-->

sábado, 16 de maio de 2020

Moradores perde a paciência se juntam e recuperam estradas em comunidades de Russas CE


A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreOs moradores das comunidades de Coaçu, Frade, Caraúbas, e, Lagoa escura perderam a paciência de tanto esperar pela gestão do municipio que só foi as comunidades na campanha politica e depois abandonou. Os moradores cansados de esperar se juntaram e fizeram o trabalho de recuperação das estradas das comunidades acima citadas. Alem da recuperação foi feita a limpeza do cemitério foi raçado o mato na beira da estrada com o trator.


A comunidade agradece a todos que participaram do trabalho que foi feito nas estradas  das comunidades. Os moradores agora estão esperando que a gestão do municipio apareça para colocar a iluminação onde estar precisando.

O fato dos políticos na maioria só aparecem nas comunidades em época de politica para pedir o voto e Triste e Lamentável.
Blog; Erivando Lima

Mais de 84 mil brasileiros estão curados da Covid-19


Segundo dados de uma publicação compartilhada, neste sábado (16), pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, mais de 84,9 mil brasileiros estão curados da Covid-19.


“Mais de 84,9 mil brasileiros estão curados da Covid-19. Até 14h desta sexta-feira (15), foram registrados 118.436 casos em tratamento. A batalha do Governo Federal para salvar vidas continua.
#NinguémFicaPraTrás"
Fonte: Ministério da Saúde

Até as 14h de sexta-feira (15), foram registrados 118.436 casos em tratamento. As informações foram divulgadas com base no que foi repassado pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o Brasil.

(R.Curitiba)


Corpos das quatro vítimas do acidente com bimotor são resgatados em São Benedito

A operação de resgate para localizar os corpos de três profissionais de saúde e do piloto se estendeu por todo o sábado (16).
Os corpos das quatro vítimas do acidente com o avião bimotor que caiu em São Benedito foram encontrados na tarde deste sábado (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos corpos estava carbonizado. De acordo com o tenente-coronel Roberto Moraes, agora os corpos serão levados para a Perícia Forense do município de Sobral para a realização do processo de identificação de cada uma das vítimas.

A operação de resgate dos corpos de três profissionais de saúde e do piloto que estavam dentro da aeronave bimotor PT- RMN se estendeu por todo o dia de sábado. Os passageiros eram o infectologista Pedro José Ferreira de Meneses - que foi diagnosticado com Covid-19 e estava sendo transferido para o Piauí -, o médico Carlo Victor Rodrigues, a profissional de enfermagem Samara Aline Félix e o piloto, comandante Paulo César Magalhães Costa.

Meneses apresentava estado de saúde delicado, fazia tratamento com oxigênio e pediu para ser transferido para um hospital em Teresina, onde mora a família. 

O major Mardens Vasconcelos, dos Bombeiros, falou, na manhã deste sábado (16), sobre a necessidade de remover os destroços do avião e também de chegar a uma parte soterrada da aeronave no solo. "Iniciamos o trabalho de resgate dos corpos, ainda estamos retirando as partes da aeronave e, ao mesmo tempo, cavando para chegar à área que está soterrada. É um trabalho minucioso, porque também houve vazamento de combustível, as máquinas que usamos podem provocar fagulhas e entrar em contato com esse combustível e ocorrer uma ignição", disse. 

O tenente-coronel Roberto Moraes, comandante da Companhia de Sobral, afirmou que os dez agentes do Corpo de Bombeiros que estão no local da queda utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar risco de contaminação pelo novo coronavírus. "Eles estão no local com EPIs, nas buscas, devido ao risco de contaminação". 

A queda da aeronave aconteceu em uma mata entre o Sítio Santa Tereza e o Sítio Meio do Topo. Houve uma explosão, os destroços do veículo pegaram fogo na mata e papéis ficaram espalhados no solo. A aeronave saiu de Sobral por volta das 18h15 e tinha a previsão de chegada na capital piauiense às 19h10. 

Investigações da queda

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica disse que investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave. 

De acordo com o órgão, os trabalhos iniciais consistem no processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados como fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. 

A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. Ainda segundo o órgão, a "necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação e que a conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente". 

Serviço de UTI aérea

Já a empresa Top Line Táxi Aéreo publicou nota onde lamenta o acidente. "É com profundo pesar que a Top Line Táxi Aéreo informa novamente sobre o lamentável acidente com a aeronave bimotor PT- RMN, ocorrido na cidade de São Benedito-CE, no início da noite desta sexta-feira, 15.05.2020". Segundo a empresa, a aeronave envolvida no acidente prestava serviços de UTI aérea e partiu inicialmente de Teresina com destino à cidade de Sobral. Na ocasião do acidente fazia o percurso Sobral-Teresina. 

A empresa afirmou também que dentro da aeronave estavam quatro ocupantes. O comandante Paulo César Magalhães Costa (piloto); dois funcionários da equipe médica. Carlo Victor Rodrigues e Samara Aline Félix, além do paciente o médico Pedro José Ferreira de Menezes. A empresa informou ainda que imediatamente após receber a notícia, encaminhou uma equipe até o local e acionou os órgãos competentes para que as primeiras providências pudessem ser tomadas.

(Diário do Nordeste)


JAGUARUANA/ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL*


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, carro e atividades ao ar livreO fato aconteceu por volta das 17 horas na estrada que da acesso a comunidade de volta zona rural do municipio de Jaguaruana, envolvendo uma moto e carro tipo Halux, pertencente a um cidadão bastante conhecido na cidade.

Segundo informações, a vítima foi um jovem que ainda estava com a farda da empresa que trabalha. *JAGUAR TÊXTIL*.
A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre
A vítima foi identificada como sendo a pessoa conhecida por Daniel. o mesmo  estava de capacete, mais mesmo assim teve morte imediata. Pai e irmão chegaram desesperados no local do acidente.

A equipe do SAMU ainda chegou a ser acionado.
A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza
Sem mais detalhes;

Blog; Erivando Lima; 


Farmacia Santa Isabel e Manipulação


Médico intensivista do Ceará alerta para falta de profissionais para UTIs

No estado do Ceará, o número de leitos de UTIs cresceu em 65,8% desde o início da pandemia. Especialista aponta uma provável insuficiência de profissionais intensivistas.
O presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (Soceti), Zilfran Carneiro Teixeira, diante da crescente demanda, afirma: “Infelizmente vai chegar um momento em que a gente não vai ter mais profissionais para as UTIs que estão abrindo. A única saída que eu vejo, na realidade, é tentar achatar a curva, porque estamos chegando num limite em termos de abertura de leito.”

Segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará, desde março foram abertos 1.521 leitos de enfermaria e 481 de UTI, somando assim um acréscimo de 65,8% no número de UTIs disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Em 2019 o estado do Ceará tinha um índice de 126 médicos por 100 mil habitantes. O dado é acima dos 80 preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas é o sexto mais baixo do País, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para atender a necessidade dos leitos recém-criados, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará afirma ter planejado “contratações de horas de plantões, o equivalente a 600 profissionais de saúde”, sem aferir o número de médicos dentre os profissionais.

“Em relação à terapia intensiva, isso é ainda mais complicado. Já não era um número suficiente antes (da pandemia). Todo médico que faz residência em medicina intensiva hoje, ele termina já com uma demanda muito grande de trabalho. E agora, com os hospitais lotados, criando mais leitos de UTI, a gente roda hospital público e privado e vê praticamente os mesmos colegas. Está todo mundo sobrecarregado”, afirma Zilfran.

Defendendo a importância dos leitos criados, inclusive nos hospitais de campanha, como forma de desafogar o sistema, devido ao número de paciente e ao tempo de permanência deles nos leitos, Zilfran indica que há ainda um outro gargalo: a contaminação da equipes de saúde, e o consequente afastamento. Isso faz com que as equipes tenham que ajustar horários e cobrir turnos de plantões intensos, enquanto os colegas se recuperam.

(Sobral Post)


Governo confirma Pazuello como ministro interino da Saúde
O Ministério da Saúde informou neste sábado que o general Eduardo Pazuello assumiu interinamente o comando da pasta.

Número dois do ministério, Pazuello terá a missão de coordenar a mudança de protocolo para permitir o uso da cloroquina em estágio inicial da Covid-19 e em pacientes com sintomas leves, como quer Jair Bolsonaro.

Antes de ser nomeado para o ministério pelo Planalto, Pazuello foi comandante da Base de Apoio Logístico do Exército e da tríplice fronteira.

Blog; Erivando Lima \ O Antagonista


Deputado pede intervenção federal na saúde do Ceará

O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) protocolou, nesta quarta-feira (13), pedido para que o governo federal decrete intervenção na saúde pública do Ceará. Fundamentou-se no inciso III do artigo 34, § 1º do artigo 36 e inciso X, do artigo 84 da Constituição.

O pedido de intervenção coincide com o dia em que o Ceará atinge 19.156 casos de Covid-19, figurando em segundo lugar em todo o Brasil ao ultrapassar o Rio de Janeiro, que registra 18.728 infectados. O parlamentar alega que o Estado do Ceará chegou ao seu limite de investimentos para o combate à pandemia, e, mesmo assim, a curva de contágio continua crescente, com a doença espalhada para todos os municípios.⁣
Não se pode dizer que o governador foi omisso. Estudo do Ipea, divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Diário do Nordeste, revela que estado é o mais restritivo no Brasil em relação ao distanciamento social. Também foi classificado como “articulador” por ações conjuntas com prefeituras. Tampouco pode-se dizer que não houve colaboração da população. Monitoramento da plataforma In Loco apontou o Ceará como maior índice de isolamento social.

Roberto Pessoa justifica que, devido a necessidade de destinação de mais recursos e da falta de estrutura no combate à pandemia, o governo do Estado acabou perdendo a capacidade de preservação da ordem pública e do bem-estar das pessoas, conforme estabelecido na Constituição Federal.⁣
Roberto Pessoa discursa na Câmara dos Deputados

Agravando ainda mais a situação, o Governo do Estado não consegue garantir as mínimas condições de trabalho aos profissionais de saúde e segurança pública, que estão arriscando suas vidas diariamente em condições desumanas.⁣
“As medidas que foram tomadas pelo Estado do Ceará para combater a doença, infelizmente, não tem surtido efeito, acarretando na morte de quase 2 mil pessoas, no presente momento (13/05) e nem chegamos ao pico do contágio previsto pelas autoridades sanitárias”, escreveu o deputado.

Via SobralPost


Saiba quem são os piauienses que morreram em acidente aéreo em São Benedito/CE


O avião caiu no momento em que transportava o médico Pedro José Ferreira de Meneses, de Sobral (CE) para internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospital teresinense para tratamento de infecção por Covid-19.

O Corpo de Bombeiros da cidade de Sobral divulgou oficialmente a identidade das quatro pessoas mortas, sendo todas de Teresina, na queda do avião Seneca, da empresa de táxi aéreo Top Line, na noite de sexta-feira (15), na Serra da Ibiapaba, no município de São Benedito (CE). Uma das vítimas do acidente foi o piloto da aeronave, Paulo César Magalhães Costa. O piloto realizou diversas viagens com políticos piauienses, como o senador Ciro Nogueira, Iracema Portella, Georgiano Neto, Fábio Novo, Júlio César, Luciano Nunes e outras autoridades.

O avião caiu no momento em que transportava o médico Pedro José Ferreira de Meneses, de Sobral (CE) para internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospital teresinense para tratamento de infecção por Covid-19.

O Corpo de Bombeiros informou que morreram na queda do avião de pequeno porte os médicos Pedro José Ferreira de Meneses, Carlo Victor Sousa Rodrigues (residente de cirurgia geral no Hospital Santa Maria), a enfermeira Samara Félix, trabalha no Hospital Santa Maria e é coordenadora do Samu Estadual e o piloto Paulo César Magalhães da Costa.

Pedro Meneses era pneumologista que contraiu Covid-19 em Sobral, onde mora e estava sendo transferido para Teresina para ficar mais perto da família durante o tratamento. Para isso, ele precisava de profissionais que auxiliassem a sua busca. 

O avião bimotor caiu em uma mata entre os sítios Santa Tereza e Meio do Topo, em São Benedito. O local é de difícil acesso e havia mau tempo no momento. Parte dos destroços pegou fogo no local. Todos os ocupantes do bimotor morreram, segundo o Corpo de Bombeiros. Meneses atendia no Hospital Regional (HRN), em Sobral.

Conforme o prefeito de São Benedito, o Aeroporto Regional de São Benedito não tinha informações de pousos e nem de decolagens recentes previstas para esta sexta-feira. Na queda, o avião pegou fogo.

Segundo Miguel Melo, agente de turismo que mora em uma casa nas proximidades da serra, "houve um estrondo". "Eu desconfiei da queda porque ouvi um barulho muito forte quando ele sobrevoou minha casa. Ele estava muito baixo", relata. Conforme ele, testemunhas se aglomeram no local do acidente.

Nota da empresa

A empresa Top Line Táxi Aéreo divulgou uma nota sobre o acidente que vitimou três pessoas na noite desta sexta-feira (15).


Confira a nota na íntegra:

"É com pesar que a Top Line Táxi Aéreo informa sobre o lamentável acidente com a aeronave bimotor PT- RMN, ocorrido na cidade de São Benedito Ceará, no início da noite desta sexta-feira, 15.05. A aeronave envolvida prestava serviços de UTI aérea e na ocasião fazia a rota Teresina -Sobral -Teresina. A aeronave inicialmente partiu de Teresina com destino à cidade de Sobral-CE, com posterior retorno a Teresina. Na aeronave estavam o piloto e mais 3 passageiros. A empresa Top Line Táxi Aéreo informa ainda que imediatamente após receber a notícia, encaminhou uma equipe até o local e acionou os órgãos competentes para que as primeiras providências pudessem ser tomadas.

O compromisso, neste momento de profunda tristeza, é de confortar os familiares, garantir que sejam asseguradas todas as medidas e protocolos investigativos em relação à causa do acidente, bem como transparência nas informações".
Fonte: Fala Piauí

Russas CE; plantão policial


ALTO SANTO PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA / IMPORTUNAÇÃO DO SOSSEGO

Por volta das 13h30min, na localidade de Sítio Papa em Alto Santo, a polícia prendeu um homem de 56 anos que estava armado com uma faca tentando invadir a casa de uma senhora de 27 anos, natural de Limoeiro do Norte. O acusado é natural de Jaguaquara/BA e foi conduzido à Delegacia onde foi submetido aos procedimentos legais.

Fonte; PM CE


Confirmadas quatro mortes em acidente de avião em São Benedito; três eram médicos

Médico estava internado com Covid-19 em Sobral e teria fretado aeronave para ir ficar com a família em Teresina, no Piauí. Dois profissionais de saúde e o piloto do avião também morreram.

Quatro pessoas morreram após um avião de pequeno porte, que levava um paciente com coronavírus para Teresina, no Piauí, cair na Serra de São Benedito, município da Região da Ibiapaba, no Interior do Ceará, na noite desta sexta-feira, 15. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Sobral, as vítimas seriam o piloto, dois médicos e o paciente, identificado como Pedro Meneses. Acidente teria ocorrido por volta das 19 horas e foi confirmado pelo prefeito da cidade, Gadyel Gonçalves (PCdoB)

Segundo o Aeroporto de Sobral repassou ao Corpo de Bombeiros, o avião pousou no município com o piloto e dois médicos para auxiliar a transferência. Conforme o Tenente-coronel Moraes, a aeronave decolou de Teresina e buscou Pedro, que era médico, em Sobral. De acordo com a Secretaria de Saúde de Sobral, que apura as informações, "um paciente médico fretou uma aeronave para ir ficar com a família".

O POVO confirmou a decolagem da aeronave com o Aeroporto Petrônio Portela, no Piauí. Por telefone, funcionária da empresa de táxi aéreo Top Line confirmou a queda do avião. Equipes do Corpo de Bombeiros e unidades do Samu foram acionadas e encaminhadas ao local, na região entre as localidades Sítio Santa Rosa e Picadas. 

Conforme o prefeito, o Aeroporto Regional de São Benedito não tinha informações de pousos e nem de decolagens recentes previstas para esta sexta-feira. Na queda, o avião pegou fogo.

Segundo Miguel Melo, agente de turismo que mora em uma casa nas proximidades da serra, "houve um estrondo". "Eu desconfiei da queda porque ouvi um barulho muito forte quando ele sobrevoou minha casa. Ele estava muito baixo", relata. Conforme ele, testemunhas se aglomeram no local do acidente.

Com informações do portal O Povo


Ministério da Saúde confirma que vai liberar cloroquina para casos leves de Covid-19

O Ministério da Saúde confirmou, em nota, que lançará na semana que vem um novo protocolo para liberar a cloroquina para casos leves da Covid-19.

O atual, editado em abril, só recomenda o medicamento em casos graves e críticos, com acompanhamento médico, dado o risco de arritmia cardíaca.

O novo protocolo vai organizar sobretudo a distribuição e dosagens a serem aplicadas nos hospitais públicos.

Leia também:
Bolsonaro, sobre a PF: "Vou interferir. Ponto final"

“O objetivo é iniciar o tratamento antes do seu agravamento e necessidade de utilização de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Assim, o documento abrangerá o atendimento aos casos leves, sendo descritas as propostas de disponibilidade de medicamentos, equipamentos e estruturas, e profissionais capacitados. As orientações buscam dar suporte aos profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) e acesso aos usuários mais vulneráveis às melhores práticas que estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo”, diz a nota.

Segundo o Estadão, por ordem de Jair Bolsonaro, o novo protocolo será assinado pelo general Eduardo Pazuello antes mesmo da escolha do substituto definitivo de Nelson Teich.

Leia também:

Sem Teich, Saúde já prepara novo protocolo para cloroquina
Ministério da Saúde confirma que vai liberar cloroquina para casos leves de Covid-19


Oração da manhã

ORAÇÃO DA MANHÃ PARA TER UM ÓTIMO DIA
» ORAÇÕES RELIGIOSIDADE E FÉ

No momento em que abrimos os olhos pela manhã, temos a primeira sensação de estar vivo naquele dia. Na correria do dia a dia, no acordar assustado com o despertador e ter de correr para se arrumar e ir para o trabalho, nos esquecemos de agradecer por estar vivo.

Se alguém nos perguntar: “você gostaria de morrer hoje?”, a maioria das pessoas diria veementemente que não. Então, porque é que nos esquecemos de agradecer todos os dias pelo dom da vida? Já parou para pensar nisso? É por isso que propomos que todos os dias ao acordar você faça a oração da manhã para todos os dias, para começar o dia bem, com gratidão, com calma, com a proteção divina que nós tanto queremos. Essa também pode ser entendida como a oração do dia, pois é a oração mais importante de se fazer logo no começo de qualquer dia.

Para agradecer a Deus pela vida e pela oportunidade que temos de ter um futuro em nossa frente, devemos começar o dia com o sentimento de gratidão e pedindo a ele proteção pelas 24 horas que enfrentaremos naquele dia através da oração da manhã. Conheça as mais poderosas orações da manhã, em vídeo já de seguida ou em texto, um pouco mais abaixo.