-->

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Funceme registra chuva em mais de 50 municípios; maior acumulado foi em São Gonçalo do Amarante

Ceará segue com previsão de chuvas em todas as macrorregiões nesta quinta-feira (29)
Entre 7h de terça-feira (28) e 7h desta quarta-feira (29), choveu em pelo menos 51 cidades do Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza, registrou o maior volume no período analisado: 46 mm. Completam o ranking de maiores chuvas do dia: Itapipoca (45,2 mm); Beberibe (32 mm) e Ocara (29 mm). 

Apesar de São Gonçalo do Amarante, cidade localizada, na Região Metropolitana ter registrado maior volume de chuva, municípios localizados nas regiões Sertão Central e Sertão dos Inhamuns, como também no Cariri, foram os que mais receberam precipitações entre a terça e quarta. 

No Sertão dos Inhamuns choveu em 14 cidades monitoradas pela Funceme. A maior precipitação ocorreu em Quixeramobim (20 milímetros). Em seguida Tamboril (15 milímetros) e Potengi (14 milímetros). 

Já na Região do Cariri as maiores chuvas foram computadas em Milagres (21,1 milímetros) e Jardim (20 milímetros).

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 46.0 mm
Itapipoca (Posto: Praia Da Baleia) : 45.2 mm
Beberibe (Posto: Boqueirao Do Cesario) : 32.0 mm
Ocara (Posto: Acude Batente) : 29.0 mm
Eusébio (Posto: Eusebio) : 25.0 mm
Cariús (Posto: Carius) : 24.0 mm
Milagres (Posto: Milagres) : 21.1 mm
Quixeramobim (Posto: Encantado) : 20.0 mm
Jardim (Posto: Sitio Bonsucesso) : 20.0 mm
Assaré (Posto: Aratama) : 16.0 mm
Expectativa para os próximos dias  

De acordo com a Funceme, o Ceará segue com previsão de chuvas em todas as macrorregiões nesta quinta-feira (29).  Há uma expectativa de redução dos acumulados, mas o Ceará ainda seguirá com chances de chuva, principalmente na Ibiapaba e no Litoral Norte. Há possibilidade de chuva nas demais regiões. 

Ainda segundo a Funceme, as chuvas ocorrem por causa da influência das Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principalmente. Este sistema meteorológico tem parte de sua extensão sobre o sul do Nordeste brasileiro. 

Fonte; DN