-->

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Policiais civis decidem encerrar greve após 18 dias

Policiais civis decidiram, ontem, encerrar a greve da categoria, que já durava 18 dias. A decisão ocorreu em assembleia que se estendeu por cerca de duas horas e foi realizada ao lado do Palácio da Abolição, no acampamento onde parte dos grevistas estava desde o dia 19 de outubro. As barracas e cadeiras foram retiradas da Avenida Barão de Studart pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE).

De acordo com o presidente do Sinpol-CE, Lucas Oliveira, a categoria decidiu encerrar a greve para tentar avançar nas negociações com o Governo do Estado. "A população estava sofrendo com a paralisação e o governo se mostrou intransigente e não abriu diálogo. Também havia a determinação judicial pelo fim da greve. Esperamos que agora com o fim do movimento as negociações avancem e a categoria consiga as melhorias pelas quais estamos lutando".

Os policiais civis já haviam entrado em greve em setembro e retornaram às atividades depois que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decretou a ilegalidade da paralisação e fixou multa para os diretores do Sindicato e demais policiais civis que continuassem sem trabalhar. Diante da decisão judicial, o movimento foi encerrado.

No entanto, no dia 27 de outubro, em nova assembleia, inspetores e escrivães decidiram parar novamente. Um dia depois, a Justiça entendeu que a greve era a mesma e aumentou o valor da multa para os grevistas. Mesmo com a nova liminar, a categoria decidiu manter a paralisação e o acampamento no entorno do Palácio da Abolição.

A administração da Polícia Civil denunciou os policiais em greve à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) para apurar supostas transgressões disciplinares.

Diário do Nordeste

Delegado é assassinado a tiros após assalto na Maraponga, em Fortaleza

O delegado Audízio Ferreira Santiago, da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), foi assassinado na manhã desta terça-feira (15) na Rua Noruega, no bairro Maraponga, em Fortaleza, após ser baleado em um assalto, de acordo com informações da Polícia. 

Conforme o Comando de Policiamento da Capital (CPC), o delegado, que estava desarmado, sofreu uma tentativa de assalto, reagiu e foi alvejado no rosto por um casal de bandidos em uma moto. Ele morreu no local. Os criminosos, em seguida, abandonaram o veículo, fugiram a pé e roubaram outra motocicleta, que já foi encontrada no Barroso Eles levaram apenas um celular de Audízio. Diligências estão em curso para capturar os suspeitos.

Amâncio Ferreira Santiago, irmão do delegado, contou que Audízio estava de folga. Ele saía da igreja com o filho e a namorada do filho, quando foi abordado pelos bandidos. O irmão disse também que o delegado ia se aposentar no dia 26 deste mês. "Ele era pacato, um defensor da não violência", lembra Amâncio.

Delegados da Polícia Civil e policiais foram ao local do crime prestar solidariedade à família da vítima. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com a Polícia Civil, lamentou "profundamente a perda do policial, ao passo que se solidariza com seus familiares e amigos".


Por volta das 12h40, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) levou o corpo de Audízio para o Instituto Médico Legal (IML). No mesmo horário, a polícia começou a deixar o local do crime e liberar a rua.

Diário do Nordeste

Morre PM baleado em Sobral; 26º agente assassinado em 2016

O sargento da Polícia Militar George de Sousa e Silva, 40, morreu, na tarde desta terça-feira (15), na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde estava internado desde a madrugada, após sofrer um atentado e ser baleado.

George Silva estava na Casa do Abergado de Sobral, onde era lotado, quando dois homens chegaram a pé ao prédio e efetuaram vários tiros, por volta de meia-noite. O sargento foi atingido no tórax, no fêmur e no punho. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e conduzido à Santa Casa.

Na unidade de saúde, George sofreu três paradas cardíacas e passou por várias cirurgias durante a madrugada e a manhã, em estado gravíssimo. Às 15h, o PM não resistiu aos ferimentos decorrentes de um projétil de arma de fogo que transfixou vários órgãos e às paradas cardíacas e faleceu, de acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Número de agentes de segurança mortos no CE chega a 26

O caso desta aumenta a lista de policiais vítimas de homicídio no Ceará neste ano de 2015. De janeiro até hoje, 26 agentes de segurança já foram assassinados, o que supera os 15 registros do ano passado. Na maioria dos casos, os policiais estavam de folga e à paisana quando acabaram assassinados por criminosos.

Além da 26ª ocorrência no ano, esta é a segunda morte de agente de segurança apenas nesta terça-feira (15). Por volta de 10h30, um delegado da Polícia Civil foi baleado e morto em um assalto no bairro Maraponga, em Fortaleza.

Diário do Nordeste

Servidores da Prefeitura de Limoeiro irão na Justiça reclamar salários atrasados

Dia 16 de novembro (quarta-feira) às 9 horas da manhã, os servidores públicos municipais de Limoeiro irão a Justiça reclamar dos salários atrasados. Segundo levantamento feito pelos servidores, entrou nas contas da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte entre o dia 1 até o dia 10 do mês de novembro, mais de 4 milhões de reais.

Pasmem vocês cidadãos limoeirenses, que mesmo com essa dinheirama toda, os servidores do Matadouro, garis, fiscal de controle urbano, motoristas, vigias auditores, servidores da Tributação, DEMUT, Defesa Civil, Secretaria da Mulher, Guarda Municipal, Secretaria de Ação Social, Obra, Secretaria de Esporte e Cultura ainda não receberam seus salários, mesmo tendo sido realizado um acordo por parte da gestão no qual firmou o compromisso de pagar no quinto dia útil de cada mês.

Aos servidores, restam se unirem e se mobilizarem cobrando do Ministério Público e dos demais órgãos de fiscalização e controle para que façam o executivo priorizar o pagamento dos salários dos servidores, sejam eles efetivos ou temporários.

TV Jaguar

Moto CG 125 Titan é tomada de assalto no Miguel Pereira em Russas

Moto foi tomada de assalto na noite desta segunda-feira, 14, na localidade do Miguel Pereira, zona rural do município de Russas/CE.

Um homem acionou a polícia informando que, por volta das 18h40, foi abordado por meliantes armados  de revólver, trafegando em uma moto Honda, escura, demais características não anotadas, que tomaram sua moto Honda CG 125 Titan, cor vermelha, placa HYT-2390, logo em seguida fugindo tomando rumo ignorado.

A polícia segue realizando diligências no intuito de localizar e prender os responsáveis e recuperar a motocicleta roubada.

Com Informações do 1ºBPM

Batalhão de Divisa prende três pessoas por porte ilegal de armas e munições em Tabuleiro do Norte

Policiais do Batalhão de Divisas do município de Tabuleiro do Norte realizaram prisões e apreensões de armas na noite desta segunda-feira, 14, na localidade de Alto das Queixadas, zona rural do município.

Antonio Itamar Alves Da Silva, 34 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, Agostinho Pinheiro Da Silva, 47 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, e José Rocha Neto, 59 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, foram presos em flagrante portando armas de fogo. 

Com eles foram apreendidas três espingardas, sendo duas calibre 36, e uma calibre 49, com 29 cartuchos calibre 40 (11 deflagrados e 18 intactos), 73 cartuchos calibre 36 (24 deflagrados e 49 cartuchos intactos), e diversos recipientes com chumbo, pólvora e espoletas.

Todos foram conduzidos a delegacia de policia civil onde foram realizadas as providências cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Agricultora de 67 anos tem bolsa tomada de assalto no centro de Russas

Mulher é vítima de assalto na tarde desta segunda-feira, 14, na rua Monsenhor João Luiz, centro de Russas/CE. 

O crime foi registrado por volta das 16h30, nas proximidades da mercearia do Zé Mourão. A vítima, uma mulher de 67 anos, agricultora, natural de Jaguaruana, informou a polícia que foi abordada por dois indivíduos trafegando em uma moto Honda Bros, vermelha, ambos de capacete, que renderam-na e subtraíram sua bolsa contendo documentos pessoais, uma quantia em dinheiro não informada, e um aparelho celular.

Após a ação, os indivíduos fugiram em direção ao bairro Alto do Velame, periferia de Russas. Os PM do BPRaio juntamente com os PM do Ronda do Quarteirão estão em diligencias no intuito de localizar e prender os indivíduos.

Com Informações do 1ºBPM