-->

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Açude Germinal é o 3º a sangrar no Ceará em 2018



Açude Germinal nessa sexta-feira, 23, quando sua capacidade estava em 99,44%. (Foto: Evilázio Bezerra)

O reservatório hídrico localizado no município de Palmácia atingiu o volume máximo deste sábado, 24, para este domingo, 25. O açude Germinal estava na iminência de sangrar desde a semana passada, quando estava com mais de 98% de sua capacidade preenchida. Ele é o terceiro açude a atingir a capacidade neste período de quadra chuvosa. 

Sobre o assunto
Chove em 78 municípios cearenses neste domingo; Barroquinha registra 113 mm

Germinal é abastecido pela barragem do Rio Pacoti e tem 2,11 héctometros cúbicos. Ele foi construído pelo governo do Estado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No ano passado, o reservatório sangrou em maio, pouco antes de ser inaugurado. Devido às chuvas de sexta para sábado na cidade, que somaram 60 mm, o açude finalmente chegou aos 100% de volume ainda no primeiro mês da estação chuvosa deste ano. 

Os outros açudes do Ceará que já chegaram ao limite foram Caldeirões, em Saboeiro, e a Barragem do Cocó, na Capital. Nos próximos dias, a esperança é de que o açude Tucunduba também sangre. Ele fica localizado em Senador Sá e está com volume 98,53% preenchido. Além dele, o açude Itaúna está com capacidade acima de 90% e deve chegar a sangrar neste período de chuvas.

Redação O POVO Online