-->

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Lula lidera pesquisa de intenção de voto espontânea e Ciro Gomes aparece na última posição

Ex-ministro lança oficialmente sua candidatura à Presidência nesta quinta-feira (16) em Brasília.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva lidera pesquisa espontânea da disputa à Presidência da República em 2018. De acordo com os números divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Lula aparece é o mais citado em em todos os cenários. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que deve lançar oficialmente sua candidatura nesta quinta-feira (16) em Brasília, é o último do ranking, e na intenção de voto espontânea tem apenas 0,4% da preferência. Acompanhe abaixo os números:

1º turno: Intenção de voto espontânea

Lula: 16,6% 
Jair Bolsonaro: 6,5% 
Aécio Neves: 2,2%
Marina Silva: 1,8%
Michel Temer: 1,1%
Dilma Rousseff: 0,9%
Geraldo Alckmin: 0,7%
Ciro Gomes: 0,4%
Outros: 2,0%
Branco/Nulo: 10,7%
Indecisos: 57,1%

1º turno: Intenção de voto estimulada

CENÁRIO 1: Lula 30,5%, Marina Silva 11,8%, Jair Bolsonaro 11,3%, Aécio Neves 10,1%, Ciro Gomes 5,0%, Michel Temer 3,7%, Branco/Nulo 16,3%, Indecisos 11,3%

CENÁRIO 2: Lula 31,8%, Marina Silva 12,1%, Jair Bolsonaro 11,7%, Geraldo Alckmin 9,1%, Ciro Gomes 5,3%, Josué Alencar 1,0%, Branco/Nulo 17,1%, Indecisos 11,9%

CENÁRIO 3: Lula 32,8%, Marina Silva 13,9%, Aécio Neves 12,1%, Jair Bolsonaro 12,0%, Branco/Nulo 18,6%, Indecisos 10,6%


2º turno: Intenção de voto estimulada 

CENÁRIO 1: Lula 39,7%, Aécio Neves 27,5%, Branco/Nulo: 25,5%, 
Indecisos: 7,3%

CENÁRIO 2: Aécio Neves 34,1%, Michel Temer 13,1%, Branco/Nulo: 39,9%, 
Indecisos: 12,9%

CENÁRIO 3: Aécio Neves 28,6%, Marina Silva, 28,3%, Branco/Nulo: 31,9%, 
Indecisos: 11,2%

CENÁRIO 4: Lula 42,9%, Michel Temer 19,0%, Branco/Nulo: 29,3%, 
Indecisos: 8,8%

CENÁRIO 5: Marina Silva 34,4%, Michel Temer 16,8%, Branco/Nulo: 35,2%, 
Indecisos: 13,6%

CENÁRIO 6: Lula 38,9%, Marina Silva 27,4%, Branco/Nulo: 25,9%, 
Indecisos: 7,8%

A 133ª Pesquisa CNT/MDA foi realizada de 8 a 11 de fevereiro de 2017 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Dinheiro de conta inativa do FGTS vai cair automaticamente em poupanças da Caixa

Quem tem conta-poupança na Caixa Econômica Federal e tem direito a receber recursos de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) terá o crédito depositado automaticamente nas cadernetas. O decreto está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15).

De acordo com o texto, “o cronograma de atendimento, o critério, a forma e a data limite de pagamento serão estabelecidos pelo Agente Operador do FGTS, não podendo exceder 31 de julho de 2017, sendo permitido o crédito automático para a conta poupança de titularidade do trabalhador previamente aberta na Caixa Econômica Federal, desde que o trabalhador não se manifeste negativamente”.

Se o dono da poupança quiser transferir a grana para outro banco, poderá fazê-lo até 31 de agosto de 2017 “independentemente do pagamento de qualquer tarifa". Cerca de 10 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pela medida — ao todo, aproximadamente 30 milhões de brasileiros têm algum dinheiro a receber das contas inativas do FGTS.

Por outro lado, donos de contas-corrente na Caixa precisam autorizar o depósito do dinheiro do FGTS. Para isso, podem procurar pessoalmente uma agência, pelo site www.caixa.gov.br/contasinativas ou ainda pelo telefone 0800-726-2017.


A desvalorização do esporte em Russas - CE

A maior cidade do vale do Jaguaribe, hoje é Russas, mais é verdade que o esporte nessa cidade parou no tempo, pela falta de apoio por parte do poder publico, não Há um investimento no esporte para movimentar a nossa juventude, o maior exemplo é que Russas não tem um Ginásio dentro dos padrões adequados, mais poderia ter se os políticos atuais do município se preocupasse com a valorização das modalidades esportivas, pois a cidade tem um espaço que teve somente a primeira etapa construída mais que não foi dado sequencia a obra pelo o atual Gestor. 

Estou falando do Ginásio poli esportivo que teve a sua construção interrompida, e hoje estar em completo aba dono, servindo apenas de espaço para alguns jovens fazer uso de drogas onde é para ser um vestuário. Parte da obra já estar bastante danificada causando prejuízo para a população, pois poderia ser utilizada para a pratica  de esportes.

É bom lembrar que é dinheiro publico jogado no ralo.

Blog Erivando Lima


Associação doconjunto Gerardo Matoso no bairro Planalto tem novo presidente em Russas CE

Aconteceu ontem dia 14 de Fevereiro a eleição para presidente da associação  comunitária do conjunto Gerardo Matoso no bairro planalto em Russas. Na ocasião apenas uma chapa encabeçada pelo candidato Francisco Lindomar de Lima (O Lindomar do Pedro Ribeiro), como é conhecido pelo fato de ter sido morador e presidente da associação da quela comunidade. Lindomar foi eleito com 161 votos validos. O mesmo teve apoio dos moradores entre eles Coronel Pinheiro. A eleição foi comandada pelo DASC que tem como presidente Noilda Rocha

Blog Erivando Lima


BARRAGEM NO RIO JAGUARIBE COMEÇA A SANGRAR

Primeira cheia do ano na Barragem dos Caldeirões em Saboeiro começa a sangrar

A Barragem dos Caldeirões, em Saboeiro, no Rio Jaguaribe, começou a transbordar na noite desta terça-feira, 14. Na manhã desta quarta-feira, 15, a sangria está com uma lâmina de 5cm. Após as chuvas que banharam a região dos Inhamuns, no Alto Jaguaribe, no último fim de semana, o reservatório recebeu recarga de água.

O reservatório barra o Rio Jaguaribe e é estratégico para o abastecimento dos moradores da cidade de Saboeiro.

O clima na cidade é de alegria entre os moradores, após a renovação das águas e a garantia de abastecimento para os próximos meses.

Em janeiro de 2016, a barragem sangrou e também em setembro daquele anos, após liberação de água pelo Açude Arneiroz II com o objetivo de assegurar o abastecimento de famílias de Saboeiro e de localidades rurais.

Fonte DIÁRIO CENTRO SUL


Polícia prende em Pernambuco bandido que comandou o ataque a dois bancos em Missão Velha

O chefe da quadrilha foi descoberto pela PM pernambucana em uma fazenda no Município de Belém do São Francisco


A Polícia Militar pernambucana informou ter capturado, ontem (14), no Interior daquele estado, um bandido apontado como chefe da quadrilha que atacou a cidade de Missão Velha, na Região Sul do Ceará (a 521Km de Fortaleza), e explodiu duas agências bancárias.  O crime ocorreu na madrugada do último dia 3.

O assaltante pernambucano Alessandro Pessoa dos Santos Mendonça Cornélio, conhecido por “Unga”, foi preso num cerco da Polícia de Pernambuco a uma fazenda na zona rural do Município de Belém do São Francisco, no conhecido “Polígono da Maconha”.  O bandido estava escondido ali desde a última sexta-feira (10), quando conseguiu fugir do Ceará levando um refém que foi obrigado a deixá-lo na cidade de Salgueiro (PE).

Conforme a Polícia, “Unga” é o bandido que chefiou a quadrilha durante o ataque na madrugada do dia 3, quando, de forma simultânea, os ladrões assaltaram as agências do Bradesco e Banco do Brasil. Na fuga, os criminosos abandonaram um veículo modelo Traiblazer, branco, no Distrito de Jamacaru, na zona rural de Missão Velha, e se embrenharam na mata e seguiram em direção à Floresta Nacional do Araripe, já no Município de Barbalha (a 538Km de Fortaleza) e ali permaneceram escondidos durante vários dias.

No carro abandonado, a Polícia Militar encontrou parte do dinheiro roubado da agência do BB (em torno de R$ 700 mil), além de fuzis, pistolas e artefatos explosivos. Dois dias depois, em outras buscas, foram encontradas mais armas e roupas camufladas usadas pelo bando.

Detidos

Além de identificar Alessandro Pessoa dos Santos Cornélio como o chefe da quadrilha, a Polícia deteve dois suspeitos de participação nos ataques aos bancos: o vigilante Nadeilson Wisardi dos Santos, 35 anos, pernambucano, natural de Salgueiro; e um jovem que alegou ter sido mantido como refém dos ladrões. 

Por FERNANDO RIBEIRO 


Policia civil de Russas cumpre mandado de prisão em Quixeré

A prisão aconteceu ontem por volta das 10 Hs , foi preso  Francisco Edinardo da Silva, natural de Mossoró através de um mandado de prisão Ex; pelo juiz da comarca da quela cidade. A prisão aconteceu no sitio lagoinha zona rural de Quixeré. 
O mesmo foi conduzido para a DRPC de Russas.

Blog Erivando Lima


Incineração de drogas em Russas - CE

O fato aconteceu na ultima segunda feira  dia 13, Foi incinerado por decisão Judicial 10 kg maconha apreendido pela PRF e FTA na BR 116 em Russas


 Participaram dá incineração Delegado Regional e oficial.

Blog Erivando Lima


TABULEIRO DO NORTE-CE ROUBO DE MOTOCICLETA SEGUIDO DE RECUPERAÇÃO DA MESMA

Ontem 14/02/2017(Terça-feira), por volta das 19h30min, foi vítima de roubo a pessoa de residente no Sítio Moita Verde, zona Rural de Tabuleiro do norte-CE,39 anos natural de Tabuleiro do Norte-CE, Casado, agricultor, o qual informou que encontrava-se em sua residência, quando foi abordado por dois elementos armados, em uma moto não identificada, anunciaram o assalto e levaram a sua MOTO HONDA, BROS NXR 150 ESD, COR VERMELHA, ANO 2014, PLACA PMB 4350. A RP 1104 composta pelos  PMs saíram a diligencia e no entanto conseguiram  localizar a referida moto em uma estrada carroçável que foi abandonada pelos elementos, que não conseguiram seguir adiante por problemas mecânicos na referida veículo, os PM conduziram  a mesma a USI para os devidos procedimentos legais.

Blog Erivando Lima


JAGUARUANA-CE LEI MARIA DA PENHA

Ontem dia 14.02.2017, por volta das 11h00, na rua Francisco Sales Façanha,Alto, Jaguaruana-CE, o acusado Francisco Coelho da Silva, amigado, Serviços Gerais, 28 anos , natural de JAGUARUANA, residente na rua do sinistro. Segundo informações da vítima, a senhora, natural de Jaguaruana, residente no mesmo endereço acima, afirmou que o acusado o ameaçou e também quebrou vários objetos em sua residência. De imediato a composição dá VTR 1641 foi acionada, apresentou o acusado para a delegada de plantão, na DPC de Jaguaruana, a qual foi feito todo o procedimento legal.

Blog ErivandoLima


RUSSAS-CE APREENSÃO DE MENOR INFRATOR POR TENTATIVA DE ROUBO A PESSOA

Ontem dia 14.02.2017, por volta das 14h00, na Rua Padre Raul Vieira s/nº, próximo a panificadora Nossa Senhora de Fátima s/nº, Centro de Russas-CE, foi apreendido o menor de idade I I R 17 anos, natural de Russas, o qual tentou roubar um aparelho celular Moto G II, da jovem 22 anos,  porém, a vitima pediu ajuda a um homem que passava pelo o local, que conseguiu imobilizar o menor infrator até a chegada dos policiais militares, que o conduziram a DRPC para os procedimentos cabíveis. Os PM da F.T.A. atenderam a ocorrência e conduziram o menor de idade a DRPC onde o mesmo foi acompanhado pela a conselheira do Conselho Tutelar Claudio.

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA FURTADA

Ontem dia 14.02.2017, por volta das 11h40, na localidade de Sítio Sucurujuba, zona rural de Russas-CE, foi encontrada as margens da estrada carroçável, a motocicleta Honda CG 150 TITAN, ano 1999, cor verde, placa HWM-1858, de propriedade da Sra. Renata Kelvia da Fonseca Almeida, 32 anos, natural de Russas,. A citada motocicleta havia sido furtada dia 12.02.2017, na localidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, zona rural de Russas, em frente ao Sítio do Gazin. Os PM da F.T.A. atenderam a ocorrência e conduziram a motocicleta em epigrafe a DRPC de Russas, para os procedimentos cabíveis.

Blog Erivando Lima


Domingos Filho chama Camilo de hipócrita por afirmar que membros de tribunais não podem ter vínculo político

Segundo o presidente do TCM, presidente do TCE e conselheiros são ligados ao grupo político de Cid e Ciro.


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Domingos Filho, acusou o governador Camilo Santana (PT) de hipocrisia ao afirmar, em entrevista ao jornal O Povo, que membros de tribunais de contas não podem ter vinculações com mandatos ou disputas eleitorais.

Segundo Domingos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilberto Pontes, foi indicação política do ex-governador Cid Gomes (PDT), padrinho político de Camilo. O presidente do TCM ainda citou os ex-deputados Patrícia Saboya, Valdomiro Távora, Alexandre Figueiredo e Teodorico Menezes, que "ainda não saiu".

"Não posso aceitar é a hipocrisia de querer se colocar como se os que vêm representados dos outros poderes não tivesse a mesma legitimidade". Domingos afirma que todos os conselheiros são iguais e foram escolhidos pelos Poderes.

Para Domingos, "O Ministério Público e a sociedade devem atuar firmemente contra isso, porque é frontalmente contra a Constituição".

TCM x FGs

Em dezembro de 2016, Cid e Ciro Gomes usaram a base do Governo na Assembleia Legislativa para, através de uma PEC de autoria do deputado Heitor Férrer (PSB), extinguir o TCM. A decisão foi suspensa pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Domingos Filho apoio a candidatura do deputado Sérgio Aguiar (PDT) à presidência da Assembleia, contra o atual presidente, Zezinho Albuquerque (PDT), aliado dos Ferreira Gomes. Em retaliação, a base de Camilo extinguiu o TCM em dez dias de trâmite na Casa.

Com informações do Jornal O Povo.


PEC da vaquejada passa no Senado

Brasília/Sucursal. Valeu boi! Foi com a exclamação que repete refrão de uma música popular, que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) votou em favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/2016 que autoriza a realização de vaquejada e de rodeios em todo o Brasil.

A PEC que ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, foi aprovada em primeira votação e confirmada em segunda, quando recebeu 53 votos, inclusive contando com o voto especial do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que o consignou em ata. Foram apenas nove votos contrários e 2 abstenções. A autoria da Proposta é do senador Otto Alencar (PSD-BA) e a relatoria foi de José Maranhão (PMDB-MA).

A votação refletiu a posição manifestada pelos líderes dos partidos e de outros senadores, todos propugnando pela aprovação da PEC que reverencia a cultura nordestina e retrata uma cadeia de empregos que envolve criadores de animais, produtores das festas e os participantes.

Poucas vozes se manifestaram contra, valendo-se da defesa dos animais, afirmando que eles eram maltratados e lembrando que a PEC era uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou a vaquejada e os rodeios um atentado à vida dos animais.

O discurso dos senadores demonstrou respeito pela decisão do Supremo, mas afirmavam que o Plenário do STF tinha se dividido na votação e por isso a instituição da PEC faria justiça ao povo nordestino e à sua cultura. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) antes de votar, disse que "a vaquejada faz das raízes mais profundas da cultura do povo do Nordeste". Disse que ela se origina do trato do boi, do 'desgarramento' do animal e de sua perseguição na mata do semiárido nordestino. Para ele, a decretação do fim da vaquejada, após seis anos de seca, seria uma agressão sem precedentes à alma do povo nordestino, sitiado entre o mar e o sertão.

O senador José Pimentel (PT-CE), foi enfático em seu pronunciamento em favor da permanência das vaquejadas no Brasil. Disse ter presidido várias audiências públicas sobre o tema, nas quais foi formando sua opinião.

"Estamos resguardando nossa cultura nordestina quando votamos sim à PEC do senador Otto Alencar e resguardando um espaço de geração de negócios importante para o Brasil". O petista uniu-se a votos como os de Raimundo Lira (PMDB-PB), que lembrou Câmara Cascudo e Luiz Gonzaga, homens que difundiram a cultura nordestina, desde quando a prática ainda se chamava "Puxada do rabo do boi".

Resultado

53

Votos favoráveis, nove contrários e duas abstenções. Com esse placar, a proposta foi aprovada em 2º turno, após receber aprovação em 1º turno

Fonte DN 

533,8 mil no CE podem sacar FGTS; R$ 518 mi na economia

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, oficializou ontem (14) o calendário de liberação de recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo ele, cerca de 30,2 milhões de trabalhadores serão contemplados, em operação que envolve 49,6 milhões de contas e aproximadamente R$ 43,6 bilhões. A previsão é que a medida injete R$ 30 bilhões na economia brasileira.

LEIA MAIS

.Liberação gera mais recursos para produzir

.Tira-dúvidas: 11 respostas sobre as contas inativas do FGTS

.Arte: Saiba quem tem acesso ao benefício

.Analistas orientam como usar o dinheiro extra

.Governo não abrirá saques após dezembro de 2015

No Ceará, de acordo com a Caixa Econômica, cerca de 533.822 trabalhadores terão direito ao saque das contas inativas do FGTS. O saldo total disponível nas contas é de, aproximadamente, R$ 518 milhões. A rede estadual de atendimento do banco é composta por 86 agências, nove postos de atendimento, 374 casas lotéricas, 488 correspondentes Caixa Aqui e 125 pontos de autoatendimento.

Occhi afirmou que a Caixa abrirá agências, a partir de hoje (15), com duas horas de antecedência até a próxima sexta-feira (17). Além disso, funcionará por cinco horas aos sábados, para atender ao trabalhador. No Estado, 33 agências abrirão mais cedo e aos sábados, sendo 20 unidades em Fortaleza. Durante a semana, as agências também vão abrir às 8 horas, de hoje até sexta-feira. E funcionarão uma vez por mês ao sábados (exceto em abril), a partir do próximo dia 18, das 9h às 15h.

Além de Fortaleza, também serão abertas no Ceará agências nos municípios de Aracati, Boa viagem, Brejo Santo, Caucaia, Crato, Eusébio, Horizonte, Iço, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Morada Nova, Pacatuba, Pecém, Russas e Sobral.

De acordo com a Caixa, o cronograma de saques foi feito com base na data de nascimento do trabalhador. Quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro poderá sacar os recursos a partir de 10 de março; quem nasceu em março, abril e maio, poderá sacar a partir de 10 de abril; os que fazem aniversário em junho, julho e agosto, a partir de 12 maio; os aniversariantes de setembro, outubro e novembro, a partir de 16 de junho; e os que nasceram em dezembro, poderão sacar em 14 de julho.

Atendimento

A Caixa criou um serviço exclusivo em seu site (www.Caixa.Gov.Br/contasinativas) para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao pagamento de conta inativa. Na página, o trabalhador pode visualizar se possui contas contempladas pela Medida Provisória (MP) 763, o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Outra opção de atendimento aos trabalhadores é pelo telesserviço 0800 726 2017. No telesserviço será possível saber se a conta vinculada está apta para recebimento do valor disponível para saque, além de informações sobre os canais de pagamento. Para realizar a consulta do saldo no 0800 ou no site, o trabalhador deve informar seu número de CPF e PIS/Pasep (NIS).

De acordo com a Medida Provisória 763, o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS. Antes da publicação da MP, o trabalhador somente poderia sacar caso permanecesse três anos fora do Regime do FGTS ou em caso de aposentadoria, utilização para moradia ou determinadas doenças previstas em lei.

As demais regras de saque das contas ativas do FGTS não sofreram modificação, ou seja, o saque de contrato de trabalho vigente só pode ocorrer nos casos de demissão sem justa causa, moradia própria ou aposentadoria, por exemplo.

Redução da multa

A divulgação do calendário oficial para o saque dos recursos ocorreu em um evento realizado ontem em Brasília, que contou com a participação do presidente Michel Temer, do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, além do presidente da Caixa.

Na ocasião, o ministro Dyogo Oliveira disse que é intenção do governo reduzir gradualmente as multas, pagas pelas empresas tendo o fundo como referência, em caso de demissão de funcionários. "Isso vai melhorar a eficiência da economia, vai reduzir o custo do empresário", afirmou.Dyogo citou ainda outras ações do governo, como as mudanças nos parâmetros do programa Minha Casa, Minha Vida. "Fizemos, na semana passada, a renovação do programa Minha Casa, Minha Vida. Significa, na prática, juros mais baratos para as famílias", disse.

Dyogo citou ainda que famílias com dificuldades para pagar prestação de financiamento poderá sacar até o equivalente a 12 prestações do FGTS. Antes, eram três prestações. "Medidas demonstram sensibilidade com a situação do trabalhador. Os trabalhadores começarão a ter acesso a estes recursos e poderão saldar dívidas e voltar a consumir, a dinamizar a economia brasileira", disse.

Estímulo

Durante o evento, o presidente Michel Temer destacou que a medida também ajudará o Brasil a sair da crise. Ele disse que em menos de dez minutos o site da Caixa recebeu 480 mil acessos. Ele afirmou que, se todos os brasileiros que tiverem dinheiro a sacar recursos das contas inativas fizerem a retirada, a economia receberá R$ 40 milhões.

Temer lembrou que a medida serve para acelerar a retomada e que é fruto do objetivo de "injetar valores na economia".

Opinião do especialista 

Injeção de capital anima o varejo

Embora a gente ainda não saiba quanto isso representa em números para Fortaleza, especificamente, sabemos que qualquer injeção de capital na nossa economia é sempre muito bem-vinda, seja para as pessoas quitarem suas dívidas, seja para consumir, até porque, hoje, o que falta no mercado é isso. Falta dinheiro em circulação. Então, qualquer recurso que entre é importante para o comércio. Nós estamos passando por um momento de baixa, com pouca demanda. Então, qualquer dinheiro que entra é importante para animar o comércio, mesmo que esses recursos sejam usados para quitar dívidas, porque isso também facilita a vida do varejo. Inclusive, este tem sido um dos trabalhos realizados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, sempre que aparece uma oportunidade, nós promovemos ações voltadas para a renegociação e quitação de dívidas.

Severino Ramalho Neto 
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza