-->

quarta-feira, 7 de março de 2018

Motoristas de transportes privados realizam protesto em frente à Câmara Municipal



A categoria reivindica inclusão no processo que discute o projeto de lei que regulamenta os aplicativos de transporte privado de passageiros

   Motoristas de transportes privados realizam, na manhã desta quarta-feira (7), um protesto em frente à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A mobilização reivindica a inclusão da categoria na discussão sobre o projeto de lei que regulamenta os aplicativos de transporte privado de passageiros, como Uber, 99 e Cabify.

O presidente da Associação dos Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará (Ampip-CE), Antônio Evangelista, argumenta que o prefeito Roberto Cláudio estaria abrindo diálogo apenas com uma das partes envolvidas. "Estamos buscando o diálogo com o prefeito", afirma. Para ele, trata-se "de uma categoria que tenta sempre prejudicar a nossa".

Apesar da queixa de que as negociações têm acontecido de forma unilateral, os manifestantes reconhecem que os taxistas fazem parte do processo e não excluem o diálogo. "Existe também um processo de reformulação da categoria de taxistas. Pedimos a nossa inclusão para o bem da mobilidade na nossa cidade", afirma um dos participantes do protesto.

Modernização dos táxis

O líder do prefeito na Câmara, Ésio Feitosa (PPL), na tribuna da Casa, declarou que o Executivo municipal já havia deixado claro que estava aberto a dialogar com os profissionais. 

Segundo o pepelista, a intenção é não apenas regulamentar o transporte individual privado, mas também mudar o serviço de táxis, que é operado por concessão pública. 

"É preciso que se modernize o serviço de táxis para que ele possa competir com o transporte individual privado", diz. De acordo com Ésio Feitosa, o Paço Municipal acertou aguardar a aprovação de texto sobre o tema pelo Congresso Nacional. A votação sobre o assunto foi concluído pelo Legislativo federal no fim de fevereiro e aguarda sanção presidencial.

Entenda o caso

No dia 26 de fevereiro, quatro meses após o Senado fazer alterações sensíveis no texto original, a Câmara dos Deputados, em Brasília, retomou a discussão do projeto que regulamenta empresas de transporte privado de passageiros. 

Na última sexta-feira (2), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirmou que iria se reunir com representantes do Sindicato dos Taxistas do Ceará (SindiTáxi) para formalizar um grupo de trabalho sobre o assunto.

Segundo ele, a ideia é buscar uma "solução razoável para este impasse", com o objetivo de cumprir a legalidade sem prejudicar a categoria. 

Na ocasião, Roberto Cláudio afirmou que não iria conversar com os motoristas de aplicativos.


Red; DN