-->

domingo, 9 de outubro de 2016

Prefeituras cearenses encontram-se em estado de calamidade

A grande maioria dos prefeitos eleitos no último domingo, no Ceará, receberá as respectivas prefeituras em estado de calamidade, apesar do expressivo volume de demissão de trabalhadores, contratados para ajudarem na reeleição dos atuais governantes ou na eleição de seus candidatos, que ocorrerão até dezembro.

A exceção de uns 30 municípios, quase todos os demais estão em situação falimentar, ou pré-falimentar, pelo excesso de gastos com pessoal e a redução dos repasses federais obrigatório e voluntário. O Fundo de Participação dos Municípios é a principal fonte de recursos de aproximadamente 90% das prefeituras do Ceará.

Ainda no primeiro semestre deste ano, o Diário do Nordeste publicou um trabalho do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) mostrando os gastos de todas as 184 prefeituras do Estado com a folha de pessoal, onde mais de um terço delas estava gastando além do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, quer em razão da queda das receitas, quer em face de contratações políticas, como ocorre, com frequência a cada proximidade de eleição.

Por qualquer razão que tenha sido o inchaço, agora, passado a disputa municipal, a redução da folha terá que ser feita, também pela falta de recursos para honrar os compromissos com seus dispêndios. Serão milhares de demitidos.

Não há como negar a influência da crise econômica nacional no empobrecimento dos municípios e dos Estados. Os governos Federal e Estadual, com escassos recursos, limitaram as transferências voluntárias, única fonte de investimentos na quase totalidade das cidades. Sem o dinheiro extra, quase nenhuma grande obra foi executada por prefeituras.

Mas, apesar dessa limitação, e guardando as honrosas exceções, está saindo, talvez, com o resultado gerado nas urnas no último domingo, a pior leva de prefeitos que as cidades cearenses experimentaram, embora alguns, onde o eleitorado tenha demonstrado ser desavisado, ainda tenham ficado.

Diário do Nordeste

Vistorias em cadeias públicas de Limoeiro e Fortim resultam na apreensão de 45 celulares

Vistorias comandadas pela Polícia Militar apreendeu celulares e facas dentro das Cadeias Públicas de Limoeiro do Norte e Fortim. As ações ocorreram durante a tarde da última sexta-feira (07), e na manhã deste sábado (08).

A primeira vistoria aconteceu em Limoeiro do Norte, por volta das 15h00 da última sexta-feira (07). De acordo com informações do boletim, foram apreendidos 42 celulares, 26 carregadores, 14 baterias de celulares, 06 facas, 01 tesoura, 01 navalha, 184 gramas de maconha.

Já na cadeia Pública de Fortim, a vistoria aconteceu por volta das 10h00 da manhã de sábado (08), onde foram apreendidos nas celas 02 e 05: 03 celulares, 03 baterias, 02 chips, 04 carregadores.

A operação teve o apoio dos policiais do Batalhão de Ações Intensivas e Ostensivas (BP Raio), e de Agentes Penitenciários.

Com Informações do 1ºBPM

Posto de combustível é assaltado por dupla armada em Jaguaribe

Um posto de combustível foi assaltado neste sábado (08), no Distrito de Feiticeiro, município de Jaguaribe-CE. 

Um frentista do posto, localizado na rua José Bezerra Filho, informou a Polícia que uma dupla armada de revólver, trafegando em uma moto Honda Tornado, de cor preta, teria anunciado o assalto e subtraído da vítima uma quantia aproximada de R$ 300 reais.

Após a ação, os bandidos fugiram em direção ao Sítio Cipó, localidade que dá acesso ao Lagamar, zona rural de Jaguaretama-CE, como também a Nova Floresta, distrito de Jaguaribe-CE. 

A PM foi acionada pela proprietária do Posto, e uma viatura saiu em diligências as possíveis rotas de fuga com intuído de fechar o cerco aos meliantes, porém não obtiveram êxito. As composições continuam em diligência no intuito de localizar e prender os autores desse crime.

Com informações do 1ºBPM

PM apreende espingarda na localidade de Capim Grosso em Russas

A Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo na tarde deste sábado (08), na localidade de Capim Grosso, zona rural do município de Russas, durante rondas feitas na área.

Após denúncias anônimas, uma espingarda calibre 28, marca CBC, modelo 651, com cinco cartuchos intactos recarregados, foi encontrada dentro de uma residência na localidade. Populares não quiseram informar quem residia ali.

Após tentar colher informações a respeito do proprietário, sem êxito, a arma foi levada e entregue na Delegacia de Polícia Civil, para que fossem realizados os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM