-->

domingo, 6 de agosto de 2017

Será u novo P D T de Russas CE

Zezinho Albuquerque presidente da assembleia,participa de encontro com lideranças politicas em Russas, o encontro aconteceu hoje 06 ( Domingo ) na casa de uma liderança  do município. Estiveram participando o Ceramista Liro, Justo paz,Adriana Ribeiro, Marcio Sombra e seu irmão Marcelo Sombra, vereador Zé de Fátima, Didi do Agacir e, outros. O que foi discutido no encontro será a formação do novo P D T de Russas?
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna
Blog Erivando Lima


Genecias Noronha foi vaiado em Russas CE


Resultado de imagem para genecias noronhaO deputado federal Genecias Noronha do SD foi muito vaiado no ultimo sábado 05 quando participava da festa de aniversario de 216 anos de Russas. A população inconformada com o voto do deputado que deu apoio a o atual presidente da republica Michel Temer por ocasião da votação no meio da semana la em Brasilia, onde impediu do mesmo ser investigado por varias denuncias de corrupção.


Blog Erivando Lima


Ceará tem 157 casos de leishmaniose confirmados e 10 óbitos


Vacinação

Transmitida pelo mosquito palha, a leishmaniose visceral (LV), também conhecida como calazar, já fez 10 vítimas humanas fatais no Ceará somente em 2017. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já são 157 casos confirmados no Estado, estando a doença presente em quase todos os municípios.

Diante desses números e para abrir a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, que ocorre entre os dias 7 e 11 de agosto, a Sesa em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram na manhã de hoje (6) no Parque do Cocó com ação de conscientização sobre a doença.

A médica veterinária e assessora técnica do Grupo de Leishmanioses do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet) da Sesa, Ana Paula Bouty, explica que a leishmaniose está disseminada e passa por uma urbanização desde a década de 80. "Isso occore devido ao crescimento desordenado da cidade e as transformações ambientais, então, hoje, a gente encontra o mosquito do calazar em todos os bairros de Fortaleza e em quase todos os municípios do Ceará".

Ela lembra que o mosquito palha é atraído pelo lixo em decomposição. "Uma das formas de prevenir é com limpeza, não deixando os resíduos de matéria entrarem em decomposição, acondicionando e dando destino correto ao lixo", destaca Ana Paula.

A transmissão da leishmaniose visceral ocorre por meio da picada do mosquito palha, que introduz no hospedeiro o protozoário causador. Dessa forma, o mosquito pode transportar a doença ao picar um animal doente e picar um ser humano.

Animais

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, destaca a parceria com órgãos protetores para reduzir o número de animais em situação de abandono, o que contribui para controlar a doença. "O animal abandonado tem muito mais possibildiade de adoecer e inclusive essa doença chegar aos seres humanos do que o animal doméstico que é cuidado dentro de casa, levado para clínicas"

Para isso, ele destaca o trabalho da Sema realizando campanhas contra o abandono, crime conforme a Lei 9605/98, e campanhas de adoção de animais e de castração em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Sintomas

De acordo com Ana Paula, os principais sintomas da doença nos humanos são febre alta, falta de apetite e perda de peso. Em casos mais avançados, a pessoa infectada também pode apresentar aumento da região do abdômen devido ao crescimento do baço e do fígado. "Um dos primeiros sintomas que aparecem é uma febre alta de sete dias e que não regride com medicamento", frisa Ana Paula.

"A gente sempre recomenda que, se a pessoa mora em uma região que ela já tenha tomado conhecimento de que há casos de leishmaniose e está apresentando esses sintomas, que ela procure a unidade de saúde mais próxima. O tratamento para o humano é gratuito e tem como hospital de referência o São José", ressalta a médica veterinária da Sesa.

Alguns desses sintomas também aparecem no animal infectado, segundo Ana Paula. "Ele também tem perda de peso e perda de apetite. O animal pode ainda apresentar queda de pelos, lacrimejamento, lesões no focinho e na ponta das orelhas e também pode ter feridas pelo corpo, distenção do abdômen e crescimento acelerado das unhas", detalha.

Para o animal, ela destaca que o tratamento não cura, levando apenas a uma melhora no estado clínico e na carga parasitária. No ano passado, o Ministério da Saúde aprovou o tratamento da leishmaniose visceral canina. Entretanto, Ana Paula destaca que "não é o recomendado, porque ainda não é uma medida de prevenção de saúde pública.

"Como não tem cura no animal, ele continua sendo um risco para o ser humano mesmo com o tratamento, que é bastante caro. A recomendação é eutanasiar, porque ele continua representando fonte de infecção ao ser humano", avalia Ana Paula.

Vacinação

Também foi realizada vacinação contra a raiva em cães durante a ação no Cocó. Foram disponibilizadas duzentas doses, além de exames de calazar. Quem perdeu a vacinação ou quer levar o animal para realizar o exame pode entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo (85) 3131-7849.

Blog Erivando Lima / DN


JAGUARIBE-CE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL -


Sábado dia 05/08/2017, por volta das 17h00, a CP-1403 comandada pelos  PMs  foram acionadas via 190 até a CE-275, que liga a cidade de Jaguaribe-CE ao distrito de Feitiçeiro-CE, na altura do km 02, pois acabara de ocorrer um acidente de trânsito, onde havia uma vítima  fatal e outras feridas. O condutor Severino Juca Cândido,da Silva, residente na Rua Petronilio Peixoto do Rego, Bairro: Expedito Diógenes, veio a óbito no local e as demais vítimas sofreram lesões são elas: Wanuza Neide Bento da Silva, natural de Jaguaribara/CE, 48 anos residente na rua Jeremias Maia bairro: Expedito Diógenes, Francileudo Barbosa Soares, 29 anos, residente na Rua Jose Aparício Figueiredo bairro: Placa Verde-Jaguaribe/CE e Ana Lecia Juca Paulo, 34 anos, residente na Rua Jose Aparício Figueiredo  bairro: Placa Verde-Jaguaribe/CE. Os mesmos estavam no veículo Fiat de cor Branca de placa NNV 3979 onde segundo informações de populares foi fechado por outro veículo de placa não anotada, onde apenas o motorista supracitado acima foi a óbito. De pronto a composição foi ao local e solicitou socorro médico da unidade do SAMU, que prestou os primeiros socorros no local e a levou ao hospital municipal de Jaguaribe-CE, onde foi dado os primeiros atendimentos as vítimas.

Blog Erivando Lima


- ICAPUÍ PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Sábado dia 05/08/2017 por volta das 23h00 min, a composição da CP 1612  foram acionados pelo copom, após denúncias de tráfico de drogas, na residência de um indivíduo chamado “Podói”, que ao chegarem no local informado, perceberam a atitude suspeita de dois indivíduos em uma motocicleta em frente a residência informada que estaria sendo usada para a prática de tráfico de drogas,  ao se aproximarem os indivíduos na motocicleta os mesmos se evadiram, bem como o indivíduo de alcunha “Podói” em companhia de uma adolescente chamada “Letícia”. Foi feita uma vistoria na casa e encontrado, JOSUEDO DA COSTA,32 anos juntamente com 02 pedaços de maconha, pesando 12 gramas e 25 pedras de crack, pesando 3,40 gramas, assim como um cano de espingarda artesanal. O mesmo foi conduzido a delegacia de policial civil de Aracati, onde foi feito o inquérito  por tráfico de drogas. 

Blog Erivando Lima

RUSSAS FURTO DE VEICULO-


Hoje dia 06/08/2017 (Sábado), por volta de 03h00 min, na Av. Dom Lino, no centro de Russas, foi vitima de furto o jovem de 22 anos, natural de Russas, Estudante, residente na Rua Projetada, Tabuleiro Do Catavento, Russas. A vitima informa que estacionou seu veiculo HONDA/POP100,  Placa: HYJ0745, 2007, Cor: PRETA por volta das 02h00 min e ao retornar por volta das 03h00 min o veiculo não se encontrava mais no local. As equipes estão fazendo rondas no intuito de encontrar o veiculo.

Blog Erivando Lima


RUSSAS PRISÃO POR ROUBO


Ontem dia 05/08/2017 (Sábado), por volta de 21h00 min, fomos acionados pelo senhor FRANCISCO  natural de Ipanguaçu-RN, Supervisor de Segurança, residente no Sitio Agrícola Formosa,  Bairro: Chapada do Apodi, Limoeiro Do Norte, informando que estava de serviço na citada empresa quando percebeu uma movimentação suspeita; Que viu quando um sujeito entrou na plantação e começou a cortar vários cachos de banana; Ao visualizar a ação acionou sua equipe de segurança e conseguiu interceptar o suspeito carregando consigo três cachos de banana juntamente com uma machadinha utilizada para o corte dos cachos; O elemento foi identificado como FRANCISCO CARLOS LOPES SILVA, 32 anos natural de Rodolfo Fernandes, Profissão: Montador, residente no Sitio Paraizo, zona rural de Russas; diante dos fatos a equipe da Policia Militar conduziu as partes para a DRPC de Russas para os procedimentos cabíveis. 

Blog Erivando Lima


RUSSAS ROUBO DE VEICULO-


Ontem dia 05/08/2017 (Sábado), por volta de 23h50 min, na comunidade de Lagoinha, zona rural de Russas, foi vitima de roubo o senhor JOSILEUDO PAULO DA SILVA,Pai: natural de Aracati, residente na comunidade de Lagoinha, zona rural de Russas. A vitima informa que estava chegando a sua residência, quando um individuo a pé, com uma camisa laranja enrolada na cabeça, com sugestas de quem estava armado, tomou seu veiculo HONDA/C100 BIZ ES, Placa: JTY8397,  verde e fugiu em direção a BR116. As equipes estão fazendo rondas no intuito de encontrar o veiculo.

Blog Erivando Lima