-->

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Ferrão na finalíssima





Ferroviário perde para o São José/RS, em Porto Alegre, mas avança para a final da Série D, por conta do saldo de gols

Jogando pelo regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro, o Ferroviário perdeu por 2 x 1 para o São José/RS, ontem à tarde no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, pela semifinal, mas como havia derrotado os gaúchos por 3a1, se classificou, pelo saldo de gols, para disputar a final da competição.

O adversário coral sairá hoje, à partir das 21h15, quando se enfrentarão os outros dois semifinalistas, Imperatriz/MA e Treze/PB, em João Pessoa. No confronto de ida, o time maranhense venceu por 1 a 0.

Decisão fora

No somatório geral de pontos, o Ferroviário está com 24 pontos, contra 23 do Treze e 24 do Imperatriz. Qualquer que seja o resultado, a decisão da Série D para o Ferrão ocorrerá fora dos seus domínios. O primeiro jogo da final já está marcado para o próximo domingo, dia 29.

São José e Ferroviário fizeram um primeiro tempo movimentado e os corais demoraram um pouco para se adaptarem ao gramado sintético do estádio Passo D'Areia que é diferente de onde eles já haviam treinado. O Zequinha, como é conhecido o time gaúcho, tratou logo de tirar proveito da dificuldade inicial dos cearenses, e dessa maneira chegou ao primeiro gol, aos 3 minutos. O São José teve um lateral a seu favor e a cobrança ocorreu dentro da área. Kelvin recebeu e cruzou para Matheusinho, que teve o trabalho de apenas tocar para as redes e marcar 1x0 para o time da casa.

O jogo seguiu muito disputado, mas com o Zequinha ganhando o duelo de meio-campo e pressionando mais o visitante. Entretanto, os corais levavam perigo, quando era possível engatar um contra-ataque. E este veio aos 11 minutos. Janeudo lançou Edson Cariús. O centroavante entrou na área, livrou-se da marcação do zagueiro Bruno Jesus e bateu firme para a meta, empatando o jogo para os corais. Até então, era um placar sensacional, pois os corais haviam vencido na Arena Castelão por 3 a 1.

A pressão do time da casa aumentava cada vez mais e aos 29 minutos, o São José teve um escanteio a seu favor, à direita do gol de Gleibson, o goleiro coral. Na cobrança, houve um bate-rebate e a bola sobrou na grande área, para o volante Karl, que dominou com liberdade e encheu o pé, alto no canto, decretando a virada do time gaúcho.

Os corais teriam que reagir ou no mínimo evitar um terceiro gol do Zequinha, que levaria a decisão para as penalidades.

Ao contrário do que qualquer um poderia imaginar, o técnico Marcelo Vilar não procurou retrancar a sua equipe. Ao invés disso, continuou jogando ofensivamente e quase chega ao gol de empate aos 39 minutos, quando Valdeci cobrou falta na área, o zagueiro Luís Fernando cabeceou no canto, em baixo, e o goleiro Fábio espalmou para escanteio, em grande defesa.

O mesmo Valdeci, aos 47 minutos, recebeu bola na pequena área, dividiu com o goleiro e finalizou para a linha de fundo. Era uma amostra de que os corais queriam no mínimo o empate.

No segundo tempo, o Ferroviário cresceu de produção e esteve perto do gol de empate, tendo até jogadas que pareceram pênalti a seu favor, mas não foram marcadas. O Ferrão resistiu bravamente, dividindo todas as bolas, de tal modo que sua zaga titular, Luís Fernando e André Lima, foram expulsos de campo.

Red; DN