-->

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Bolsonaro nomeia secretário da Abin para a direção-geral da PF

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o delegado Rolando Alexandre de Souza para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF). O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira (4).

Souza ocupava a Secretaria de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A nomeação do delegado ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a nomeação e a posse de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da PF. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, citou declarações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro que, ao deixar o cargo, acusou o presidente Bolsonaro de tentar interferir politicamente no órgão.

Após a decisão de Moraes, o próprio presidente tornou sem efeito a nomeação do delegado e manteve Ramagem como diretor-geral da Abin, cargo que ocupa desde o início do governo.
Posse

A assinatura do termo de posse também já foi hoje (4), em reunião fechada no gabinete do presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Souza ocupava a Secretaria de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desde setembro de 2019 e já foi superintendente Regional da Polícia Federal em Alagoas, de 2018 a 2019.

Rolando Souza é ex-aluno da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), graduado em Direito e em Ciências Contábeis, é delegado de carreira da PF desde 2005. Na corporação foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.

* Matéria atualizada às 11h32 para acrescentar informações.

(AgBr)


Boletim; Hoje 4 de Maio 2020

Vela a situação dos casos de corona vírus em Russas CE
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
 Blog; Erivando Lima

Soldado do Exército morre em confronto contra traficantes


Um soldado do Exército foi morto a tiros na tarde de sexta-feira (1°) no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), fronteiriço com Colômbia e Venezuela. A cidade está a 850 km a oeste de Manaus.


Segundo a 2ª Brigada de Infantaria de Selva, o confronto ocorreu por volta das 18h, em área próxima à ilha das Flores, local estratégico para o controle do tráfego fluvial de toda a região, conhecida como Cabeça do Cachorro, de tamanho comparável ao da Inglaterra.

O militar morto, cujo nome não foi revelado, participava da Operação Rio Negro, contra narcotráfico e crimes ambientais, segundo o Exército.

Em reação, a PM informou ter prendido um homem em São Gabriel com R$ 27 mil, duas armas de fogo e uma quantidade não especificada de maconha. A polícia não explicou a relação com o confronto.

A ilha das Flores está dentro da Terra Indígena Alto Rio Negro. O Exército mantém uma base de fiscalização no local -todas as embarcações são obrigadas a parar e são inspecionadas pelos militares. Há também uma comunidade indígena no local.

Ainda que em volume menor do que o rio Solimões e de difícil navegação, o rio Negro é rota de cocaína e de maconha produzida na Colômbia. A droga é levada até Manaus, de onde é redistribuída, principalmente para o Norte e Nordeste.

Noticia; Sobral 24 horas


Violência deixou 9 mulheres mortas no fim de semana no Ceará e no ano já são 124 assassinatos

Subiu para 124 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2020. Somente no último fim de semana as autoridades fizeram o registro de mais nove casos. Foram três crimes em Fortaleza e outros seis no interior. Entre as vítimas, uma mãe e suas duas filhas e uma jovem que estava grávida.

Em Fortaleza, uma mulher de 39 anos e suas duas filhas, de sete e 11 anos, foram mortas a pauladas e facadas, além de terem sido asfixiadas com gás de cozinha. O brutal assassinato aconteceu em família. O autor do crime é o marido e pai das vítimas.

A dona de casa Josélia Nunes Moura dos Santos, 39 anos, e as filhas, Clara Mayelle Nunes Moura dos Santos, 11; e Yonara Antonelle Nunes Moura dos Santos, 7, foram assassinadas dentro de casa, no bairro Messejana. O autor do crime, Antônio Humberto dos Santos, foi preso em flagrante após passar quase dois dias escondido em uma casa abandonada a cerca de 200 metros do local do triplo assassinato.

Na zona rural do Município de Lavras da Mangabeira (a 434Km de Fortaleza), a aposentada Luíza Antônia Bezerra, 79 anos, foi morta por um travesti que invadiu sua casa para roubá-la. A idosa acabou sendo estrangulada. O autor do latrocínio (roubo seguido de morte) foi preso.

No Município de Quixadá, no Sertão Central do Ceará (a 154Km da Capital), um tiroteio ocorrido na noite do último sábado (2), deixou uma mulher morta e dois homens baleados. O crime aconteceu na localidade de Barra do Feijão, na zona rural. Uma jovem grávida, identificada apenas por Tatiane, residente em Ibicuitinga, foi atingida por vários tiros e morreu no local. Os feridos foram socorridos para o hospital daquela cidade.

Mais crimes

Em Acopiara, na região Centro-Sul do estado (340Kmde Fortaleza), a Polícia investiga um triplo assassinato em que três pessoas de uma mesma família (pai, mãe e filha) foram mortos, a tiros, dentro de casa, na noite do último sábado (2). O crime aconteceu no Sítio Panelas, na zona rural. A professora Maria de Fátima Silva, 50 anos; e sua filha, Graciele da Silva Araújo, 25, foram mortas junto com o produtor rural Antônio de Ó Araújo, esposo de Fátima e pai da jovem Graciele.

Na cidade de Aratuba, na região do Maciço de Baturité, uma jovem foi assassinada na noite deste domingo (3).

E no começo da madrugada de hoje (4), o corpo de uma mulher, com sinais de violência, foi encontrado nas margens da rodovia que liga a sede do Município de Sobral ao Distrito de Jordão. Havia várias lesões na cabeça da vítima.

(Fernando Ribeiro)


Polícia investiga assassinato de família na zona rural de Acopiara. Pai, mãe e filha foram mortos dentro de casa


A Polícia Civil deu início às investigações de tragédia familiar ocorrida no fim de semana no Município de Acopiara, na região Centro-Sul do estado (a 340Km de Fortaleza). Três pessoas de uma mesma família foram assassinadas, a tiros, dentro de casa. O crime aconteceu na noite do último sábado (2), na localidade de Sítio Freitas, na localidade de Panelas, Distrito de Quintaús, na zona rural.


O produtor rural Antônio de Ó Araújo, 54 anos; a esposa dele, Maria de Fátima Silva, 50 anos, professora da rede municipal de ensino; e a filha do casal, Graciele da Silva Araújo, 25, foram mortos dentro de casa, por dois homens.

No fim da tarde deste domingo (3), no cemitério da cidade de Acopiara, os mortos foram sepultados. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o velório contou com a presença de poucas pessoas, entre amigos e familiares. Além do sentimento de dor, eles buscavam respostas para o bárbaro crime.

“Todos viviam para o trabalho, era uma professora querida, uma família evangélica, sem inimigos e tudo isso foi uma grande surpresa, uma coisa triste que ninguém entende”, disse a professora Débora Albuquerque. “O nosso sentimento é de muita dor”.

Bendito do Ó, irmão de Antônio Araújo, expressou o mesmo desejo de justiça. “A família e a cidade toda está em transtorno, quem nos conhece sabe que não temos nenhuma inimizade. Foi uma surpresa muito grande, a gente não vive de confusão. Nunca ele falou nada para mim sobre algum problema ou ameaça, e todos os dias pela manhã a gente se encontrava com papai para tirar o leite das vacas. É uma dor forte e só esperamos justiça”.

Consternada, a empresária Luíza Rufino, amiga da família, confirmou a versão dos familiares e disse que os três não possuíam inimigos. “Perdemos uma grande família. Eram pessoas do bem, trabalhadoras”, lamentou.

Investigação

O delegado plantonista de Iguatu, Glaube Ferreira, classificou o crime como tragédia e explicou que o delegado titular de Polícia Civil de Acopiara, Rodrigo Silva, vai investigar os crimes a partir desta segunda-feira (04). De acordo com testemunhas, dois homens chegaram em uma motocicleta que ficou estacionada um pouco antes da casa. “As vítimas foram mortas dentro de casa”, confirmou o delegado. “Havia uma criança, filha de Graciele Araújo, mas não foi atingida”.

No momento do crime, o marido de Graciele estava no quintal e contou para a polícia que correu na hora dos disparos. Ele não quis falar com a imprensa.

Cápsulas calibre 38 foram encontradas no local do crime. Antônio do Ó e Maria de Fátima Silva sofreram três tiros na cabeça, cada. “A gente não acredita em tentativa de assalto e nem há relação com tráfico de droga, mas estamos investigando um caso de um assalto que o produtor rural sofreu há algum tempo e parece que havia reconhecido um dos criminosos”.

(Blog Fernando Ribeiro)


Russas CE; plantão policial


JAGUARUANA MOTO RECUPERADA

Por volta das 13h de sábado, no Bairro Cardeais/Jaguaruana, foi recuperada uma Moto TITAN 150, vermelha, placa: HYW-9479, a mesma apresentava queixa de roubo, sendo conduzida para Delegacia de Polícia local para os devidos procedimentos.

RUSSAS PRISÃO POR CONSUMO DE ENTORPECENTE

Por volta das 14h30min de sábado, na Vila São José/Russas, policiais militares, abordaram um indivíduo em atitude suspeita pilotando uma moto vermelha, ao ser abordado foi encontrada uma pequena quantidade de droga, o qual foi levado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

RUSSAS HOMICÍDIO Á BALA

Por volta das 16h30min de sábado, na CE 356, na localidade de Melancias/Russas, a polícia registrou um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima um senhor de 74 anos, o mesmo residia no Córrego da Catita, zona rural de Russas. A vítima trafegava numa moto quando foi atingida com vários disparos, vindo a falecer no local. Até o momento não sabe sobre a autoria do crime.

RUSSAS ROUBO Á ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

Por volta das 19h30min de sábado, um indivíduo armado trafegando em uma moto, praticou dois assaltos em dois estabelecimentos comerciais, um na Avenida Maria Ramalho e outro na Avenida Coronel Antônio Cordeiro em Russas, levando aparelhos celulares e dinheiro, em seguida fugiu sem deixar pistas.

RUSSAS ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEL

Por volta das 12h45min de domingo, na Av. Dom Lino, 02 (dois) indivíduos armados em uma moto, praticaram um roubo a um Posto de Combustível, levando uma quantia aproximada de R$ 2.000,00 reais em espécie, em seguida fugiram. 

RUSSAS ACHADO DE CADÁVER

Por volta das 16h10min de domingo, na piçarreira próximo ao Bairro Aeroporto/Russas, foi encontrado um corpo sem vida de um homem de 25 anos, com sinais de violência, foi também encontrada nas proximidades, uma Moto CG 125 FAN, vermelha, placa NQM–8692. A vítima residia na Av. José Maia Sobrinho, Bairro Aeroporto/Russas. O corpo foi encaminhado para o IML e a moto foi recolhida para Delegacia. 

LIMOEIRO DO NORTE FURTO DE MOTO

Por volta das 08h30min de sábado, na rua Sabino Roberto, em frente ao ponto de táxi, centro de Limoeiro do Norte, foi furtada uma Moto Biz, cor preta, 2010/2011, placa NVF-9662, a proprietária que reside no Distrito de Flores/Russas, informou que havia deixado a moto no referido local e quando retornou a mesma tinha sido furtada.

LIMOEIRO DO NORTE ACHADO DE CADÁVER

Por volta das 13h de sábado, em um matagal, nas proximidades da praça do skate, Bairro Bom Nome/Limoeiro do Norte, foi encontrado um cadáver do sexo masculino, 19 anos, que residia no referido bairro, o corpo estava em avançado estado de putrefação. Segundo familiares, o mesmo estava desaparecido desde a última quarta-feira, dia 29 de abril. O cadáver foi conduzido para o IML em Russas para exame cadavérico.

LIMOEIRO DO NORTE ACIDENTE DE TRANSITO

Por volta das 13h45min de domingo, na Estrada que dar aceso a Sítio Socorro, próximo a Av. do Contorno em Limoeiro do Norte, ocorreu um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas, onde 03 (três) pessoas saíram feridas e foram socorridas para o hospital local, sendo medicadas e passam bem.

TABULEIRO DO NORTE HOMICIDIO A BALA

Por volta das 13h45min de domingo, no Bairro Mutirão em Tabuleiro do Norte, aconteceu um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima, um adolescente de 17 anos. A vítima estava varanda de sua casa quando foi assassinada. Segundo informações de populares, 03(três) indivíduos encapuzados foram os autores do crime, que fugiram logo em seguida.

Fonte; PM CE


Versículos de Fortalecimento


Bíblia aberta Fotografias de Banco de Imagens, Imagens Livres de ...Deus fortalece quem o ama. Mesmo quando estamos fracos, podemos encontrar força em Deus. Deus não fica cansado nem enfraquece. Ele está sempre do nosso lado para nos fortalecer quando precisamos.


E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá".


O Senhor é a minha força e o meu escudo;
nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
Meu coração exulta de alegria,
e com o meu cântico lhe darei graças.