-->

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Pesquisa põe Sport como clube do Nordeste mais popular, seguido pelo Bahia


Tricolor baiano, porém, fica em primeiro quando considerado o "segundo time" dos torcedores em pesquisa realizada pelo Ibope Repucom e divulgada pela Revista Época

O Sport é o clube nordestino mais popular do país, seguido de perto pelo Bahia de acordo com a pesquisa nacional do Ibope Repucom. O resultado foi extraído da pesquisa publicada pela Revista Época e faz parte do estudo DNA Torcedor, ainda não divulgado ao público. O material foi obtido com exclusividade pelo jornalista Rodrigo Capelo com fontes do mercado. Com os dados da pesquisa, o Globoesporte.com fez um recorte apenas com os 11 clubes do Nordeste que aparecem no levantamento.

Dentre os times do Nordeste, o Sport é o que conta a maior torcida, com 1 milhão e 890 mil torcedores, seguido do Bahia com 1 milhão e 780 mil torcedores. Em números brutos, de acordo com a pesquisa, o rubro-negro pernambucano está em 11º no ranking nacional - à frente de Fluminense (1 milhão e 860 mil torcedores) e de Botafogo (1 milhão e 760 mil). O tricolor baiano seria o dono da 13ª maior torcida do Brasil. Porém, levando em conta a margem de erro, todos esses clubes estão empatados tecnicamente.

Torcida Sport é a maior do Nordeste quando se pergunta o primeiro time dos torcedores (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press) Torcida Sport é a maior do Nordeste quando se pergunta o primeiro time dos torcedores (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)
Torcida Sport é a maior do Nordeste quando se pergunta o primeiro time dos torcedores (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)
Torcida Sport é a maior do Nordeste quando se pergunta o primeiro time dos torcedores (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

Os outros dois clubes que disputam a Série A do Brasileirão vêm em seguida na pesquisa: o Vitória é o terceiro na preferência popular da região, com 1 milhão e 220 mil torcedores e o Ceará vem em quarto, com 1 milhão e 120 mil torcedores. Em sequência estão Santa Cruz, Fortaleza, Náutico, Botafogo-PB, ABC e CRB.

Clubes como primeira opção dos pesquisados

Posição Clube Torcedores
1 Sport 1 milhão 890 mil
2 Bahia 1 milhão 780 mil
3 Vitória 1 milhão 220 mil
4 Ceará 1 milhão 120 mil
5 Santa Cruz 1 milhão 60 mil
6 Fortaleza 399 mil
7 Náutico 293 mil
8 Botafogo-PB 186 mil
9 ABC 133 mil
10 CRB 80 mil
Fonte: Ibope Repucom

Blog; Erivando Lima / G1.com