-->

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Ceará: ponto importante



Em jogo com poucas emoções e marcado pela cautela, Ceará empata com São Paulo e soma seu primeiro ponto

O Ceará entrou em campo ontem à tarde no Castelão pela Série A do Campeonato Brasileiro contra o São Paulo com dois objetivos: primeiro, apagar a má impressão deixada na estreia com derrota para o Santos no Pacaembu por 2 a 0, quando cometeu erros defensivos infantis nos gols santistas, e segundo, claro, alcançar sua primeira vitória na competição.

E após 95 minutos, a primeira vitória não veio, mas no empate em 0 a 0 com o time paulista, o Vovô mostrou um futebol mais seguro defensivamente, mais equilíbrio tático, deixando a torcida, se não satisfeita, pois mais uma vez faltou força ofensiva, a deixa esperançosa com o crescimento da equipe no decorrer da Série A do Brasileiro.

LEIA AINDA
> Chamusca elogia postura e planeja duelo com o Flamengo
> Ceará: projeto beneficia torcedores com deficiência visual

Com o primeiro ponto conquistado, o Alvinegro está em 16º lugar, ou seja, fora da zona de rebaixamento. Mas como a 2ª rodada se completa hoje com o Sport enfrentando o Botafogo/RJ na Ilha do Retiro, uma vitória pernambucana por um gol de diferença colocaria o Vovô no Z-4. Um empate mantém o Ceará fora do Z-4, assim como uma vitória do Sport por três gols de diferença.

Com desfalques consideráveis no meio campo, já que Richardson e Ricardinho, dois titulares absolutos ficaram fora com contusão, o técnico Marcelo Chamusca precisou se reinventar e montou a equipe do Ceará com uma formação pouco utilizada por ele, com três zagueiros: Luiz Otávio, Valdo e Tiago Alves, que fazia sua estreia após seu retorno ao clube.

Com uma formação mais defensiva, visando ter maior segurança lá atrás, o Ceará jogou mais cauteloso, mesmo em casa. E como seu adversário também não fazia questão de tomar a iniciativa do jogo, o jogo não fluiu, já que, ao optar por um número maior de jogadores na defesa, deixou Arthur isolado.

O que se viu em campo no Castelão foi um duelo muito disputado, mas com um nível técnico apenas regular. Além de definições de jogadas sempre falhas, leia-se erros de passes em demasia e Ceará e São Paulo apresentaram pouca ousadia. Por isso, o goleiro tricolor Sidão não fez uma defesa no 1º tempo e o alvinegro Éverson defendeu apenas um chute de Everton.

Iguais

Com uma equipe mais encaixada com a nova formação, o Ceará melhorou na etapa final. E o São Paulo, mesmo com duas alterações, com Nenê no lugar de Trelles e Régis no posto de Liziero, continuava sem inspiração.

Com mais posse de bola e chegando com mais velocidade ao ataque, o Alvinegro chegou com mais perigo, como aos 16 minutos, em cruzamento de Pio que Felipe Azevedo quase marcou na pequena área, mas o volante Hudson salvou.

O Vovô continuou levemente melhor na metade do 2º tempo, mas sem efetivamente pressionar, enquanto isso, o São Paulo, com um time pouco inspirado, tentava contra-atacar. E quase achou seu gol aos 38 minutos, em bela finalização de Nenê, mas Éverson fez excelente defesa, salvando o Vovô. O Alvinegro respondeu aos 41, criando sua melhor oportunidade na partida e a última do jogo: Felipe Azevedo recebeu ótimo passe de Naldo, entrou na área, mas não pegou em cheio e Sidão defendeu.

Olho no jogo
Susto

Arthur

O atacante Arthur correu e lutou demais por todo o jogo com a defesa do São Paulo, embora com poucas chances para finalizar . Esgotado, foi substituído aos 27 minutos, mas o departamento médico descartou problema muscular no jogador, e sim apenas câimbras na coxa.

Red; DN