-->

30 de outubro de 2018

Guardas municipais de Sobral são filmados espancando jovens durante abordagem

O prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT) determinou, nesse domingo, 28, a instauração de sindicância para apurar o espancamento de três jovens pela Guarda Municipal sobralense. A abordagem violenta, ocorrida na madrugada de sábado para domingo, foi filmada e viralizou nas redes sociais.
De acordo com as imagens de um aparelho celular, pelo menos seis guardas municipais abordam quatro rapazes que estariam pichando uma rua no Largo das Dores. No início da filmagem, um dos jovens já aparece deitado no chão e sangra. Segundo O POVO Online apurou, ele teria sido espancado primeiramente por um vigilante da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes De Sobral (Ecoa).

No local, depois de ser acionada pela Ciops após denúncia do vigilante, um dos rapazes tenta socorrer o amigo que está no chão. Outro afirma que vai ligar para alguém e denunciar as agressões. Nesse momento, um dos guardas derruba um deles e passa a bater em outro com empurrões, um chute que o leva ao chão e um tapa.

Pelas redes sociais, Ivo Gomes classificou de "covardes e intoleráveis" as agressões sofridas pelos jovens. "Circulam hoje, nas redes sociais, imagens intoleráveis de guardas municipais covardemente batendo em jovens. Acabei de determinar a abertura de sindicância para apurar o fato e o imediato afastamento das funções dos envolvidos. Na minha gestão, fascismo não", escreveu.
Em nota a Guarda Municipal de Sobral informou, sem especificar o nome das vítimas nem dos agressores flagrados durante o espancamento, que acionou a Corregedoria da Secretaria de Segurança e a Ouvidoria do município.

Segundo a nota, "as atitudes ocorridas não condizem com a conduta da Guarda Civil Municipal. A instituição é absolutamente contra quaisquer atos que contrariem o regular exercício funcional, abominando excessos que por ventura possam existir nas ações de seus integrantes".

Red; Opovo.com