encaminhada a Delegacia de Aracati, sendo autuada em flagrante.

RUSSAS PRISÃO POR LESÃO CORPORAL

Por volta das 21h, no Sítio Bom Sucesso, zona rural de Russas, FRANCISCO ALEX DA SILVA, 46 anos, foi preso por haver agredido e lesionado seu filho (menor) em uma discussão familiar. O acusado foi conduzido a DPC de Russas para os procedimentos legais.

JAGUARIBE PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por volta das 13h, no Sítio Café dos Ovos, zona rural de Jaguaribe, IVAN SERGIO BENTO PEIXOTO, 42 anos, foi preso por haver agredido sua irmã, com socos e fazendo ameaças. Diante dos fatos, o acusado foi conduzido para DPC em Jaguaribe, sendo autuado em flagrante por violência doméstica. 

Fonte; PM CE
Blog;Erivando Lima

Quixada CE plantão policial


QUIXADÁ TENTATIVA DE HOMICÍDIO A  FACA.

Dia 08/11/2019, por volta das 21h, na localidade de Vila Nova, Distrito de Juatama, zona rural de Quixadá, o Sr. A. E. G. S.,, foi lesionado a faca , tendo como autor um individuo identificado apenas como C. B., que se evadiu do local, a VTR foi acionada ao local, de onde a vitima já havia sido socorrida por populares, para o hospital Eudasio Barroso, tendo ela sofrido uma lesão á altura do pescoço, estando assim em estado grave, a composição diligencia, porem ainda sem êxito. Vale salientar, que segundo a companheira da vitima, o fato de deu em decorrência de ciúmes. 

QUIXERAMOBIM LESÃO CORPORAL A FACA.

Dia 08/11/2019, por volta das 20h, o Copom recebeu uma ligação via 190 dando conta que um indivíduo fora lesionado à faca no Conj. Jardim Norte I, bairro Planalto Sabonete, Quixeramobim-Ce. Segundo a informação a vítima havia sido socorrida para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto de Quixeramobim-Ce, por populares. A VTR, foi acionada para atender a ocorrência foi até ao hospital onde ao chegar comprovou a veracidade da informação. A vítima foi identificada como sendo o cooperado C. A. S. C..  Segundo informações colhidas no hospital a vítima foi lesionada com  uma perfuração à faca abaixo do peito esquerdo, porém não corre risco de morte. O autor do delito foi identificado como sendo um adolescente enteado da vítima. Após constatar a veracidade da informação no hospital a VTR se deslocou até o endereço da vítima onde localizou o autor do delito, fez a apreensão do mesmo e o conduziu até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá-Ce, onde foi apresentado à Autoridade Policial, para adoção das medidas cabíveis.

Fonte; PM CE 
Blog; Erivando Lima