-->

terça-feira, 20 de março de 2018

Mestre da cultura popular de Crato é assassinado



Crato. A cultura popular do Município está de luto. O líder do Reisado Serraria, Antônio Higino Teixeira, conhecido como mestre Antônio Carreiro, de 75 anos, foi assassinado na tarde ontem (19). Seu corpo foi encontrado por volta das 17h30, pelos seus vizinhos, que notaram a porta de sua casa aberta e a faca suja de sangue. Seu sobrinho, o agricultor José de Freitas, 50, confessou o crime.

A polícia foi avisada e uma patrulha do Policiamento Ostensivo Geral (POG) esteve no local. Segundo a perícia, foram quatro lesões: duas no tórax, uma no pescoço e outra nas costas. O suspeito disse aos oficiais que teve uma discussão com Antônio e atribuiu o assassinato a um momento de surto.

Os dois moravam no Sítio Serraria, no distrito de Bela Vista, cerca de 9 km da sede de Crato. Foi lá que o Mestre Antônio Carreiro formou o grupo de reisado da comunidade, reunindo jovens e crianças. Seu grupo foi responsável por abrir os festejos do Dia de Reis, no último dia 6 de janeiro, na Praça da Sé. Sua última apresentação aconteceu uma semana após o carnaval, na terreirada do Mestre Caboclo.

O secretário de Cultura de Crato, Wilton Dedê, lamentou a morte de mestre Antônio Carreiro, pois, além de ser um dos mestres mais antigos, ele era muito respeitado e querido pelos outros líderes da cultura popular cratense. “Ele era muito criativo, sempre inovava e se sustentava da tradição. É uma perda grande. Uma lacuna”, afirma.

Por outro lado, Wilton Dedê acredita que o grupo deve continuar, já que o Reisado Serraria trabalhava com um “contra-mestre”, Antônio de Helena, que já tinha sido orientado por outros mestre a assumir. No entanto, ele não quis liderar o grupo em respeito ao Mestre Antônio Carreiro.

Red; DN