-->

sábado, 21 de julho de 2018

Saiba quem são os candidatos à Presidência do Brasil em 2018

Nomes já foram confirmados em convenções. Os demais partidos têm até 5 de agosto para realizar os eventos

Quatro candidatos à Presidência da República para as Eleições de 2018 já foram confirmados em convenções de seus respectivos partidos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os nomes devem ser registrados até o dia 15 de agosto. As siglas, porém, precisam realizar as convenções até o dia 5 do próximo mês.

Veja o perfil dos candidatos:

Ciro Gomes (PDT)
Ciro gomes
Foto: José Leomar

Na última sexta-feira (20), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) definiu o atual vice-presidente da sigla, Ciro Gomes, como candidato ao maior cargo político do País nas próximas eleições.

O nome de Ciro não é inédito na disputa presidencial: em 1998 e 2002 o político foi candidato ao cargo, mas não venceu. 

O presidenciável é ex-governador, deputado estadual e federal do Ceará, já tendo sido também prefeito de Fortaleza. De setembro de 1994 a janeiro de 1995, entre os governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, Ciro foi ministro da Fazenda. Oito anos depois, em janeiro de 2003, assumiu o Ministério da Integração Nacional, cargo que ocupou até março de 2006.

Antes do PDT, já foi filiado a seis outros partidos: PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB e PROS.

Guilherme Boulos (PSOL)
Guilherme Boulos
Foto: Divulgação/PSOL

A candidatura de Guilherme Boulos como candidato à Presidência foi confirmada neste sábado (21) pelo PSOL, em convenção nacional realizada em São Paulo. Boulos, que coordena o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), disputa o cargo pela primeira vez. 

Filiado ao partido em março deste ano, quando foi lançado pré-candidato, Boulos é formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi militante estudantil na União da Juventude Comunista. 

Entre três integrantes do PSOL, recebeu a maior quantidade de votos na escolha de quem representaria a sigla.

Paulo Rabello de Castro (PSC)

Paulo Rabello
Paulo Rabello
Foto: Agência Brasil

Nome confirmado pelo partido nessa sexta-feira (20), Paulo Rabello de Castro também figura entre as opções para presidente do Brasil. 

Economista, mestre e doutor pela Universidade de Chicago, deixou a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para se filiar ao PSC, em março deste ano.

Em 2016, no governo de Michel Temer, Paulo Rabello foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vera Lúcia (PSTU)

Vera Lúcia
Vera Lúcia
Foto: Kid Júnior

A candidatura de Vera Lúcia foi definida pelo PSTU também na sexta (20). O professor da rede pública do Maranhão Hertz Dias foi anunciado como vice, descartando uma coligação.

Vera Lúcia, de 50 anos, é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi militante do PT até 1992, quando foi expulsa do partido junto a integrantes do político Convergência Socialista, que anos depois fundou o PSTU. Em 2012, foi candidata à Prefeitura de Aracaju, capital sergipana.

Já o candidato a vice, Hertz Dias, tem 47 anos, é militante do movimento negro e integrante do grupo Gíria Vermelha, que compõe canções de protesto.

Próximas convenções

Nesta segunda-feira (23), o PSL deve confirmar o nome de Jair Bolsonaro, pré-candidato do partido, durante convenção. Já na primeira semana de agosto, PT, PSDB, Rede e PCdoB realizam convenções para oficializar os nomes de Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin, Marina Silva e Manuela D'Ávila, respectivamente.

Red; DN