-->

domingo, 17 de maio de 2020

Prefeitura Inaugura Hospital de Apoio para pacientes com coronavírus



A Prefeitura de Russas, inaugurou na manhã deste domingo, 17, o Hospital de Apoio aos Pacientes com coronavírus.  A nova unidade conta com 18 leitos para atendimento de pacientes com COVID 19, sendo quatro deles, dotados com respiradores para atender os casos mais graves da doença.
O prefeito Weber Araújo, destacou a importância daquela conquista para o município, no momento em que a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, já se encontra com sua capacidade de internações no limite. “Hoje, já temos 10 pacientes internados naquela unidade. Neste momento não há mais leitos para internações. Essa unidade vai prestar um atendimento exclusivo a quem precisa de internação e acompanhamento, além de desafogar a UPA, para que ela possa se voltar para os novos casos que estão surgindo”, comentou Weber.
O Secretário de Saúde, Gilberto Rodrigues, alertou para o momento delicado que o estado do Ceará está vivendo, e reforçou, que o pico de transmissão em Russas, deverá chegar depois da capital atingir o ponto. Isso aconteceria devido a interiorização do vírus. “Precisamos nos manter em alerta. A situação é complicada e não vai ser fácil. O vírus que já faz muitas vítimas na capital, esta começando a invadir o interior. Mas estamos nos preparando para o enfrentamento”, disse Gilberto. (foto)
De acordo com informações da gestão de saúde municipal, a unidade irá receber ainda hoje, os pacientes que estão hospitalizados atualmente na Unidade de Pronto Atendimento. O coordenador daquela unidade, João Torquato, disse que a inauguração dos 18 novos leitos, irá permitir ampliar a capacidade atual de atendimento na UPA. “A unidade de pronto atendimento precisa ter leitos disponíveis para os casos que diariamente são encaminhados para lá. Atualmente não tínhamos como internar mais ninguém. Com a transferência dos pacientes para o novo ponto de apoio, iiremos trabalhar mais tranquilos na UPA”, ressaltou, João Torquato (foto)
 Em uma solenidade rápida, que foi abençoada pelo padre Pedro Pereira, da Paróquia de Russas, Weber visitou as instalações, acompanhado por sua equipe e parte da imprensa que registrava o momento. O ponto alto e emocionante do momento, foi a chegada das ambulâncias do município, todas com sirene ligadas. “Fiquei emocionada, chorei de verdade, por imaginar a dor de quem perdeu entes queridos e que tem parentes e amigos hospitalizados, por conta desse vírus”, comentou a dona de casa Maria do Carmo, que passava pelo local no momento da chegada das viaturas de emergência, e acompanhava de longe o movimento. “Tenho fé em Deus que tudo vai passar” disse ela ao se despedir e seguir seu caminho em busca de sua residência.
O prefeito ainda destacou que Russas, está à espera da liberação de aproximadamente 10 unidades de UTIs por parte do governo do estado. De acordo com o gestor, o município deverá ser contemplado em breve com as unidades de terapia intensiva, como aconteceu com a vizinha Limoeiro do Norte. “Somos um município com Hospital Polo, e com certeza iremos receber nossas UTIs. Estamos trabalhando para isso”, disse Weber (foto).
Prefeito de Russas - Weber Araújo
Parte da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e de pessoal de apoio que irão trabalhar naquela nova unidade já estavam no local preparados para receber os primeiros pacientes. De acordo com o prefeito, as transferências de pacientes da UPA para a nova unidade, começarão a acontecer ainda neste domingo, 17.
Além do prefeito, estiveram presentes o secretário de saúde, Gilberto Rodrigues; o coordenador da UPA, João Torquato; representantes do Hospital e Casa de Saúde, Dr Paulo e Dr Bonfim; além do presidente da Câmara Municipal, Nathizael Gonçalves; da primeira Dama Mazé Torquato e do padre Pedro Pereira, pároco de Russas.  
Blog; Erivando Lima