-->

terça-feira, 19 de abril de 2016

Antonio Idilvan substitui Maurício Holanda na Secretaria de Educação

Antonio Idilvan de Lima Alencar é o novo secretário da Educação (Foto: Governo do Estado/Divulgação)
Antonio Idilvan de Lima Alencar assumiu nesta terça-feira (19) o cargo de secretário de Educação do Ceará. Ele substitui Maurício Holanda, que deixa o cargo após dois anos à frente da pasta. Em fevereiro deste ano, o então Secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, pediu exoneração do cargo.

“Me sinto muito honrado em voltar a esta casa, onde tenho muitos amigos e companheiros de trabalho, e mais ainda sabendo que todos estão empenhados e têm o compromisso em fazer o melhor para a educação dos cearenses”, disse o novo secretário.

Com mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Idilvan Alencar ocupou, até início do mês abril, a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

Idilvan Alencar já ocupou também  os cargos de secretário-executivo e adjunto da Secretaria de Educação Secretaria de Educação. No Governo do Ceará já passou pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz), como coordenador de arrecadação, e do Planejamento (Seplag), colaborando na reestruturação de processo das secretarias estaduais.

O novo secretário é também especialista em engenharia de produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e especialista em política e administração tributária e marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Exonerações

Esse é o sexto colaborador do Governo de Camilo Santana que deixa a administração estadual. Em 20 de fevereiro de 2015, o deputado estadual eleito e secretário do esporte David Durand (PRB) pediu exoneração do cargo. David Durand foi substituído pelo também deputado estadual Jeová Mota.

Dias depois, no dia 24 de fevereiro do ano passado, o Governador Camilo Santana (PT) exonerou o secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Odécio Rodrigues Carneiro. Para substitui-lo, foi nomeado Raulfilio Santiago Vidal, que ocupava o cargo de Coordenador de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da SSPDS.

Outro que deixou o cargo foi Carlo Ferrentini Sampaio, em 11 de maio de 2015. Carlo Ferrenti ocupava o cargo  de secretário adjunto da pasta de Esporte e chegou a assumir a Secretaria interinamente após a saída do então secretário David Durand (PRB), que deixou o cargo alegando falta de autonomia.

Também deixou o cargo em maio de 2015, o então secretário de Saúde, Carlile Lavor. Ele deixou a pasta cinco meses depois de assumir o cargo. em seu lugar assumiu o secretário adjunto, Henrique Javi.

Por último, já em fevereiro de 2016, o secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, entregou ao governador Camilo Santana pedido de exoneração do cargo.  Vereador eleito pelo PT, o agora ex-secretário citou, além de "convicções pessoais", a iminência do calendário eleitoral, "o qual me impõe responsabilidades partidárias e prazos que se esgotarão brevemente".

G1/CE