-->

terça-feira, 12 de maio de 2020

FARMÁCIA SANTA ISABEL E MANIPULAÇÃO


Prefeito desiste de lockdown, mas promete endurecer fiscalização no municipio de Russas CE

O prefeito Weber Araújo recuou da ideia de implantar o lockdown, no município de Russas, mas prometeu endurecer a fiscalização e a exigência de itens de proteção e protocolos de distanciamento e segurança.

Em uma reunião que aconteceu no final da tarde desta terça-feira, 12, em sua residência, e que contou com a participação de secretários, assessores, do presidente da Câmara e representantes do comando do 1º BPM, o gestor se mostrou preocupado com a situação do município em relação a pandemia causada pelo coronavírus.

No momento em que acontecia a reunião, era confirmada mais um óbito por coronavírus em solo russano e o aumento do número de casos confirmados, que saltou para 64, e também de suspeitos, que agora são 153.

De acordo com o que ficou definido na reunião, haverá intensificação na fiscalização sobre aglomerações, na abertura ilegal de pontos comerciais e no movimento de populares pelas ruas, principalmente sem o uso da máscara de proteção.

Barreiras sanitárias também serão aplicadas em pontos estratégicos do município, como nos acessos à cidade e pontos de grande movimentação. A Guarda Municipal, o Demutran e a própria Policia Militar, irão ser mais rígidas, para fazer valer as determinações do decreto de isolamento social.

Weber prometeu acompanhar de perto a evolução das ações de contenção, e garante, que caso as medidas não forem obedecidas, ou a situação fugir do controle, não hesitará na aplicação de lockdown. 

Noticia; Imprensa do Vale

Blog; Erivando Lima


Agora e 6 o numero de mortos pelo corona vírus em Russas CE

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Blog; Erivando Lima;


Pai de Juninho Quixadá, atacante do Ceará, morre por Covid-19

Pedro Julião Azevedo faleceu por volta das 20h desta segunda-feira (11) em um hospital de Quixeramobim
O pai do atacante do Ceará, Juninho Quixadá, foi mais uma vítima do novo coronavírus. Pedro Julião Azevedo estava internado desde semana passada no a UTI do Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, e faleceu na noite desta segunda-feira (11).

Foi o 3º óbito do município de Quixadá devido à Covid-19.

Em suas redes sociais, o atleta alvinegro postou um vídeo com a família durante as férias e escreveu: "Minhas férias nunca mais serão as mesmas!
Que Deus lhe receba de braços abertos, meu pai".

Noticia; DN


Pandemia da bala: chefe de facção é fuzilado dentro de um carro na Barra do Ceará

A guerra das facções criminosas na zona Oeste de Fortaleza teve mais um capítulo sangrento na manhã desta terça-feira (12). Um dos bandidos mais temidos pelos moradores na área compreendida entre as comunidades das Goiabeiras, Colônia e a Barra do Ceará, foi executado a tiros quando trafegava em um veículo com um comparsa. A morte do criminoso pode gerar novos conflitos armados nas próximas horas, o que deixa a população assustada e as autoridades em alerta máximo.

O crime ocorreu por volta de 10 horas na Rua Larga, nas Goiabeiras, quando bandidos da facção Comando Vermelho (CV), que atuam no Morro de Santiago, fuzilaram o rival da facção Guardiões do Estado (GDE), identificado como Tarcísio William de Andrade Sales, 32 anos, que chefiava bandidos escondidos no canal existente no final da Rua Arakém.

O criminoso vinha sendo caçado pelos inimigos depois que retornou ao bairro após fugir da Barra do Ceará e passar alguns meses escondido no Bom Jardim. Sua saída das Goiabeiras aconteceu após ele ter expulsado moradores do bairro, o que gerou uma operação policial na área com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza.

De volta ao bairro, o criminoso, dono de uma extensa ficha de delitos, tentou reassumiu o controle da área, mas na manhã desta terça-feira foi eliminado pela facção rival. Mais de 20 tiros foram disparados em direção o carro onde o criminoso e seu comparsa estavam.

Neste momento, a Guarda Municipal e a PM reforçam a segurança nas Goiabeiras.

(Fernando Ribeiro)


Farmácia Santa Isabel e Manipulação


TERRA TREME NO CEARÁ EM PONTO ENTRE OS AÇUDES CASTANHÃO E BANABUIÚ

Um tremor de terra de magnitude 1.2 grau na escala Richter foi registrado na madrugada dessa segunda-feira, 11, no município de Jaguaretama, num ponto do território cearense que fica localizado entre os açudes Banabuiú e Castanhão, dois dos principais reservatórios do Estado.

O sismo aconteceu às 3h09min, foi registrado por sensores do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN). A vibração neste nível é considerada de baixa intensidade e aparentemente sem riscos para as duas barragens – ambas atualmente com baixo volume hídrico.

O ponto do tremor em Jaguaretama (a 246 km da Capital) fica distante cerca de 20 quilômetros do açude Banabuiú e a 40 quilômetros do Castanhão.

Com a quadra chuvosa atual, iniciada em fevereiro e que se encerra no fim deste mês, os dois reservatórios ganharam boa recarga em relação ao cenário que estiveram no começo de 2020.

O Banabuiú está com 12,15% (194 milhões de metros cúbicos) acumulado de sua capacidade enquanto o Castanhão, o maior do Estado, chegou ao volume de 15,6% (1,04 bilhão de m³), segundo os dados da manhã desta segunda-feira, 11, do Portal Hidrológico do Ceará. Os dois chegaram a estar com apenas 6,07% e 2,42% do total, respectivamente, como menores volumes deste ano.

Obras de recuperação nos reservatórios

O POVO solicitou informações ao Departamento Nacional de Obras contra as secas (Dnocs), para saber sobre a segurança das barragens e aguarda resposta.

O órgão fez recente recuperação na estrutura da barragem do Castanhão, dentro de custos previstos no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. A obra foi concluída em 2019, com investimento de R$ 15.892.515,04.

O Banabuiú também está com custos levantados de R$ 20.642.172,69 para reformas na estrutura física do reservatório. O Dnocs informa que os trabalhos ainda não começaram, encontram-se “em processo licitatório”.

Os serviços envolvem desde recuperação dos motores de bombeamento a restauração das paredes e obras no entorno dos reservatórios.

Tremor também em Crateús
O Ceará teve outro tremor de terra registrado nas primeiras horas desta segunda-feira. Foi no município de Crateús. Os sensores sismográficos foram ativados à 1h20min, com magnitude de 1.6 grau na escala Richter. Também é considerado um sismo sem relevância para eventual risco à população.

“Não temos muitos tremores de terra nessa região, mas são comuns as evidências dos mesmos em diversas áreas do Nordeste. Foi de intensidade baixa”, confirmou o geofísico Eduardo Menezes, do LabSis da UFRN.

O LabSis é integrado à Rede Sismográfica do Nordeste, que alimenta o banco de dados para Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). No Ceará, o LabSis mantém dez estações de monitoramento.

Blog; Erivando Lima


Reunião hoje 12 para definir se adere ou não ao lockdown


Uma reunião marcada para a tarde desta terça-feira, 12, entre o prefeito Weber Araújo, secretários e assessores, além de representantes das forças de segurança do município, como Guarda Municipal, Demutran e Policia Militar, deverá definir a aplicação ou não de lockdown, em Russas.


De acordo com informações colhidas pelo Imprensa do Vale, no encontro será avaliado a necessidade da medida e sua aplicação, além de definir as ações estratégicas e o efetivo utilizado para sua aplicação.

O prefeito Weber Araújo, que a cada dia vê o número de casos de coronavírus aumentar no município, se diz preocupado com a movimento excessivo de pessoas pelas ruas. “Houve um relaxamento natural desde o início do decreto de isolamento assinado pelo governador. Somado a busca pelas agências bancárias para o saque do benefício, o centro da cidade está muito movimentado. Isso poderá ser uma espécie de bomba relógio, no que diz respeito a contaminação”, disse o gestor, ao reconhecer a necessidade uma postura mais enérgica para conter os menos vigilantes.

Por outro lado, há os que entendem que lockdown, é uma medida muito radical, e que necessita de uma estrutura que talvez o município não consiga colocar em pratica como a medida exige. “Se for pra decretar lockdown e não mudar nada nas restrições, e nem fazer uma fiscalização intensa, não vai adiantar nada”, declarou um servidor municipal.

Há uma terceira corrente que defende apenas a intensificação da fiscalização e exigências para o cumprimento do decreto que já está em vigor. “Basta fazer cumprir o que já existe e não está sendo cumprido”, frisou um policial, em conversa com nossa reportagem.

De qualquer maneira, é unanime a necessidade de que algo precisa ser feito, para que o município possa cumprir o mínimo do isolamento social necessário para conter o acanço de contágio pelo COVID 19..        

 Fonte

Foto: Ascom/PMR


Russas CE; plantão policial


LIMOEIRO DO NORTE ACHADO DE CADÁVER

Por volta das 15h de ontem, CE 265, Chapada do Apodi, zona rural de Limoeiro do Norte, foi encontrado o cadáver de um homem de 53 anos, natural de Canindé-CE, que residia no Sítio Santa Maria, zona rural de Limoeiro do Norte. Foi constatado ferimentos na cabeça, possivelmente a paulada. O corpo foi recolhido para IML em Russas para realização do exame cadavérico e saber a causa da morte.

TABULEIRO DO NORTE HOMICÍDIO A BALA

Durante a madrugada de hoje dia 12/05/2020, na localidade de Lagoa do Peixe, zona rural de Tabuleiro do Norte, a polícia registrou um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima, um homem de 32 anos. Segundo informações colhidas pela polícia, a vítima estava em casa quando chegou um indivíduo e efetuou vários disparos em seguida fugiu. A vítima teve morte no local.


Fonte; PM CE


MINISTÉRIO PÚBLICO AJUÍZA AÇÃO DE IMPROBIDADE CONTRA PREFEITO DE UBAJARA


O Ministério Público do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça da comarca de Ubajara Maxwell de França Barros, ajuizou, no dia 07, uma Ação Civil Pública de Responsabilidade por ato de improbidade administrativa com pedido cautelar de afastamento combinado com obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada contra o prefeito daquele município, Renê de Almeida Vasconcelos. A ação foi resultado de um procedimento administrativo originado por uma representação popular.


Os atos de improbidade administrativa foram praticados pelo prefeito antes, durante e depois de ele ter tomado ciência acerca de uma Recomendação Ministerial que o alertava sobre a impessoalidade nas doações no combate ao Covid-19. Durante o procedimento administrativo, foi dado ao prefeito o direito de responder à representação popular, mas o gestor manteve-se silente.

Em sede de tutela liminar, a ação requer o afastamento de Renê de Almeida Vasconcelos, do cargo de Prefeito Municipal, em razão de conduta ímproba, nos termos do artigo 20, parágrafo único, da Lei nº 8.429/92. Conforme defende o promotor de Justiça, a medida é necessária para assegurar a instrução processual. Além disso, solicita a medida de remoção e não colocação no futuro de fotos e de vídeos da rede social pessoal do Prefeito Municipal, bem como das páginas de comunicação oficial da Prefeitura Municipal de Ubajara em que o agente político aparece em nítida violação ao Princípio da Impessoalidade, conforme restou demonstrado, sob pena de multa diária de R$ 2.000,00 dois mil reais.

A Ação Civil Pública visa a condenação de Renê de Almeida Vasconcelos, pela prática de atos de improbidade administrativa que violaram os princípios da administração pública, prevista no artigo 11, da Lei nº 8.429/92, bem como a suspensão dos direitos políticos; o pagamento de multa civil; e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos, nos moldes do artigo 12, III, da Lei nº 8.429/92.

Segundo comprovado na ação, o prefeito violou reiteradamente o princípio da impessoalidade, ao utilizar-se indevidamente das ações realizadas como enaltecimento pessoal, uma vez que a publicidade realizada pelo agente político não tem fins educacionais, informativos ou de orientação social, mas, tão somente, de favorecimento pessoal de sua imagem. As publicidades usadas não dão destaque ao fato de o Município de Ubajara estar realizando ações solidárias e de enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19, mas sim de que foi Renê Vasconcelos quem mobilizou as pessoas a doarem alimentos e distribuiu cestas básicas.

Desta forma, em todas as ações, o prefeito faz questão de associar sua imagem, aos projetos realizados, através de vídeos e fotos compartilhadas não só em sua página pessoal na internet, como também na rede social da Prefeitura Municipal de Ubajara, onde o agente político, aparece nas ruas distribuindo álcool em gel. Ademais, o que aparenta é que não foi a Prefeitura de Ubajara que proporcionou as cestas básicas, que organizou as equipes de segurança pública e vigilância sanitária para dispersar aglomerações; mas, sim, o próprio Renê Vasconcelos.

Assim, o prefeito deu ênfase às realizações do Município como se fossem dele mesmo, falando sempre em primeira pessoa, na intenção de iludir os cidadãos e de se promover às custas da publicidade institucional da Administração Pública. É o que se nota de uma das publicações em sua rede social Instagram, em que o agente político faz questão de afirmar “Assinei a contratação de mais um terminal 24 horas para Ubajara! Vai dar mais agilidade nas operações bancárias e ajudar muito na diminuição das filas!!”

Conforme o entendimento do representante do MPCE, essas condutas fatalmente afrontaram os princípios mais elementares da Constituição Federal, e cristalinamente o da impessoalidade, notadamente, os que fundamentam a probidade da Administração Pública. 

Fonte: Ministério Público/CE


Ladrão invade casa de delegado e se dá mal!

Dois criminosos invadiram a casa de uma família neste domingo (10), no Lago Sul, em Brasília, e um deles acabou morto. A família foi surpreendida durante o almoço de dia das mães. O filho do casal, um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, reagiu ao assalto e matou um dos ladrões. O outro assaltante conseguiu fugir.

A casa invadida pertence a um delegado aposentado. O filho do dono do imóvel também é delegado e estava armado. Ao ver os pais sob ameaças, ele sacou a arma e atingiu um dos criminosos, que morreu na cozinha da casa. A ação do policial foi considerada legítima defesa.

O segundo criminoso fugiu por uma região de mata e segue foragido.

A dupla fazia parte de uma quadrilha de assaltos a residências no Lago Sul, região nobre do Distrito Federal. (Pleno News)

Blog; Erivando Lima


PALHANO CE; tem o primeiro caso de corona vírus confirmado


A terra volta a tremer no município de Palhano - notícias em CidadesA cidade de Palhano, era a unica cidade do Vale Jaguaribano que ainda não tinha apresentado casos de corona vírus, mais ontem foi anuciado inclusive pelo prefeito do municipio através de uma Live nas redes sociais que foi confirmado o 1º caso na cidade de Palhano . O prefeito Dinhofaz apelo a população para permanecer em casa, caso contrario tera que tomar medidas duras.


Blog; Erivando Lima  


Oração para atrair felicidade

Sou filho de Deus, em carne e essência.
Estou sempre alegre, porque sou uma pessoa feliz.
Durmo bem, acordo bem disposto, passo um dia maravilhoso, mesmo tendo que conviver com algumas adversidades.
Tenho como me alimentar, pois nunca faltou comida no meu prato.
Minha família é feliz, porque eu sou feliz.
Meus amigos são felizes, porque eu sou feliz.
Todos em meu entorno são felizes, porque eu sou feliz.
Aprendi a ser feliz e faço de tudo para manter esse estado de espírito, pois isso faz bem para mim e para todos que comigo convivem.
Sou possuidor de uma saúde invejável e, por isso, estou sempre alegre e contente.
Tenho motivos de sobra para estar sorrindo o dia todo.
Irradio essa felicidade e faço com que ela alcance a pessoa que estiver mais distante.
Ontem, eu estava feliz; hoje estou feliz e amanhã continuarei estando feliz.
Esta é uma verdade que levo para a minha mente, e ali deve ficar. Sempre.