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quinta-feira, 16 de maio de 2019

RANKING DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A colocação do Brasil no ranking da Educação mundial é deplorável! Segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), referência mundial, demonstra que o Brasil está muito abaixo das nossas e das expectativas mundiais quando dos 70 países (35 dos quais membros da OCDE) obtivemos apenas o 59º lugar em leitura, 63º em ciências e 65º em matemática. Brasil cai para último lugar no ranking de status do professor conforme pesquisa em 35 países da Varkey Foundation, entidade dedicada à melhoria da educação mundial:

 https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/11/08/brasil-cai-para-ultimo-lugar-no-ranking-de-status-do-professor.ghtml. 

“Muito trabalho, salários menores do que se imagina, falta de respeito dos alunos e um dos piores sistemas educacionais do mundo.” É assim que o brasileiro vê a profissão de professor, o que fez o Brasil cair para a última posição do ranking de prestígio de docentes. A pesquisa, realizada em 35 países, foi divulgada na noite desta quarta-feira (7) pela Varkey Foundation, entidade dedicada à melhoria da educação mundial.”

 E o que está realmente ocorrendo? Não basta ter Universidades e direcionamento de altos recursos para essas entidades que, em alguns casos, parte desvirtuada conforme se investiga e se denuncia em jornais. Não basta sair às ruas em passeatas ainda que possam parecer justas, mas que têm mais caráter politiqueiro e desinformação da realidade. A maioria absoluta dos alunos quer realmente aproveitar essa oportunidade conquistada com muitos sacrifícios, enquanto uma minoria desvirtua. É hora de ajudar o País e não trazer para as ruas as mesmas badernas que encontramos em algumas “Universidades” como se demonstra (depredação do patrimônio público, nudismo, drogas etc.). Ou se tem essa consciência ou caminhamos para situações piores. Mas por que não fazem? Por que aprovar alunos em níveis escolares básicos (infantil, fundamental e médio) apenas para satisfazer as estatísticas e assim possa parecer que aqueles municípios e seus gestores alcançaram as metas quando na verdade não é o que se demonstra nas avaliações? É imprescindível que o Brasil invista em novas metodologias de ensino que permitam aperfeiçoar toda a técnica de aprendizagem. Parar, revisar todo o currículo expurgando todo o lixo acadêmico (quase 50% é lixo, completamente desnecessário nas diversas fases da Educação) e ser mais exigente com as metas a serem alcançadas. Por conseguinte, tentemos dar a nossa contribuição para a mudança verdadeira e não politiqueira ou cairemos em um verdadeiro buraco negro, sem saída!

Vejam o que se denuncia:

https://blog.lyceum.com.br/ranking-de-educacao-mundial-posicao-do-brasil/#Qual_a_posicao_atual_do_Brasil_no_ranking_mundial_de_educacao

 https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/seguranca/desvio-milionario-na-ufc-e-alvo-de-acao-da-policia-federal-1.1099512

 http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/09/1918349-pf-faz-operacao-contra-desvios-de-recursos-na-ufsc.shtml

 https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/ex-reitor-da-unir-e-presidente-da-riomar-sao-acusados-por-improbidade-administrativa.ghtml

 https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/reitor-da-ufmg-e-levado-para-depor-sobre-desvio-de-r-4-milhoes-cadr2in7pdq3nf9eai05fpjo5/

 http://correio.rac.com.br/_conteudo/2012/12/capa/nacional/leia_mais/17932-reitor-da-ufrj-e-acusado-por-desvio-de-verbas.html


 José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO