-->

terça-feira, 26 de maio de 2020

Plano de retomada da economia no Ceará será divulgado nesta quarta, diz secretário


Governador do Ceará faz apelo para que as pessoas só saiam 'em ...Governo estuda quais setores vão reabrir e quais as fases da retomada econômica, a depender do controle da pandemia de Covid-19 no estado.

Por G1 CE

O plano de reabertura da economia do Ceará deverá ser apresentada na manhã da próxima quarta-feira (27). A informação foi confirmada pelo secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do Estado, Maia Júnior, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará.

Segundo o titular da SDE, o governador Camilo Santana irá apresentar a versão final do projeto aos representantes dos setores econômicos ainda na noite desta terça-feira (26).

"Vamos apresentar a versão final ainda hoje, às 19h, para os representantes da economia para que possam analisar e fazer alguma consideração. Se tudo for aprovado, o governador deverá apresentar amanhã pela manhã", disse Maia.

Em live pelas redes sociais, o governador Camilo Santana confirmou a intenção de apresentar o plano amanhã, mas disse que isso poderia acontecer na quinta-feira (27)

O secretário ainda destacou que, mesmo durante a pandemia cerca de 75% da economia cearense está operando normalmente, considerando o valor adicionado bruto dos negócios.

"Temos hoje 75% da economia e 60% dos empregos operando normalmente. E boa parte desses 75% são serviços essenciais. Estamos planejando agora para reabrir os 25% da economia e os 40% dos empregos que estão parados", afirmou Maia.

Categorias
Questionado sobre o retorno dos profissionais liberais às atividades, Maia Júnior foi discreto e disse apenas que a categoria foi contemplada de forma considerável. Ele ainda recomendou que os profissionais já fossem se preparando para o retorno.

"Eu só vou dizer que vocês podem ir esquentando os tamborins", afirmou.

O plano de reabertura do Estado deverá ter 4 fases e durar pelo menos 56 dias.

A cada etapa, de 14 dias, os especialistas da área da saúde farão o monitoramento dos índices de contaminação, internações e óbitos causados pelo novo coronavírus.

Estabilização de casos de Covid-19
Governo estadual e a prefeitura da capital ressaltaram durante esta semana uma tendência de estabilização de casos na capital - apontada como consequência do lockdown - , e, ainda assim, fizeram apelos para que a população respeite o isolamento social. (veja na reportagem abaixo)

O Ceará superou os 2,6 mil óbitos por Covid-19 e 36 mil casos da doença, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da secretaria estadual da Saúde (Sesa). Fortaleza detém cerca de 65% dos casos do estado e 1,6 mortes. A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 46.745 e em todo o estado houve a recuperação de 20.526 pessoas. Os dados são passíveis de atualização diária.

Blog; Erivando Lima;