-->

domingo, 5 de agosto de 2018

Ferroviário comemora título inédito em carreata



O time cearense conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro e se tornou a primeira equipe da Capital a faturar um campeonato nacional de futebol

Uma carreata partiu da Arena Castelão em direção à Barra do Ceará, na manhã deste domingo (5), em comemoração ao título inédito do Ferroviário. No sábado (4), em Campina Grande (PB), o time cearense conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro e se tornou a primeira equipe da Capital a faturar um campeonato nacional de futebol.

O destino final da carreata é a sede do clube coral na Barra do Ceará. Uma programação com shows de Luis Marcelo e Gabriel está agendada para os torcedores, atletas e dirigentes. O time do Ferroviário veio de Campina Grande/PB direto para a Arena Castelão, em Fortaleza. 

Placar agregado

Para conquistar o título, o clube coral fez 3 a 1 no placar agregado das partidas finais. Na ida, na última segunda (30 de julho), na Arena Castelão, o Ferroviário venceu o  Treze/PB por 3 a 0. Na volta, perdeu de 1 a 0, mas o placar a favor do time campinense não foi suficiente para reverter a vantagem cearense. 

Campanha

O Ferroviário encerrou um tabu de 23 anos sem títulos. O último tinha sido o bicampeonato estadual, em 1995 (tempo do esquadrão de Reginaldo & cia.)

Ao longo da campanha da Série D, o clube coral disputou 16 partidas, venceu sete vezes, empatou seis jogos e perdeu outros três.  

A estreia aconteceu em 22 de março, contra o Cordino (MA). Em Barra do Corda (BA), o Ferroviário conseguiu arrancar um empate fora de casa por 1 a 1. O Tubarão da Barra integrava o Grupo A4, ao lado do time maranhense, do 4 de Julho/PI e Interporto/TO.

O time terminou a fase classificatória na liderança do grupo. O Ferroviário conquistou 10 pontos em seis rodadas disputadas, com duas vitórias e quatro empates. 

Na fase do mata-mata, o time cearense enfrentou o Cordino (MA) novamente (3x3; 1x0). E, apesar da invencibilidade, o técnico Maurílio Silva deixou a equipe, dando lugar a Marcelo Vilar.  

O mando dos jogos também mudou: em Fortaleza, o time passou a receber os adversários na Arena Castelão. 

O Ferroviário passou pelo Altos/PI (1x1; 4x2) e consagrou Edson Cariús, artilheiro da Série D. Maior goleador do Brasil em 2018, até então, o jogador marcou 11 gols na Série D.

O time cearense enfrentou o Campinense/PB e garantiu o acesso à Série C na disputa por pênaltis. Após vencer a partida de ida por 3 a 2, o Ferrão perdeu o jogo de volta por 1 a 0. Janeudo, Luís Soares, Esquerdinha, Mazinho e Cariús converteram as cobranças e asseguraram a vaga do Ferrão para a próxima fase.

Decisões 

O Ferrão chegou à final de um Brasileirão pela primeira vez, após 85 anos de história, ao eliminar o São José/RS. Na partida de ida, 3 a 1 no Castelão. O jogo de volta foi cercado de desafios: grama sintética, frio e duas expulsões. Quando o placar marcava 2 a 1 para o time gaúcho, aos 40 da etapa final, o Ferrão viu sua dupla de zaga recebercartão vermelho.

Sem poder fazer substituições, o Tubarão segurou a pressão e garantiu vaga na finalíssima com placar agregado de 5 a 4.

O adversário da final era o Treze/PB. Com desfalques importantes, Marcelo Vilar armou um esquema apostando no contra-ataque e a proposta deu certo: 3 a 0 na equipe paraibana e festa na Arena Castelão

Red; DM