-->

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Homem mata esposa, enterra corpo e simula desaparecimento da vítima no interior do Ceará


Homem mata esposa, enterra corpo e simula desaparecimento da vítima no interior do Ceará

Um homem de 27 anos, identificado como Francisco Antônio Souza de Oliveira, conhecido como Tota, foi preso em flagrante pela Polícia Militar nesta quinta-feira (27), suspeito de assassinar e ocultar o corpo da esposa na localidade de Riachinho, zona rural do município de Barreira, no interior do Ceará.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a polícia foi acionada pela sogra do suspeito, que foi informada por ele sobre o desaparecimento da esposa. Na ocasião, o homem entregou os dois filhos do casal para a sogra cuidar.

A polícia foi até a residência onde o casal vivia e encontrou o local sujo de sangue, além de cabelos da vítima em uma cerca de arame e uma espingarda tipo socadeira escondida no telhado da cozinha do casal. Francisco Antônio foi questionado pelos policiais sobre o material encontrado e justificou dizendo que havia saído para beber com amigos e não sabia o que teria acontecido.

Ainda segundo a SSPDS, o corpo de Isabel Castro Maia, 19 anos, foi localizado em uma cova rasa, nas proximidades da residência. O marido foi autuado em flagrante por feminicídio, na Delegacia Regional de Baturité. 

As circunstâncias e a motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Red; DN 

Russas CE - plantão policial 27 12 2018 1º BPM


 RUSSAS-CE LESÃO CORPORAL A FACA DOS FATOS: 

Dia 27.12.2018 (quinta-feira), por volta das 14 h 30 min, foi solicitado via 190 a presença da polícia no Hospital de Russas, dando conta de uma vitima lesionada a facadas, de imediato foi acionada a VTR RP 1751, ao chegarem ao hospital certificaram da veracidade dos fatos onde a vitima tratava-se da pessoa de CARLOS AUGUSTO FERREIRA LIMA 51 anos, natural de Tucuruí-PA,comerciante, solteiro, residente na Travessa José Xavier Ribeiro, centro Russas), que estava recebendo atendimento médico, por lesões no braço esquerdo, na face e na cabeça sem correr risco de vida, porém encaminhado para IJF em Fortaleza. O acusado das lesões trata-se do sobrinho da vítima, onde as viaturas estão em diligencias à procura do acusado, que se encontra foragido. E que a vitima foi orientada a procurar a DRPC para registrar o fato ocorrido.



JAGUARIBARA-CE ACHADO DE CADÁVER DOS FATOS: 

Dia 27/12/2018 (Quinta-Feira), por volta das 07 h 30 min, a composição da RP-1483, se deslocou até o sítio Capão para averiguar uma denúncia de achado de cadáver, ao chegar no local, populares informaram que a vítima era JUVENAL NEPOMUCENO ROCHA, 72 anos, natural de Jaguaruana-CE, profissão pescador, residente no Sítio Sargento em Jaguaruana-CE. A provável causa morte teria sido afogamento, visto que a vítima desapareceu nas águas do açude Castanhão quando saiu para pescar na manhã de ontem. Vindo a ser encontrado boiando sobres a água hoje pela manhã.



IRACEMA-CE APREENSÃO DE ARMA DOS FATOS: 

Dia 27/12/2018 (Quinta-Feira), por volta das 16 h 30 min, a composição da RP-1503, se deslocou até a delegacia local para lavrar um procedimento de apreensão de arma. Chegou até o conhecimento do policiamento da cidade, que a pessoa de Francisco Oliveira assassinado no dia 21/12/2018 em Iracema-CE, teria morrido com um revólver na cintura, e que o  agricultor Antônio Félix Neto, 58 anos, residente na rua José Osvaldo Diógenes, bairro Jatobá, em Iracema-CE, teria retirado a arma da cintura da vítima e guardado. Ao ser procurado pela polícia, Antônio Félix confirmou o fato e informou que teria entregado a arma à professora MARIA LÚCIA MAIA DA SILVA, 48 anos, esposa da vítima, residente na rua José Osvaldo Diógenes bairro Jatobá, Iracema-CE. Procurada pela polícia, Maria Lúcia confirmou o fato e entregou um revólver calibre 38, marca TAURUS, capacidade para 6 cartuchos e juntamente co o revólver entregou 6 cartuchos intactos do mesmo calibre. Na delegacia, a professora a cima citada, foi enquadrada no Art. 347 do CPB.



LIMOEIRO DO NORTE-CE VEÍCULO ROUBADO 

Dia 26/12/2018 (Quarta-Feira), por volta das 15 h, compareceu a esse destacamento a proprietária da moto Honda Titan/CG, 125, verde, 2002, de placa HXE-8904, a Sra; M F L O, dando conta de que sua moto teria sido encontrada no sítio Arisco, zona rural de Alto Santo. A mesma foi tomada de assalto no dia 23/12/2018, na mesma localidade, por três elementos armados de pal. A equipe policial conduziu a ocorrência para a delegacia local para realizar os devidos procedimentos.

Quixadá CE - plantão policial 27 12 2018 9º BPM


QUIXERAMOBIM CE ROUBO MOTOCICLETA

Dia 27/12/2018 (quinta-feira) por volta das 06 h 15 min, o Copom recebeu uma ligação via 190 dando conta que na Fazenda Santo Antônio, distrito Damião Carneiro, Quixeramobim-Ce, ocorrera um roubo de motocicleta. A composição da VTR R 031, foi acionada para o local onde ao chegar comprovou a veracidade da informação. A vítima foi identificada como sendo o agricultor F. E. M. S. 43 anos, natural de Quixeramobim-Ce, residente no endereço acima descrito, o qual informou aos policiais que se encontrava em sua residência quando chegaram 02 (dois) indivíduos pedindo água, ao entregar a água um dos indivíduos sacou de uma pistola anunciou um assalto e roubou sua motocicleta da marca Honda CG 125 Titan KS, de cor preta, ano 2004, placa HVS  6552 CE – Quixeramobim,  licenciada junto ao Detran-CE, em nome de Francisco Gustavo Lemos Sousa, em seguida tomaram a direção ao centro da cidade de Quixeramobim-Ce. A composição policial realizou diligências em toda a área onde se deu o fato, porém os autores do crime não foram localizados nem identificados.



IBARETAMA CE TRÁFICO DE DROGAS

Dia 27/12/2018, por volta das 10 h 30 min, a composição da CP 9341, do destacamento do Município de Ibaretama, em patrulhamento pela cidade, quando visualizou o individuo F. L. R. F., repassando drogas para outra pessoa, de imediato abordaram um indivíduo,  K. S. S. 30 anos, solteiro, auxiliar de depósito, natural de Fortaleza,  residente Rua das Crianças, bairro Cristo Redentor, Fortaleza-CE, com ele encontrou três trouxinhas de substância semelhante a maconha, em seguida foram revistar a casa do F. L. R. F. 20 anos, solteiro, natural de Fortaleza, residente na Rua Valdivino Cabral, Centro, Ibaretama-CE, quando se aproximaram da casa, perceberam dois indivíduos correndo para o matagal, os policiais deram ordem de parada e efetuaram dois disparos, o que fez F. L. R. F. pará, mas o outro indivíduo, menor de idade conhecido por “pescocim” já reincidente, conseguiu escapar, foi vistoriado a casa do F. L. R. F., onde foi encontrado mais substância semelhante a maconha espalhada pelo chão, vários sacos de Dindim, 01 (uma) balança de precisão, 01 (um) aparelho celular marca LG, e a quantia de R$ 99,00 (noventa e nove reais) em espécie, is). Em seguida os acusados e o material apreendido foram conduzidos para Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde o  F. L. R. F., foi autuado por Tráfico Ilícito de Drogas, conforme Artigo 33, da Lei 11343, Lei de Entorpecentes. K. S. S., foi lavrado um TCO por Usuários ou Dependentes de Drogas, conforme Artigo 33, da Lei 11343, Lei de Entorpecentes



QUIXADÁ CE  TCO POR RECEPTAÇÃO

Dia 27/12/2018, por volta das 11 h 30 min, o COPOM foi informado pela Sra. J. M. C. N.,  natural de Quixadá 40 anos,  residente na Rua Chile, bairro São João, Quixadá-CE, que teria encontrado na feira das bicicletas, na Travessa Tiradentes, Centro Quixadá-CE, ao lado da Caixa Econômica Federal, sua bicicleta que havia sido furtada há alguns dias da casa de sua irmã. Foi acionado a composição da CP 9421, que foi ao local e encontrou a bicicleta com o  F. N. R. S. 50 anos, amigado, comerciante, natural de Quixadá-CE, residente na Rua do Arame I, bairro Campo Novo, a composição policial conduziu ambas as partes e a bicicleta para Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde foi lavrado um TCO por receptação, conforme Artigo 180, (DEC. LEI 2848) do Código Pedal.



IBARETAMA CE APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Dia 27/12/2018, por volta das 11 h, a composição da CP 9391, do destacamento do Distrito de Piranji, Ibaretama-CE, foi acionado pela Sra. M. J. S. Q., amasiada, agricultora, natural de Quixadá-CE,  residente na Rua do Campo, Distrito de Piranji, Ibaretama-CE, informou que ontem por volta das 20 h foi agredida fisicamente pelo seu ex-companheiro, o P. B. S. 44 anos, amasiado, agricultor,  residente na Fazenda Massapê, Pirangi. A citada composição foi no atual endereço do acusado e não o encontrou, e visualizaram uma espingarda tipo socadeira que a vítima confirmou ser de propriedade do seu ex-companheiro. Foi conduzido a vítima e a espingarda para Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência e posteriormente será apurado e solicitado uma medida protetiva a favor da Sra. M. J. S. Q. e a espingarda foi apreendida.

Batalhão Raio vai ser ampliado para mais 21 cidades cearenses a partir de 2019



A partir de janeiro próximo o Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) inicia seu terceiro ciclo de expansão territorial no Ceará. Pelo menos, mais 21 Municípios cearenses, com população igual ou superior a 30 mil habitantes, receberão bases do BPRaio.

Esta nova ofensiva vai ampliar o contingente do batalhão que hoje está presente já em 40 cidades interioranas e metropolitanas, além da Capital. São cerca de 3.324 policiais no efetivo atual do BPRaio. Somente em Fortaleza, 230 equipes fazem o patrulhamento das ruas no combate à violência, especialmente os casos de roubo (assaltos), tráfico de drogas e o porte ilegal de armas de fogo.

A efetividade do policiamento rápido e especializado tem tido sucesso na apreensão recorde de armamento ilegal. Somente neste ano, jaó cerca de 2.260 armas apreendidas, a maioria, revólveres e pistolas, mas também já foram confiscadas pelos “raianos” armas de maior potencial ofensivo, como fuzis e metralhadoras, além de espingardas e carabinas.

Milhões

O comandante do batalhão, coronel PM Márcio Oliveira, revela que esta terceira etapa de expansão das atividades do BPRaio segue uma determinação do governo do estado, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Comando Geral da Polícia Militar.

Além dos 2.324 policiais, o BPRaio conta com 1.340 motocicletas e 74 viaturas. Os investimentos do governo no Raio neste ano atingiram o volume financeiro de R$ 55,8 milhões.

Cidades

Diante do critério estabelecido pelo governo do estado para a instalação das novas bases do BPRaio, deverão ser contemplados os seguintes Municípios: Tabuleiro do Norte, Santana do Acaraú, Nova Russas, Bela Cruz, Paraipaba, Jaguaruana, Paracuru, Ubajara, Jaguaribe, Missão Velha, Pentecoste, Ipueiras, Massapê, Itaitinga, Guaraciaba do Norte, Várzea Alegre, Itarema, Ipu, Amontada, Pedra Branca e Mauriti.

(Blog Fernando Ribeiro)


Acidente de Trabalho tira vida de jovem soldador no centro de Pedra Branca


Acidente de trabalho tirou a vida de soldador na véspera deste natal em Pedra Branca no Sertão Central, o trabalhador um jovem de apenas 22 anos ao montar uma placa na faixada de uma loja no centro da cidade caiu de um andaime de aproximadamente 4 metros de altura Hospital Municipal São Sebastião. O trabalhador foi identificado como sendo o soldador Dalvam Pereira da Silva, 22 anos.

Uma equipe de policiais civis que passavam no momento do acidente realizaram o socorro de Dalvam ao Hospital Municipal, o paciente chegou a receber os primeiros socorros. Segundo informações da equipe plantonista obtidas no Hospital São Sebastião, o jovem já deu entrada com uma parada cardiorrespiratória, sendo atendido pela equipe de plantão, que  tentou por mais de meia hora reanimar a vítima.

Após a tentativa de salvar a vida do jovem a equipe foi vencida, Dalvam não resistiu e veio a óbito. A Pericia Forence foi acionada e o rabecão removeu o corpo para o Instituto Médico Legal – IML de Quixeramobim. A equipe da Delegacia de Pedra Branca será responsável pela instauração do inquérito para apurar as causas do acidente.

Com informações do Portal de Noticias CE


Camilo Santana anuncia convocação de 373 PMs em janeiro


Resultado de imagem para fOTOS DE CAMILO sANTANA

De acordo com o chefe do executivo, a convocação será feita no dia 4 de janeiro e a nova turma estará "imediatamente" nas ruas

O Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou na manhã desta quinta-feira (27), em seu perfil do Facebook, a convocação de 373 policiais militares para fazerem parte da segurança pública do Estado.

De acordo com o chefe do executivo, a convocação será feita no dia 4 de janeiro e a nova turma estará "imediatamente" nas ruas. "Dia 4 de janeiro teremos uma nova turma convocada, que imediatamente estará nas ruas reforçando a segurança do nosso Estado do Ceará", afirmou o governador. 

Camilo destacou que, com esta convocação, completam-se quase 10 mil policiais militares contratados durante os quatro anos de seu mandato. O chamamento será consolidado no Centro de Eventos, em Fortaleza.

O governador afirmou que está em Brasília, fazendo tratativas com os ministérios da Saúde, da Integração e das Cidades.

 Red; DN 

Russas CE comunicado


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreO grupo de jovens que formam o bloco da solidariedade, informar a população de Russas, que estiveram hoje dia 26 12 2018 pela manhã no distrito do Peixe, fazendo a entrega das doações das cestas básicas juntamente com o representante do peixe o Márcio.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre



Essas cestas foram adquiridas junto a sociedade russana em uma campanha natalina organizada pelo grupo águias da solidariedade, desde já queremos agradecer a todos que participaram da campanha.

Blog; Erivando Lima A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Russas CE plantão policial 26 12 2018 1º BPM


BEBERIBE-CE PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA

Dia 26.12.2018 (QUARTA-FEIRA), por volta das 08 h 40 min, a composição da VTR R10, foi acionada via 190 para verificar uma denúncia de crime de violência doméstica na Rua J. J. Dourado, APT 104 – Centro - Beberibe, onde um indivíduo conhecido como Matheus estava agredindo sua companheira. No local os policiais fizeram contato com a vítima a Sra. C F S natural de Beberibe, Solteira, reside na Rua J. J. Dourado, Centro – Beberibe, alegou que o acusado o Sr. MATHEUS DA SILVA OLIVEIRA, natural de Cascavel, Solteiro, desempregado,  reside no Centro – Beberibe, teria agredido a mesma e ocasionado alguns hematomas. O acusado foi conduzido a DRPC de Aracati com a vítima e apresentado a autoridade de plantão na DPC, sendo autuado em flagrante no Art. 129, §9, CPB.

  

FORTIM-CE TCO POR PORTE ILEGAL DE DROGA

Dia 26 de dezembro de 2018, por volta das 13 h, a VTR 1772, estava realizando o patrulhamento de rotina na Rua Raimundo Gurgel Maia - Fortim/CE, quando avistaram uma motocicleta modelo Honda/CG 125 KS – 2011/2011 – Roxa – Fortim/CE em atitude suspeita, conduzida por ANTÔNIO EDUARDO DE OLIVEIRA VIANA e MARCOS VINICIUS SILVA DE OLIVEIRA e resolveram aborda-los, onde durante a busca pessoal foi localizado uma ‘’ trouxinha’’ de substância que parecia ser maconha no bolso da bermuda que Marcos Vinicius estava vestido, indagado sobre a origem da substância o acusado, disse que havia pego a bermuda de uma amigo, porém não sabia da existência do material no bolso da vestimenta, diante da situação os policiais resolveram conduzir os indivíduos até Delegacia Regional de Aracati/CE para realização dos procedimentos cabíveis. Onde contra os acusados foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo que consta no Art. 28 da lei de drogas.



FORTIM-CE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Dia 26/12/2018 por volta das 22 h 30 min, a composição da VTR 1772, montou uma operação na Rua Santa Rita – Fortim/CE, a fim de localizar e prender os indivíduos que praticam o tráfico de entorpecentes naquela região. Os policiais dividiram-se estrategicamente no local, sendo que três militares ficaram escondidos no mato e outro adentrou na rua com a viatura, que ao perceberem a presença da viatura três indivíduos saíram correndo pulando vários muros, porém a equipe conseguiu alcançar e prender PATRICK FERNANDES DE FREITAS COSTA, irmão de Nicolas Leandro de Freitas Costa, foragido da cadeia pública de Fortim/CE, que é membro da organização criminosa Comando Vermelho. O indivíduo ainda jogou a drogas que estava em sua posse no chão, porém os policiais conseguiram encontrar a substância, que em seguida conduziram o acusado para Delegacia Regional de Aracati/CE, onde foi constatado que o material apreendido tratava-se de 04 gramas de cocaína. De posse dessas informações a autoridade policial ratificou a voz de prisão do indivíduo, autuando-o em flagrante pelo delito constante no Art.33 da Lei de Entorpecentes.




LIMOEIRO DO NORTE-CE VEÍCULO ABANDONADO DOS FATOS: 

Dia 25/12/2018 (Terça-feira) por volta das. 06 h 30 min, em uma estrada vicinal no Setor NH-5, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, foi localizada abandonada a moto HONDA/CG 150 TITAN ano 2009, vermelha, de placa NNQ-9A38, município de emplacamento, Mossoró-RN, constando como proprietário a apessoa de ERIKSON EVERTON DA SILVA. Porém até o momento após realização de consulta, não há até o momento registro de ocorrência para este veículo. Diante do fato a equipe de policiais, recolheram o veículo para o órgão municipal de trânsito local, para as devidas providências. Informo ainda que o veículo só foi entregue ao órgão de trânsito hoje pela manhã, por não haver expediente ontem por conta do feriado, consequentemente só hoje também está sendo confeccionado o relatório.




TABULEIRO DO NORTE-CE VEÍCULO FURTADO

Dia 26/12/2018 (quarta-feira) por volta das 10 h compareceu a USI de Tabuleiro do Norte-CE, o Sr. CARLOS ROBERTO MENDONÇA DE ARAÚJO, 29 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE,  residente na Vila José Mendes, em Tabuleiro do Norte-CE. O mesmo informou, que havia deixado sua moto uma Honda CG-125 Titan ES-2001/2002, vermelha, de placa DAC-6438, estacionada na Rua Maia Alarcon, em frente a padaria Tabuleirense, centro de Tabuleiro do Norte-CE, e ao retornar algum tempo depois o veículo havia sido furtado, pois não se encontrava no local onde ele havia deixado. Ao tomar conhecimento do fato a equipe de policiais militares na VTR 1214, passaram a realizar diligências com intuito de buscar informações, que ajudasse na identificação de que possa haver praticado esse furto. Porem até o momento não lograram êxito. 




QUIXERÉ-CE VEÍCULO FURTADO DOS FATOS:

Dia 26/12/2018 (quarta-feira) por volta das 18 h, compareceu ao destacamento policial militar de Quixeré-CE o senhor José Chagas natural de morada nova CE, servente de pedreiro, solteiro, residente no Sitio Itaitinga, distrito de Lagoinha Quixeré CE. informando que se encontrava em seu local de trabalho, na fazenda de Raimundo de Janú, localidade de Sitio Queimadas do Tatu, zona rural de Quixeré-CE, quando percebeu que a cerca da fazenda havia sido arrombada e que haviam furtado sua motocicleta Honda FAN 125 cc, cor preta, ano/mod. 2011, placa OCK 8927. Ao tomar conhecimento do fato a composição da VTR 1264 de imediato começaram a diligenciar no intuito de localizar a referida motocicleta até o momento sem êxito.

Fortaleza anuncia contratação do meia-atacante Madson



Passado o Natal, o Fortaleza voltou a anunciar contratados para a temporada 2019. Na tarde desta quarta-feira, 26, o Leão oficializou a contratação do meia-atacante Madson, que ficou conhecido quando atuou pelo Vasco da Gama entre 2006 e 2008. O jogador, de 32 anos, estava atuando no futebol do Qatar há oito temporadas, pelo Al-Khor e assinou com o Tricolor por um ano.

Canhoto, com 1.58m de altura, Madson está parado desde março de 2018. Na temporada anterior (2017/2018), no entanto, jogou 19 partidas, todas como titular e fez 10 gols. A última vez que ele atuou no Brasil foi em 2011, pelo Athlético Paranaense, quando fez 17 partidas e marcou 9 gols. 

O meia-atacante ficou conhecido mesmo, no entanto, na década passada, quando vestiu a camisa do Vasco da Gama, entre 2006 e 2008. Nesse período foi emprestado para Duque de Caxias e América-RN e depois se transferiu para o Santos.

Ficha Técnica:

Nome: Madson Formagini Caridade
Data de Nascimento: 21/05/1986
Naturalidade: Volta Redonda (RJ)
Altura: 1,58 cm
Peso: 68 kg
Clubes: Volta Redonda, Vasco, Duque de Caxias, América (RN), Santos, Atlhetico (PR)

Red; DN

Copa do Nordeste será transmitida pela Fox Sports a partir de 2019



Sem transmissão do Esporte Interativo, a Copa do Nordeste não ficará fora da grade de TV fechada. Isso porque a emissora Fox Sports incorporará a maior competição regional do Brasil a partir de 2019. A informação foi divulgada pelo Blog do Cassio Zirpoli e confirmada pelo Blog Futebol do Povo. O acerto entre a Liga do Nordeste e a emissora será até 2021 e a oficialização deverá acontecer em breve.

De acordo com o Blog do Cassio Zirpoli, a Fox Sports transmitirá um jogo por rodada da Lampions, garantindo assim que a competição mantenha seu alcance nacional.

Segundo a publicação, inicialmente, a Copa do Nordeste distribuiria R$ 26,4 milhões aos 20 clubes, sendo 16 na fase principal. Com o acerto da emissora, além da maior visibilidade, os clubes receberão uma quantia ainda maior por participação no torneio.

Mesmo com o acerto com a Fox Sports, o Nordestão será também exibido pelo SBT em TV aberta, que terá transmissão local nas nove afiliadas da região.

O Blog Futebol do Povo apurou que a negociação foi conduzida por um profissional de mercado contratado pela Liga do Nordeste. Foi oferecido, inclusive, a transmissão dos jogos da liga ao mercado internacional, em todas as plataformas.

Fonte; opovo.com


Guarany inicia os trabalhos com bola e apresenta elenco



O Guarany de Sobral, patrocinado pela Uninta, apresentou na tarde desta quarta-feira (26), para a imprensa e sua torcida, seu elenco que irá defender o clube rubro-negro no início do ano de 2019, quando estará disputando o Campeonato Cearense da Primeira Divisão.

Os goleiros: Douglas, vindo Remo/PA; Dida do Independente do Pará e Dionanton do Pacajus. Os laterais que o Guarany de Sobral contratou são: Piauí, que estava no Ferroviário; Emerson e Cléverson; Rian e Makeca. Para a zaga chegaram: Ciro Luz, Alex Maranhão, Cleberson, Marcelo e Lucão. 

Romário, Arthur, Jerson, Robson Alemão e Emerson Sobral, disputarão a vaga de volante. Para o meio campo foram chamados - Rodrigo (Ex-Grêmio de Anápolis) e Alan Fabrício (Uniclic). Atacantes para o Guarany de Sobral: Jeferson Maranhense, Pedro Neto, Waldison (Turquia), Azul (Macedônia), Sharlison, Brunão e Rodrigo (ex-Verdes Mares).

(Wilson Gomes)

IFCE anuncia nova seleção para cursos técnicos, professores substitutos e mestrado


O período de inscrição, bem como o número de vagas de cada modalidade varia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) anunciou a próxima seleção de alunos, professores substitutos e estudantes regulares em mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional para 2019. O período de inscrição, bem como o número de vagas de cada modalidade varia. 

Mais 280 vagas em cursos técnicos gratuitos serão abertas para os campi de Horizonte, Itapipoca e Limoeiro do Norte. As inscrições para o processo seletivo acontecem de 31 de dezembro a 6 de janeiro, pela internet. Para o ensino integrado, em que o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo na instituição, há oportunidades para Itapipoca (Edificações, 35 vagas; Mecânica, 35; e Informática, 35) e Limoeiro do Norte (Eletrotécnica, 35; e Química, 35).

Já na modalidade de ensino técnico subsequente, em que o aluno pode cursar o ensino técnico somente após a conclusão do ensino médio, as oportunidades estão em Horizonte, com 35 vagas para o curso técnico em Logística (tarde), e em Itapipoca, 35 para Edificações e 35 para Mecânica, os dois pela noite.

Professores

A instituição também abriu sete vagas destinadas a professores substitutos para os campi de Iguatu, Pecém e Juazeiro do Norte. Os processos seletivos constarão de prova de desempenho didático e prova de títulos. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. Em Juazeiro do Norte, a seleção inscreve até domingo, 30, com duas vagas: uma para Filosofia e outra para a área de Lazer, jogos e recreação. 

No campus de Iguatu, são quatro vagas nas áreas de Matemática, Química e Serviço Social e as inscrições terminam no dia 31. No campus do Pecém, os candidatos podem se inscrever até o dia 3 de janeiro de 2019 para uma vaga na área de Engenharia Mecânica. Os contratos têm duração de 12 meses e podem ser prorrogados. Os regimes de trabalho podem ser de 20 ou de 40 horas semanais. Os editais estão disponíveis no site do IFCE. 

Mestrado.

Com 24 vagas para o Estado do Ceará, foi publicado o edital para seleção de estudantes regulares do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Desta vez não haverá uma etapa com prova discursiva. 12 vagas serão destinadas a servidores e 12 para a ampla concorrência. 

A prova será realizada no campus de Fortaleza, no período da tarde do dia 5 de maio, e consistirá em uma prova de múltipla escolha sobre as bases conceituais e históricas da educação profissional e tecnológica, metodologias de pesquisa e teorias e práticas de ensino e aprendizagem, com base na bibliografia indicada. As inscrições acontecem on-line de 02/02/2019 a 07/03/2019 e custarão R$ 70,00. O endereço eletrônico do sistema de inscrições será divulgado no site do programa. 

Red; DN

Mulheres em presídio confeccionam roupas em troca de salário e remissão de pena


O Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa proporciona oportunidades de ressignificação das histórias das detentas

Enquanto revisa as roupas confeccionadas pelas colegas de prisão, Leidiana reflete sobre a própria experiência. “Minha vida tava errada, então vou colocar ela no conserto do mesmo jeito que eu faço com as peças aqui”, acredita. A cada 30 dias, seus olhos fiscalizam cerca de 1.100 vestimentas, de todos os tipos, e ela não pode deixar passar nenhuma imperfeição. Há três anos e 11 meses cumprindo pena no Instituto Penal Feminino (IPF) Auri Moura Costa, orgulha-se de já ter feito inúmeros cursos profissionalizantes no presídio e de agora ter a oportunidade de trabalhar para a marca Colmeia (esta, atuante desde 2013 no IPF), em troca de salário e remissão de pena. 

Junto a ela, estão outras nove detentas, todas coordenadas pela gerente Cléia Cavalcante, 57. “Eu não posso ficar doente”, brinca ela, ao que Leidiana responde sorrindo: “Não pode, porque se não desconta no nosso dinheiro”. De segunda a sexta, 8 horas por dia, elas se debruçam sobre as máquinas e tecidos, sempre com uma demanda alta de entrega. A cada três dias trabalhados, um a menos de encarceramento; e, no fim do mês, R$720 para quem tiver cumprido toda a carga horária. O valor é entregue às famílias, que administram o financeiro do lado de fora. 

Cléia zela pelas colaboradoras com o olhar disciplinador de mãe, principalmente porque um dia já esteve na mesma posição em que hoje elas estão. “Eu tinha 26 anos na primeira vez que eu entrei na cadeia, e a última cadeia que eu puxei, saí com 52 anos. Foram anos perdidos. Só não mais porque eu procurei pra mim uma profissão”, conta. A atitude de mudança ela deve ao nascimento dos netos. “Eu tava cansada da vida aqui. Vida não, não vivia, vegetava. Eu roubava pra sustentar o vício. Agora tenho uma vida digna, viver né, realmente viver. Hoje eu vivo”. 

Desde 2007, ela deixou o mundo das drogas. A oportunidade de trabalhar com confecção no presídio, ajudou-a a ressignificar sua história, hoje servindo de exemplo para as demais. O bom comportamento e o desempenho nos anos de pena conferiram-lhe a oportunidade de ser contratada pela Colmeia para atuar no IPF. “Digo sempre pra elas: eu passei tudo que vocês passaram. Você quer, você consegue. Meu lema é esse. Eu quero, eu consigo”, determina. 

Leidiana, que já soma quatro anos de pena, entende essa afirmação da sua forma. “Aqui é o começo de um novo horizonte. Lá fora você vai avançar. Você não pode é retroceder. A gente tem que sempre procurar se capacitar mais e mais, buscar conhecimentos e mostrar pra sociedade que o presídio em si não é só as coisas ruins. E que cabe a você querer as coisas boas também. Depende da gente”, acredita, seguindo o jogo do contente que a filha de 14 anos ensinou. 

Triagem 

A seleção das mulheres que trabalham para a Colmeia é feita pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe). O supervisor Clécio Fernandes de Oliveira explica que o critério principal é o comportamento das mulheres na unidade, não sendo feita diferenciação por crime cometido. “Elas mesmas indicam umas às outras e a direção faz a triagem. Além disso, a gente tem uma qualificação na Tia Neném, artesã terceirizada pela Sejus, que trabalha aqui com as meninas ensinando o básico de artesanato e costura”, diz. 

Maria de Fátima Neo do Nascimento, 68, foi uma que, vinte dias após entrar no regime fechado, buscou o artesanato na sala da Tia Neném. Hoje, enquanto coloca o zíper num short branco que certamente fará parte da coleção de ano novo, ela lembra de como tudo começou. “Trabalhei com isso só depois que eu vim pra cadeia... Porque lá fora não, o mundo ia me levando, né? Aí quando eu caí na cadeia, eu não sabia fazer nada. Meus filhos passando fome lá fora. E eu não podia fazer nada”, revela entre lágrimas. “Foi então que a Tia Neném me ensinou a fazer crochê, a bordar, e a fazer tapete, fuxico”, diz. 

Maria de Fátima descobriu na costura sua verdadeira profissão
Helene Santos
Lá dentro, “Dona Pitombeira”, como é conhecida aqui fora, já sofreu com perdas irreparáveis. Irmão, filho e dois netos foram assassinados de dois anos pra cá, período em que ela cumpre pena por tráfico de drogas. “A pior coisa que eu passei foi ter a minha perda de quatro pessoas da minha família e não ter o direito de ir pro enterro nem nada. Porque a gente presa né, é presa mesmo. Tem dia que me dá saudade, chegar em casa eu não vou ver mais. E pra completar eu tinha uma casinha, aí eles derrubaram. Ai meu Deus, só tu Senhor”, lamenta. 

A vontade de trabalhar só aumenta quando lembra que depois das grades, uma nova vida a espera. “Vou viver minha vida. Eu não quero ir pro inferno, não, eu quero ir é pro céu. Violência gera violência”, pontua, certa de que, no Natal de 2020, ela estará trabalhando em outro cenário. 

>Tia Neném ensina técnicas manuais no presídio feminino há mais de duas décadas

Red; DN