-->

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Corpo de estudante da UFC deve chegar até quinta-feira em Fortaleza


O corpo do estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) que morreu na última sexta-feira (19) nos Estados Unidos vai passar porautópsia nos Estados Unidos e deve chegar em Fortaleza até quinta-feira (25). Emanuel Rodrigo Biana Costa Bezerra perdeu a vida após passar mal enquanto fazia escalada em uma trilha na Montanha Camelback, na cidade de Phoenix, no estado de Arizona.
De acordo com Caroline Biana, prima de Emanuel, a irmã dele já está na cidade em que Emanuel morava e deve identificar o corpoainda nesta segunda-feira (22). "Na terça será feita a autópsia e já na quarta ou quinta o corpo dele deve chegar em Fortaleza", disse a prima. Segundo ela, a família está recebendo apoio da UFC, do Itamaraty e da Universidade do Estado do Arizona, onde Emanuel estava estudando desde o dia 14 de agosto pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Corpo de Bombeiros nega insegurança em trilha
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o Corpo de Bombeiros de Phoenix assegurou que as trilhas da Montanha Camelback são seguras e que nenhuma medida adicional de proteção será feita por enquanto no local. A trilha Echo Canyon Trail, feita por Emanuel, tem 2,32 km de distância, 824 m de altura no cume e é classificada como "extremamente extenuante e difícil" pelo Governo de Phoenix. São necessários 90 minutos para subir e descer.
"A trilha é segura e equipe que trabalha na montanha é treinada e, em casos de emergência, as autoridades são rapidamente acionadas, como aconteceu. Não há nada a mais que nós possamos fazer na questão da segurança. Infelizmente, acidentes acontecem", disse o oficial Bryan Johnson.
Resgate
De acordo com uma emissora de TV local, o estudante teria caído a cerca de 3 metros fora da trilha e foi socorrido em situação "extremamente crítica" de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros da região. Emanuel apresentava sinais de desidratação e foi levado de ambulância a um hospital a 6 km de distância, mas não resistiu e morreu pouco depois do resgate.
Segundo Ana Maria Biana, mãe de Emanuel, os médicos afirmaram à irmã da vítima que mortes assim são muito comuns na região por conta do calor. “Os médicos disseram que ele teve um mal súbito, e o cérebro inchou”, disse.
A cidade de Phoenix está localizada no Deserto de Sonora e tem um clima árido, com verões muito quentes e invernos amenos. A temperatura nessa época do ano pode chegar a 39ºC.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE