-->

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

DECADÊNCIA DA SOLIDARIEDADE HUMANA


                                 O comentário do Aquino


A SOLIDARIEDADE mundial é abjeta, desumana, vergonhosa! Gastam bilhões em foguetes para além Terra em busca do nada que efetivamente proveitoso para a Humanidade; armamentos bélicos cada vez mais mortais; festas ostensivas quanto descabidas e/ou inoportunas etc., enquanto milhões de crianças, adultos e idosos morrem à míngua por falta do mínimo que se lhes garanta pelo menos a sobrevivência. É uma indecência descomedida e o homem não tem do que se orgulhar. Industriais e outros empresários bilionários, instituições financeiras que só sugam dos tomadores de empréstimos, religiosos bilionários, políticos que corruptos na maioria das vezes e que se locupletam com o dinheiro público e mesmo os de média posse (classe média) e até os de situação baixo recursos (classe C em diante) descuram da solidariedade para com os demais humanos ditos próximos, e até irmãos. Quem olha para a situação do vizinho bem próximo?

O Brasil não fica atrás nessa indecência; caímos 50 posições no “Índice de Solidariedade” e ficamos no desonroso e vergonhoso 122º lugar da lista. Contrariamente ao que se propaga politiqueiramente no sentido de que o Brasil deu um “salto de qualidade” percebemos a dura realidade de que continuamos miseráveis como dantes. Tanta riqueza natural, mas continuamos sem empregos – mais de 13 milhões de desempregados – sem perspectivas de melhoras, sem o que comer até.

Soluções existem, são factíveis e estão bem próximas de nós, mas é que não enxergamos. Somos cegos propositais e assim cresce a nossa falta de solidariedade. Por que não nos unimos com esse objetivo, pelo menos para amenizar esse descuro desumano que é de todos nós? Por quê?

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO